Page 1

SOLUÇÕES RENTÁVEIS N05 - 2015

Algumas ideias para os tempos de crise


Nós sempre somos movidos por aquela centelha ins gante chamada desafio. Ela nos mo va a criar novos projetos, compar lhar nosso entusiasmo cria vo e dividir nossas inspirações com o único obje vo: surpreender nossos leitores. Por falar em desafio, existe algum maior, do que superar crises? Esse é exatamente o tema da nossa nova edição: Soluções Rentáveis, Algumas ideias para os tempos de crise.

Wanangkura Stadium

Nº 05 - 2015

Wanangkura Stadium | Austrália

Afinal, buscar recursos que abranjam uma nova maneira de pensar e agir, pode ser um dos caminhos.


NT ÕES RE ÁVEIS pá g4 LUÇ

THE W HY FACTO RY pá

ECORADO pág

32

D NO

SO

6 g0

E

Uma das boas lições que se pode extrair de uma queda econômica é o incen vo à cria vidade. Em momentos de crise, o diferencial pode ser inovação. Criar oportunidade de conhecer novos produtos que potencializam a produ vidade, pode abrir espaço para novos mercados. Coloque seu lado cria vo e de seus colaboradores para trabalhar. Esteja aberto a sugestões e não crie qualquer po de barreira à mudanças. Em momentos como este, avaliamos de forma mais contundente qual o valor que poderíamos entregar ao mercado, e ainda não foi agregado ao nosso produto ou serviço. Nesta edição falaremos de inovações e soluções que podem ajudar a superar os momentos de crise.

IMPRESSOR

A3

D

g1

4

NTA CO

INERES pág

11


As soluções em tempos de crise

Depois de ter dado a volta ao mundo, ela chegou. Não que fosse bem-vinda, mas também, não é a primeira vez que resolve dar uma passada por aqui. Em momentos de crise, ideias cria vas podem ser a solução para superá-la. E quem disse que não surgem boas oportunidades de negócios? Em 1981, durante uma das piores crises que a economia brasileira já passou, muitas empresas aproveitaram e ganharam mais mercado, principalmente, ocupando os espaços de concorrentes que quebraram. Pode parecer cruel, mas para cada concorrente fora do mercado em função dos problemas advindos dos tempos di ceis, surge uma oportunidade de tomar a fa a deixada por ele. Existem muitos negócios que crescem e se você es ver atento, pode acabar saindo com um leque de negócios muito maior do que no início da ‘‘maré brava’’. Prestar atenção em novas possibilidades que surgem na crise, pode ser o empurrão inicial de ideias que irão mudar o mundo.


M. C. Escher

Soluções Rentáveis


Em maio de 2008, um grande incêndio destruiu a ala do Ins tuto de Pesquisa da Universidade de Arquitetura de Del . Com a crise econômica e o baixo orçamento, a solução foi se mudar para um ango edi cio, próximo ao centro, que pertencia a universidade. O ponto de par da foi o desejo de dar iden dade ao lugar e destacar o projeto. Dois pá os internos foram cobertos virando um po de ‘‘estufa’’ feita de aço e vidro, mantendo a fachada original. Uma estrutura de madeira de três andares de altura, foi projetada contendo salas de aula, salas de reunião e instalações do ins tuto de pesquisa.

6


Soluções Rentáveis

Uma escada sobe até o topo, transformando o espaço em um grande auditório para os estudantes.

7


A estrutura se destaca pela cor laranja brilhante que iden fica claramente The Why Factory, como um centro de inves gação independente, dentro da Faculdade.

8


Soluções Rentáveis

Foi usado um mobiliário flexível para permi r que o espaço ao redor da tribuna possa alternar entre a função de salão de pesquisa, salão de leitura e espaço para exposições.

9


Escritório de baixo consumo é feito com containeres e po

Devido à sua concepção modular, a nova sede do escritório de arquitetura, Arcgency, pode ser desmontada e reinstalada rapidamente numa localização diferente.

10


Soluções Rentáveis

de ser levado a qualquer lugar

11


En tulado de ‘‘Unionkul’’, o edi cio está localizado na zona de Nordhavnen, em Copenhague. U lizando containeres marí mos reaproveitados, os arquitetos conceberam uma edificação contemporânea com 90% dos materiais recicláveis. Conhecido como “uma experiência na arquitetura pré-fabricada que desafia os problemas dos resíduos universais e técnicas tradicionais de construção.”, o projeto possui 660m² de área ú l.

12


Soluções Rentáveis

As áreas internas foram o mizadas para o clima escandinavo, tendo gastos energé cos inferiores a 41 kWh/m² anuais.

13


Impressão de edifício é coisa da China!

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

Para muitos, impressoras 3D ainda remetem a brinquedos de plás cos e, no máximo, maquetes de acabamento duvidoso. Mas, a história sempre mostra que, em tecnologia, o que hoje parece ter pouca u lidade é apenas a porta de entrada de ferramentas que podem ser revolucionárias (não foi assim com os computadores pessoais?). Mais uma vez a companhia chinesa WinSun expandiu suas capacidades. A empresa propôs construir o edi cio mais alto do mundo feito através de impressão 3D, um bloco de apartamentos de cinco pavimentos de altura. O edi cio foi feito com uma 14

impressora de 6,6m x 10m que constrói camadas sobrepostas de uma " nta" composta por uma mistura de fibra de vidro, aço, cimento, endurecedores e dejetos reciclados da construção civil. Com essa tecnologia, WinSun pode imprimir grandes partes dos edi cios, que são posteriormente montadas como peças pré-moldadas de concreto. Para os inves dores, a automa zação do processo de construção em concreto representa cumprimento de prazos e qualidade no produto final – valores que sustentam esse importante filão da economia mundial.


Soluções Rentáveis

Impressão de grandes partes dos edi cios que são posteriormente montadas como peças pré-moldadas de concreto.

15


Pré-fabricados: a solução para a construção!

VEM AÍ UMA REVOLUÇÃO

Nos arredores de Changsha, no sul da China, surge uma nova torre com um tamanho bem modesto para os padrões chineses, que estão acostumados com enormes arranha-céus.

Com 204 metros de altura e uma estrutura em aço e vidro, o Mini Sky City não é digno de nenhum prêmio de beleza arquitetônica. Mas, o que é realmente surpreende, é a velocidade em que ele foi construído.

Foram necessários apenas 19 dias para que, 57 pavimentos com salas comerciais para 4 mil trabalhadores e, 800 apartamentos residenciais fossem completamente erguidos. Com o histórico de quebrar recordes na construção civil, a Broad Sustainable Building - companhia encarregada na construção do arranha-céu - afirma que 95% dos componentes constru vos do edi cio de 180 mil metros quadrados foram pré-fabricados e, posteriormente, montados no local por 1.200 operários. Para o homem por trás dele, Zhang Yue, este é apenas o começo. A revolução será modular. O Mini Sky City foi montado a par r de milhares de módulos de aço feitos em fábrica e encaixados. É um método que não é apenas rápido, mas também seguro e barato. U lizando a menor quan dade possível de concreto no processo de pré-fabricação e montagem, o Mini Sky City conta com um módulo de 60 metros quadrados que reúne as infraestruturas de calefação, eletricidade, água, esgoto e ven lação. 16


Soluções Rentáveis

180.000 m²

salas comerciais com capacidade para 4mil trabalhadores

57 pavimentos em 19 dias

800 apartamentos residênciais

95% pré fabricado

‘‘Os seres humanos têm experimentado revoluções na indústria, agricultura, transporte e informações, mas ainda não em edi cios.’’ Zhang Yue

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO 17


Recriando a luz do sol

Um grupo de cien stas italianos acaba de lançar a CoeLux, um novo sistema de iluminação que imita a luz do sol com perfeição. O efeito é tão realista que o seu cérebro não consegue processar que aquilo que vê não se trata do sol de verdade. Não se sinta mal, pois muitas câmeras digitais também são enganadas pela CoeLux. O novo sistema está revolucionando o mundo da iluminação e terá, sem dúvida alguma, muitas implicações para a arquitetura e decoração de interiores.

18


Soluções Rentáveis

Restaurante Wynwood Kitchen & Bar

O sistema foi desenhado para trazer iluminação aos ambientes que têm pouca interação com o exterior.

The Wynwood Building

El Mac, Retna

Herakut

CoeLux traz um pouco mais de flexibilidade na hora de construir, reformar e decorar, já que podemos trazer a iluminação natural para qualquer ambiente. Não sabemos ainda quais as implicações deste invento para a arquitetura, mas será possível construir ‘‘arranha-céus’’ para baixo, por exemplo!

19


Potencial arquitetônico e estético, conheça o cimento transpa

20


Soluções Rentáveis

rente Força, versa lidade e solidez são as formas mais comuns de caracterizar o concreto que, agora, também pode ser descrito como 'translúcido'. Uma forma bem bacana de dar mais es lo além de diminuir custo e energia.

Pavilhão italiano Expo Shanghai

A inovação é da empresa italiana Italcemen e consiste em uma parede de cimento com inúmeros pequenos ori cios que deixam passar a luz solar. O material combina a pica resistência do cimento com a possibilidade de transmi r a luz, tanto para dentro quanto para fora. Estudos também garantem que este novo po de concreto pode garan r menos infiltrações e rachaduras. Segundo os criadores, a i.light permite poupar tanta energia elétrica quanto os europeus poupam no horário de verão. Além disso, o efeito de janela gigante vale a pena. Este é um bom exemplo de uma nova solução constru va, que cria valor arquitetônico de forma extremamente forte e altamente luminoso, onde se preserva a privacidade e a segurança do lugar.

21


VĂŁo no cimento possui somente 2 ou 3 milĂ­metros, por isso, de longe aparenta ser transparente.

22


Soluções Rentáveis

23


O concreto que conserta suas próprias rachaduras

Resistente e durável, o concreto é a escolha ideal na hora de construir. Mas, como qualquer outro material, também sofre com a ação do tempo. Pequenas rachaduras podem se transformar em problemas graves na estrutura de uma edificação. A boa no cia é que pesquisadores da Holanda desenvolveram um po de concreto com um sistema de auto-cura das suas próprias rachaduras. O novo concreto possui microcápsulas poliméricas, preenchidas com uma solução bacteriana que se transforma em sólido resistente à água quando exposta à luz.

Assim, quando as rachaduras surgem, as cápsulas se abrem e liberam a solução. As bactérias preenchem o buraco formado e endurecem com a luz do sol. O novo material representa a possibilidade de construções mais resistentes e com baixo custo de manutenção a longo prazo, trazendo bene cios para a arquitetura e o planejamento urbano das grandes cidades. A expecta va é que a novidade chegue ao mercado nos próximos dois ou três anos. 24


Fachadas de Concreto | Beleza e rentabilidade

152 Elizabeth Street Ê o primeiro projeto de Tadao Ando, em NY e apresenta a fachada completamente reves da de concreto, vidro e aço.

26


Fachadas Concreto

O edi cio Mr299 ďŹ ca localizado na Cidade do MĂŠxico e possui apenas 15 apartamentos. O desenho do concreto para a fachada foi criado pelo es lista Ariel Rojo, dando destaque ao projeto sem descaracterizar o entorno.

27


O projeto do francês Chris an de Portzamparc - ‘‘Cidade das Artes’’ - é um complexo cultural localizado no Rio de Janeiro que homenageia o modernismo brasileiro, u lizando elementos consagrados por nossa arquitetura.

28


Fachadas Concreto

Grandes vãos livres, pilo s, rampas esculturais, valorização do jogo de luz e sombra e o uso extensivo e exuberante do concreto, marcam o projeto.

29


M贸veis para baixar e montar em casa

30


Móveis para baixar e montar

Assista ao vídeo explicando a montagem CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

APTEK Bar

O design é limpo, moderno e a harmonia entre bar, mesas, bancos e cadeiras torna ainda mais fantás co o projeto dos russos Dopludo Collec ve e Lesha Galkin para o APTEK Bar. A grande novidade? Eles disponibilizaram no Behance, os arquivos originais dos móveis pra quem quiser fazer as próprias peças.

31


32

Denis Krasikov | República Tcheca

Ando Studio

O estilo industrial é uma tendência que surgiu em Nova York nos anos 50, quando antigas fábricas e indústrias passaram a dar lugar aos apartamentos. A releitura atual do estilo traz aspectos como tijolos, concreto e tubulação elétrica aparentes, demonstrando independência e flexibilidade.

INT2 Architecture | Rússia

PÕE NO DECORADO QUE FAZ O MAIOR SUCESSO!


foto: Earl Carter

Reves mento em concreto aparente

Suite Arquitetos

P천e no decorado!

33


Nobbs Radford Architects

Clayton&Li le Architects

foto: Elad Gonen

Embora vá um pouco contra a intuição, materiais brutos como o concreto podem criar ambientes super modernos e chiques. Podemos combiná-lo com madeira ou objetos coloridos para quebrar um pouco a frieza do concreto, ou usá-lo com vidros e transparências.

34


Nico van der Meulen Architects

Robert Mills Architects and Interior Designers

P천e no decorado!

35


36

Loja Reserva

Tubulação e fios aparentes Ashley Salzmann Designs


CONFIRA ALGUNS PROJETOS COM ASSINATURA MARCHI


O projeto H21 é moderno, sofis cado e se destaca na paisagem. A permeabilidade desenhada, cria um Mall frontal e une em um mesmo local: condomínio residencial, sofis cados centros de compras, serviços e edi cio corpora vo.


Inspirado na arquitetura inglesa com su lezas da nova-iorquina, o Uptown Arouche é um empreendimento no centro de São Paulo. A fachada assume uma volumetria contemporânea dando o toque moderno que contrasta com a tradição do lugar, proporcionando elegância e beleza.


O Urban Resort é um projeto que traz como conceito a arte e a fluidez entre as duas torres. O tema escolhido foi o resgate urbano do movimento da cidade. Reves da em painéis de vidro, a cobertura se destaca com um volume descolado a par r de uma estrutura leve e fluida, compondo um acabamento que traduz o charme e a elegância do projeto.

Produto: 1 Dormitório ou 2 Dormitórios Área Priva va: 40 m² a 65 m² Vagas: 1 vaga. Área do terreno: 2.716,22 m² Número de torres: 2 Total de unidades: 330 unidades

Endereço: Praça Júlio de Mesquita x Rua Vitoria Centro - São Paulo - SP

Realização: Helbor Empreendimentos S.A. e Upcon Incorporadora


Tranquila

Revista Tendências N05  

Marchi Arquitetura

Revista Tendências N05  

Marchi Arquitetura

Advertisement