Page 1

Pós-graduação lato-sensu

CURSO

FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA DOCENTE RESPONSÁVEL

Didática do ensino superior 36 horas/aula (4h/a semanais) Profª Eliana Sala

PLANO DE ENSINO EMENTA: Tendo como objeto de estudo o processo de ensinagem e de aprendizagem, que envolve valores e concepções (de mundo, de homem, de sociedade) que norteiam a escolha dos rumos a serem tomados quando da elaboração, execução, avaliação e replanejamento dos planos de curso, cumprirá à Didática, no curso em questão e a partir da articulação entre teoria e prática, abordar a prática docente tendo como foco o aluno do ensino superior e o professor, ambos sujeitos ativos na construção de saberes técnico-profissionais em construção na atual conjuntura sócio-histórica e política brasileira, caracterizada por incertezas e constantes mudanças. OBJETIVOS: 1- Estimular a reflexão dos pós-graduandos quanto à sua ação profissional docente num cenário de incertezas e complexas exigências sociais; 2- Apresentar ao corpo discente os pressupostos teórico-organizacionais da prática docente de acordo com as diferentes tendências pedagógicas historicamente construídas; 3- Trabalhar a relevância da pesquisa-ação e da formação de professores reflexivos e resilientes; 4- Propiciar aos alunos a oportunidade de refletirem acerca da ética e da estética na escolha das estratégias de boa qualidade para o ensino superior tal qual se apresenta na atualidade, bem como no trato da avaliação da aprendizagem discente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1 – Competências docentes (duas aulas) 1.1- Contexto sócio-histórico de fecundas incertezas 2- Pressupostos teórico-organizacionais da prática docente de acordo com as diferentes tendências pedagógicas historicamente construídas (uma aula) 2.1- Pedagogia tradicional 2.2- Pedagogia da escola nova 2.3- Pedagogia tecnicista TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS DA EDUCAÇÃO 2.4- Pedagogia progressista 3- Estratégias de trabalho docente no ensino superior brasileiro (duas aulas) 2.1- Atuação docente em ambientes presenciais 2.2- Atuação docente em ambientes virtuais 4- A relevância da pesquisa para a adequação da prática profissional docente em nível superior (duas aulas) 4.1- Resiliência 4.2- Pesquisa-ação 4.3- Reflexividade


2

5- Aferição da aprendizagem e da construção de conhecimento por parte de alunos do ensino superior (uma aula) METODOLOGIA: 1. Atividades docentes: - aulas expositivas dialogadas, organizadoras do conteúdo; - indicação e orientação quanto a leituras; - indicação de filmes complementares aos temas estudados; - problematização das leituras indicadas; - orientação aos grupos de trabalho. 2- Atividades discentes - participação nas aulas; - pesquisas individuais (com resultados registrados em uma lauda) sobre cada tema do conteúdo programático; - produção, em grupo e em sala de aula, de um texto de uma lauda que seja decorrente do estudo e discussão das pesquisas individuais realizadas sobre cada um dos temas programados - leitura e estudo de textos indicados; - análise teórico-reflexiva de cada tema discutido em aula (escrita e/ou oral); - elaboração de uma dissertação ao final dos estudos do módulo. INSTRUMENTOS

DE

AVALIAÇÃO: 1- entrega das pesquisas individuais sobre cada um dos temas do conteúdo programático (0.75 ponto cada uma); 2- entrega das produções grupais sobre cada um dos temas do conteúdo programático (resultante do estudo e da discussão das pesquisas individuais) (0,25 pontos cada uma); 3- dissertação final individual (3,0 pontos). CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: fidelidade ao que for solicitado; pontualidade na entrega; estrutura formal dos textos apresentados; argumentação pessoal; coerência e clareza na exposição das idéias; boa qualidade das contribuições orais; g) boa qualidade do referencial teórico; h) interrelação entre temas do conteúdo programático e as exigências e condições da prática docente universitária. a) b) c) d) e) f)

REFERÊNCIAS BÁSICAS

TEÓRICAS

ARROYO, M.G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. BORDENAVE, J.D; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem . 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. COWAN, J. Com o ser um pr of essor univ er s it ár io inov a dor : reflexão na ação. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário . São Paulo: Summus, 2003. PIMENTA, S.G; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

2


3

REFERÊNCIAS TEÓRICAS COMPLEMENTARES MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 10.ed. trad.: Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. ______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

3

plano de aula  

plano de aula