Page 1

TYPOFREAKS


typofreaks - tipografia diferente marcia martins maio/ junho 2010


propostas Quando o Fabio apresentou as propostas para o “projeto final” logo na primeira aula, fiquei um bocado perdida. Eram muitas possibilidades interessantes e consequentemente muitas dúvidas surgiram. Tinha interesse em realizar alguma proposta que permitisse uma solução manual, na tentativa de desviar do uso unicamente do computador. Ao ser apresentada à proposta de tipografia 3d, o desejo de construir carimbos surgiu na hora.


inspiração

primeiros estudos A idéia inicial era desenvolver uma tipografia cujas letras fossem construídas a partir de módulos. Tendo os módulos definidos, o segundo passo seria construí-los tridimensionalmente em forma de carimbos e a impressão desses módulos resultaria no alfabeto. Ao observar a Bodoni percebi que algumas partes das letras se repetiam e que ela poderia ser um ponto de partida para o meu projeto. Entretanto, a execução de hastes fininhas em carimbos tornaria-se uma tarefa complexa. Outra alternativa era definir módulos com formas básicas: retângulo, triângulo e semi-círculo.

potato font - sofie platou


Rabiscos dos módulos e das letras no moleskine deram origem a uma execução sem sucesso no Fontstruct, e a curiosidade pela ferramenta fez desviar a atenção da proposta original. O resultado foi uma tipografia inesperada.

módulos percebidos na bodoni letras desenhadas no fontstruct


a ferramenta

Módulos de construção das letras

Tela de construção do Fontstruct http://fontstruct.fontshop.com/fontstructions/show/337638


carimbos, tintas e impressões Letras desenhadas, hora de construir os carimbos. A batata é um dos materiais mais “tradicionais” na arte de carimbos artesanais. Mas como é altamente perecível achei por bem testar outros materiais como borracha, eva e balsa. Cada um desses materiais resultou em impressões bastante diferentes e interessantes. Os mais lisos, como a borracha e o eva, criaram manchas e um contorno forte nas bordas. Já os os outros 2, a batata e a balsa, pela natureza de suas superfícies criaram efeitos texturizados e irregulares. O papel com textura também foi um ótimo suporte para a impressão, agregando irregularidade mesmo às impressões com os carimbos de superfície lisa. Tintas para carimbo e aquarelas foram usadas para impressão.


borracha


borracha e eva

balsa


batata


impress천es


tipografia 3d comestível: basic “fried” freak

Agora, toda vez que vejo batatas penso nas minhas letrinhas. Por que não comê-las? Fritas! Foi o que fiz. E finalmente a proposta tipografia 3d foi de fato executada, degustada e aprovada.


basicfreak  

Apresentação do projeto final do curso typofreaks - tipografia diferente, com Fabio Lopez. Maio/ Junho 2010. A minha proposta foi desenvolv...

Advertisement