Tratamento das hiperpigmentações

Page 3

Objetivos Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do ácido tioglicólico em pacientes com hiperpigmentações em membros inferiores por insuficiência venosa crônica.

Materiais e métodos Tipo de Estudo: trata-se de um estudo prospectivo não randomizado. Amostra: foram selecionados para este estudo doze pacientes adultos, de ambos os sexos, sem distinção da etnia, portadores de hiperpigmentação em membros inferiores desencadeada por insuficiência venosa crônica. A hiperpigmentação de membros inferiores causada pela insuficiência venosa crônica foi diagnosticada pelo autor durante a avaliação clínica, sem necessidade de outros exames para confirmar tal diagnóstico. Técnica de aplicação: foram realizadas 6 sessões de peeling com ácido tioglicólico a 20% para cada paciente com intervalo de aproximadamente uma semana entre as sessões. O ácido tioglicólico a 20% foi fornecido pela Euromedical na forma comercializada conhecida como Siderlink gel a 20%, com a seguinte formulação: Ácido Tioglicólico 3,00 gr Excipiente: Glico propilenico Xantan gum Solubilizante LRI Fruit Essential 2405 Acqua depurata qsp 15,00 gr

Em primeiro lugar utilizou-se um creme desengordurante - Deterlink, fornecido pelo fabricante, depois o ácido tioglicólico foi aplicado na área com hiperpigmentação e mantido por 10 minutos na primeira semana de tratamento, sendo posteriormente retirado com agente neutralizante - Neutrolink, também fornecido pelo fabricante. Este produto permaneceu no local por três minutos. Caso o paciente não apresentasse reações colaterais severas nas áreas de tratamento, as sessões seguintes do ácido tioglicólico passavam a ser de 20 minutos de exposição no local da hiperpigmentação. Antes dos procedimentos propostos foram realizadas avaliações dos níveis de ferro sérico pelo método Goodwin Modificado e ferritina sérica, pelo método Quiomioluminescência, para confirmar a relação entre a hiperpigmentação e elevados níveis séricos dos mesmos, segundo trabalho de Thibault PK de1993, apesar de outro trabalho, realizado por Scott C de 1997, duvidar de tal relação. Os pacientes foram submetidos ao peeling de ácido tioglicólico pelo mesmo profissional e para acompanhamento e avaliação dos resultados foram realizadas fotografias antes do procedimento e 15 dias após o término da última sessão de peeling, com uma máquina fotográfica da marca Fuji FinePix 6900 Zoom. A avaliação dos resultados foi feita por dois especialistas em

angiologia e cirurgia vascular que chegaram a um denominador comum quanto ao escores pré e póssessões de peeling numa escala de zero (0) a dez (10), sendo zero quadro de hiperpigmentação intensa e dez sem hiperpigmentação. Foi solicitado aos pacientes que fizessem uma avaliação pré e pós tratamento utilizando uma escala semelhante utilizada pelos médicos, para avaliarmos a sua satisfação quanto ao resultado obtido.

Método Estatístico Para avaliarmos possíveis diferenças entre os escores pré e pós tratamento tanto na avaliação profissional quanto na avaliação do paciente usamos o Teste não paramétrico para duas amostras não independentes de Wilcoxon. O nível de significância para rejeição da hipótese de nulidade foi fixado sempre em um valor menor ou igual 0,05 (5%). Quando a estatística calculada apresentou significância usamos um asterisco (*) para caracterizá-la. As médias foram calculadas e apresentadas a título de informação. Não foi calculado desvio padrão pois usando-se Teste paramétrico estamos pressupondo que a variável em causa não se comporta como curva de Gauss e portanto não há sentido para seu cálculo.

Resultados Foram estudados doze pacientes

Fotos antes e depois de pacientes tratados com ácido tioglicólico.

18

Revista Oficial da SBME


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.