Page 1

ZACARIAS

Profยบ Marcio Candido


Zacarias (Zc) Autor: Zacarias Data: 520 – 470 a.C.


Do profeta Zacarias (em hebraico "Javé se recordou") fala também Ed 5:1; 6:14. Era filho de Baraquias (Zc. 1:1-7) e neto de Ado (Zc. 1:1-7; Ed. 5:1; 6:14), provavelmente o mesmo citado entre os sacerdotes que voltaram de Babilônia com Zorobabel, no ano 537 (cf. Ne. 12:4).


Isso pareceria confirmado também pela indicação de Ne 12:16, segundo a qual um certo Zacarias era chefe da família sacerdotal de Ado ou Ido, no tempo do sumo sacerdote Jesus, contemporâneo de Zorobabel (cf. Zc. 4:14; Ag. 1:1; Ed. 3:2).


Como a Ageu, coube também a Zacarias a missão de apoiar os repatriados na obra de reconstrução do templo.


Zacarias iniciou a sua atividade profĂŠtica alguns meses depois de Ageu (cf. Ag. 1:1 e Zc. 1:1-7), no mesmo segundo ano do rei persa Dario I (520 a.C.), mas a estendeu por mais tempo.


Ao menos, pelo que se narra nos oito primeiros capítulos do seu livro, alcançou-se o quarto ano do reinado do mesmo soberano (cf. Zac. 7:1).


Pertence o livro por inteiro ao profeta do qual traz o nome? A maioria dos críticos estima a segunda parte como uma compilação, feita em época mais recente, de escritos de autores diversos e desconhecidos.


Segundo alguns, os escritos, seriam de origem helenista (sĂŠc. IV a.C.); segundo outros, do tempo da revolta dos macabeus (175-161 a.C.) ou de ambas as ĂŠpocas.


Não

obstante

as

múltiplas

diferenças

de

argumentos, de perspectiva, de gênero literário e de estilo entre a primeira e a segunda parte, os católicos geralmente aderem hoje também à opinião tradicional que atribui todo o livro ao profeta Zacarias.


O livro inteiro é perpassado por uma profunda espiritualidade. Ressalta nele a doutrina sobre os anjos, que velam pela sorte do reino de Deus e desempenham, cuidadosos, a missão de intermediários entre o céu e a terra.


Expondo os diversos motivos sobre o Messias e o seu reino futuro, Zacarias realça o elemento interior da santidade e o da luta contínua contra o mal até o surgimento de seu último estádio, glorioso e sem fim.


fim

PROFETA ZACARIAS  

SLIDES DO MÓDULO PROFETAS MENORES

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you