Page 1

Colégio Salesiano Itajaí Como Dom Bosco, presença alegre e fraterna, por uma vida saudável.

ALMANAQUE DO 4º ANO A

2012


A Deus, por ter criado o mundo perfeito e por nos dar inteligência; A Dom Bosco, por ser o mestre das crianças e jovens; À Professora Eliane, por sua calma e orientações para a realização deste projeto; Ao grupo, pelas pesquisas, sugestões, contribuições...; À auxiliar Jéssica e à Professora de informática Márcia, pela digitação e layout do trabalho; Aos pais, que nos amam e nos ajudam a ser pessoas educadas e conscientes; A todos que contribuíram de alguma forma para a realização deste material. Grupo Best Friends


SUMÁRIO Sumário Capa - pág 01 Dedicatória - pág 02 Sumário - pág 03 Considerações finais - pág 28

Apresentação do Grupo Página 04

Biografias dos alunos

Biografias de convidados

Páginas 05 a 17

Sugestões de Leitura página 20

Páginas 18 e 19

Piadas Página 21

Textos Informativos Páginas 25 e 26

Receitas Páginas 22 a 24

Poesia do Grupo Best Friends Página 27


4º ano A Allan Eli Franzner Ramos Ana Luiza Rodrigues Spiess Bárbara Wippel Bruna Raimondi da Silva Caio Enrique de S. Pereira Catarina Pereira Varaschin Diogo Pereira Vitali Hendrel Luiz Pereira Isabela Luisa C. dos Santos Jorge Seif Neto Juliane Brum Rossato Leonardo dos S. de Almeida Leonardo Guimarães Heusi Lorena Costa Albrecht

Professora Eliane

04

Lucas Leandro Batista Maria Beatriz Satin Stellfeld Maria Eduarda Muniz Maria Julia Tamião Maria Laura Ferreira Heusi Matheus Romaniello Costa Mayte Bauer Santos Muriel Dadam Nícolas Ramos Muller Sofia de Oliveira Dezidério Sofia Toledo Zappa Vinícius Câmara Bastos Vinícius José M. Cardoso


Biografia

AUTOBIOGRAFIA

Eu sou Allan Eli F. Ramos e meus pais são: Marisa Franzer Ramos, como gosta de ser chamada e meu pai é Eli Oliveira Ramos. Nasci no dia 28/01/2004 e tenho 8 anos, também tenho um irmão bem safado chamado Arthur. Nasci e morei em B.C até um ano de idade quando em 2005 meu irmão nasceu e me mudei para Itajaí onde estou até hoje. Comecei a estudar no colégio São José, quando tinha 4 anos eu estudei no Pintando o Sete até o 1º ano. No segundo ano fui para o Salesiano aonde estou até hoje e adoro estudar aqui. Estou no 4º ano A e quando crescer quero ser o zagueiro do Santos e da seleção brasileira ou jogador de tênis e mesa. Meu nome é Ana Luíza Rodrigues Spiess, tenho 9 anos, nasci no dia 3 de maio de 2003, tenho uma família muito legal: meu pai Jaques Spiess, minha mãe Suzanique Karla Rodrigues Spiess e meu irmão Mateus Henrique Rodrigues Spiess. Minha infância foi muito legal, eu me lembro que eu estava no berço, acordei e os potes de perfume estavam do lado do berço, também joguei farinha no chão. Eu já fui em muitos lugares: Angra dos reis, Parati, São Paulo, Campos de Jordão e Gramado, lugares muito legais. Quando comecei ir à escola, conheci muitas pessoas, principalmente Sofia E Maytê, elas são minhas amigas desde criancinha. Gostaria de ser veterinária quando crescer, ou fazer ginástica rítmica. Autobiografia de Vinicius J. M. Cardoso Nasci em Balneário Camboriú, do dia 7 de março de 2002 onde resido até o momento. Meus pais se chamam Edmar José Cardoso e Sandra Amélia Monterezor. Tenho uma irmã chamada Larissa Montrezor Cardoso, com 12 anos de idade. Minha infância está sendo muito feliz, viajando muito com meus pais e irmã. Meus fatos principais foram nas viagens e passeios. As brincadeiras que gosto são pega-pega, esconde-esconde, futebol e corrida. As primeiras artes que fiz foi puxar o aparador em cima de mim e colocar o controle no vaso sanitário. Comecei a ir ao colégio com dois anos de idade. Tenho muitos amigos que gostam de brincar de LEGO e bola. Quando eu crescer quero fazer tanta coisa, mas as profissões que eu quero são de médico ou modelo.

05


Biografia

AUTOBIOGRAFIA

O meu nome é Bárbara Wippel, nasci no dia 7 de agosto de 2002, meu pai se chama Ernani A. Wippel Junior, minha mãe se chama Dayse R. da Silva Wippel e o meu irmão mais velho é o Ernani A. Wippel Neto. Na época que eu era menor eu adorava brincar de pega-pega, esconde-esconde, cabra-cega etc. eu não engatinhei, eu só andei com 9 meses, eu aprendi a ler e escrever no 1º ano com a professora Luciana, as artes que eu fazia era um monte, por exemplo seguir meu irmão, brincar com os brinquedos de meu irmão e subir em tudo que eu via. Meu primeiro dia na escola eu tinha 1 ano e 6 meses, no colégio UNIVALI, meus amigos de lá eram o Lucas Bernardo, Gabriela e Marcos, mais hoje minhas amigas são: Bruna, Sofia, Ana Luiza e Maria Laura. Quando eu crescer quero ter uma vida saudável e eu quero ser uma grande jogadora de basquete se não der certo eu vou querer ser médica ou uma policial.

Autobiografia de Bruna No dia 18/06/2002 em Blumenau no Hospital Santa Catarina eu vinha ao mundo. Sou filha de Luciano Duarte da Silva e Giovana Raimonde da Silva. Tive uma infância muito feliz. As fotos que mais me recordo e gosto são as épocas de Natal. Adoro presentes sempre gostei de bonecas e brinco até hoje. Amo Barbie. Minha mãe conta que mamei bem pouquinho, menos de 70 dias então ela começou a dar mamadeira, logo me adaptei. Nunca fui muito arteira, gostava muito de brincar com grampos de roupa. Sofri muito para ficar no Colégio, minha mãe ficou uns 60 dias no colégio comigo, mas com o tempo comecei a fazer amigos, e me apaixonei pelo Colégio. Sou uma pessoa muito crítica. Gosto das coisas como eu gosto. Mas também sei apreciar o que os meus amigos gostam. Quando eu crescer, quero ser alguém do bem e também juíza ou repórter e além de tudo quero ser feliz.

06


Biografia

AUTOBIOGRAFIA

Autobiografia de Caio

Nasci no dia 17 de fevereiro de 2003, na cidade de Balnéario Camboriú. Meus pais são Volnei Wilson Pereira e minha mãe Gisele Karine de Souza Pereira. Minha infância foi tranquila pois nunca fiz uma arte perigosa. Eu adorava brincar com bichinhos e dinossauros, sendo que minha primeira palavra foi quando eu tinha 11 meses a palavra “vaca”. Com 2 anos entrei no jardim Pingo de Gente. Os meus melhores amigos sempre foram o Vinicius e o Arthur desde o jardim, e no primeiro ano vim para o Salesiano. Quando crescer vou me formar em Engenharia Mecânica e irei trabalhar na empresa do meu pai.

Me chamo Catarina Pereira Varaschin, nasci no dia 18 de janeiro de 2003, em um sábado de lua cheia, às 13:50 horas na Maternidade Santa Luisa em Bal. Camboriú, Santa Catarina. Desde os meus primeiros dias de vida, minha mãe me amamentou até meus 9 meses e ainda hoje ela diz que eu mamava muito. Quando completei 3 anos, ganhei uma irmã chamada Constanza que nasceu no dia 25 de Fevereiro de 2006. Comecei a ir para escola tinha 1 ano e meio, entrei no Quintal Mágico, onde fiquei até os 7 anos, eu estava me preparando para entrar no 3º ano, entrei no colégio Salesiano Itajaí, minha escola atual. Quando crescer quero ser uma grande escoteira para poder viver incríveis aventuras! Meu nome é Diogo Pereira Vitali, nasci no dia 2 de junho de 2003 em Balneário Camboriu, o nome do meu Pai é Dario Luis Vitali e da minha mãe é Isolde Pereira tenho dois irmãos chamados Valentina e Tiago e dos dois eu sou o mais velho. Minha infância foi muito legal e engraçada, porque fiz várias lambanças, por exemplo, uma vez a minha mãe fez Nescau para mim e quando tomei não gostei e joguei o Nescau na cara dela, eu tive um fato que cai da escada e quebrei a perna. Na minha vida eu sempre gostei de brincar de tudo. As minhas primeiras mamadas foi com cinco meses, a minha primeira arte foi quando eu mijei na cara de meu pai e ele não gostou e sai engatinhando. A minha primeira escola foi Pintando o Sete e a minha segunda foi o Salesiano, meus amigos consigo eles quando ajudo e brinco com eles. As minhas preferências estão na comida e na roupa a minha comida é massa e minha roupa é vermelho e branco.

07


Biografia

AUTOBIOGRAFIA Bem, estive pensando em como começar esta história, a minha história, e decidi começar pelo começo. Meu nome é Hendrel Luiz Pereira, mais disso você já sabia, talvez não saiba as próximas coisas que vou contar. O meu segundo nome é Luiz porque meu pai também é o nome dele é Járrison Luiz Pereira, da minha mãe é Adriana Pereira tenho duas irmãs, o nome delas são: Samara Luiza Pereira e Sumara Cristina Pereira.

Nasci em Itajaí dia 5 de setembro de 2002, meio dia e vinte. Minha infância é bem divertida com muitas brincadeiras e jogos. O primeiro fato é eu ver o mar com o meu avô e dar comida aos pombos. A arte pior que eu já fiz foi inundar o quarto da minha vó. Meu nome é Isabela Luisa Cogo dos Santos, eu nasci em Balneário Camboriú SC no dia 12/11/2002 na maternidade Santa Luiza. Meu pai chama-se Volnei José dos Santos, nasceu em Paulo Lopes SC no dia 12/11/1948 e minha mãe chama-se Marilídia Cogo, nasceu em Toledo PR no dia 06/08/1970. Minha irmã chama-se Bruna Louise Cogo dos Santos, nasceu em Toledo PR no dia 04/11/1990. Minha infância é muito boa e divertida estou sempre rodeada de familiares e de amigos, estou sendo criada com muito amor e carinho. Minhas primeiras amigas são duas: Maria Eduarda e Ana Carolina e temos a mesma idade. Iniciamos nossa vida escolar juntas no colégio Novo Saber em Navegantes SC e mesmo não estudando mais na mesma escola continuamos muito amigas. Também tenho uma prima que é muito importante na minha vida chama-se Gabriela Cogo Sedrez, ela é minha única prima, nós somos vizinhas desde que nasci, passamos a maior parte do tempo juntas e a maioria de minhas brincadeiras foram ao lado dela. Em 2008 mudei para um colégio muito legal que gosto muito, tenho amigos que inclusive estudam comigo desde o primeiro ano. Este colégio é o Salesiano em Itajaí-SC. Minha professora chama-se Eliane e eu adoro ela. Minhas artes foram bastante, sempre fui muito elétrica, não parava um minuto, mas as artes que ninguém esquece aqui em casa, foi quando entrei no elevador do prédio sozinha e quase matei todos de tanto correr pelas escadas e pelos elevadores. Também quando peguei uma latinha de cerveja aberta e tomei e quando estava na fase de quando via um lápis ou uma caneta desenhar mas não desenhava no papel e sim na parede da casa. Quando crescer pretendo me formar na faculdade em moda, para ser Estilista ou ser cantora. Quero ter dois filhos, um casal.

08


Biografia

AUTOBIOGRAFIA Meu nome é Jorge Seif Neto, nasci em 2003 na maternidade de Santa Luiza, meu pai se chama Jorge Seif Junior e minha mãe Catiane dos Santos Meuteiro Seif e tenho uma irmã com um mês que se chama Maria Clara Seif. Sempre comi muito, mamava de 2 em 2 ou 3 em 3 horas, uma de minhas artes foi tentar subir no carrinho do Big e eu e o carrinho caímos. Adorava e adoro brincar com bonecos, TV e com meu pai. Comecei a estudar no maternal Pingo de Gente, já encontrei colegas que até hoje são meus amigos e o Hendrel a Maria Beatriz, Caio e Vinicius Bastos estavam lá. Pretendo ser cientista ou Juiz de tribunal.

Meu nome é Juliane, nasci numa cidade chamada Balneário Camboriú, na maternidade Santa Luíza, às 20h10m no dia 30/04/2003. Meus pais são Nérci Elias Rossato e Katia Maria Werti Brum. Ah! Não sou filha única, tenho um irmão chamado Felipe que tem 12 anos. No meu 1º ano de vida tirei fotos bem lindas para um catálogo de uma loja. Quando tinha 2 anos fui na casa da Barbie... Um dos fatos foi que com 10 meses falei a minha 1ª palavra (papai) e comecei a andar com 6 meses e meio, o meu 1° dente caiu com 1 ano e 3 meses, fui para a escola... As minhas primeiras artes foram cortar a ponta do cabelo e grudar chiclete no cabelo do meu irmão. Os meus primeiros amigos do Dinâmico foram Leo, Luísa Maria Luísa, Vitória... E no Salesiano Nicolas, Leo. H, Duda, Catarina... E meu passatempo preferido é jogar qualquer jogo. Quando crescer quero ser veterinária, médica, modelo, enfermeira, cientista.

09


Biografia

AUTOBIOGRAFIA Meu nome é Leonardo Guimarães Heusi, tenho 9 anos nasci no ano de 2003 no dia 18 de março perto do meio dia, minha cidade natal é Balneário Camboriú. Meus pais são Eduardo de Almeida Heusi e Patrícia Guimarães Silva de Almeida Heusi e minha irmã Manuella. Desde pequeno minha infância foi muito boa com altos e baixos. Adorava brincar com meus brinquedos principalmente com os bonecos do Star Wars e do Indiana Jones. Eu mamava muito tanto no peito como na mamadeira, parei de mamar no peito aos 7 meses mas na mamadeira parei de mamar aos 4 anos. Minha primeira arte foi assim: meu pai foi trocar minha

fralda e então ele abriu a fralda e eu fiz xixi na cara dele. Iniciei minha vida escolar aos 3 anos. Quando era do maternal meus melhores amigos eram Pedro Henrique e Bernardo. Desde pequeno era apaixonado por futebol, era bem enjoado com comida que sou até hoje. Quando crescer pretendo ser empresário da Heusi (empresa do meu pai) ou jogador de futebol, falando a verdade prefiro ser jogador de futebol, mas se não der certo vou tentar ser empresário.

Meu nome é Leonardo dos Santos de Almeida, nasci na cidade de Brusque no dia 24/07/2002. Meus pais chamam-se Sérgio Graf de Almeida e Djane dos Santos, meus irmãos chamam-se Caio dos Santos de Almeida e Maria Helena Martine de Almeida. Minha infância foi muito feliz, gostava muito da minha mamadeira e da gelatina da mamãe. Brincava com meu chocalho e meu irmão brincava muito comigo. Iniciei a escola com 2 anos no grupo Sol, adorava meus amigos e amigas, todos brigavam, mas tudo bem. Quando eu crescer quero ser um grande médico na UNIVALI como o 10º, 11º melhor aluno, se não for vou ser um grande baterista. Está é a minha vida!

10


Biografia

AUTOBIOGRAFIA

Meu nome é Lorena Costa Albrecht, eu nasci em Balneário Camboriú no hospital Santa Luíza, dia 19 de maio de 2003. Meu pai é Paulo Roberto Albrecht, minha mãe é Cristina de Souza Costa e minha irmã é Helena Costa Machado. Eu moro com a minha mãe, pois meus pais se separaram. Minha primeira palavra foi papai, para mim todo mundo era papai. Minha brincadeira favorita era entrar na máquina de lavar roupas e brincar no pula-pula. Eu mamei até um ano de idade e só larguei a fralda quando pedi para minha mãe e ela aceitou. A minha primeira arte foi socar areia na minha boca. Quando iniciei a minha vida escolar a minha mãe teve que ficar duas semanas comigo para que eu me acostumasse. Alguns dos amigos que estudam comigo eu já conhecia como: o Diogo, a Maria Julia e o Leonardo, que já eram meus vizinhos. Os nomes das minhas professoras: Jeane, Anna Paula, Alessandra, entre outras. Quero continuar estudando para quando crescer ser modelo.

Meu nome é Lucas Leandro Batista, nasci no dia 11 de novembro de 2002 em Balneário Camboriú, meu pai se chama Jackson Leandro Batista e minha mãe Katia Josilene Martins Batista, tenho dois irmãos, Ana Rosa de um ano e Mateus de 13 anos. Minha infância foi muito boa, eu tive muitos amigos, eu já era bem gordinho com 3 e 4 anos, minha comida predileta era marisco gratinado. Uma vez eu fui escondido até a geladeira e comi quase 3 iogurtes de uma vez só quando minha mãe chegou eu parecia um Tele Tuby rosa de fralda. Eu gostava muito de nadar e ainda gosto. Quando tinha 5 anos passei a estudar no Fayal, depois fui para o Salesiano o colégio que agora estudo, fiz muitos amigos como: Léo H, Nico, Vini, Caio, etc... Atualmente tenho 9 anos e estou muito feliz com minha vida, amigos e a minha escola.

11


Biografia

AUTOBIOGRAFIA Sou Maria Eduarda Muniz, nasci no dia 29 de abril de 2002 na maternidade Marieta Konder Bornhausen as 14hrs e 30min, aqui em Itajaí, onde vivo até hoje. Atualmente tenho 10 anos, sou filha da Janaína Monica da Silva Muniz com o Marlon Muniz, minha irmã Ana Luíza Muniz atualmente com 15 anos. Sempre andava com bolsa atrás de mim, com salto da minha mãe um de cada cor, tudo que via botava em minha bolsa, eu tinha uma amiga imaginária chamada Lola que morava em Paris, ela tinha lugar na mesa e prato. Conheci o Nicolas com 1 aninho, minha primeira palavra foi papai, primeira arte foi comer um tatu-bola aos 8 meses.

Entrei no jardim aos 2 anos e conheci o Lucas com 3 anos, minha primeira amiga foi Ana Julia que conheço desde barriga e Catarina com 1 ano e 6 meses. Quando crescer pretendo ser dona de uma marca infantil em Milão na Itália.

Meu nome é Maria Julia Tamião eu nasci em Itajaí no Hospital Maternidade Marieta konder Bornhausen, meus pais são: Carla Duarte e Anderson Wagner Cordeiro Tamião. Minha infância está sendo muito especial, moro numa rua onde quase todo mundo é da minha família, meus primos moram nela e podemos brincar livremente pelas ruas e terrenos, nossas brincadeiras são pega- pega, esconde-esconde, bicicleta, subir em árvores. Minha mãe conta que minha primeira arte foi puxar a barba do papai-noel no shopping e a segunda foi cortar meu cabelo em casa. Mamei até 1 ano e 7 meses. Entrei na creche com 3 meses de vida e depois entrei no primeiro ano no colégio Salesiano onde estou até hoje. Estou no quarto ano me dedicando bastante aos estudos. Meus primeiros amigos foram: Alana, Sthefani e Maria Eduarda. Minhas preferências são: meu cantor preferido desde bebê é o Luan Santana, minha mãe ouvia e me ensinou a gostar. Minhas cores preferidos são: rosa e lilás. Minha comida preferida é arroz e feijão. Como profissão já pensei várias coisas, e minha mãe me explicou um pouco mais sobre profissão Biomédica, acho que quero ser isso. Ainda não sei se vou querer casar, mais se isso acontecer quero ter 2 filhos. A foto que escolhi era de quando eu tinha 6 anos.

12


Biografia

AUTOBIOGRAFIA Meu nome é Maria Laura Ferreira Heusi, nasci na cidade de Balneário Camboriú no dia 02/06/2002. O nome dos meus pais são Tânia Regina Ferreira e Sidney de Miranda Heusi, tenho um único irmão que se chama Tomaz Ferreira Krieger. Minha infância foi tranquila no meio de vários primos. Fui sempre uma criança calma e carinhosa. Lembro sempre de ir com

meu irmão e minha prima na pracinha para brincar. Eu brincava de boneca e as levava em um carrinho de boneca. Nunca tomei mamadeira, mas fui amamentada com leite materno até os dois anos e meio de vida. Sempre gostei muito de usar os cremes, hidratantes de minha mãe. Um dia fui no armário da cozinha, peguei o frasco de cobertura de sorvete, passei todo no rosto e me senti toda cheirosa. Entrei no colégio Salesiano aos quatro anos de idade, e sempre tive vários amigas e amigos. Sou uma pessoa que gosta muito de passear, ir na casa de amigos e amigas e ir na praia. Pretendo ser uma pessoa digna com uma profissão e um trabalho.

Meu nome é Matheus Romaniello Costa, tenho 10 anos, nasci em Curitiba, capital do Paraná, no dia 24 de abril de 2002. Meus pais chamam-se Amiltom e Adriana. Eu tenho um irmão mais velho que é o Lucas Romaniello Costa. Minha infância foi bem legal com várias brincadeiras. As Brincadeiras que eu mais gostava era: carrinho, música, Bugu e claro, de bola. A minha primeira arte era se esconder embaixo de cama, almofada coberta e isso continua até hoje. No meu primeiro dia de aula eu fiquei tenso mas tinha um menino chamado Léo que me deu confiança para não fazer xixi na calça, ele me disse que é bem legal aqui, tomei coragem e continuei. Quando eu crescer vou ser um grande policial para proteger a todos e a minha família.

13


Biografia

AUTOBIOGRAFIA O meu nome é Maytê Bauer Santos e eu tenho uma vida muito boa! Voltando ao assunto, eu tenho 9 anos, nasci no dia 11/02/2003. Eu sou uma menina paciente, adoro artes e no futuro quero ser artista plástica e arquiteta. Minha mãe se chama Thaís Bauer Santos e tinha 30 anos quando eu nasci. Meu pai, Dirceu de Souza dos Santos nasceu dia 11/10/1977 e morou em Navegantes até 3 anos de idade. Eles se conheceram na época da faculdade,

namoraram 3 anos e se casaram. Quando eu tinha apenas 5 anos minha irmã Elis Bauer Santos nasceu, no dia 22/08/2008. Ela é um pouco diferente de mim, ela é muito agitada e não muito cuidadosa com suas coisas (e nem com as minhas); mas ela é meiga, corajosa, engraçada e inteligente. Minha infância, quer dizer eu ainda estou na infância, é cheia de brincadeiras no sítio, na praia, muitos passeios. Eu não fui um bebê muito simpático, era muito difícil conseguir um sorriso meu. Tinha refluxo e dificuldade para comer, mas fomos superando tudo isso aos poucos, por isso mamei até um ano de idade. Minha primeira arte foi abrir o armário e tirar tudo. Minha primeira escola foi o Sossego da Mamãe e lá conheci meus primeiros amigos: Sara, Pepe = Pedro Henrique, Rafael e o Gilberto. Depois de um tempo eu mudei para o Colégio Fayal onde conheci as minhas amigas Sofia D e Ana Luíza e só na 1ª série fui para o Salesiano que foi muito bom para minha aprendizagem. Eu vejo o meu futuro estudando para valer na faculdade fazendo novos amigos e quem sabe até namorar, pois também quero formar uma família e assim espero que seja a minha vida.

Me chamo Maria Beatriz, nasci na cidade de Curitiba, minha mãe é Franciele e meu pai Paulo, e tenho um irmão por parte de pai de 15 anos que se chama Augusto e mora com sua mãe em Curitiba. Fui um bebê muito precoce falei e engatinhei muito cedo. Quando tinha 7 meses engatinhava como um foguete. Tinha uma cachorra que se chamava Preta, um dia peguei em seu bigode e não larguei mais, lógico que ela me mordeu. Um médico foi em casa para me socorrer, saiu muito sangue mais aprendi a lição. Tinha muitos amigos: a Letícia, o Cauã, o Vini Bastos, o João Vitor, o Gabriel, e outros grandes amigos. Quando eu crescer pretendo ser jogadora de futebol, se não der certo vou medicar alguns pacientes, mas não só isso, pretendo ter muitos amigos, bastante saúde e outras coisas mais.

14


Biografia

AUTOBIOGRAFIA Meu nome é Muriel Dadam, nasci no leste de Santa Catarina, em Balneário Camboriú, no dia 26 de fevereiro de 2003, tenho 9 anos. Meus pais são Georgiane Dadam e Fabiam Fidler e não tenho irmãos, apesar de tanto pedir para mãe. Minha infância é linda, me divirto muito e quando eu era pequenino, minha mãe me deu banho e me arrumou todo bonitinho para irmos a um aniversário, enquanto ela tomava banho eu peguei um talco e joguei em cima de mim e da cama inteira, imaginem a cara dela quando viu o que eu tinha feito.

Quando eu fui para Arty Baby, minha primeira escola, fiz amizade com duas irmãs que são gêmeas, quando as professoras queriam saber qual era a Ana elas pediam para eu dar um abraço nela. E neste clima de felicidade continuo crescendo. Pretendo ser jogador do Flamengo, se não der, serei biólogo terrestre e marinho.

Autobiografia de Nícolas Nasci no dia 16 de Janeiro de 2003, filho de Eduardo Arnoni Müller e Aline Patrícia Ramos Müller, nasci em Balneário Camboriú, sou filho único e me chamo Nícolas Ramos Müller. Minha infância foi muito boa, brincando com meu pai e com minha mãe, vendo filme com os dois, indo para fazenda com meu pai, correndo atrás das galinhas, voltando para casa, dormindo, a mãe me botando para dormir... Com um ano fui para a escola e na saída ficava com a avó. Aos dois anos e meio sai de Santa Vitória e fui morar em Itajaí, vivendo longe do meu pai, mas todos os meses ele vinha me visitar. Em 2010 quebrei o braço. Em 2009 comecei a estudar no Salesiano, conheci muitos amigos, como o Lucas, Leonardo, Vinicius, Diogo, Caio, Felipe,Marcel, etc... Sempre tivemos a paixão pelo futebol. Quando crescer quero ser um agropecuário ou médico, ou jogador de futebol, mas como sempre me achei bonito, acho que posso ser modelo.

15


Biografia

AUTOBIOGRAFIA

Meu nome é Sofia Toledo Zappa nasci em Timbó no dia 19 de maio de 2003, no Hospital Oase, às 08h20min da manhã. Meus pais são Ana Carolina Dalfovo de Toledo dos Santos e Marcos Rogério Zappa. Aos 6 meses já falava “papá e mama” e também já tinha nascido meus dois primeiros dentinhos. Aos 9 meses já engatinhava e ficava em pé sozinha. Meus passatempos e brincadeiras favoritas eram: olhar livros, ver Discovery Kids e também brincar com a minha boneca Lucy. Meu primeiro sorriso foi no dia 27 de Junho de 2003. Meu 1º passo foi no dia 22 de março de 2004 e eu estava com 10 meses. Foi depois do almoço. Fui em direção à mamãe! Fiquei muito feliz. Meu 1º dia no jardim de infância foi no dia 15 de fevereiro de 2005, e chamava-se “Jardim de Infância Princesa Isabel”, em Blumenau. As minhas professoras chamavam-se “Tia Cintia e tia Vivi”. Levei 1 semana e meio para me adaptar mas depois adorei! O nome da minha sala era “A turma da Joaninha”. O que mais gostava de fazer no jardim era cantar, pintar, correr, colar, e cantar a música do “Jacaré passando na Lagoa”. Meus melhores amigos eram meus primos Lehana e Bernardo, e meus amigos Kamili, Gabi Scheler, Pedro, Martina, Mohana e Carol. Meu primeiro dia de escola foi em Navegantes no Confepi. Minha professora era a Tia Cida. Meus desenhos eram lindos e bem definidos. Adorava a aula de psicomotricidade com o “Tio Zé”. Aprendi a escrever meu nome, decorar versos e músicas. No pré, comecei a usar apostila. Aprendi inglês, palavras novas, números e muitas outras coisas. Escrevi meu nome completo em Dezembro de 2007 e até ganhei uma medalha. Também nessa época aprendi a andar de bicicleta. Gostava muito de animais e tinha um carinho especial pela Lindinha, uma cachorrinha que foi encontrada na rua e adotada pelo meu avô Lauro. Quando crescer eu pretendo ser artista plástica ou trabalhar com música, mas antes de tudo isso vou trabalhar na escola de inglês da minha mãe e depois fazer uma faculdade fora do país. Vou ter 2 filhos, não sei se gêmeos ou não, mas pretendo sim ter 2 filhos: uma menina e um menino. Um dos momentos mais engraçados da minha vida foi em um dia que fui pescar com meu avô, e minha amiga (mais nova do que eu) foi junto. Quando eu e meu avô estávamos pescando ela estava brincando, de repente nos sentimos um cheiro horrível, olhamos e ela tinha sentado lá no coco da vaca. Esse foi um dos momentos mais engraçados da minha vida.

16


Biografia

AUTOBIOGRAFIA Meu nome é Sofia de Oliveira Dezidério, nasci no dia 20 de fevereiro de 2003 no hospital Santa Luiza em Balneário Camboriú com 3kg e 200g. Meu pai se chama Oliver Dezidério, minha mãe Kátia Oliveira e minha irmã mais velha chama-se Sara Rocha. Minha infância foi muito boa com muitas brincadeiras, risadas como minha primeira palavra “mama” com 1 ano de idade. Até minha primeira arte: Com 3 anos eu bem escondidinha, bebi um vidro de

Iniciando minha vida escolar com 3 anos e alguns meses fui a minha primeira escola logo depois passei para o Fayal e então fui para o Salesiano que atualmente estou cursando o 4º ano “A”, com o maravilhoso ensinamento da minha linda professora que está dando a luz no meu caminho escolar. Com 8 anos ganhei minha pequena irmãzinha Gabriela que nasceu forte e saudável. Meus pais trabalham com música, meu pai diretor do conservatório de música popular de Itajaí e também grava músicas em seu estúdio. Minha mãe é formada em educação musical e dá aulas de música no colégio. Quando crescer pretendo trabalhar com designer de interiores pegando prática com meu tio José Dezidério que é um arquiteto. Meu nome é Vinicius Câmara Bastos, nasci no dia 14 de março de 2003 nesta cidade de Itajaí. Meu pai se chama Patrick e minha mãe Leydjane. Minha primeira escolinha foi o Pingo de Gente, fui para a escola com 2 anos e meio e a minha professora era a Daiane. Fui o primeiro neto de meus avós, minha mãe diz que sempre fui uma criança muito tranqüila. Comecei a estudar no Salesiano aos 6 anos e hoje estou na 4º série. Meu esporte preferido é o futebol, torço para o Botafogo e jogo nos finais de semana no Itamirim. Meu sonho é ser um jogador de futebol, fazer uma faculdade de gastronomia. Sou uma criança muito feliz, pois tenho muitos amigos e uma família linda.

17


Biografia

Convidados

Professora Katia Cristina de Oliveira Nasci em Itajaí, no dia 13 de Outubro de 1969 numa família de 3 filhos, onde eu era a única menina. Tivemos, meus irmãos e eu, uma infância muito feliz, com muitas brincadeiras divertidas e por viver num tempo de mais liberdade e menos violência. Podíamos andar de bicicleta, ir na casa dos amigos da vizinhança, voltar do colégio à pé. Estudei no Colégio São José, depois fiz Curso de Magistério no Colégio Fayal. Desde os 8 anos estudei piano, sendo que comecei a dar aulas particulares com 15. A música sempre fez parte de minha vida e virou uma profissão pela qual sou apaixonada. Hoje realizo um trabalho de Educação Musical, depois de me forma em Música pela UDESC, atualmente fazendo especialização na UNIVALI. Acredito muito no meu trabalho com crianças e jovens através da música e seus benefícios. Tenho duas filhas maravilhosas; Sara de 25 anos, já formada e Sofia de 9, cursando o 4º ano e que me dão muitas alegrias, são a razão do meu viver.

18


Biografia

Convidados Professor Jorge Luís da Silva Enxadrista (jogador de xadrez) dos 12 anos (categoria mirim) até adulto. Jogou também Handebol, Futsal, Basquete e Voleibol no período escolar, participando na Fundação Municipal de Esportes de Itajaí com a modalidade handebol. Cursou EDUCAÇÃO FÍSICA na FURB (Universidade Regional de Blumenau), também representando a faculdade nas modalidades Xadrez e Handebol. Especializou-se em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR e RECREAÇÃO (onde centra a criação pelo gosto do esporte/atividade física) e FISIOLOGIA e SAÚDE (onde o corpo e mente, são focados detalhamento para o bem estar do SER HUMANO). É registrado no Conselho Federal e Regional de Educação Física. (CONFEF e CREF-SC)

Hoje trabalha com alunos da EDUCAÇÃO INFANTIL até o ENSINO MÉDIO, que varia entre 05 e 17 anos. Sente-se realizado profissionalmente e não se vê executando outra profissão.

19


SUGESTÕES DE LEITURA O livro dos Guia das Curiosas, fala sobre tudo como por exemplo: quem foi a primeira pessoa que pisou na lua. Ele é um livro muito legal, ele responde todas as suas perguntas. Leia esse livro que você vai ficar sabendo de tudo. Aluna: Bárbara

a an a n B um m e u io de d r á i o i D diár um vro i l obre O s ele ala ef e 3 f r G a an ão ama ban nfus e ch o u c q em ino as. men mete e esso s p e s r p sa sta sem toda a Co e n s e a r o qu ech a: L com Albr Alun

O livro que eu escolhi foi “piadas de rachar o bico” esse livro fala sobre muitas piadas divertidas e educativas e são proibidas para adultos. Ele também fala que se as pessoas lerem, elas vão morrer de rir como eu. Ele também faz a gente ter mais vontade para tudo, até para estudar. Enfim, é um livro que pode ser lido no futuro e que é o livro mais engraçado que eu já li. Aluno: Diogo Pereira Vitali.

o iro fofinh e h n a m p otes é u seu com h e il f d r e a s id cãe a cu inar prender ando de a id a u r tivo ens c a je , p s b ia o le u p o g m Um e m sim m co onsável linguage . Ele te p o s m h e r il e f o a u it aneir Escr ra se s de m ncia pa e ê t r o e h f il e f r vro de cães e es ótimo li nta de o c formaçõ r in a e d m o t m a s, alé e crianças de e s colorida ú s a e s õ ç a a . r u ilust s, s dente s fotos e e filhote indepen a d s n e li ã c z ças. a as crian ças de d O livro tr a e r s a s id e t v dú ren nderem s e e a if t d n s e a e d r a o sob ças mat as crian sponde valiosas e r m . e a u d q ju nto sa animais e a s d m o a a d t lh r n a o li a. t comp desses T. Zapp uais de s is a o i v t f n o s e S ia m : porta Os gu Aluna s e com o it b á h rem os respeita

20


PIADAS Joãozinho ia pegar um ônibus então ele pergunta para o cobrador: - quanto é o ônibus? E o cobrador responde: -é R$: 1,75! E o Joãozinho grita: -todo mundo sai porque eu já comprei o ônibus! Aluna: Sofia de Oliveira Dezidério. Qual é a diferença entre uma banda e uma farmácia? - a banda musical tem o ré maior e o menor e a farmácia tem o remédio. Aluno: Allan Eli Franzner Ramos.

A professora pergunta para Pedro: - Fale 3 partes do corpo que começam com “z”. Pedro responde: -zoio, zovido, zorelha. A professora diz: -sua nota também é com “z”, adivinha: - ah deve ser zoito. Aluno: Leonardo Guimarães Heusi.

Era uma vez um pintinho que respirava pelo bum-bum, ele sentou e morreu, espirrou e explodiu! Aluna: Maria Beatriz Satin Stellfeld.

o que é, o que é um trenzinho elétrico percorre as trilhas de leste para oeste. Para que lado ia a fumaça? Para lado nenhum. É um trem-elétrico! Aluna: Maria Julia Tamião.

Um menino chega para o pai: - pai é verdade que você consegue assinar seu nome de olhos fechados? -consigo sim meu filho, porque? - então aproveita fecha os olhos e assina aqui. -mas, o que é isso? - é o meu boletim da escola deste mês. Aluna: Isabela Luisa Cogo Santos.

21

O irmão e a irmã entram em casa machucados. A mãe ficou preocupada e quis saber o que tinha acontecido. A irmã falou: - é que eu escorreguei em uma casca de banana e cai, mamãe. A mãe perguntou: - e você meu filho, como se machucou? - eu ri do tombo dela! Aluno: Lucas Sandro Batista.

Tinha duas minhocas conversando e tinha um prato de espaguete e ai uma diz: -amiga acho que vou embora. E a outra diz: -por quê? E ela responde: -é que tem muitas de nós aqui. Aluno: Nicolas Ramos Muller

Dois alemães assaltaram um carro forte e cada um levou um malote fechado. 1 mês depois eles se encontraram. -Manoel tinha muito dinheiro no seu melate! -que nada R$ 800 reais e alguns cheques pré-datados e o seu? -Nem te conto! Tava cheio de notas promissórias, acabei de pagar a última ontem. Aluno: Muriel Dadam. Um dia uma formiga estava conversando com a outra e disse: - qual é seu nome? - meu nome é fu. -Fu o que? Furmiga e o seu? -ota. -ota o que? -ota formiga. Aluna: Maria Laura Heusi


RECEITAS Sanduíche Ingredientes: 2 fatias de pão 1 fatia grossa de queijo 1 fatia de mortadela 3 fatias de tomate Folhas de manjericão Sal Azeite de oliva. Preparo: 1Coloque em um prato o queijo as fatias de tomate e as folhas de manjericão. 2Salpique o sal sobre o tomate e folhas manjericão e reque com um fio de óleo de oliva. 3Leve ao micro ondas por 2,5 minutos. Aluna: Catarina Pereira Varaschin

Brigadeiro de microondas no copo. Ingredientes:

Brigadeiro branco do Vini

1 lata de leite condensado. 2 colheres de sopa de chocolate. 1 colher de sopa com margarina.

Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 colher de sopa de margarina 1 barra de 25g de chocolate branco.

Misture todos os ingredientes no refratário e leve no microondas por 7 minutos, coloque num copo e coma de colher. Aluna: Juliane Brum Rossato.

Chocolate com banana Ingrediente: 1 caixa de leite condensado 1 lata de Nescau em pó 3 bananas.

Como fazer: Coloque tudo numa vasilha de vidro no microondas por 3 min. Retire do microondas e mexa bem. Coloque no microondas por mais 3 min. Retire do micro e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos passa açúcar e coloque nas forminhas. Aluno: Vinícius Câmara Bastos.

Modo de fazer: Pegue uma tigela pequena, coloque o leite condensado na tigela. Em seguida pegue de Nescau e coloque 3 colheres cheias sobre o leite condensado, mexa por 10 segundos. Coloque no microondas, 40 segundos no máximo. Pique as bananas em fatias, coloque os pedaços em outra tigela e pegue um palito para mergulhar os pedaços de bananas no chocolate. Aluno: Vinicius José Montrezor Cardoso.

22


RECEITAS Mousse de maracujá Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 lata de suco de maracujá 1 maracujá ou chocolate

Mousse de maracujá

Modo de fazer:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater depois, so saborear. Aluno: Hendrel Luiz Pereira.

2 creme de leite 1 leite condensado 200 ml de suco de maracujá

Por o leite condensado e o suco de maracujá no liquidificador bater por 5 minutos. Depois botar numa travessa, decorar com polpa de maracujá ou ralar o chocolate para decorar e servir. Aluno: Caio Enrique de Souza Pereira.

Mousse de chocolate com morango Ingredientes: Uma lata de leite condensado. Uma lata de creme de leite Duas caixas de morango Uma lata pequena de Nescau Como fazer: Peque a lata de leite condensado e a lata de creme de leite e despeje pela batedeira, enquanto bate adicionando duas xícaras de Nescau. Após bater tudo pique os morangos coloque no musse e ponha na geladeira. Aluna: Maria Eduarda Muniz.

Gemada Ingredientes: 2 ovos 4 colheres de açúcar Como fazer: Misture bem até criar espuma. Servir com quentão. Aluna: Bruna Raimondi.

Brigadeiro sem fogão Ingredientes: Uma lata de leite condensado Quatro colheres de sopa de leite em pó. 1 e meia xícara de leite em pó. Chocolate granulado para enfeitar. Manteiga ou margarina para não grudar as mãos.

Brigadeiro mole sem fogão Ingredientes: Uma lata de leite condensado Uma xícara de leite em pó Uma xícara e quatro colheres de sopa de chocolate em pó. Uma caixa de creme de leite.

Modo de fazer: Com uma colher de pau, misture bem todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa homogênea. Dica: Deixe a massa descansar um pouco antes de embalar. Unte as mãos com a margarina e faça as bolinhas de brigadeiro. Passe no chocolate granulado e.... bom apetite! Se preferir coloque um potinhos e enfeite e coma de colher. Aluno: Matheus Romaniello Costa.

Misture tudo bem misturado, e pronto! Aluno: Jorge Seif Neto.

23


RECEITAS Mousse de limão Ingredientes: Uma lata de creme de leite Uma lata de leite moça Um copo de iogurte natural Suco de limão Misture todos os ingredientes calmamente. Enfeitar com raspinhas da casca do limão. Aluna: Maytê Bauer Santos. Biscoitos enrolados Você vai usar: Na massa do biscoito: Uma colher (sopa) de cacau em pó. Como fazer: 1. Divida a massa em quatro. Faça pedaço marrom misturando cacau. 2. Embale a massa em papel filme. Coloque na geladeira por 30min. Aqueça o forno a 180°c. 3. Estique a massa. Numa superfície enfarinhada. Cada pedaço de massa deve virar um retângulo de18 x 20 cm. 4. Para biscoitos enrolados coloque massa sem cor sobre a colorida. Apare as beiras enrole. 5. Fatie os rolos em biscoitos ½ cm. Coloque-os numa assadeira untada ou não aderente. 6. Agora, asse seus biscoitos por 15 a 18 min, ou até dourarem. Fim.. ainda nããão.. Biscoito (massa) Você vai usar: 300g farinha 150g açúcar 250g manteiga 1 gema (ovo) ½ colher de sal 2 colheres (chá) essência baunilha. 1. 2. 3. 4.

Bata a manteiga e o açúcar numa tigela. Adicionar a gema e a essência de baunilha e bata a misture até ficar bem macia. Adicione a farinha e o sal e misture tudo até formar uma massa homogênea. Faça uma bola com a massa. Embale em papel filme e deixe na geladeira por 30 min.

Agora sim, fim! Aluno:Leonardo dos Santos de Almeida

24


TEXTOS INFORMATIVOS Volvo Ocean Race Depois de descansar alguns dias, nossos amigos navegadores já estarão prontos para voltar ao mar. A Volvo Ocean Race é composta de 9 pernas em alto mar, entre 10 paradas. Os times lutam entre si através dos mares perigosos, como o congelante oceano Antártica e o quente oceano Atlântico. A regata é decidida em sistemas de pontos. As pernas significam etapas. Cada etapa oceânica vale 5 vezes mais que etapas IN-PORT.

Regatas IN-PORT são realizadas nas cidades onde os navegadores chegam com as equipes, somando assim pontos no final da regata. 1º lugar 30 pontos 2º lugar 25 pontos 3º lugar 20 pontos 4º lugar 15 pontos 5º lugar 10 pontos 6º lugar 05 pontos Alunos: Maria Beatriz Satin Stellfeld, Nicolas Ramos Müller, Jorge Seif Neto, Matheus Romaniello Costa, Leonardo dos Santos de Almeida e Vinicius José Montrezor Cardoso.

Copa do Mundo FIFA Ao final das hostilidades que marcaram o fim da Segunda Guerra Mundial, a FIFA não perdeu tempo em se reunir novamente para organizar outra Copa do Mundo. Em 25 de julho de 1946, o Brasil foi indicado como o próximo país-sede, já que havia sido o favorito para sediar a Copa do Mundo de 1942, que foi cancelada. Mas a principio, o torneio deveria acontecer em 1949, mas um dia após a decisão do Congresso da FIFA em Lucenburgo, o evento foi adiado para 1950. Outra importante resolução foi tomada naquela conferência de verão, quando em segunda votação, unânime, o troféu da Copa do Mundo FIFA recebeu o nome de Taça Jules Rimet, em homenagem ao seu presidente que tanto havia feito para assegurar o sucesso da competição Alunos: Hendrel Luiz Pereira, Caio Enrique de S. Pereira e Lucas Leandro Batista.

25


TEXTOS INFORMATIVOS JEI (Jogos Escolares de Itajaí) O JEI foi criado em 1992 e tinha o nome de OLEI (Olimpíadas Estudantil de Itajaí). A participação de municípios vizinhos era a diferença da OLEI que contava coma participação de Navegantes, Camboriú e Balneário Camboriú. Hoje o JEI conta só com atletas da nossa cidade e continua despertando o interesse dos jovens e tendo ajudado na formação de muitos atletas por causa das diferentes modalidades esportivas praticadas. Este ano alguns jogos do JEI aconteceram no nosso colégio e pudemos prestigiar a participação dos atletas do futsal, a Maria Beatriz (amiga do grupo) participou dos jogos, fez o gol e foi campeã defendendo o time do Salesiano. Fazendo nosso colégio ser campeão pela 9ª vez no JEI. Alunos: Vinicius Câmara Bastos, Leonardo Guimarões Heusi, Diogo Pereira Vitali e MINIOLIS A MINIOLIS é um evento esportivo que acontece no Colégio Salesiano Itajaí, todos os anos ela acontece esse ano vai ser diferente para nós, pois vamos estar do lado de uma professora muito legal e que gostamos muito. Nesse evento todas as crianças do ensino fundamental estarão participando. Esse ano vamos comemorar as nossas bodas de prata (que significa 25 anos). Cada ano representamos um tema diferente. E o nosso principal objetivo não é apenas a sua vitória, e sim a sua participação! A abertura foi dia 28 de setembro e nesse tempo estivemos jogando com a professora Thaís até o dia 05 de outubro que foi o encerramento. Alunos: Isabela Julia Cogo dos Santos, Maria Julia Jamião, Maria Eduarda Muniz, Catarina Pereira Varaschin, Juliane Brum Rossato e Muriel Dadam. Marejada Itajaí recebeu em 1987 a primeira Marejada, que tem como objetivo trazer um pouco mais da cultura portuguesa. Na primeira edição da Marejada foram aproximadamente 12.000 visitantes. A Marejada acontece em um dos maiores centro de eventos da região, tem deliciosas receitas da culinária à base do pescado. Os visitantes que vêm à Marejada procuram pela Sardinha na Brasa, bolinho de bacalhau e outros. Segundo Rodrigo Luis Flamia, 30, consultor técnico e organizador da Marejada há 6 anos, agora o foco da festa é a gastronomia portuguesa, com o maior número de estandes e a venda de chope. Atualmente a Marejada é a segunda maior festa do Estado, em relação ao número de visitantes e ao consumo de chop. Neste ano, o evento chega a sua 26ª edição e será realizada uma nova proposta na festa. A programação da marejada 2012 é ampla, conta com exposições, desfiles, shows nacionais, locais, folclóricos, passeio de escuna e artesanato. Alunos: Ana Luiza Rodrigues Spiess, Maria Laura Ferreira Heusi, Bruna Raimondi da Silva, Sofia de O.Dezidério, SofiaT. Zappa, Maytê Bauer Santos e Lorena C. Albrecht.

26


POESIA Poesia do grupo Best Friends. I REALLY HOPE Eu realmente espero WE’LL ALWAYS BE Que nós sempre sejamos THE BEST FRIENDS FOREVER Os melhores amigos para sempre IT’S GOOD TO KNOW É bom saber THAT WE CAN SHARE Que nós podemos dividir OUR UPS AND DOWNS Nossos altos e baixos TOGETHER! Juntos!

Participação da Teacher Carol

27


Almanaque: Leitura prá lá de boa! A proposta deste projeto foi fazer com que os alunos conhecessem mais de perto os almanaques que circulam atualmente e, a partir daí, apresentassem a sua produção para a construção do nosso. A construção desse almanaque foi uma situação comunicativa, proposta em nosso material didático, que oportunizou momentos importantes para a aprendizagem através de: leitura, apreciação, diversão e aprofundamento das diferentes áreas do conhecimento. Para nós, alunos e professores, ver o nosso Almanaque pronto foi motivo de grande satisfação, pois com ele conseguimos fazer grandes descobertas: indo para a cozinha e preparando deliciosas receitas, experimentando novos sabores, dando boas risadas com as piadas sugeridas pelos amigos, conhecendo a biografia de pessoas ilustres que trabalham em nossa escola e principalmente, organizando textos, pois lemos e reestruturamos tudo num clima de muita satisfação e aprendizagem. Ao concluir, gostaríamos de agradecer aos nossos alunos que tanto se empenharam na realização deste projeto, a suas famílias que os incentivam em todos os momentos, à direção e coordenação que nos deram suporte para a realização desse trabalho, aos entrevistados e a todos aqueles que deixaram “sua marca” neste trabalho Para Cláudia Cavalcanti e Cristiane Fernandes Tavares, as idealizadoras e autoras do livro de Língua Portuguesa, a certeza de que estamos no caminho certo, apontado por vocês. Para comemorar, nada melhor do que a socialização do resultado com todos vocês! Professora Eliane

Layout gráfico - Márcia Silva Madeira Revisão - Emília A. Mendes Digitação: Jéssica Porto

SALESIANO ITAJAÍ

Colégio Salesiano Itajaí Educação Infantil - Ensino Fundamental e Médio Rua Felipe Schmidt, 87 CEP 88301-040 - Itajaí - SC Fone: (047) 3348-2021 Fax: (047) 3348–2165 http://www.salesianoitajai.g12.br E-mail: colegio@salesianoitajai.g12.br

28


Almanaque - 4º ano A/2012  

Almanaque 4º ano A , Colégio Salesiano Itajaí/2012.

Advertisement