Issuu on Google+

Santa Quitéria Informa

No 01

NOV - DEZ

Santa Quitéria é beneficiada com Projeto Água para Todos. Santa Quitéria é selecionada para programa Cidades Digitais.

Policlínica de Santa Quitéria é destaque pelo grande número de atendimentos.

Prefeitura disponibilizou transporte para os nossos alunos fazerem o ENEM.

Santa Quitéria - Ceará

Em Santa Quitéria a Saúde está de Parabéns!

O Governo Municipal de Santa Quitéria, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando nessa gestão uma série de melhorias para área, a fim de cuidar melhor da saúde de nossa população:

Fabiano Lobo entre os 32 melhores gestores do Ceará. O prefeito municipal de Santa Quitéria, Fabiano Lobo está entre os 32 melhores gestores municipais do Ceará. A escolha foi promovida pela empresa PPE (Projetos, Promoções e Eventos)...

Programa Brasil sem miséria em Santa Quitéria.

O prefeito municipal de Santa Quitéria, Fabiano Lobo está entre os 32 melhores gestores municipais do Ceará. A escolha foi promovida pela empresa PPE (Projetos, Promoções e Eventos), e em sua comissão julgadora contou com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), (TCE) e (TCM).

19 anos de saudade do Monsenhor Ximenes. Santa Quitéria homenageou com saudade o maior ícone religioso do município. A festa religiosa contou com a presença de cerca de 1500 pessoas em uma missa campal para lembrar os 19 anos de saudade do Monsenhor Ximenes.


Palavra do Prefeito

É com grande prazer que estamos lançando o Jornal do Governo Municipal de Santa Quitéria. Com muito empenho e sempre pensando no povo conquistamos verdadeiras vitórias durante o ano de 2013. As dificuldades enfrentadas no começo de nossa gestão não foram e nunca serão barreiras para continuarmos a luta por melhorias para nossa terra. A satisfação de trazer benefícios para a população é enorme, principalmente quando temos o apoio do Governo Federal em projetos como: Cidades Digitais; Água para Todos; Brasil sem Miséria; Mais Médicos; dentre outros, todos de suma importância para o enriquecimento de nossa cidade e bem estar da população.

Saibam que governar para todos é abrir mão das diferenças políticas e partidárias em benefício da coletividade. É administrar com transparência e seriedade para promover o bem comum. E assim tem sido a nossa jornada, buscando garantir igualdade e benefícios a todos e lutar sempre por uma cidade melhor e mais digna para cada cidadão quiteriense. Com a satisfação do dever cumprido mostramos e iremos apresentar mais bem feitorias para o povo de Santa Quitéria e estamos contando com o apoio de todos para juntos continuarmos reconstruindo a nossa terra.

Santa Quitéria é selecionada para programa Cidades Digitais O município de Santa Quitéria foi um das poucas cidades cearenses selecionadas para o programa Cidades Digitais. Em outubro o Ministério das Comunicações divulgou no Diário Oficial da União a lista com os 262 municípios brasileiros contemplados com o programa, que tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos, por meio da rede mundial. Além de Santa Quitéria outras 16 cidades serão contempladas com o programa no Ceará: Aiuaba, Amontada, Caririaçu, Ibaretama, Irauçuba, Itatira, Jardim, Jucás, Mauriti, Missão Velha, Ocara, Orós, Redenção, Santana do Acaraú, São Benedito e Tururu.  Ligado ao Programa de Aceleração do

Crescimento (PAC 2), o Cidades Digitais prevê modernizar a gestão municipal, através da interligação de órgãos públicos via rede de fibra óptica, implantação de aplicativos de e-Gov em diversas áreas e instalação de pontos de acesso sem fio e gratuito em praças, parques e outros locais de grande circulação de pessoas. Os municípios selecionados realizaram suas propostas por meio de formulário eletrônico entre os dias 4 de fevereiro de 2013 a 5 de março. Os municípios agora serão convocados pelo Ministério das Comunicações para firmar o acordo e para receber as instruções básicas e dar seguimento ao programa.

O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos por meio da rede mundial, onde irá modernizar a gestão municipal com a interligação de órgãos públicos. Santa Quitéria Informa

O município de Santa Quitéria contará agora com o programa Cidades Digitais. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos por meio da rede mundial, onde irá modernizar a gestão municipal com a interligação de órgãos públicos via rede de fibra óptica entre outros benefícios.


Santa Quitéria é beneficiada com Projeto Água para Todos O prefeito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, esteve presente na solenidade de entrega de 151 Projetos de Abastecimento de Água do Programa Água para Todos, realizado em agosto no auditório do Palácio da Abolição em Fortaleza. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o Ministério da Integração Nacional (MI) e os 58 municípios cearenses contemplados com os projetos. A solenidade contou com as presenças do Governador

Cid Gomes e do Ministro da Integração Fernando Bezerra. O município de Santa Quitéria será contemplado com 1 projeto de abastecimento. A comunidade beneficiada com sistema recebe um certificado de que será assistida pelo projeto. Segundo o prefeito Fabiano Lobo esse projeto vem com o objetivo de minimizar o sofrimento das famílias que passam pela dificuldade da falta de água. Para Santa Quitéria são 11 adutoras que vão ajudar essas famílias a conviverem com

Para Santa Quitéria são 11 adutoras que vão ajudar essas famílias a conviverem com esse problema, até porque o município é encravado no meio do semiárido. esse problema, até porque o município é encravado no meio do semiárido. “Inicialmente serão beneficiadas mais de 50 famílias, e a nossa perspectiva é que mais de 100 famílias sejam beneficiadas, então isso é muito importante. Santa Quitéria agradece, pois o Governo Federal tem feito sim a sua parte, essas famílias já estão respirando com mais alivio porque essa água, esse bem precioso, através desse programa vai chegar definitivamente aos lares dessas pessoas que aí estão sofrendo há muito tempo”. Concluiu o prefeito.

O prefeito Fabiano ainda aproveitou o momento para dar os parabéns a todos os quiterienses pelo aniversário do município: “O município de Santa Quitéria completou seus 157 anos de emancipação política, hoje o município vive um momento diferenciado, pois a gente está reformulando a maneira de se fazer política, a maneira de se administrar o bem que é do povo. Então todas essas conquistas, todas as realizações somadas à alegria de se festejar os 157 anos fazem com que eu como prefeito me posicione cada vez mais presente às realizações, as conquistas e trazer perspectivas de

um melhoramento para a nossa cidade. Santa Quitéria está de parabéns e está de parabéns todos os munícipes”.

Entenda a notícia:

Santa Quitéria agora respira aliviada com a chegada do Programa Água para Todos do Governo do Estado do Ceará em parceria com Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Ministério da Integração Nacional (MI), que irá beneficiar várias famílias que sofriam com o problema da falta de água. A estimativa é que mais de 100 famílias sejam beneficiadas com o projeto.

Santa Quitéria Informa


Mais Saúde para você! O Governo Municipal de Santa Quitéria, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando nessa gestão uma série de melhorias para área, a fim de cuidar melhor da saúde de nossa população:

Oito Unidades Básicas de Saúde do Município foram contempladas no Programa Telessaude.

Descentralizou o Teste do Pezinho. O que antes era realizado somente no Hospital Municipal agora poderá ser feito próximo de casa, basta ir a uma Unidade de Saúde mais próxima.

O Hospital Municipal, agora funciona com uma nova filosofia: Acolhimento, triagem, sala de procedimento e sala de ECG. Contratação de uma nutricionista para equipar a cozinha do Hospital Municipal para melhorar a qualidade nutricional do cardápio dos nossos pacientes, oferecendo também um curso de capacitação para as cozinheiras. Contratação de uma farmacêutica para aperfeiçoar as prescrições medicamentosas. Instalação bebedouros, realização da coleta

Santa Quitéria Informa

seletiva do lixo para melhorar o atendimento da população no Hospital. O Município fez adesão ao Programa de melhoria da Vigilância em Saúde e enviado ao ministério. Oito Unidades Básicas de Saúde do Município foram contempladas no Programa Telessaude, onde irá auxiliar os médicos em diagnósticos mais precisos. O Município foi contemplado com o CAPS AD (álcool e droga) que irá dar suporte terapêutico aos usuários dependentes químicos.


Policlínica é destaque pelo grande número de atendimentos O centro de saúde atende por mês cerca de 8 mil pessoas de Santa Quitéria e dos distritos. O número de atendimentos era em torno de 3 mil e hoje registra um aumento de mais de 60% em apenas 3 meses.

Um dos fatores responsáveis pela grande procura da policlínica é o aumento de especialidades ofertadas. A população que antes contava apenas com clínico geral, ortopedista, traumatologista e enfermagem, hoje dispõe de profissionais nas áreas de ginecologia, urologista, neurologia, dermatologia, cardiologia, oncologia, cirurgia e pediatra. Além das consultas a policlínica também realiza procedimentos como: exames de

ultrassom, teste do pezinho, exames de sangue, eletrocardiograma, atendimentos ambulatoriais, aplicação de vacinas e outros. Como a Policlínica tem parceria com o Hospital Municipal e as Unidades Básicas de Saúde, alguns dos exames solicitados pelo especialista são direcionados para a unidade mais próxima ao paciente. Facilitando assim o atendimento para a população dos distritos mais distantes e evitando a superlotação no hospital.

Prefeitura disponibilizou transporte para os nossos alunos fazerem o ENEM

O diretor da Policlínica José Arteiro de Oliveira Júnior destaca ainda o atendimento odontológico feito de segunda a sexta para adultos e crianças. Dentre os serviços ofertados estão a limpeza, aplicação de flúor, extração e obturação. Caso o paciente necessite de procedimento cirúrgico é prontamente encaminhando para o Centro Odontológico no Município, CEO.

Nos dias 26 e 27 de Outubro centenas de jovens de Santa Quitéria foram realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sonho de ingressarem em uma Universidade. E o Governo Municipal de Santa Quitéria, através da Secretaria Municipal de Educação deu total apoio a esses jovens na busca desse sonho, disponibilizando transportes gratuitos para que todos chegassem a seus locais de prova com segurança e a tempo para realização das provas. Foram dois dias muito intensos, de muita expectativa e de muita ansiedade, alguns alunos, inclusive, foram estudando dentro dos transportes. No sábado dia 26/10, foram realizados as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com tempo para a prova de 4h30min. Já no domingo dia 27/10 as provas foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com tempo para a prova de 5h30min. O Tema da Redação foi sobre a Lei Seca.

Santa Quitéria Informa


Santa Quitéria em cor de rosa O mês de outubro é marcado pelo movimento popular internacional conhecido como OUTUBRO ROSA, onde todo o mundo se mobiliza para a campanha de luta contra o câncer de mama. No Município de Santa Quitéria não foi diferente. Todos se mobilizaram em uma onda rosa voltada para a saúde da mulher. Durante todo o

mês foram feitos exames, palestras e dadas orientações sobre prevenção de doenças como câncer de mama, DST’s, etc. Monumentos foram decorados com a cor símbolo do evento, assim como as pessoas vestiram a camisa, literalmente para incentivar toda a população a participar.

19 anos de saudade do Monsenhor Ximenes Santa Quitéria homenageou com saudade o maior ícone religioso do município. A festa religiosa contou com a presença de cerca de 1500 pessoas em uma missa campal para lembrar os 19 anos de saudade do Monsenhor Ximenes.

Além de sacerdote Monsenhor Ximenes era um artista nato. Por isso não há como falar do padre sem mencionar cultura. E para abrilhantar ainda mais o momento, algumas de suas obras foram relembradas, como as famosas poesias “O Maquinista do Trem” e “Poema da Estação”. Além de contação de

Santa Quitéria Informa

causos da trajetória do religioso, a leitura de uma Homilia feita pelo padre, depoimentos e a finalização com uma bela poesia transformada em música. O evento foi realizado pela Igreja e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria.


Lançamento do Programa Brasil sem miséria em Santa Quitéria

O prefeito Fabiano Lobo em parceria com o Instituto Agropólos do Ceará lançou em Santa Quitéria o programa Brasil sem Miséria. O objetivo do plano é elevar a renda, as condições de bem-estar da população e principalmente erradicar a miséria. O mais

importante é incluir as famílias consideradas extremamente pobres de forma integrada nos mais diversos programas do governo de acordo com a necessidade de cada uma. As famílias passam a ter a oportunidades de ocupação e renda com auxilio financeiro, de

mão de obra, cursos de capacitação, dentre outros serviços ofertados pela Prefeitura que estimulam o aumento da produção no campo e conseqüentemente movimentam a renda na cidade. Em todo município foram cadastradas 400 famílias da zona rural por meio de triagem entre o Instituto Agropólos em conjunto com as secretarias municipais da Prefeitura de Santa Quitéria. Elas poderão agora usufruir mais ativamente das políticas públicas, principalmente nas áreas de educação, agricultura e assistência social. Vale lembrar que o programa não é focado somente no chefe da família, o agricultor, mas sim em todos os membros que demonstrem quaisquer aptidões. Desta forma o projeto atinge a todos e mostra que juntos podem construir algo melhor para todos.

Prefeito Fabiano Lobo entre os 32 melhores gestores do Ceará O prefeito municipal de Santa Quitéria, Fabiano Lobo está entre os 32 melhores gestores municipais do Ceará. A escolha foi promovida pela empresa PPE (Projetos, Promoções e Eventos), e em sua comissão julgadora contou com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), de veículos de comunicação voltados para a vida municipalista, sindicatos, universidades e de representantes do Banco do Nordeste. O resultado foi obtido após apuração dos votos da comissão julgadora, dos votos recebidos pela internet e com a inclusão dos votos consignados aos municípios com os

melhores índices na Saúde, Educação, IDH, Prefeito Empreendedor, e dos municípios classificados como Selo Verde. A princípio eram para serem 30 prefeitos municipais selecionados, mas ao preencher as 28 primeiras vagas, a comissão de apuração constatou que 4 municípios estavam com a mesma pontuação, no caso 9 votos, daí, colocado em votação, qual seria a decisão da PPE, foi aprovada a premiação para os quatro, totalizando a lista de 32 municípios. A premiação aconteu no dia 31 de Outubro, no La Maison Dunas, em Fortaleza, onde na ocasião foram entregues os diplomas para os 32 Melhores Prefeitos do Ceará, em 2013.

Santa Quitéria Informa


Santa Quitéria recebe caminhão pipa e caçamba do PAC 2 O município de Santa Quitéria foi contemplado com um caminhão caçamba e um carro pipa através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal. A solenidade de entrega dos caminhões aconteceu nesta sexta-feira, 1º de Novembro, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, com a presença do prefeito municipal Fabiano Lobo (PMDB).

Essa frota deve ser utilizada na recuperação de estradas, açudes, barragens e perfuração de pequenas cacimbas no Município, além de amenizar os efeitos da seca em Santa Quitéria.

representando o governador Cid Gomes que não pode ir por conta de outros compromissos em sua agenda e o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra.

Também estiveram presente ao evento: o senador José Pimentel (PT), o deputado federal José Guimarães (PT), o deputado estadual Camilo Santana (PT), o Secretário de Desenvolvimento Agrário Nelson Martins (PT) que estava

O Prefeito Fabiano qualificou os benefícios como de suma importância para amenizar os efeitos da seca no município e disse que vai continuar trabalhando para garantir mais recursos para Santa Quitéria.

Santa Quitéria recebe o “Mais Médicos” Santa Quitéria foi beneficiado com o Programa “Mais Médicos” do Governo Federal e recebeu dois médicos estrangeiros para atender nas unidades de saúde do município. Os médicos são cubanos, tratase do Dr. Jaime Lorenzo Vidal e da Dra. Jeldy Leon Reina, ambos

Expediente

Coordenadora de comunicação: Isabela Gurgel Drt - MTB 2384/CE Jornalista responsável: Tarcísio Filho Drt - JP 2481/CE Fotos: Wallace Araújo/Tarcísio Filho Diagramação Gráfica: Marcio Bernardo Tiragem: 5.000

Santa Quitéria Informa

especialistas em Saúde da Família que chegaram no último dia 06 de Novembro em Santa Quitéria. O Prefeito Fabiano Lobo fez a recepção de boas vindas aos médicos estrangeiros que estão aptos a atender da melhor forma possível toda a população.


Jornal Santa Quiteria