Page 1

j o rnal

o h n i d r e OV Volume 1, edição 1 21.06.2013

BOAS

PRÁTICAS

N A OFICIN A DE RECICL AGEM A Oficina de reciclagem da Escola Flor de Lis já está dando ótimos resultados. Os alunos do Ensino Fundamental produziram durante os meses de abril e maio diferentes objetos através do Projeto de Artes coordenado pela Professora Marcia. No mês de maio foi realizado a I Mostra de Arte e reciclagem onde cada turma fez a exposição dos trabalhos. “Foi uma mobilização de toda a escola” - explicou a Coordenadora. O destaque foi para a turma do 6º Ano que criaram os novos organizadores de revistas e outros materiais que estão disponíveis na Biblioteca e nas salas de aula da Educação Infantil. Já os alunos do 9º Ano criaram as novas luminárias da Sala dos Professores.

Organizadores criados pelos alunos do 6º Ano.

Quem ganhou com isso foi a Escola, pois a Oficina movimentou toda a comunidade escolar. A participação dos Pais foi considerado o ponto alto da Oficina, pois, eles atuaram com os seus filhos, participaram das diferentes oficinas e ainda, colaboraram para trazer material reciclado para a Escola durantes os meses de fevereiro e março quando iniciaram a Coleta.

Luminárias criadas pelos alunos do 9º Ano.

Novamente em junho, mês do Meio Ambiente eles estarão de volta a escola para participar de novas oficinas. Haverá também palestras com diferentes membros das Cooperativas de Lixo Reciclável. “É uma ótima oportunidade para todos” diz a Coordenadora Joana.

Nesta edição: Boas Práticas

1

Boa Ação

2

Boas Maneiras

2

Boa Viagem

3

Contato

4

Jornal O Verdinho

É uma iniciativa da Professora Marcia Sarai Munhoz aluna do Curso de PósGraduação da Unicentro em Mídias em Educação—edição 2013.


PÁGINA 2

O VERDINHO

VOLUME 1, EDIÇÃO 1

BOA AÇÃO

E O MEIO AMBIENTE???

Para marcar o dia do Meio Ambiente 05 de junho a Escola Flor de Lis realizou uma Ação Ecológica juntamente com os Grupos Escoteiros da cidade de Ponta Grossa.

Já a Diretora da Escola Marcia Sarai Munhoz, diz que “O Movimento Escoteiro é uma Opção de vida e que seus ensinamentos é para a vida toda”, salienta.

A atividade foi realizada no dia 09 de junho no Parque Estadual Vila Velha, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, onde os alunos e os escoteiros durante todo o dia distribuíram aos visitantes do Parque vários Flyers explicativos sobre a Separação do Lixo.

Muitos dos alunos tiveram a primeira oportunidade de conhecer Vila Velha e de participar de uma Ação para todos ajudando a preservar a natureza., fazendo a coleta de lixo deixado pelos turistas É o caso da aluna Marina do 7º Ano do Ensino Fundamental—”Aqui aprendemos tudo o que é ensinado em sala de aula, e participar desta ação ecológica fez com eu me preocupasse mais com o meio ambiente, estamos cuidando do nosso Planeta” afirmou.

Aqueles que visitaram Vila Velha também puderam além de visitar o parque participar de diversas atividades escoteiras. Segundo o Diretor Distrital do Grupos Escoteiros é uma ótima oportunidade para que a Comunidade conhecer um pouco mais sobre o Escotismo que é um Movimento Mundial presente em diferentes

BOAS MANEIRAS REGRAS BÁSICAS SAL A DE AUL A

NA

Seja positivo e aproveite a vida Seja honesto em qualquer situação Seja a melhor pessoa que conseguir ser

“Para chamar a atenção dos alunos, a Professora Marcia escolheu reunir os alunos do 5º Ano para uma sessão pipoca em sala de aula para ver o filme “O TRIUNFO” e conquistou-os.

Defenda aquilo em que você acredita Responda aos adultos respeitosamente Respeite os comentários, as opiniões e as ideias dos outros alunos Surpreenda as pessoas com atos de bondade

Quando lhe fizerem uma pergunta, responda e faça uma

pergunta de volta Seja tão organizado quanto possível E muitas outras ...

A Professora Marcia parou de chamar a atenção dos alunos . Após criar um projeto de Cinema na Escola convidou seus alunos para assistir um filme que mudou completamente a rotina diária da sala do 5º Ano da Escola Flor de Lis, ela conseguiu estabelecer várias regras de boas maneiras em sala de aula. “Hoje meus alunos aprendem muito mais, colaboram mais, estão mais atentos, além de produzirem muito mais., e o melhor de tudo isso é que está se estendendo por toda a escola, o que é para nós uma grande conquista” diz a professora Marcia.


O VERDINHO

PÁGINA 3

Dicas de viagem

VOLUME 1, EDIÇÃO 1

ECOTURISMO Está se aproximando o período de Férias e nada melhor do que viajar. O Boa Viagem desta semana traz para você dois destinos para você desfrutar o que há de melhor no Ecoturismo Paranaense e desfrutar de dias maravilhosos com sua família e em contato com a Natureza.

P r i m e i ro D E S T I N O GUARTELÁ ECOTURISMO Um destino onde é possível sentir a Natureza. Você gosta de Rafting? Boia cross? Rapel? Cavalgada? Então você não pode deixar de aproveitar e conhecer Tibagi—PR a 200 Km de Curitiba é um paraíso natural onde você poderá praticar todos estes esportes em pleno contato com a natureza.

Fonte: www.baixaki.com.br

Para saber mais acesse: http://tibagiturismo.com.br/guartela/ http://tibagi.pr.gov.br/turismo/ Fonte: www.pousadatemporei.com.br

SEGUNDO DESTINO PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE O Parque Nacional da Ilha Grande está localizado no oeste do Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Pertence aos municípios de Vila Alta, São Jorge do Patrocínio, Altônia e Icaraíma, todos no Paraná, e Mundo Novo, Eldorado, Naviraí e Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Foto de Joel Rocha

A maior atração é o próprio cenário, de beleza incrível, formado por lagoas, várzeas e ilhas. Nessas ilhas é possível observar uma rica biodiversidade. O parque não está aberto à visitação, mas é possível conhecer a região ao seu redor. O local é uma boa opção para a observação de pássaros.

Para saber mais acesse: http://www.amadeusturismo.com.br/ _Parques/Parques_Nac/Ilha_G.htm Fonte: www.sppert.com.br


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Módulo: Mater ial Impresso

Criado por: Marcia Sarai Munhoz E-mail para Contato: marciasarai@nutead.org

Jornal O Verdinho  

Criado para o Curso de Pós Graduação em Mídias para a Educação, da Universidade Estadual do Centro Oeste

Advertisement