Page 3

O terceiro trimestre é uma época de rápido desenvolvimento cerebral e de organização essencialmente neurofisiológica. A concentração sangüínea de etanol elevada nesse período pode impedir o desenvolvimento cerebral e a função intelectual e influir nas alterações de comportamento c6?). Das alterações de comportamento apresentadas pelas crianças com SAF, as mais freqüentes são a hiperatividade (56)e o déficit de concentração (50>. Os distúrbios de coordenação motora e o retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, principalmente da fala G®, associada às alterações de comportamento (4>5) contribuem para o aparecimento de dificuldades escolares nas crianças afetadas.

Déficit de Crescimento na SAF A criança afetada pela SAF geralmente apresenta retardo de crescimento pré e pós-natal (1,28,36). Alguns autores t10-16) acreditam que o déficit de crescimento é resultante da alteração na proliferação celular no período pré-natal, o que limitaria o número e o tamanho das células do organismo. O trabalho de Tze et ai. em 1976 (69> demonstrou níveis normais de hormônio do crescimento, cortisol e gonadotrofinas em afetados pela SAF.

Dismorfismo Facial na SAF Os pacientes com SAF em geral têm um aspecto triste decorrente do dismorfismo facial. A fissura palpebral pequena é um dos mais importantes achados (73 a 91%). O nariz freqüentemente é curto com ponte nasal baixa e narinas antevertidas. O filtro nasal é hipoplásico e o lábio superior é fino (16>. Em alguns pacientes pode haver posteriorização das orelhas. A mandíbula geralmente é pequena ao nascimento. Decorrentes da hipoplasia de face média, podem ocorrer alterações de arcada dentária, resultando em maloclusão dentária (2138) e disfunção da trompa de Eustaquio ^ propiciando maior incidência de otites. Outras alterações podem acompanhar esses dismorfismos, como lábio leporino a>, relatado em 11,5% dos casos.

ções oculares como epicanto, ptose, estrabismo, miopia, microftalmia, hipoplasia do nervso óptico e a toruosidade dos vasos da retina (1330,68). As duas últimas são mais freqüentes, ocorrendo em 50% dos casos.

Outros Achados As anomalias cardíacas ocorrem em 29 a 50% dos pacientes com SAF. São mais freqüentes o defeito do septo atrial e do septo ventricular. Sandor et ai, em 1981 (58) encontraram sopro cardíaco funcional em 16% dos pacientes. Estenose da pulmonar, tetralogia de Fallot, estenose aórtica, coartação de aorta e transposição dos grandes vasos já foram descritos. De aproximadamente 200 casos de SAF descritos até 1980 (52>, em apenas 6 foram relatadas anomalias renais; a saber, ectasia da pelve renal, hidronefrose, e hipoplasia renal com obstrução de junção ureteropélvica. Essas alterações não tem sido consideradas integrantes do espectro de anomalias da SAF, sendo vistas como achados ocasionais. Nas alterações esqueléticas da SAF, incluem-se a sinostose radioulnar, as anomalias de falanges <2.61>, as malformações de vértebras (18>, a escolióse, a hipoplasia das unhas dos artelhos, e a seqüência de KlippelFeil (61>. Foi relatado um caso de SAF w associado à presença de exostose em ambas as tíbias. Johnson et ai., em 1981 (3?) observaram que havia um aumento do número de infecções adquiridas nos pacientes com SAF e examinando alguns aspectos da imunidade dos mesmos observaram uma anormalidade no mecanismo de fagocitose com diminuição da formação de rosetas por linfócitos e diminuição da resposta aos mitógenos. Há casos relatados na literatura de associação de SAF com rabdomiossarcoma, leucemia linfóide aguda C70), hepatoblastoma (40>, neuroblastoma (39), adrenocarcinoma (3D e tumor de Wilms (™). Em 1980, Qazi et ai. (53) estudaram os dermatoglifos de 42 pacientes com SAF e observaram aumento na freqüência de prega única, de terminações em linha C na área 7 e de padrão ulnar distai na área halucal. Essas alterações, no entanto não se mostraram específicas para o diagnóstico de SAF.

Patogênese Alterações Oculares Das crianças acometidas pela SAF, 90% têm altera-

A patogênese da SAF ainda não está totalmente esclarecida. Os estudos das alterações oculares da SAF e aqueles envolvendo gêmeos (14,32,6©- fizeram surgir a

SAÚDE-ALCOOLOGIA-ARTIGO-1995a  

Revisão literária sobre a incidência, diagnóstico, envolvimento dos sistemas, mecanismos bioquímicos, factores genéticos e prevenção da Sínd...