Page 1

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA E-TEC BRASIL

Sistema Operacional

Prof. Marcos Celso Rodrigues


Windows 7 1. Introdução – O Sistema Operacional Windows O Sistema Operacional é o software principal instalado em um computador. É por ele que outros softwares (programas) são rodados. Quando você abre o Writer, ele está utilizando os recursos do Windows para funcionar. O Sistema Operacional faz “o meio de campo” entre o Hardware e os programas. Os primeiros computadores pessoais eram operados por linhas de comandos. Isso significa que tudo que era feito no computador, precisava ser digitado em linhas de programação. Os comandos mais simples eram dados por meio de códigos. O Sistema Operacional MS-DOS é um exemplo de sistema operacional não-gráfico, que foi criado pela Microsoft. A característica visual, ou interface não é nada amigável. Tem apenas uma tela escura e uma linha de comando. Quando desejávamos acessar algum arquivo, pasta ou programa, digitamos seu endereço no computador e vale lembrar que um ponto a mais ou a menos é o suficiente para não abri-lo.

Sistema Operacional Gráfico: Para facilitar o uso do computador, a Microsoft desenvolveu em 1981 um programa (que depois seria chamado de Windows) que permitia o uso do mouse em uma tela cheia de janelas. Este programa inaugurou um novo capítulo na história da informática, pois com ele os usuários só precisavam ver o que queriam e clicar. Isso facilitou e muito o uso do computador e agradou seus usuários. Tornou-se o Sistema Operacional mais utilizado no mundo: cerca de 90% dos computadores utilizam o Windows. Você sabia que Windows é o mesmo que janela em português? E esta é a ideia central do Sistema Operacional Windows. Sempre que você abre um programa, uma pasta, ou um arquivo, ele aparece no seu monitor em uma caixa ou moldura chamada janela.

As janelas tornam o Windows bem mais fácil de ser operado. Você só precisa clicar no local escolhido, que pode ser uma palavra ou uma figura, e esperar que a ação seja realizada.

2


Windows 7 A Microsoft, lançou, há pouco tempo uma nova versão do Windows, o Windows 7. Foram criados novos recursos com o objetivo de tornar as tarefas realizadas pelos usuários mais simples, rápidas, e com desempenho confiável.

A aparência e características visuais mudaram muito em relação ao Sistema Operacional Windows XP.

Multitarefa: O Windows permite trabalhar com diversos programas ao mesmo tempo (Writer e Calc abertos ao mesmo tempo).

2. Área de Trabalho A Área de trabalho é composta pela maior parte de sua tela, em que ficam dispostos alguns ícones. Uma das novidades do Windows 7 é a interface mais limpa, com menos ícones e maior ênfase às imagens do plano de fundo da tela. Com isso você desfruta uma área de trabalho suave A barra de tarefas que fica na parte inferior também sofreu mudanças significativas.

3


Windows 7

2.1 Barra de Tarefas É uma área de suma importância para a utilização do Windows 7, localizada na parte de baixo da Área de Trabalho. No botão iniciar temos acesso aos programas, pastas e configurações do computador. Ele é o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele dá acesso ao Menu Iniciar, de onde se podem acessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows. Ao ser acionado, o botão Iniciar mostra um menu vertical com várias opções. Alguns comandos do menu Iniciar têm uma seta para a direita, significando que há opções adicionais disponíveis em um menu secundário. Se você posicionar o ponteiro sobre um item com uma seta, será exibido outro menu. O botão Iniciar é a maneira mais fácil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, ou fazer alterações nas configurações do computador, localizar um arquivo, abrir um documento. É apresentado em duas colunas. A coluna da esquerda (2) apresenta atalhos para os programas, os (3) programas fixados, (4) programas mais utilizados e (5) caixa de pesquisa instantânea. A coluna da direita (1) o menu personalizado apresentam atalhos para as principais pastas do usuário como Documentos, 4


Windows 7 Imagens, Músicas e Jogos. A sequência de teclas para ativar o Botão Iniciar é CTRL+ESC ou a Tecla do Windows (WINKEY).

Busca Instantânea: Com este recurso fica muito fácil localizar os arquivos, programas, sites favoritos, músicas e qualquer outro arquivo do usuário. Basta digitar e os resultados vão aparecendo na coluna da esquerda.

Desligamento: O novo conjunto de comandos permite Desligar o computador, Bloquear o computador, Fazer Logoff, Trocar Usuário, Reiniciar, Suspender ou Hibernar.

Suspender: O Windows salva seu trabalho, não há necessidade de fechar os programas e arquivos antes de colocar o computador em suspensão. Na próxima vez que você ligar o computador (e inserir sua senha, se necessário), a aparência da tela será exatamente igual a quando você suspendeu o computador. Para acordar o computador, pressione qualquer tecla. Como você não 22tem de esperar o Windows iniciar, o computador acorda em segundos e você pode voltar ao trabalho quase imediatamente. Observação: Enquanto está em suspensão, o computador usa uma quantidade muito pequena de energia para manter seu trabalho na memória. Se você estiver usando um computador móvel, não se preocupe — a bateria não será descarregada. Se o computador ficar muitas horas em suspensão ou se a bateria estiver acabando, seu trabalho será salvo no disco rígido e o computador será desligado de vez, sem consumir energia. A Barra de Tarefas tem uma seção intermediária que mostra os programas que podem ser facilmente acessados por uma barra fixa.

5


Windows 7 A Barra de Tarefas tem ainda a importante função de avisar quais são os aplicativos em uso, pois é mostrado um retângulo pequeno com a descrição do(s) aplicativo(s) que está(ão) ativo(s) no momento, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programas com rapidez e facilidade.

A área de notificação é formada pelo relógio e a data (com acesso ao calendário), bem como alguns itens que informam o status do computador e um botão na parte inferior direita para acessar a área de trabalho.

Podemos alternar entre as janelas abertas com a sequência de teclas ALT+TAB (FLIP) permitindo escolher qual janela, ou programa deseja manipular, ALT+ESC que alterna entre as janelas abertas sequencialmente e Tecla Windows (WINKEY) + TAB (FLIP 3D) abre o Windows Aero (FLIP3D).

2.2

Ícones

Quando visualizamos a área de trabalho, podemos ver diversos ícones na área de trabalho, estes ícones são atalhos para acesso a programas.

Um ícone consiste em uma pequena imagem presente na tela do computador, representando um programa, um arquivo ou algum outro item que se deseja abrir e lhe forneça acesso. 6


Windows 7 3.

Janelas

Toda vez que abrimos um ícone (clicando duas vezes sobre ele), um programa, arquivo será aberto em uma janela. As janelas, quadros na área de trabalho, exibem o conteúdo dos arquivos e programas. Se o conteúdo do arquivo não couber na janela, surgirá a barra de rolagem você pode visualizar o restante do conteúdo pelo quadro de rolagem ou clique nos botões de rolagem ao lado e/ou na parte inferior da janela para mover o conteúdo para cima, para baixo ou para os lados. Para alterar o tamanho da janela, clique na borda da janela e arraste-a até o tamanho desejado. Existem 3 botões presentes em todas as janelas de aplicativos que abrimos:

Botão Minimizar: Ao clicar neste botão a janela irá reduzir. O programa permanece aberto, porém, em forma de botão na barra de tarefas.

Botão Maximizar: Ao clicar neste botão a janela atingira seu tamanho máximo, geralmente ocupando toda a área de trabalho. Este botão apresenta-se quando a janela esta em seu tamanho restaurado. A janela pode ser movimentada.

7


Windows 7 Botão Restaurar: Ao clicar neste botão a janela retornará ao seu tamanho anterior, antes de ser maximizada. Caso a janela já inicie maximizado o tamanho será igual ao de qualquer outro não mantendo um padrão. Este botão aparece quando a janela está maximizada, não podendo mover esta janela.

Botão Fechar: Fecha a janela, encerrando o aplicativo.

4. Arquivos e pastas Agora vamos aprender mais sobre arquivos e pastas. Cada arquivo possui um nome que o identifica, facilitando o trabalho do usuário. Outra coisa importante que deve ser lembrada é que dois arquivos do mesmo formato (por exemplo: .doc, .ods, .txt etc) não podem ter o mesmo nome no mesmo local, ou seja, na mesma pasta. Agora, caso um arquivo seja do formato texto e o outro formato de desenho, esse problema não ocorre.

Uma pasta é o local no qual podemos utilizar para organizar nossas informações (arquivos) no computador. Uma pasta pode ser parecido com aquela pastinha que você tem guardada em casa para organizar seus documentos. No computador ela é utilizada para armazenar seus arquivos de texto, imagens, música, programas etc com o objetivo de facilitar quando 8


Windows 7 desejar encontrar algum arquivo. Dentro de uma pasta você pode criar e armazenar outra pasta. O Windows possibilita que você crie quantas subpastas quiser e essas subpastas podem armazenar qualquer quantidade de arquivos e outras subpastas. Para criar uma pasta, clique com o botão direito no centro da janela da direita e acione o comando “novo” e em seguida o comando “Pasta”.

O Windows exibirá o novo objeto criado na janela da direita, onde de imediato poderá ser renomeado.

Então digite o nome que se pretende dar a pasta e tecle <enter>.

5.

Windows Explorer

No Windows, os Exploradores são as ferramentas principais para procurar, visualizar e gerenciar informação e recursos – documentos, fotos, aplicações, dispositivos e conteúdos da Internet. Dando uma experiência visual e funcional consistente, os novos Exploradores do Windows Seven permitemlhe gerenciar a sua informação com flexibilidade e controle. Isto foi conseguido pela inclusão dos menus, barras de ferramentas, áreas de navegação e antevisão numa única interface que é consistente em todo o sistema. 9


Windows 7 Ao abrir o Windows Explorer o novo sistema de BIBLIOTECAS permite acesso rápido as principais pastas do usuário.

Biblioteca Documentos: pode ser utilizada para organizar seus arquivos de texto, planilhas, apresentações etc... Por padrão, os arquivos copiados ou salvos para esta biblioteca são armazenados na pasta Meus Documentos. Biblioteca Imagens: usada para organizar imagens obtidas por câmera, scanner ou da internet. Por padrão, os arquivos copiados ou salvos nesta biblioteca são armazenados na pasta Minhas Imagens. Biblioteca Músicas: utilizada para organizar músicas. Por padrão, os arquivos copiados ou salvos nesta biblioteca são armazenados na pasta Minhas Músicas. Biblioteca Vídeos: usada para organizar vídeos digitais. Por padrão, os arquivos copiados ou salvos na biblioteca vídeos são armazenados na pasta Meus Vídeos.

10


Windows 7 1 – Painel de Navegação: usado para acessar Bibliotecas, pastas, pesquisas e até mesmo todo o disco rígido do computador. 2 – Botões Voltar e Avançar: usado para navegar para outras pastas ou bibliotecas sem fechar a janela atual. 3 – Barra de Ferramentas: usada para executar tarefas comuns como organizar arquivos, copiar, colar, gravar. As opções disponibilizadas variam de acordo com o tipo de arquivo selecionado. 4 – Barra de Endereços: disponibiliza o diretório acessado, ou seja, o caminho da pasta ou arquivo selecionado. 5 – Painel da Biblioteca: apresenta a biblioteca selecionada. Pode ser utilizado para organizar os arquivos da biblioteca. 6 – Lista de Arquivos: Local onde o conteúdo da pasta ou biblioteca selecionada é exibido. 7 – Caixa de Pesquisa: utilizada para localizar arquivos ou pastas no computador. 8 – Painel de Detalhes: usado para visualizar as propriedades mais comuns associadas ao arquivo ou pasta selecionados. 11


Windows 7 6.

Lixeira

Na Lixeira ficam armazenados os arquivos que são apagados pelo usuário, ou intencionalmente ou acidentalmente. Mas eles podem ser

recuperados, por isso ela possui a ilustração do símbolo da reciclagem. Não podemos manipular arquivos que estão na lixeira. (no caso das imagens podemos ativar o modo de exibição para visualizar quais imagens foram excluídas); A Lixeira do Windows possui dois ícones. Lixeira vazia / Lixeira com itens

Clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da lixeira, no menu de contexto ativar o comando Esvaziar a lixeira. Na janela que aparece em decorrência desta ação ativar o comando Sim. Abrir a pasta Lixeira, clicar no comando Esvaziar lixeira na Barra de comandos. Na janela que aparece em decorrência desta ação ativar o botão Sim. Para recuperar arquivo(s) excluído(s): - Abrir a pasta Lixeira, selecionar o(s) arquivo(s) desejado(s), clicar no comando Restaurar este item, da barra de comandos. - Abrir a pasta Lixeira, selecionar o(s) arquivo(s) desejado(s), clicar o botão direito do mouse e, no menu de contexto, ativar o comando Restaurar.

12


Windows 7 7.

Personalização do ambiente de trabalho

7.1 Alterar plano de fundo da área de trabalho Todos nós temos uma foto preferida, não é mesmo? Qual é a sua? Aquela que está no porta-retratos da sua mesa de trabalho ou de estudos? Com o Windows, você pode exibir suas fotos favoritas como plano de fundo da área de trabalho de seu computador. Além de fotos, o plano de fundo pode ser uma imagem ou um desenho, que deixa o ambiente de trabalho do Windows mais bonito cu até mesmo personalizado, ou seja, do jeito que você gosta. Quando vai a alguma loja ou escritório, você já deve ter notado que algum monitor exibe fotos de família ou mesmo belas paisagens, não é mesmo? Os planos de fundo da área de trabalho do Windows, também são conhecidos como papéis de parede. Hoje em dia existem vários sites especializados em disponibilizar papéis de parede, com os mais variados temas: carros, animais, anjos, etc. Para alterar o plano de fundo da área de trabalho siga os passos: 1. Clique no botão iniciar. 2. Clique em Painel de Controle. 3. Clique na opção Aparência e Personalização. 4. Clique em Alterar plano de fundo da área de trabalho. 5. Escolha a imagem desejada ou clique em procurar para obter uma imagem de um arquivo pessoal. 6. Clique com o mouse na imagem escolhida. 13


Windows 7 7. Escolha a opção “Salvar Alterações”. 8. Feche a janela e visualize a nova imagem na área de trabalho.

7.2 Alterar proteção de tela A proteção de tela será iniciada sempre que o mouse ou o teclado não forem usados por um determinado tempo. Na janela Configurações de Proteção de Tela, você pode escolher qual deseja para seu computador. 1. Clique no botão iniciar. 2. Clique em Painel de Controle. 3. Em “Ajuste as configurações do computador” escolha a opção Exibir por: Ícones grandes. Clique em Vídeo. 4. Do lado esquerdo da tela escolha “alterar proteção de tela”. 5. Clique na seta da caixa de opções Proteção de tela. 6. Selecione a opção desejada. 7. Clique no botão visualizar para ver a proteção de tela escolhida. 8. Defina as configurações de tempo para exibir a proteção de tela. 9. Clique em Aplicar para confirmar a proteção de tela selecionada. 10. Feche a janela Configurações de Proteção de Tela.

7.3 Alterar cores das janelas Outra opção de personalização do seu computador é a alteração das cores das janelas. 1. Clique no botão iniciar. 14


Windows 7 2. Clique em Painel de Controle. 3. Em “Ajuste as configurações do computador” escolha a opção Exibir por: Ícones grandes. 4. Clique em Vídeo. 5. Do lado esquerdo da tela escolha “alterar esquemas de cores”. 6. Escolha o esquema de cores que preferir. 7. Clique em Aplicar e OK para salvar as configurações.

7.4 Ajustar a resolução da tela 15


Windows 7 Resolução de tela se refere à clareza com que textos e imagens são exibidos na tela. Os itens parecem mais definidos em resoluções mais altas. Também parecem menores, para que caibam mais itens na tela. Em resoluções mais baixas, há menos itens na tela, mas eles são maiores e mais fáceis de ler. Em resoluções muito baixas, porém, as imagens podem ficar com bordas serrilhadas. Por exemplo, 640 × 480 é uma resolução de tela mais baixa, e 1600 × 1200 é uma resolução mais alta. Os monitores do tipo CRT normalmente usam uma resolução de 800 × 600 ou 1024 × 768. Os monitores do tipo LCD aceitam melhor resoluções mais altas. Poder ou não aumentar a resolução da tela depende do tamanho e da capacidade do monitor e do tipo de placa de vídeo instalada.

1. Clique no botão iniciar. 2. Clique em Painel de Controle. 3. Em “Ajuste as configurações do computador” escolha a opção Exibir por: Ícones grandes. 4. Clique em Vídeo. 5. Do lado esquerdo da tela escolha “Alterar configurações de vídeo”.

16


Windows 7 6. Clique na seta da caixa de opções Resolução. 7. Selecione a resolução desejada. 8. Clique em Aplicar. (A alteração da resolução de tela será efetuada automaticamente. Se você desejar manter esta resolução, deverá confirmá-la na janela Configurações de Vídeo.) 9. Clique em Manter Alterações. 10. Clique em OK. 11. Feche a janela.

7.5 Gadgets Os Gadgets são miniprogramas que podem ser instalados em sua área de trabalho. Com eles, você pode ter acesso fácil a informações e ferramentas usadas com frequência. Estes miniprogramas colocam informação e diversão, como notícias, fotos, jogos e as fases da Lua diretamente na sua área de trabalho. 1.

Clique no botão iniciar.

2.

Clique em Painel de Controle.

3.

Em “Ajuste as configu-rações do computador” escolha a opção Exibir por: Ícones grandes.

4. Clique em Gadgets da área de trabalho. 5.

Dê um duplo clique no gadget desejado.

6.

Feche a janela de gadgets.

17


Windows 7

18

Cap1 win7  
Advertisement