Page 1

A HISTÓRIA DA INTERNET

Érica Vasconcellos Marco Aurélio Almeida Wilma Gehres


A evolução da internet A Internet surgiu durante a Guerra Fria nos anos de 1960. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte- americanas de manterem as comunicações em casos de ataques inimigos ( ex URSS) que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Além de ser utilizada para fins militares, nas décadas de 1970 e 1980 a Internet foi utilizada como meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos Estados Unidos, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas.


Na década de 1990, ocorreu a popularidade e a expansão da Internet. Para facilitar a navegação, surgiram vários navegadores (browsers) como por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. A internet deu seus primeiros passos a partir de cabos e fios. Era discada e de baixa velocidade, além de soar como algo bastante antiquado. Alguns jovens utilizavam-a para o conhecimento e diversão em sites de games e salas de chat. Desempregados enviavam seus currículos por e-mail para agências de emprego. Já as empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam.


Alguns anos depois começou a utilização da banda larga, a qual era cinco vezes mais rápido do que a conexão discada e era possível falar ao telefone ao mesmo tempo. E foram as conexões da família xDSL (Digital Subscriber Line, ou linha de assinante digital) as primeiras a se popularizarem nesse sentido. Mais tarde a internet a cabo com suas vantagens, como a grande velocidade que varia entre 70 kbps e 150 Mbps foi aderida por muitos internautas. Além disso, a internet a cabo facilitou a criação de redes de computadores, dividindo a conexão com múltiplas máquinas, sem contar a distribuição sem fio através de roteadores wireless. Com a Era da portabilidade, veio a internet com conexões que dispensam fios e cabos, a internet wireless mostrou que podemos navegar em qualquer lugar.


A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter, que viraram febres mundiais. Em 2010, um novo serviço virou febre no mundo da Internet. Conhecidos como sites de compras coletivas, eles fazem a intermediação entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e serviços. Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou até mais. Os sites que mais se destacam neste segmento são: Peixe Urbano e Groupon.


Linha do tempo  

Linha do tempo dos computadores