Issuu on Google+

Arte de Viver Servindo a sociedade atravĂŠs do fortalecimento do indivĂ­duo

www.artedeviver.org.br


Respiração

de Vida Nossa respiração tem uma grande

faremos será expirar, e então os ou-

lição para nos ensinar, que não te-

tros irão chorar! Durante toda a vida,

mos considerado até então. Para cada

nós estamos inspirando e expirando,

ritmo da mente, há um ritmo corres-

mas aprendemos muito pouco sobre

pondente na respiração; e para cada

a nossa respiração! O ritmo da res-

ritmo da respiração, há uma emoção

piração pode nos ajudar a entrar em

correspondente. Como você não con-

contato com o elemento mais profun-

segue lidar com a sua mente direta-

do de nós mesmos, nossa alma, nossa

mente, através da sua respiração você

consciência, nosso Ser, fazendo com

consegue. Mas nem na escola, nem

que nos sintamos conectados com to-

em casa nos ensinam o que fazer

dos, com tudo no mundo.

quando estamos chateados, irritados ou deprimidos. Não é?

Nós precisamos aprender um pouco mais sobre a nossa respiração. Sem

A primeira coisa que fizemos quando

respiração, não há vida... Conhecendo

chegamos a esse planeta foi tomar

a respiração, conhecemos a vida!

uma inspiração profunda e depois começar a chorar. E a última coisa que

Sri Sri Ravi Shankar


Sumário

www.artedeviver.org.br

09

Fundação Arte de Viver

25

Fundador: Sri Sri Ravi Shankar

29

Cursos

43

Cursos Avançados

53

Viver e Respirar

63

Projetos Sociais Brasil

77

Projetos Sociais Mundo

88

Organizações Globais

90

Centros no Brasil

92

Depoimentos


Fundação

Arte de Viver Nossa Missão Servir a sociedade através do fortalecimento do indivíduo e da elevação dos valores humanos, promovendo educação, saúde e melhoria da qualidade de vida como formas de desenvolvimento individual e social. De uma pequena escola no sul da Índia até se tornar a maior ONG do mundo baseada em voluntariado: em pouco mais de 25 anos de existência, a Fundação Arte de Viver já transformou a vida de cerca de 20 milhões de pessoas em mais de 140 países. Reconhecida e creditada mundialmente, a Fundação Arte de Viver é uma organização internacional sem fins lucrativos de caráter educacional, social e humanitário. Participando de uma grande variedade de comitês e atividades relacionadas a saúde, educação, desenvolvimento sustentável e resolução de conflitos, atua com status especial de consultora do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) no programa “Desenvolvimento da Política Global de Saúde para o Século XXI”.

09


Primeiros Pilares Tudo começou em 1981, com um ser humano excepcional que fez de sua casa, na cidade indiana de Bangalore, um espaço para dar continuidade às aulas de uma escola que estava para fechar as portas. Nessa primeira escola aberta por Sri Sri Ravi Shankar passaram 185 alunos e 21 professores. As dificuldades que apareciam no começo eram inúmeras, mas Sri Sri sempre dizia “Vamos, nós vamos conseguir!”. Com o tempo, as atividades aumentaram muito, o espaço ficou pequeno e a vizinhança reclamava bastante. Então, Sri Sri Ravi Shankar e as pessoas que já o acompanhavam foram ao governo para conseguir um terreno para construir um centro de estudos e práticas: um Ashram.


Procurando pelo lugar para a construção, nada os encantava, até que um dia, dirigindo pelas redondezas de Bangalore, Sri Sri mandou parar perto de uma colina e saiu do carro. Após subir a colina a pé, sentou-se por um tempo e começou a meditar. Ao abrir os olhos, anunciou: “Aqui será o nosso Ashram!”. As pessoas que estavam com ele não conseguiam acreditar em suas palavras. Afinal, era apenas um espaço de terra seca, árido, cheio de pedras, sem água e muito distante para conseguir eletricidade. No entanto, eles se mudaram para lá em 1985. Sri Sri Ravi Shankar esboçou rapidamente um desenho para a estrutura e, sem a ajuda de arquitetos, as primeiras construções foram levantadas por um bando de amadores cheios de boa vontade. Os anos passaram e novas edificações foram surgindo, sempre erguidas com o amor e a dedicação dos voluntários. Hoje, a obra arquitetônica principal do Ashram é um exuberante templo em forma de lótus chamado Vishalakshi Mantap. Construído em homenagem à mãe de Sri Sri, muitos compartilham que meditar lá é como se sentir acolhido pelo colo da mãe. Uma das singularidades dessa construção decorre do fato de não ter um pilar central de sustentação. Nos pilares laterais do salão principal encontram-se gravados os símbolos de todas as religiões, demonstrando que lá, independentemente da crença ou da fé, todos são bem-vindos.

FUNDAÇÃO Arte de Viver

13


Bem-vindo ao Lar Hoje, quem chega ao Ashram Internacional da Arte de Viver se deslumbra com a natureza abundante, as lindas construções, o belo lago e o anfiteatro para milhares de pessoas. Andando ao redor do Ashram, só se ouve o som de pássaros, cantos védicos e risadas. A frase na entrada descreve bem a sensação que sentimos ao entrar no Ashram: “Bem-vindo ao Lar”. Ao chegar lá, você se sente imediatamente em casa, tamanha a paz e o silêncio que brotam ao mergulhar naquela incrível e auspiciosa energia de celebração e meditação. Sendo uma pessoa importante, uma celebridade ou uma pessoa comum, no Ashram todos se tornam ‘ninguém’. Lá, a pessoa deixa o ego do lado de fora, junto com os sapatos, e volta a ser uma criança inocente, cheia de alegria e entusiasmo.

FUNDAÇÃO Arte de Viver

15


uma história de Serviços à Humanidade 1982 Sri Sri Ravi Shankar ensina o primeiro Curso da Arte de Viver para uma turma de quinze pessoas em Shimoga, na Índia.

1983 O primeiro Curso da Arte de Viver é ministrado fora da Índia, em Montreux, Suíça.

1986 Os primeiros Cursos da Arte de Viver em continente americano são ministrados em Apple Valley, Califórnia; e Halifax, Nova Scotia.

1989 A Fundação Arte de Viver é estabelecida nos Estados Unidos como uma organização não-governamental sem fins lucrativos.

1992 Os primeiros Programas de Capacitação de Mulheres são lançados na Índia. 1993 O primeiro Curso Arte de Viver desenvolvido especialmente para pacientes com câncer é ministrado nos Estados Unidos.

1994 O primeiro Programa nas Prisões (Prison Smart) é lançado na Índia, ajudando prisioneiros a reduzir o estresse e a violência, e oferecendo verdadeira reabilitação e reintegração à sociedade.

1997 O Programa 5H é lançado na Índia, levando saúde, higiene, habitação, valores humanos e harmonia na diversidade para comunidades pobres de países em desenvolvimento. No mesmo ano é ministrado o primeiro Curso ART Excel, para crianças de 7 a 13 anos.


1998 Ministrado o primeiro Curso Arte de Viver no Brasil, em Salvador, Bahia. 1999 Criada a Associação Internacional para os Valores Humanos, organizaçãoirmã da Fundação Arte de Viver, que tem como co-fundadores Sri Sri Ravi Shankar e S.S. Dalai Lama, juntamente com outros líderes internacionais. O

17

Programa de Treinamento de Jovens Líderes (YLTP) é lançado para capacitar FUNDAÇÃO Arte de Viver

jovens de comunidades desfavorecidas a melhorar a qualidade de vida de suas

comunidades. A primeira escola rural é aberta. Primeira visita de Sri Sri Ravi Shankar ao Brasil.

2000 Sri Sri dá a palestra central na Conferência das Nações Unidas para a Paz Mundial no Novo Milênio, em Nova Iorque. O primeiro Curso Arte de Viver é ministrado na cidade de São Paulo.

2001 A Fundação Arte de Viver oferece programas gratuitos por toda a cidade de Nova Iorque como forma de ajudar os cidadãos a superar os traumas provocados pelos atentados de 11 de setembro. O primeiro Curso Arte de Viver é ministrado na cidade do Rio de Janeiro.

2002 Sri Sri discursa na NASA, em Washington D.C., EUA. Voluntários da Arte de Viver iniciam os programas de alívio do trauma no Iraque. Realizado o primeiro Programa nas Prisões (Prison Smart) no Brasil. Segunda visita de Sri Sri Ravi Shankar ao país.

2003 Iniciado o primeiro projeto em favelas do Rio de Janeiro. Os cursos atingem mais de 500 jovens de 7 a 17 anos e 100 mulheres de três comunidades de Duque de Caxias, município da região metropolitana do Rio.


2004 Sri Sri visita o Paquistão. Pela primeira vez na história, um líder espiritual da Índia é bem recebido no Paquistão. Iniciados os programas para alívio do trauma com os sobreviventes do tsunami na Ásia. As vítimas da tragédia recebem a doação de 400 toneladas de suprimentos. Terceira visita de Sri Sri Ravi Shankar ao Brasil. Primeira visita ao Rio de Janeiro e São Paulo.

2005 Voluntários da Arte de Viver iniciam programas para alívio do trauma com os sobreviventes do furacão Katrina em Nova Orleans. Do outro lado do mundo, voluntários da Arte de Viver são os primeiros a fornecer ajuda humanitária aos sobreviventes do terremoto que assolou a Índia e o Paquistão.

2006 Celebrações do Jubileu de Prata em Bangalore, Índia. Mais de 2,5 milhões de pessoas de todas as partes do mundo se reúnem para celebrar os 25 anos de serviços à humanidade da Arte de Viver. O Seminário para Empresas da Arte de Viver (APEX) é conduzido com sucesso na IBM. Quarta visita de Sri Sri Ravi Shankar ao Brasil.

2007 Celebrações do Jubileu de Prata nos EUA, com a histórica revelação da Declaração Universal dos Valores Humanos. Realizado o primeiro programa da Arte de Viver para jovens infratores no Rio de Janeiro. Na mesma cidade é ministrado o primeiro Curso YES! Plus da América Latina. Ministrado o Curso Arte de Viver para juízes e servidores da Justiça Federal da Bahia.

2008 Quinta visita de Sri Sri Ravi Shankar ao Brasil. Sua palestra no Theatro Municipal do Rio de Janeiro conta com a presença de mais de 2 mil pessoas. A Arte de Viver comemora 10 anos no Brasil. Mais de 55 milhões de árvores plantadas em todo o mundo através do programa Missão Terra Verde.

2009 Realizada a primeira edição do Respira Brasil, um evento que promoveu os benefícios da respiração em cinco capitais brasileiras: mais de 3000 pessoas participaram das atividades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza.


FUNDAÇÃO Arte de Viver

19


Celebrações do Jubileu de Prata da Arte de Viver

21

no Aeródromo de Jakkur, em Bangalore, Índia, para celebrar os 25 anos da Fundação Arte de Viver.

FUNDAÇÃO Arte de Viver

Em fevereiro de 2006, 2,5 milhões de pessoas de 156 países se reuniram


uma família mundial A Fundação Arte de Viver já está presente em mais de 140 países, seus projetos sociais, programas de eliminação do estresse, yoga e meditação já transformaram as vidas de 20 milhões de pessoas das mais diferentes origens, tradições e religiões.


FUNDAÇÃO Arte de Viver

23


“Minha visão é um mundo sem violência, sem crimes e sem estresse.” Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar é um líder humanitário renomado internacionalmente. Fundador da Arte de Viver e da Associação Internacional para os Valores Humanos (IAHV), dedica sua vida a restaurar os valores humanos e a eliminar o estresse e a violência da sociedade. Sua presença e suas iniciativas têm inspirado um fenômeno global de projetos humanitários, educacionais e sociais que, por meio de uma abordagem interdisciplinar, cultivam os valores humanos, fomentam o respeito às diferenças e promovem o desenvolvimento social e individual.

Sri Sri Ravi Shankar

FUNDADOR

Nascido em 1956, no sul da Índia, desde muito novo Sri Sri Ravi Shankar era encontrado em meditação profunda. Estudou com muitos mestres reconhecidos, tornando-se erudito em literatura védica. Aos 16 anos graduou-se em Ciências Físicas e hoje detém quatro títulos honoris causa de prestigiadas universidades de todo o mundo, além de 30 reconhecimentos de chefes de estado e parlamentos.

27


Em 1982, Sri Sri começou a ensinar o

incluem resolução de conflitos, alívio

Sudarshan Kriya®, técnica de respi-

do estresse e do trauma, programas de

ração comprovadamente efetiva para

reabilitação de presos, capacitação de

eliminar o estresse e restaurar o equilí-

jovens, campanhas contra a exploração

brio físico, mental e emocional. Atual-

infantil e a violência doméstica e pro-

mente, o Sudarshan Kriya® é ensinado

moção de educação gratuita. Na região

em mais de 140 países nos Programas

da Cachemira e no Sri Lanka, Sri Sri

da Fundação Arte de Viver.

conduz pessoalmente discussões para a

Todos os anos, Sri Sri Ravi Shankar dis-

resolução pacífica dos conflitos.

cursa em mais de 40 países e participa

A mensagem e os ensinamentos de Sri

de encontros internacionais como a

Sri Ravi Shankar estão escrevendo um

Conferência de Cúpula da Paz Mundial,

novo capítulo na história da humani-

na ONU; o Fórum Econômico Mundial

dade. Sua sabedoria, amor e total de-

em Davos; além de proferir conferências

dicação ao serviço inspiram milhões de

em locais como o Parlamento Europeu.

pessoas em todo o mundo.

Sri Sri Ravi Shankar é um ícone do de-

site: www.srisri.org

senvolvimento social e da transformação pessoal. Um ativista cujas iniciativas


Palestra na NASA

Parlamento Argentino

Parlamento Europeu

Discurso na ONU

Congresso Anti-Corrupção

Primeiro-ministro do Iraque

Presidente da Índia

FUNDAÇÃO Arte de Viver

29


Cursos

A respiração é a essência dos programas oferecidos pela Fundação Arte de Viver. A respiração é a ligação entre o corpo, a mente e o espírito. Um maior conhecimento e o uso adequado da respiração podem influenciar de maneira positiva nosso estado físico, mental e emocional, e melhorar significativamente a qualidade de nossas vidas. A respiração pode curar, rejuvenescer e transformar a vida totalmente. As técnicas ensinadas nos cursos da Arte de Viver são poderosas ferramentas que revigoram o corpo, eliminam o estresse e trazem a mente a um estado meditativo e calmo, proporcionando mais leveza, harmonia e alegria no dia-a-dia.

31


Curso Arte de Viver “Quando as tensões e o estresse são eliminados, a mente volta ao presente e podemos desfrutar todo o potencial da vida.” Sri Sri Ravi Shankar

Estresse, pressões do dia-a-dia, emoções negativas e doenças freqüentemente nos fazem esquecer de um fato: viver é uma arte. É aí que entra o curso Arte de Viver. Seu programa prático e dinâmico combina poderosas e efetivas técnicas de respiração, meditação e relaxamento a conhecimentos de como lidar com a mente e com as emoções negativas. Convenientemente distribuído em seis sessões consecutivas, o curso oferece ferramentas concretas para uma vida com mais qualidade, tranqüilidade e alegria. O ponto alto do Curso Arte de Viver é a revolucionária técnica de respiração Sudarshan Kriya®. Uma técnica poderosa que limpa as raízes do estresse físico e emocional e elimina as toxinas acumuladas em nosso organismo, trazendo mais saúde, equilíbrio e bem-estar para a mente, o corpo e o espírito. Ao final do curso, os alunos levam consigo um programa completo, que inclui o Sudarshan Kriya® e outras técnicas que podem ser praticadas diariamente. Participantes relatam inúmeros benefícios trazidos pela prática do Sudarshan Kriya®: aumento da energia e da disposição; mais harmonia nos relacionamentos pessoais; maior habilidade para lidar com os desafios diários; clareza mental e bem-estar são apenas alguns deles.


FUNDAÇÃO Arte de Viver

33

“O Curso da Arte de Viver foi maravilhoso! Estou menos ansiosa, sofrendo menos com as frustrações, aceitando melhor os acontecimentos e as pessoas. Sinto que as técnicas aprendidas têm me ajudado até na concentração para trabalhar.” Juliana Paes, Atriz, Rio de Janeiro “O Curso Arte de Viver me ajudou a ficar mais tranqüila, relaxada e, principalmen-

DEPOIMENTOS

te, me ensinou que posso controlar o meu estresse. Fiquei bastante satisfeita com os resultados que já percebi em mim e tenho certeza de que haverá muitos outros.” Fernanda Lemos, Advogada, Rio de Janeiro “Após ter feito o Curso Arte de Viver, percebi uma notável melhora nos meus níveis de atenção e concentração. Senti uma tranqüilidade relevante que pôde contribuir com uma realização mais plena da minha atividade profissional. Tenho encaminhado inúmeros de meus pacientes para o curso.” César Deveza, Médico, São Paulo “A experiência do curso foi extraordinária. Me ajudou a perceber a vida de forma mais leve e segura.” Marla Consuelo, Juíza Federal, Salvador


YES! Plus

Jovens de 18 a 30 anos

“Quando a habilidade de reconhecer o verdadeiro potencial e a capacidade de adotar uma postura efetiva são plenamente desenvolvidas, o jovem passa a ter pela frente uma vida com mais sucesso e realizações.” Sri Sri Ravi Shankar O YES! Plus é destinado ao desenvolvimento pleno das habilidades pessoais e vocacionais de jovens estudantes e profissionais. O curso fornece as ferramentas necessárias para que os jovens alcancem seus ideais de vida com mais facilidade, criatividade e confiança. O programa associa yoga, meditação e técnicas inovadoras de respiração, como o Sudarshan Kriya®, a conhecimentos e práticas que melhoram as habilidades de comunicação e concentração.


O YES!Plus já fez a diferença para milhares de jovens em todo o mundo, trazendo uma melhora significativa tanto nos estudos, quanto na vida pessoal e profissional. • EXPLORA os benefícios da respiração, da meditação e yoga, trazendo transformações na vida pessoal, profissional e acadêmica.

35

sabilidades de forma mais leve e segura. • GARANTE uma melhora de desempenho através do aumento da consciência e do foco. • ESTABELECE a vitalidade, o dinamismo e a disposição para as mudanças. • ESTIMULA a mente e o corpo. • MELHORA a energia física trazendo mais equilíbrio e disposição. • AUMENTA a autoestima e reduz o estresse através de técnicas que podem ser continuamente utilizadas após o término do curso. Principais aspectos do programa: 1) Físico: exercícios corporais, yoga e técnicas inovadoras de respiração, como o Sudarshan Kriya®, proporcionando mais saúde e bem-estar. 2) Mental: meditação e técnicas para acalmar a mente e melhorar a memória, a concentração e o foco. 3) Social: processos para desenvolvimento de habilidades individuais e sociais. 4) Emocional: técnicas efetivas para reduzir o estresse e a ansiedade, aumentar a confiança e encarar melhor os desafios e as pressões do dia-a-dia.

DEPOIMENTOS

Hotsite: www.artedeviver.org.br/yesplus

“Só nesses poucos dias de prática de respiração eu já me sinto muito mais leve, mais capaz. Minha concentração na realização de trabalhos e na hora de estudar já aumentaram muito nesse curto tempo, fico imaginando os resultados a longo prazo.” Rafaela Amaral Velanes, Estudante, 18 anos, Salvador “Consegui ter um rendimento melhor no trabalho, as atividades que pareciam ser chatas se tornaram mais leves. Consegui reduzir minha ansiedade e ter mais facilidade em me concentrar. Me sinto mais segura e menos preocupada com as opiniões dos outros.” Fernanda Mello de Oliveira, Arquiteta, 26 anos, Salvador

FUNDAÇÃO Arte de Viver

• ABRE a mente para inovações, para que se possa assumir os desafios e as respon-


YES! Jovens em Ação Adolescentes de 13 a 17 anos

“A verdadeira medida do sucesso é um jovem saudável e alegre, capaz de lidar efetivamente com os desafios da vida. Quando o jovem aprende a lidar com o estresse e suas emoções negativas, ele é capaz de expressar todo o seu potencial.” Sri Sri Ravi Shankar

O Curso YES! Jovens em Ação é destinado a estudantes de 13 a 17 anos. Seu programa aborda as principais questões da juventude de hoje e traz uma profunda mudança na atitude do jovem em relação à vida. As ferramentas e ensinamentos oferecidos permitem aos jovens controlar o estresse e as emoções negativas, como a frustração, a raiva e a ansiedade. O curso também cultiva valores humanos, como responsabilidade, compromisso e respeito. O resultado é uma melhora no rendimento escolar e nos relacionamentos sociais e familiares. Confiança, clareza mental, foco, disposição e determinação despertam naturalmente nos participantes. Por meio de processos em equipe, debates, yoga, técnicas de respiração e de meditação, o curso prepara os jovens para uma vida com mais qualidade.


FUNDAÇÃO Arte de Viver

37

“Esse curso foi maravilhoso para a minha vida. Minha auto-estima aumentou, melhorei nos meus estudos, estou me sentindo mais responsável e agora tenho um compromisso com o mundo. Vivo com 100%, minha relação com a minha mãe ficou incrível e posso dizer que me sinto completa e muito feliz.”

DEPOIMENTOS

Gabriela, 15 anos “Estou mais leve, consigo fazer as coisas com o 100% e confio muito mais em mim mesmo.” Vitor, 14 anos “Eu tenho mais concentração, mais tranqüilidade. Me sinto mais relaxado e mais leve. Agora dou mais valor à vida e a tudo que existe neste mundo.” Wallace, 14 anos “Estou mais calma e relaxada, tenho mais força interior, aprendemos técnicas de respiração que ajudam a relaxar e a aprender os elementos essenciais para viver bem, como, por exemplo, assumir as responsabilidades.” Natália, 15 anos


ART Excel

Crianças de 8 a 12 anos

Em nenhum momento nosso sistema educacional ensina as crianças a lidarem com emoções como a raiva, o medo e a insegurança. O Curso ART Excel oferece as ferramentas para preencher essas lacunas. As técnicas e ensinamentos aprendidos no curso ajudam as crianças a canalizar sua energia construtivamente, proporcionando um desenvolvimento mais saudável e harmonioso. No Curso ART Excel, as crianças são encorajadas a ir além de suas perspectivas individuais e considerar o mundo como um todo, com toda a sua diversidade. A arte de fazer amigos, a autoconfiança e a criatividade são algumas das habilidades desenvolvidas através de jogos e atividades interativas e dinâmicas. Yoga, técnicas de respiração que aumentam a flexibilidade, a saúde e a concentração, e ensinamentos práticos para lidar melhor com os desafios da vida, são apresentados em um ambiente acolhedor e divertido.


Sri Sri Ravi Shankar

“Estou mais tranqüilo, me sinto melhor e mais feliz. Aprendi a encarar a vida com mais disposição, tenho mais entusiasmo, mais amor e alegria. O curso me fez muito bem e com certeza fará muito bem para qualquer um que fizer. É bom fazer essas práticas, a gente se sente mais leve e disposto. Dá vontade de rir mais.”

DEPOIMENTOS

Pedro, 11 anos “O curso me ajudou a respirar melhor e a ser mais calmo. Quero que todas as pessoas façam o curso para sentir o que eu estou sentindo.” Higor, 9 anos “Gostei das brincadeiras, técnicas de respiração e de conhecer gente nova e fazer novos amigos. A respiração me ajudou a relaxar mais e não ficar irritada. Gostei muito do curso e realmente recomendaria.” Bruna, 12 anos “Agora eu faço as coisas com calma e sorrindo, olho a comida antes de comer e aprendi a fazer novas amizades. Os adultos também devem fazer o curso.” Bárbara, 11 anos

39 FUNDAÇÃO Arte de Viver

“Educação não é apenas informação. É aprimorar nosso comportamento, nossa atitude e a habilidade de perceber melhor as coisas.”


Sri Sri Yoga “Como o botão de uma rosa, a vida humana tem o potencial de desabrochar totalmente. O desabrochar completo do potencial humano é yoga.” Sri Sri Ravi Shankar

O termo yoga deriva do vocábulo em sânscrito yuj, que significa união – a união da consciência individual com a consciência universal. O conhecimento do yoga é encontrado em escrituras com mais de 5000 anos e sua aplicação é universal, transcendendo as barreiras de religião, cultura, idade e estilo de vida. Yoga não é somente uma forma de exercitar o corpo, mas um caminho em direção à harmonia física, e mental. Sri Sri Yoga é o programa de yoga desenvolvido por Sri Sri Ravi Shankar. Uma disciplina balanceada para união da respiração, corpo e mente. Transmite a sabedoria milenar através de uma abordagem única, combinando asanas (posturas corporais), para a saúde física, com pranayamas (respiração) e meditação, para o bem-estar mental e espiritual. Benefícios: Físico: maior flexibilidade e tônus muscular, melhor postura, melhora das funções endócrina e orgânica, melhor digestão e circulação sanguínea. Mental: maior tranqüilidade, calma, concentração e clareza mental. Site Internacional: www.srisriyoga.org


FUNDAÇÃO Arte de Viver

41

“O curso superou minhas expectativas. Os exercícios combinados com as práticas e

DEPOIMENTOS

as meditações me deixaram bastante calmo e relaxado ao longo do dia. Tive a sensação de que nenhuma situação ocorrida ao longo desses dias afetaram esse meu estado. Permaneci calmo e tranqüilo por toda a semana.” Jorceley Moraes Filho, Auditor Fiscal, Rio de Janeiro “O curso foi divertido, relaxante e energizante. Ao longo do curso, senti a energia fluindo melhor pelo meu corpo, minha mente ficando mais quieta e meu coração mais aberto.” Joana Eisenstadter, Analista de Pesquisa, Rio de Janeiro “Eu já venho praticando Yoga há 18 anos, e só agora que eu realmente compreendi o que significa Yoga.” Praticante de Sri Sri Yoga, Bangalore, Índia


Curso Corporativo Programa para Empresas e Organizações

Mais do que nunca, o estresse é reconhecido como a grande causa da queda de produtividade e competitividade corporativa. O Curso Corporativo da Fundação Arte de Viver foi desenvolvido para lidar com essa questão. Trata-se de um programa prático, que tem provado ser eficiente não só para reduzir o estresse no ambiente de trabalho, como também para fomentar a adoção de condutas éticas, cooperação em equipe e de atitudes positivas diante de adversidades e mudanças. Participantes relatam que o Sudarshan Kriya® e demais técnicas e processos oferecidos nesse programa proporcionam maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, aumentam a clareza mental, a criatividade e a produtividade, e melhoram a auto estima e o bem-estar, trazendo uma significativa melhora na qualidade de vida e relacionamentos pessoais. Site Internacional: www.apexcourse.org


Os Cursos Corporativos da Arte de Viver já foram realizados nas seguintes organizações: Portugal Portugal Telecom

EUA Banco Mundial Capital One IBM Juniper Networks NASA NOVA University Shell Oil Tyco Electronics University of Massachusetts, Amherst University of Texas MD Anderson Cancer Center US Federal Defenders US Department of Probation US Army National,3 Guard

Venezuela Citibank Group

DEPOIMENTOS

Holanda DAC Tax Office Holland

Peru NEXTEL Sud-Chemie

Índia American Express CitiBank Exide Industries Ltd. Hindustan Petroleum Co. International Chemical Industries Indian Institute of Technology Indian Oil Millipore India Ltd. National Thermal Power Corp. Philips Carbon Black TELCO Texas Instruments Tin Plate Co. TISCO

“Na atual velocidade e agitação do mundo dos negócios, facilmente perdemos nosso centro, o que influencia diretamente nos resultados que pretendemos obter. O Curso Arte de Viver me ajudou a sair dessa zona de turbulência e adquirir a calma necessária para a correta observação dos fatos.” Otto Stoeterau, Engenheiro, São Paulo “Como profissional, preciso ser, ao mesmo tempo, analítico e criativo. Clareza mental e disposição são essenciais. Esse programa me deu as ferramentas necessárias para aumentar essas habilidades e ainda ganhar mais saúde e bem-estar.” William Hayden, Analista de Sistemas, NASA, EUA

43 FUNDAÇÃO Arte de Viver

Brasil Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Justiça Federal da Bahia Ana Couto Branding e Design Secretaria da Indústria e Comércio de Salvador Fundação Cultural da Bahia/TCA


Cursos Avançados Os Cursos Básicos da Arte de Viver são apenas o início de uma linda jornada. Os passos seguintes são dados quando participamos dos Cursos Avançados. Cada um tem uma abordagem própria, que enfatiza e aprimora diferentes aspectos de nós mesmos, com o objetivo comum de despertar o nosso máximo potencial interior.

45


Curso Parte 2 “As palavras não podem captar a existência, somente o silêncio pode fazê-lo.” Sri Sri Ravi Shankar

O Curso Parte 2 nos leva a uma profunda jornada dentro de nós mesmos, possibilitando a integração espontânea da vida com o conhecimento. É uma oportunidade única para experimentar um estado de silêncio único e meditações profundas. A prática do silêncio vem sendo utilizada há várias gerações como uma valiosa ferramenta para elevar a consciência e o autoconhecimento. Quando poderosas meditações são associadas ao silêncio, nossa mente descansa de verdade e torna-se muito mais clara e maleável, despertando um estado natural de alegria e paz interior. Os dias de curso são verdadeiras férias para o corpo, a mente e o espírito. A paz, a serenidade e o autoconhecimento adquiridos durante o programa se estendem à rotina diária, trazendo uma enorme transformação em nossas vidas.


DEPOIMENTOS

FUNDAÇÃO Arte de Viver

47

“O Curso Parte 2 foi muito mais que eu imaginava: profundo, dinâmico, revigorante. Um verdadeiro mergulho dentro do meu Ser! Indico a todos que já fizeram o Curso Arte de Viver, pois é uma complementação importante e cheia de conhecimento. Desfrute de dias inesquecíveis com o seu Ser.” Carmem Valéria, Salvador – BA “Eu pude perceber que a prática do silêncio é incrivelmente benéfica não somente para trazer grande relaxamento e descanso, mas também para trazer maior consciência dos pensamentos e emoções. Eu me dei conta do quanto eu ficava revivendo o passado e me preocupando com o futuro. O Curso Parte 2 me ajudou a voltar ao momento presente onde vivemos a vida de verdade.” Joe DeMarco, Califórnia, EUA


“Meditação é aceitar o momento e viver todos os momentos de forma plena e profunda. Apenas este entendimento e alguns dias de prática de meditação podem mudar a qualidade de sua vida.” Sri Sri Ravi Shankar

A experiência da meditação pode nos levar daquele estado habitual de estresse mental e agitação emocional a um espaço de grande calma e centramento. Meditar é a arte de trazer a mente dispersa e agitada de volta para a paz e a serenidade do momento presente. Sahaj Samadhi significa transcendência sem esforço. Através dessa técnica simples e poderosa, os participantes aprendem a naturalmente a acessar níveis mais profundos de consciência e a trazer a mente totalmente ao momento presente. A mente consciente se estabelece em si mesma, tornando-se muito mais serena, centrada e focada. Experimentamos um estado natural de alegria e paz interior, grande expansão de consciência e maior tranqüilidade no dia-a-dia. Em apenas três sessões, aprendemos a meditar para entrar em contato com a profundidade de nossa existência. Após o curso, podemos usar essa técnica para superar os efeitos do estresse e da agitação do dia-a-dia, trazendo um grande impacto positivo na qualidade de vida.

49 FUNDAÇÃO Arte de Viver

Meditação Sahaj Samadhi


DSN “DSN é ação combinada com amor. Todas as barreiras e limitações que você criou para si mesmo desaparecem e sua energia que estava dormente é elevada e se torna mais ativa.” Sri Sri Ravi Shankar

Divya Samaj Nirman, do sânscrito significa Criando uma Sociedade Divina. A expressão dá nome a um dos cursos mais desafiadores e transformadores oferecidos pela Fundação Arte de viver: o Curso DSN. Todos nós temos inibições e hábitos que nos impedem de explorar a totalidade de nossas capacidades. Esses padrões atuam como verdadeiras barreiras que cobrem o nosso máximo potencial. O Curso DSN faz brotar em nós a força e a confiança para que nos libertemos dessas limitações e possamos expressar todas as nossas habilidades. A partir de uma poderosa combinação de práticas de yoga, meditações especiais, técnicas de respiração, processos em grupo e um profundo conhecimento espiritual, o DSN nos permite quebrar e superar todas as nossas limitações. Seu programa faz com nos sintamos tão fortes que nenhum evento externo pode nos abalar.


DEPOIMENTOS

FUNDAÇÃO Arte de Viver

51

“O DSN é tão dinâmico, profundo e transformador. Descobrimos uma for��a que nunca imaginávamos que tínhamos. É um curso para deixar para trás todos os hábitos e padrões negativos que sufocam o nosso brilho, tamanha a liberdade e a consistência que esse curso traz para nossas vidas.” Gustavo Fadda, Brasil “Cada curso tem o seu próprio sabor, mas o DSN me fez entender através da experiência e não pela mente. Eu pude enxergar todas as minhas limitações e realmente quebrá-las.” Scott, EUA “Durante os 4 dias do curso estava cheia de energia. A energia flui e percebemos o quão capazes somos de fazer qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo!” Sylvia Mendel, Brasil


Viver e Respirar "A Existência é um Fato. Viver é uma Arte." Sri Sri Ravi Shankar

55


Cada vez mais, a moderna ciência

peptídios) que influenciam de maneira

médica confirma que a saúde, a qua-

positiva o cérebro e os sistemas imuno-

lidade e até a duração da vida huma-

lógico e endócrino, aumentando a re-

na são diretamente influenciadas pelo

sistência às doenças e proporcionando

nosso estado mental e emocional.

mais saúde. Por outro lado, emoções

Nossos pensamentos e emoções afe-

“negativas”, como raiva, medo e tris-

tam diretamente o cérebro e as fun-

teza, produzem transmissores químicos

ções do nosso organismo.

que, absorvidos pelas células, afetam

Emoções “positivas”, como alegria, amor e entusiasmo, produzem “mensageiros químicos” (denominados neuro-

de forma adversa nosso organismo, resultando em maior propensão a doenças e em um pior estado de saúde.


Sri Sri Ravi Shankar

É desta maneira que o estresse provoca

emoção gera um ritmo correspondente

alterações significativas na fisiologia e

na respiração. Se estamos com raiva,

afeta a nossa saúde física e mental.

por exemplo, nós respiramos de uma

Estudos recentes têm confirmado que a respiração pode ser utilizada como uma ferramenta efetiva para eliminar o estresse e as impurezas do organismo, melhorar a saúde e trazer mais

forma, quando estamos alegres, respiramos de outra. Através de técnicas específicas, podemos inverter essa lógica e aprender usar a respiração para lidar com a mente e as emoções.

clareza e concentração à mente. Mais

Por isso, um maior conhecimento e

de 80% das impurezas e toxinas pre-

uso adequado da respiração podem

sentes no corpo podem ser eliminadas

influenciar de maneira positiva nosso

através da respiração, porém a maioria

estado físico, mental e emocional e

das pessoas utiliza somente 35% de

melhorar significativamente a qualida-

sua capacidade pulmonar.

de de nossas vidas.

Além disso, há outro aspecto na respiração que precisa ser considerado. Cada

57 FUNDAÇÃO Arte de Viver

“Através do conhecimento da respiração, a vida pode mudar. Através de uma técnica simples e natural, a vida se abre para novas possibilidades.”


Sudarshan kriya® A natureza está repleta de ritmos e ciclos. O dia vem após a noite; as estações do ano se seguem uma após a outra. Existem ritmos biológicos no nosso corpo, na nossa mente e nas nossas emoções. Quando esses ritmos estão em harmonia, experimentamos sentimentos de equilíbrio e bem-estar. Quando o estresse ou as doenças desestabilizam esses ritmos, sentimentos de desconforto e descontentamento predominam em nós. A mente se torna agitada, passando a oscilar constantemente entre o passado e o futuro, incapaz de desfrutar cada momento de forma plena. O Sudarshan Kriya® é uma técnica baseada em ritmos específicos de respiração que elimina as raizes profundas do estresse, aliviando as tensões, melhorando a saúde e proporcionando grande bem-estar físico e mental. Os participantes, na primeira vez que praticam o Sudarshan Kriya®, já percebem seus benefícios, relatando que se sentem mais calmos mentalmente, mais leves e centrados emocionalmente e com uma percepção mais clara do mundo e de si mesmos.

Benefícios: • Redução do estresse • Controle da depressão e da ansiedade • Restabelecimento dos padrões normais de sono • Melhora da condição geral de saúde • Maior alegria e bem-estar • Aumento da concentração


FUNDAÇÃO Arte de Viver

59

1

2

3

1 As impurezas acumuladas no organismo criam letargia e favorecem o aparecimento de doenças. 2 A técnica do Sudarshan Kriya® permite a oxigenação das células e tecidos e proporciona a eliminação das impurezas acumuladas nas células. 3 Fisicamente, as células são revitalizadas. Emocionalmente, experimentamos sentimentos de equilíbrio e plenitude.


Pesquisas com praticantes do Sudarshan Kriya® revelam os seguintes resultados: • Redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) e do lactato (produtor de estresse) no sangue;

61

• Melhora do sistema imunológico (aumento de células T); antioxidantes); • Redução do colesterol sangüíneo LDL; • Maior bem-estar e concentração (alteração no EEG e aumento da prolactina, o hormônio do bem-estar); • Até 70% de eficácia no controle da ansiedade e da depressão, de qualquer grau; • Restabelecimento dos padrões normais de sono.

Beta-1 (12.5 - 18 Hz.)

Beta-2 (18.5 - 30 Hz.)

Mean Spectral Power in Various Bands in Controls

Mean Spectral Power in Various Bands in Sudarshan Kriya® Practitioners

Comparação entre praticantes e não praticantes de Sudarshan Kriya® Esquerda: grupo de controle. Direita: praticantes de Sudarshan Kriya®. Vermelho: ondas beta (estado consciente) Resultado: significativo aumento do estado de alerta e relaxamento entre os praticantes de Sudarshan Kriya®. Essas técnicas simples mas poderosas têm uma grande vantagem sobre muitas outras formas de tratamento: não apresentam efeitos colaterais, podem reduzir os custos com tratamentos de saúde e são fáceis de serem aprendidas e praticadas no dia-a-dia.

site: www.aolresearch.org

FUNDAÇÃO Arte de Viver

• Melhora da função antioxidante (aumento de enzimas


Impressionantes histórias de curas

Qual é a explicação para as milha-

já foram relatadas com a prática do

res de curas que vêm acontecendo

Sudarshan Kriya®. Houve um caso

em todo o mundo?

de uma médica alemã com câncer, com metástase no cérebro e fígado. No primeiro Curso da Arte de Viver, ela só conseguia ficar deitada. Após dois outros cursos e a prática diária do Sudarshan Kriya®, o câncer regrediu completamente. Como médica, ela precisou dar uma explicação sobre o caso, afirmando que o Sudarshan Kriya® e as meditações aprendidas no curso eliminaram o estresse de seu organismo, estimulando seu sistema imunológico e sua resistência às doenças.

“A energia vital, a consciência tem muitas potencialidades, poder e inteligência. É essa inteligência que determina qual será a altura de cada caule, onde ele será verde ou amarelo, rígido ou mole. Uma semente possui todas as informações de como uma planta se desenvolverá. Da mesma forma, o DNA presente em cada célula de nosso corpo contém a programação completa de nosso ser. Uma alteração na semente pode alterar todo o sistema. Nós só precisamos retornar à fonte da nossa consciência.” explica Sri Sri Ravi Shankar.

“Após nove anos trabalhando como chefe de departamento de uma assessoria de imprensa, o estresse começou a afetar meu corpo. Meu sistema imunológico ficou completamente debilitado. Eu não era afetada apenas por doenças corriqueiras, como também tive complicações sérias após contrair HPV. Sabe-se que o HPV tem grande probabilidade de se transformar em câncer, caso o vírus se aloje no útero. Por cinco anos, verrugas e lesões espalharam-se pelo meu corpo, especialmente nas membranas mucosas. Elas sumiam por algum tempo, mas retornavam ainda mais fortes, quando meu nível de estresse aumentava. Participei do Curso da Arte de Viver e após algumas práticas do Sudarshan Kriya®, as lesões desapareceram complemente!” Beatriz Goyoaga, Argentina


FUNDAÇÃO Arte de Viver

63


Projetos Sociais

Brasil Os projetos realizados pela Fundação Arte de Viver têm por objetivo transformar a vida de pessoas com base no fortalecimento dos valores

humanos,

promovendo

educação, saúde, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento individual e social. Onde quer que sejam implementados, os resultados são surpreendentes.

65


Programa de Redução do Estresse e Melhoria da Qualidade de Vida Voltado para o resgate dos valores humanos e da família, o Programa de Redução do Estresse e Melhoria da Qualidade de Vida promove notável melhora no ambiente familiar. Muitos jovens e pais relatam que, após participarem do curso, os níveis de violência doméstica diminuíram, pois se sentiam mais calmos e menos tendentes a responder de forma agressiva. Onde: Duque de Caxias, RJ Quando: 2003. Resultados: em parceria com a Instituição Ojoabá - Axé (vinculada ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI) foram ministrados cursos para mais de 500 jovens, de 7 a 17 anos, e 100 mães de três comunidades.


Onde: Comunidade de Saramandaia, Salvador, BA Quando: 2003 / 2006. Atividades: apoio físico e econômico à população carente da Comunidade, com fornecimento de materiais de construção para reforma da Sede da Associação de Moradores e reconstrução de casas; distribuição de alimentos e roupas; criação de oportu-

67

aproximadamente 100 crianças carentes, dando-lhes apoio pedagógico, alimentação, higiene, educação e amor; e apoio educacional, por meio de Cursos RAS (Respiração, Água e Som), ministrados para mais de 400 integrantes da Comunidade. Onde: Comunidade de São Cristóvão, Salvador, BA Quando: 2005 Resultados: Cursos Arte de Viver, ministrados para 40 Coordenadores e Diretores da Instituição Kolpin, que desenvolve trabalho social com crianças, mulheres e jovens da Comunidade de São Cristóvão; Cursos RAS (Respiração, Água e Som) para mais de 50 mulheres carentes moradoras da Comunidade e integrantes do projeto de capacitação desenvolvido pela Instituição Kolping. Onde: Comunidade do Alto de Ondina, BA Quando: iniciado em 2008 Resultados: Parceria com a AMAC – Associação Mensageira do Amor Cristão, para manutenção de Orfanato e Creche-Escola mantidos na Comunidade, totalizando cerca de 200 crianças; Cursos RAS (Respiração, Água e Som) e Curso Arte de Viver,

DEPOIMENTOS

ministrados em março de 2009, para os integrantes da Comunidade.

“Quando vim para este curso pensei que iria apenas aprender a respirar. Não imaginei que iria aprender muito mais do que isto! Amar pessoas que não conhecia, olhar nos olhos de pessoas que nunca tinha visto antes! Sem falar em tudo que ouvimos nestes dias... Quando cheguei aqui eu era uma pessoa tímida e ficava no canto da sala. Hoje estou no meio da sala falando na frente de 40 pessoas!!!” Andreia, 20 anos “Um dos nossos trabalhos é o projeto de capacitação das mulheres, mas começamos a perceber que o comportamento delas não mudava. Vimos que precisávamos de algo mais profundo”. Neridalva Nascimento Santos, Assessora Técnica da Obra Kolping na Bahia

FUNDAÇÃO Arte de Viver

nidades de trabalho para seus moradores; parceria com a Creche-Escola que atende


Programa de Capacitação e Redução do Estresse para Jovens O Programa de Capacitação e Redução do Estresse para Jovens oferecem ferramentas para que a juventude das comunidades menos favorecidas faça a diferença em seu entorno. Conhecimentos profundos transmitidos de forma simples produzem nos jovens um sentimento de autoconfiança que resulta na escolha mais consciente do caminho que desejam trilhar em suas vidas. Além disso, as técnicas de respiração e relaxamento ensinadas são eficazes instrumentos para a redução do estresse e para o melhor gerenciamento das pressões do dia-a-dia. O Programa de Capacitação e Redução do Estresse para Jovens produz grandes transformações e abre novas perspectivas de vida para os jovens de comunidades. Onde: Comunidade da Rocinha, RJ Quando: 2005 Resultados: curso ministrado para alunos do Instituto Reação, parceiro da Fundação Arte de Viver neste projeto. Onde: Comunidade do Complexo do Alemão, RJ Quando: 2007 Resultado: Ministrados cursos para mais de 100 jovens da comunidade.

DEPOIMENTO “A minha vida se divide entre antes e depois da Arte de Viver. O curso trouxe para mim alegria e coragem de viver. Gostaria que todas as pessoas tivessem essa oportunidade de se conhecer melhor. Eu gostaria de agradecer do fundo do meu coração. Obrigada.” Camila


FUNDAÇÃO Arte de Viver

69

Programas nas Escolas Onde: Escola Municipal Compositor Luiz Gonzaga, RJ Quando: 2008 Resultados: Cursos ministrados para cerca de 50 estudantes

“O curso foi muito bom. Aprendi a ter calma, respeito, responsabilidade. Melhorei meu sono, sentimentos, na escola, estou com mais paciência.” Thays, 16 anos. “Eu aprendi a controlar a raiva. Estou menos estressado, mais concentrado e calmo.” Alcir, 14 anos. “Agora eu enxergo a vida com mais clareza. Aprendi a respirar fundo antes de tomar qualquer decisão importante e a dar mais valor para as amizades.” Mayra, 15 anos.

Onde: Escola Jockey Club Brasileiro, RJ Quando: 2009 Resultados: Cursos ministrados para cerca de 50 estudantes das comunidades do Parque da Cidade, Vidigal e Rocinha.


Programas nas Prisões & Institutos de Menores em Conflito com a Lei O Programa nas Prisões (ou Prison Smart) cuida da difícil tarefa de reabilitação, redução da violência e da dependência de drogas em penitenciárias e institutos de menores infratores. É o primeiro dessa natureza com alto índice de efetividade em reabilitação de internos de alta periculosidade. As técnicas de respiração ensinadas são uma chance para que presos e menores em conflito com a lei eliminem o estresse, superem todo o ódio e a raiva e recuperem sua auto-estima. Aprendendo a lidar com as emoções e a redirecionar a energia de forma construtiva e saudável, eles encontram maior facilidade em adotar uma nova postura diante de suas vidas e da sociedade.


O programa cuida também dos problemas decorrentes dos altos níveis de estresse dos funcionários do sistema penitenciário, promovendo a melhora da qualidade de vida da equipe e da segurança destas instituições.

71

Onde: Presídio Feminino de Salvador, Bahia, BA Resultados: Cursos ministrados para cerca de 100 internas do presídio “Eu me sinto outra pessoa. Me sinto pura, leve. Foi muito bom. Eu gostei. Estava triste, fiquei alegre. Estou mais relaxada.” “Eu achei ótimo, me senti mais leve, solta. A minha mente ficou mais relaxada, mais despreocupada, meu corpo todo está ótimo.” “Para mim foi ótimo. Senti o corpo mais leve.”

Onde: Presídio Feminino Taravela Bruce, Complexo Penitenciário de Bangu, RJ Quando: 2006 Resultados: cursos ministrados para cerca de 100 internas “Eu vim fazer o curso para encontrar paz e foi o que consegui, estou me sentindo menos revoltada, o meu corpo está mais leve.” Interna, penitenciária Taravela Bruce, RJ

Onde: Presídio Feminino de Santana, SP Quando: 2006 Resultados: cursos ministrados para cerca de 50 internas “Eu nunca me senti tão livre de espírito como me sinto hoje. Ontem me senti feliz, até aqui nesse lugar.” Elaine, Penitenciária Feminina de Santana, SP

Onde: Presídio Feminino de Santana, SP Quando: 2008 Resultados: cursos ministrados para 50 funcionários e 34 internas.

FUNDAÇÃO Arte de Viver

Quando: 2002


Onde: Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (DEGASE), RJ Quando: 2007 e 2008 Resultados: cursos oferecidos a mais de 200 internos da instituição, de ambos os sexos. 73% relataram se sentir menos irritados e agressivos, 87% afirmaram dormir melhor e 80% notaram melhora no rendimento escolar.

Com este curso os participantes relataram:

13%

20%

27%

53% 73%

Redução da Raiva e Irritação

87%

Melhor Sono

27%

Menos Ansiedade

14%

20%

6%

34% 60% 80%

Maior Calma

Sim Não Talvez

6%

Redução do Estresse

80%

Ajudar nos Estudos


FUNDAÇÃO Arte de Viver

73

“Depois deste curso minha vida será melhor. Quero fazer só o que presta e o que não presta quero jogar fora. Eu não dormia direito, tinha muita raiva, ódio. Não estava agüentando mais, depois desse curso eu melhorei bastante. Agora eu durmo. Não tenho mais raiva.”

DEPOIMENTOS

Interna, 17 anos “Antes me sentia irritada com tudo, agora não sinto mais raiva de ninguém. Eu gostei muito deste curso e queria que nunca acabasse porque isto mudou a minha vida.” Interna, 15 anos “Eu gostei muito porque deu para ver que a minha vida vai mudar daqui para frente.” Interno, 15 anos “Eu aprendi a ser mais feliz. Estou mais alegre, sem brigar e mais calma. Eu recomendaria este curso para todo mundo que ainda não fez Arte de Viver, pois como mudou a minha vida, pode mudar a de muitas pessoas.” Interna, 16 anos


Onde: Presídio Masculino Ariston Cardoso, Ilhéus, BA Quando: 2008 do presídio

“Eu me sinto mais calmo, tranqüilo e com pensamentos mais leves.” “Em primeiro gostaria de agradecer a oportunidade de participar deste curso que para mim foi uma experiência valorosa e que levarei para toda minha vida. Este curso me deixou bem mais paciente e relaxado, ou seja, leve espiritualmente, me passou muita tranqüilidade, fisicamente estou me sentindo melhor.”

Programas de Redução do Estresse e Assistência Social • Parceria com a Obra Kolping do Brasil (organização sem fins lucrativos): realização de programas para coordenadores e diretores da instituição, além de membros da comunidade de São Cristóvão. • Comunidade Saramandaia: realização de cursos e assistência social à comunidade, incluindo o fornecimento de materiais para construção da Sede da Associação da comunidade, reconstrução de casas, distribuição de alimentos e roupas e criação de oportunidades de trabalho para a população.

75 FUNDAÇÃO Arte de Viver

Resultados: cursos ministrados para 60 internos e 10 agentes


Plantio de Árvore O Respira Brasil trouxe ao país o projeto Missão Terra Verde (Mission Green Earth), uma iniciativa da Fundação Internacional Arte de Viver em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) na Campanha de Desenvolvimento do Milênio e do Programa do Meio-Ambiente (UNEP). Em 2009, a Arte de Viver Brasil assumiu o projeto, plantando mais de 10 mil mudas em todo o país.

Por que plantar árvores? • Reduz o aquecimento global • Melhora o nível da água dos lençóis freáticos • Previne a erosão do solo • Ajuda na manutenção do ecossistema • Reduz a poluição • Melhora a fertilidade do solo


FUNDAÇÃO Arte de Viver

77


"Somos todos parte de um chamado à humanidade, para nos movermos: da tolerância ao amor, do sucesso egoísta ao serviço altruísta e do ser exclusivo ao ser totalmente inclusivo."

Projetos Sociais

Mundo

Sri Sri Ravi Shankar

79


Programa nas Prisões

O Programa nas Prisões da Arte de Viver oferece ferramentas e ensinamentos práticos para gerenciamento do estresse e redução da violência no sistema prisional e correcional. Oferece a estrutura ideal para restaurar os valores humanos no sistema penitenciário. É uma ferramenta valiosa para lidar com os ciclos de violência na sociedade e a crise que envolve o sistema penitenciário mundial. Aspectos principais: • Ferramentas práticas e inovadoras para redução do estresse, violência e reincidência no sistema criminal. • Verdadeira oportunidade de reabilitação e reintegração à sociedade. • Sudarshan Kriya®, técnica única de respiração comprovadamente efetiva para eliminar o estresse, proporcionar bem-estar físico e mental e reduzir os efeitos de emoções negativas intensas. • Capacitação profissional possibilitando que o interno se torne economicamente independente quando voltar à liberdade.

Benefícios observados nos internos: • Redução da violência, raiva, ansiedade e depressão. • Restabelecimento dos padrões normais de sono. • Redução do consumo de drogas e álcool. • Redução do índice de reincidência. • Maior cooperação com as autoridades e com os outros internos. • Aumento da autoestima, confiança e capacidade de tomar atitudes positivas.

81 FUNDAÇÃO Arte de Viver

"A violência acaba onde o amor começa." Sri Sri Ravi Shankar


Programa de Treinamento de jovens líderes (yltp) “Aprofunde suas raízes e amplie sua visão.” Sri Sri Ravi Shankar Oferece uma plataforma para que a juventude menos favorecida desenvolva habilidades de lideranças e transforme suas comunidades em células independentes e produtivas. O programa transforma áreas e comunidades pobres de países em desenvolvimento, capacitando e treinando os jovens com habilidades de liderança para que promovam melhora da qualidade de vida e autossuficiência econômica de suas comunidades.


FUNDAÇÃO Arte de Viver

83

Programa 5H Lida com os principais problemas de comunidades localizadas nas áreas mais pobres do mundo através de 5 enfoques principais: Saúde (atendimento de saúde gratuito); Habitação (construção de moradias dignas); Higiene (água potável e condições sanitárias para todos); Valores Humanos (desenvolvimento sustentável através da educação de Valores Humanos); Harmonia na Diversidade (unindo as diversidades e superando preconceitos). Com isso, o Programa 5H trabalha para elevar o padrão de vida em regiões pobres de todo o mundo, capacitar e emancipar comunidades para que criem suas próprias soluções, proporcionar educação em todos os níveis e promover harmonia e tolerância. site: www.5h.org


Alívio do Estresse e do Trauma O projeto inclui a doação de alimentos, suprimentos e abrigo, bem como Programas para Alívio do Estresse e do Trauma em regiões atingidas por guerras, desastres naturais e terrorismo, reduzindo os índices de suicídios e proporcionando a oportunidade para um novo recomeço. O projeto já foi implementado em locais como Kosovo, destruída por conflitos étnicos; Nova York, cuja população ficou traumatizada após o 11 de setembro; áreas da Ásia afetadas pelo tsunami de 2004; e áreas dos Estados Unidos devastadas pelo furacão Katrina. Atualmente, os voluntários concentram suas ações em locais afetados por guerras, como o Iraque.


FUNDAÇÃO Arte de Viver

85

Cuidando das Crianças A Arte de Viver oferece educação gratuita em áreas onde não há ensino público disponível. As crianças recebem educação de qualidade, alimentação e assistência médica regular. site: www.careforchildren.org


Agricultura Biodinâmica Treinamento de agricultores na adoção de técnicas de agricultura orgânica e de medidas de conservação do solo e da água, contribuindo para a preservação do meio ambiente e refletindo em colheitas maiores e de melhor qualidade para o consumo humano.

Missão Terra Verde Um dos objetivos da Campanha do Milênio da ONU é garantir a qualidade e a sustentabilidade da vida no planeta, através do respeito ao meio ambiente. Para isso, a ONU propôs o plantio de mais de 7 bilhões de árvores em todo o mundo. A Fundação Arte de Viver, através do Projeto Missão Terra Verde, foi a organização que assumiu a maior meta global de plantio: 100 milhões de árvores. Só no ano de 2008, a Arte de Viver fez um trabalho incrível, com mais de 55 milhões de árvores plantadas em todo o mundo. Salil Shetty, Diretor Global da Campanha do Milênio da ONU, endereçou à Arte de Viver uma carta oficial de agradecimentos pelas contribuições do Projeto Missão Terra Verde. site: www.missiongreenearth.ae


FUNDAÇÃO Arte de Viver

87


Organizações

Globais

“Qualquer que seja a medida que você faz algo pela sociedade, pelo meio ambiente, pela criação, nesta mesma medida você progride material e espiritualmente. O coração se abre com um sentimento de que você é parte de todos.” Sri Sri Ravi Shankar Sri Sri Ravi Shankar já fundou inúmeras organizações globais de caráter social, educacional e humanitário, com o objetivo de servir e elevar os valores humanos em todos os setores da sociedade.

Fundação Arte de Viver (www.artofliving.org) Viver a vida de forma plena é uma arte, requer habilidade, intuição, criatividade e sabedoria. A Fundação Arte de Viver, através de seus programas inovadores, trabalha para restaurar esses valores na sociedade. Oferece programas que eliminam o estresse, desenvolvem o máximo potencial individual, cultivam os valores humanos e criam um senso de pertencer, encorajando pessoas das mais diferentes culturas, origens e tradições a se unir em celebração e serviço.


Associação Internacional para os Valores Humanos (www.iahv.org) A Associação Internacional para os Valores Humanos (IAHV) tem como cofundadores Sri Sri Ravi Shankar e S.S. o Dalai Lama. Foi fundada em 1997, em Genebra, Suíça, para fomentar e elevar os valores que nos unem como comunidade humana. A Associação desenvolve e promove programas de educação e desenvolvimento individual e comunitário. Trabalha em parceria com diversos governos, instituições de educação e organizações que se dedicam a promover os mesmos objetivos.

Ved Vignan MahaVidyaPeth (www.vvmvp.org) Ved Vignan MahaVidyaPeth é uma organização educacional, assistencial e de pesquisa estabelecida em 1981. Seu objetivo principal é proporcionar o desenvolvimento rural através da educação formal e treinamento vocacional. A educação no Ved Vignan MahaVidyaPeth é um misto de conhecimento acadêmico e desenvolvimento de habilidades humanas, contribuindo para a formação integral de um indivíduo capaz de contribuir positivamente para a sociedade.

Sri Sri Ravi Shankar Vidya Mandir (www.ssrvm.org) Sri Sri Ravi Shankar Vidya Mandir é uma instituição assistencial e educacional envolvida na capacitação e treinamento profissional em diversas áreas. O SSRVM oferece educação e assistência em saúde ao promover e administrar instituições educacionais em toda a Índia. Atualmente, mais de 50 escolas são geridas somente na Índia.

Instituto de Desenvolvimento Rural Com o objetivo de capacitar e gerar fonte de renda a habitantes de zonas rurais , o Instituto de Desenvolvimento Rural vem, desde 2001, dirigindo inúmeros programas que oferecem capacitação profissional, treinamento em empreendedorismo e desenvolvimento pessoal e comunitário.

89


Centros da Arte de Viver no Brasil www.artedeviver.org.br


RIO DE JANEIRO Sede da Arte de Viver Rio Rua Voluntários da Pátria 301, 801 – Botafogo (21) 3624 1900 / 3624 1800 / 9137 5591 / 9411 2576 rio@artedeviver.org.br

SALVADOR Sede da Arte de Viver Salvador Av Paulo VI, 1984 – Pituba (71) 9142-7437 / 9951-2001 / 8787 8989 ba@artedeviver.org.br

SÃO PAULO Sede da Arte de Viver São Paulo Rua Laboriosa, 89 - Vila Madalena (11) 3569-6000 / 9105-2427 / 8171 1818 sp@artedeviver.org.br

FORTALEZA Lucia Barontini (85) 3262 5546 / 8818 1692 ce@artedeviver.org.br

RECIFE Januária Costa (81) 8825-5762 / 3268-7762 pe@artedeviver.org.br

DEMAIS ESTADOS info@artedeviver.org.br

91


“A Arte de Viver me mostrou o caminho para a felicidade. Me ensinou lições preciosas e simples e, sobre todas, aprendi que as rédeas da vida estão em minhas mãos. Esse poder é divino assim como nós o somos.” Juliana Paes, Atriz “As mudanças que percebi nas crianças do Instituto Reação depois do curso Arte de Viver foram absolutamente surpreendentes. Eu posso dizer que foi um verdadeiro renascimento. Como judoca vencedor da medalha de bronze na Olimpíada, sempre lutei enraivecidamente por mudanças. Depois do curso, compreendi que o amor é o único caminho para um mundo melhor.” Flávio Canto, Judoca Brasileiro Há muito tempo não me sentia tão tranqüila e bem disposta. Sorrir se tornou uma coisa muito fácil e mais freqüente, sem falar no fato de que nunca tive tanta paciência em toda minha vida. Lido melhor com as pessoas e enfrento os desafios do trabalho com mais garra e serenidade. Estou muito feliz em ter resgatado minha alegria de viver e meu entusiasmo, que se encontravam perdidos no meio de um mar de ansiedade, tristeza e estresse. Eliane Soares, Promotora de Justiça Os Cursos da Arte de Viver me reconectaram com o meu elo perdido. Conhecer a Arte de Viver foi a coisa mais maravilhosa que me aconteceu no ano. Desse resgate brotaram novidades sensacionais na minha vida, tudo voltou a fluir, reencontrei o meu eixo. A gratidão por estar de volta é tanta que não tenho palavras para expressá-la. Camila Bezerra, Empresária (Sementeira) Eu estava muito insatisfeito no trabalho, pensando em mudar de área. Logo após o curso, várias situações que me incomodavam no trabalho deixaram de me incomodar. Me dei conta de que a verdadeira mudança tinha que acontecer em mim. Minha coordenadora notou que eu estava mais tranqüilo, menos irritável e sorrindo mais. Ela acabou fazendo o curso e me agradeceu muito por isso! Ricardo Piedras, Coordenador de Comercialização e Logística de Gás, Petrobras


Viver, fiz minha terceira maratona. Na primeira maratona, o que me motivou a não interromper a prova foi o medo de decepcionar meus filhos e meu treinador que me aguardavam na linha de chegada. Na segunda, passei todo tempo recitando o “mantra” dos maratonistas: “pensar sempre em cruzar a linha de chegada. A dor passa, o orgulho fica”. A dor física e o medo de fracassar estiveram presentes durante as mais de quatro horas de prova. Jurei que seria minha última! Já na terceira maratona, quinze dias após o curso da Arte de Viver e praticando diariamente as técnicas de respiração, melhorei minha capacidade pulmonar e a minha disposição física, mental e emocional. Deixei de lado o “mantra” dos atletas e passei a viver um dos tantos ensinamentos aprendidos no curso: “Viver sempre o momento presente”.

Depoimentos

Em setembro de 2008, logo após ter feito o curso na Arte de

Foi assim que completei os 42 km em Berlim: vencendo um quilômetro de cada vez sem me preocupar com mais nada. Atenta às reações de meu corpo, observava apenas como estava me sentindo bem naquele exato momento, no momento presente. O quilômetro seguinte não me importava. O momento da chegada não me afligia, mas também não me estimulava. Quando o cansaço e a dor, comuns numa maratona, se faziam presentes, eu apenas sorria (outro ensinamento), fazia algumas respirações que aprendi no curso e seguia adiante. Foi a melhor prova da minha vida! Adélia Ribeiro, baiana de 50 anos, empresária no Rio de Janeiro e maratonista há oito anos.

93


Pergunta: O que é meditação?

Uma mente sem agitação é meditação. Uma mente no momento presente é meditação. Uma mente sem hesitação ou antecipação é meditação. A mente que se torna não-mente é meditação. Meditação não é um ato, é a arte de não fazer nada. O descanso que você obtém meditando é maior do que no sono mais profundo. Na meditação, você transcende todos os desejos. Meditação é deixar ir toda a raiva em relação ao passado e todos os planos para o futuro. Meditação é como um vôo para fora do espaço onde não há nascer ou pôr-do-sol. Na meditação, tudo é calmo. Sri Sri Ravi Shankar


O Caminho à Frente “Minha visão é um mundo livre de estresse, sem crimes e sem violência. O progresso dessa visão será alcançado através de Templos de Conhecimento, a serem construídos em todos os distritos do mundo. Eles dariam conforto espiritual às pessoas e apoio material aqueles que precisam. Cuidariam da saúde física, mental, emocional e espiritual de toda a sociedade. Os Templos de Conhecimento serão centros para o desenvolvimento holístico da sociedade. Isso inclui o desenvolvimento através do estabelecimento de escolas rurais, defesa da agricultura orgânica, dedicação às questões ambientais, reavivamento da medicina ayurveda, construção da ponte entre o universo urbano e rural, assegurando igualdade e justiça para todos e mantendo os esforços para tornar a vida uma celebração.” Sri Sri Ravi Shankar


Uma Família Mundial “A vida é sagrada. Celebre a vida. Cuide das pessoas e compartilhe o que tem com os menos afortunados. Amplie sua visão, porque o mundo inteiro lhe pertence.” Sri Sri Ravi Shankar

Jai Gurudev


Arte de Viver