__MAIN_TEXT__

Page 1

CIDADE DOS SONHOS N02 - 2014

Qualidade de vida, alta tecnologia e 1OO% sustentáveis, conheça as megacidades com soluções criativas e eficiência em termos de recursos.


Editorial Estamos de cara nova! Começamos 2014 com a nova marca Marchi Arquitetura de Solução. Mais que um desenho , ela é o reflexo da nossa maneira ousada em integrar soluções, espaços, pessoas e sonhos. . Ela reforça o nosso propósito que é encontrar soluções cria vas e usá-las como ferramentas importantes na realização de nossos projetos, agregando valor e evidenciando o que nos torna únicos, nossa essência Experiente, Precisa e Solucionadora. Nesta edição, compar lhamos alguns de nossos estudos sobre as tendências que vão inundar o mercado imobiliário nos próximos anos. Boa leitura e até a próxima! Equipe Marchi Arquitetura de Soluções

Onde nos encontrar.

.

Av. Brigadeiro Faria Lima 2092 18º andar 01454 000 São Paulo - SP 11 3488-2600 | marchiarquitetura.com.br Marke ng | Arte e Produção . Adriana Narciso Luciana Corino Edição Nº 02 - 2014 periodicidade - semestral Colaboração Arquiteta Viviane Manini Arquiteto Nelson Miguel Envio de colaborações marke ng@marchiarquitetura.com.br Sugestões de assuntos sobre tendências, projetos, decoração, sustentabilidade e outros, encaminhe para nós! Vamos adorar desenvolvê-lo.


3


TIANJIN ECO CITY - CHINA A maior cidade autossustentável do mundo. Tendência mundial, os edifícios verdes e a busca pela sustentabilidade são os tsunamis do futuro que irão inundar todo o setor imobiliário.

4


Cidade dos Sonhos

Tianjin Eco City é um projeto colabora vo entre o governo chinês e o de Singapura. Considerada ambiciosa e gigantesca, a maior cidade autossustentável do mundo, terá pra camente a metade do tamanho de Manha an (cerca de 30 Km²). Toda a sua estrutura fornecerá um baixo teor de carbono, muito verde e um es lo de vida mais saudável aos seus habitantes. Previsão de conclusão: 2020.

5


Para se tornar um exemplo marcante de “ecocidade”, Tianjin foi desenvolvida em um terreno industrial onde há um dos mares mais poluídos do mundo, com o obje vo de mostrar que é possível limpar e recuperar uma área poluída, tornando-a ú l e agradável.

6

O projeto demorou três anos apenas para limpar a área. Durante o processo, foi necessário o desenvolvimento de uma tecnologia recém-patenteada que removeu os metais pesados de um reservatório que, daqui a algum tempo, se tornará um lago “saudável”.


Cidade dos Sonhos

Focando no quesito “habitabilidade”, a Tianjin Eco City terá parques e espaços verdes ao redor das suas estruturas. Além disso, muitas construções estarão envoltas por coberturas que permi rão o uso da energia solar para que haja um equilíbrio térmico nos ambientes. Para aperfeiçoar o funcionamento estrutural da cidade, um sistema cole vo de gestão de resíduos e reciclagem será introduzido e integrado ao processo de incineração, produzindo assim energia e minimizando a pressão sobre aterros. O abastecimento de água é um dos principais destaques no projeto. Tianjin Eco City estará localizada em uma área naturalmente árida e contará com um sistema que vai permi r aos moradores beber o líquido diretamente de suas torneiras. Os lagos e os canos foram reves dos com argila ou concreto para prevenir que a água salgada penetre. O projeto vai ainda mais além e há planos para a criação de uma usina que realize a

dessalinização da água. O esgoto também será tratado para fornecer uma fonte suplementar, e um grande esforço está sendo feito para que a Tianjin Eco City conte com um sistema de conservação de água, além da reciclagem do líquido para a irrigação e a reu lização em sanitários. Quanto ao transporte, os responsáveis pelo projeto afirmam que os carros não serão banidos. No caso, eles não pretendem criar obstáculos para as pessoas, apenas incen válas a u lizar transportes de baixo carbono ou mesmo a caminharem mais. Para isso, todos os locais da cidade foram programados para serem “andáveis”, tanto a pé como de bicicleta, interligando e dando acesso a todas as áreas de uma maneira fácil. Além disso, instalações de recreação livres serão oferecidas a cada 500 metros de caminhada saindo de qualquer lugar da cidade. Se tudo der certo até 2020, Tianjin se tornará modelo para futuros esforços de urbanização no mundo. 7


Outras Eco Cities pelo mundo

MASDAR CITY - Abu Dhabi Um oásis no meio do deserto árabe. Dispondo de algumas das tecnologias ecológicas mais modernas do planeta, Masdar City prova que o futuro é agora.

8


Cidade dos Sonhos

Sua construção foi iniciada em 2006, e desde então foram necessários três anos para que o projeto se tornasse uma realidade. Com inves mento calculado de US$ 1,4 bilhão, o complexo mostra viabilidade do uso de energias limpas.

9


Todas as ruas de Masdar contam com projetos que facilitam a criação de sombras e ajudam na manutenção de uma temperatura agradável.

10


Cidade dos Sonhos

Livre de automóveis e emissão de carbono, a cidade não possui conges onamentos - o sistema de transporte é todo elétrico. Conta, até o momento, com 10 veículos de quatro lugares que operam de forma totalmente automá ca, dispensando qualquer motorista.

11


Masdar City HOJE

A energia é gerada a par r dos ventos fortes caracterís cos da região, através de uma torre eólica de 45 metros que informa aos cidadãos a quan dade de energia consumida na cidade, além de painéis solares e gás natural.

12


Decorações Enxutas

13


Outras Eco Cities pelo mundo

New Songdo - Cor茅ia do Sul Uma metr贸pole digital, totalmente conectada.

14


Cidade dos Sonhos

Songdo quer ser pioneira em absolutamente todos os aspectos. Será uma cidade "verde", com 40% de sua área destinada a parques e praças. Não terá trânsito, já que possuirá um sistema viário planejado para aumentar a fluidez, além de altos investimentos em metrô, bondes elétricos e até táxis aquáticos elétricos. As ruas terão sensores no asfalto, que ajudarão a entender em tempo real os deslocamentos, o tempo dos sinais em caso de congestionamentos e até diminuir a iluminação das vias quando ninguém estiver passando, para economizar energia. Também será uma cidade "wireless", totalmente conectada - para se ter ideia, até as garrafas de refrigerante vendidas no supermercado terão uma

etiqueta eletrônica; depois de usadas, se as garrafas forem jogadas no cesto de lixo correto para reciclagem, o morador ganhará descontos nos impostos. Outras inovações são invisíveis, mas igualmente surpreendentes. A água das residências, por exemplo, será reutilizada na irrigação. Já o lixo, tanto o orgânico quanto o reciclável, será transportado por meio de canos pressurizados, dispensando a necessidade de coleta. Apesar da megalomania do projeto, ele já está saindo do papel - algo em torno de 40% da estrutura da cidade de Songdo está pronta e operante. 15


16


Cidade dos Sonhos

New Songdo HOJE

17


18


Fachadas pelo Mundo

Fachadas pelo Mundo | Tendência, design e inovação Centro de Tecnologia Hispasat

O projeto da nova sede da Hispasat é a remodelação de um edi cio existente, onde se reu lizou apenas a estrutura. No sen do de implantar um conceito contemporâneo, foi u lizado metal perfurado tendência, tanto para fins técnicos como decora vos com o obje vo de controlar a radiação solar e ma zar a visão. 19


The Scotts Tower

Com ‘‘espaços vazios’’ na fachada, arquitetos holandeses desenvolveram este projeto que apresenta uma nova dimensão de espaço ver cal funcional e flexível. Repletos de design, esses ‘‘espaços vazios’’ nomeados de Sky Frames, abrigarão piscinas, jardins e churrasqueiras. As unidades são divididas em 4 conjuntos de até 4 dormitórios que podem ser personalizadas de acordo com o es lo de vida do usuário.

20


Fachadas pelo Mundo

21


Five Franklin Place

Com um vestuário arquitetônico altamente decora vo, o Five Franklin Place não é um mero conceito gráfico. Inspirado no hijab, - véu u lizado pelas muçulmanas - sua fachada foi concebida a par r de chapas metálicas de larguras variadas, oferecendo privacidade com o máximo de luz e vista dentro de cada residência. Além de proporcionar espaços funcionais como varandas, terraços e guarda-sóis que desviam o calor, protegendo o interior.

22


Fachadas pelo Mundo

23


520 West 28th Street

O projeto captura a riqueza do co ntex to u r b a n o v i b ra nte e histórico do entorno, criando uma interação entra a cidade e o parque elevado, High Line. Com um arranjo que reinventa a experiência espacial, a integração de volumes fluem de um lado para outro. Cada residência tem sua própria iden dade, oferecendo diferentes perspec vas e pontos de vista interessantes do bairro.

24


Fachadas pelo Mundo

High Park

O projeto que se tornou ícone em Monterrey no México, parece ser uma obra de arte. Fachadas em pedra natural, muros verdes e muitos jardins nos terraços, permitem que o edi cio diminua a temperatura interna além de contrabalançar o sol forte com muitas sombras.

25


Stella Marina

26


Fachadas pelo Mundo

Stella é a expressão da habitação m u l - fa m i l i a r. S e u d e s i g n moderno inclui 244 residências, 9.000 metros quadrados de piso térreo, lojas e uma coleção de caracterís cas es lo resort.

27


As cores invadem as fachadas

28


Fachadas pelo Mundo

29


SkyCycle

SkyCycle | Livre do trânsito e da emissão de carbono!

Londres construirá 22O quilômetros de ciclovias suspensas em 1O anos

A ilustração acima será a paisagem real de Londres nos próximos 10 anos: trata-se da construção de 220 quilômetros de ciclovias sobre a estrutura já existente das linhas ferroviárias suburbanas, que cobrem pra camente toda a grande Londres. O projeto que permi rá o uso da bicicleta em um caminho livre de carros, ônibus e motos, foi projetado pelo arquiteto britânico Norman Foster. “Acredito que as cidades onde se pode caminhar ou andar de bicicleta ao invés de dirigir são lugares mais simpá cos para se

viver”, disse Foster. A rede de ciclovias, pode a ngir quase seis milhões de pessoas que vivem na zona de influência. Es ma-se chegar a doze mil ciclistas por hora. O SkyCycle foi pensado para ter mais de duzentas rampas de acesso espalhadas por toda a cidade. Em média, as deslocações de bicicleta diminuiriam até meia hora. Apesar de parecer uma proposta utópica, pode ser a solução para o ciclismo urbano. 31


PÕE NO DECORADO QUE FAZ O MAIOR SUCESSO!

WASHIT Mix de máquina de lavar roupa com chuveiro O disposi vo reaproveita a água residual e o sabão usados durante o banho para lavar roupa. Através de três filtros de água, o aparelho purifica os recursos do banho e os encaminha para o tanque de armazenamento para lavar roupa, evitando assim o desperdício.

Toda vez que o usuário deseja tomar um banho, tem a oportunidade de lavar suas peças de roupa sem usar água extra.

32


Põe no decorado!

LIGHT BIRD Lâmpada alimentada por energia solar

A criação recebeu o nome de Light Bird (Pássaro de Luz ) por seu visual diferente.

Com formato de asa de pássaro, ela abre e fecha com o acionamento de um botão. Durante o dia, em manhãs ensolaradas, a lâmpada deve ser colocada em área aberta para absorver energia e armazená-la em uma bateria, para ser usada a noite.

Recarregue o celular e outros gadgets sem complicação na sua própria janela Imagine um carregador que, quando fixado no vidro na presença da luz do sol, é capaz de produzir eletricidade com ajuda de um conversor...................... .

Uma equipe de designers industriais tornou essa opção viável. O aparelho possui painéis solares em um dos lados e conta com baterias de íons de lí o, que armazenam toda energia conver da.

33


Incrível, moderno e tecnológico, conheça o Eco Cycle Criado no Japão e intitulado de Eco Cycle, o sistema é a solução mais rápida e segura de estacionar sua bicicleta

Através de um grande depósito subterrâneo, com 11,5 metros de profundidade, qualquer cidadão pode simplesmente depositar seu veículo em um elevador, que automa camente aloja-a em uma das 204 vagas disponíveis do bicicletário. Cada bicicleta possui um chip, cujos dados também são armazenados no cartão do usuário, portanto ele é usado para guardar e re rar o veículo. Em menos de 10

34

segundos você pode ter de volta sua bicicleta, que ficou segura da variação de temperatura, e protegida. Na supercie, é preciso encaixar a bicicleta no trilho e apertar um botão. Por questão de segurança, o equipamento só desce se uma área não es ver sendo pisada pelo usuário. O sistema além de tudo é resistente a terremotos e inclui seguros contra roubos e vandalismos.


Eco Cycle

35


CONFIRA ALGUNS PROJETOS COM ASSINATURA MARCHI


HELBOR TRIOLOGY 茅 um projeto grandioso. Seguindo o conceito mul uso das modernas metr贸poles, a torre possui uma hierarquia arquitet么nica destacada a par r dos seus usos, apartamentos residenciais conectados com o hotel e escrit贸rios. Um projeto que surge para contribuir com o planejamento urbano das cidades e na qualidade de vida das pessoas.


MIXEDUSE - RUA DA BALSA

J. M. ARTE é um projeto que traz como conceito o grafismo brasileiro na fachada. Envolto por cores e arte, o destaque da arquitetura fica por conta da fluidez entre as duas torres. O tema escolhido foi o resgate urbano do movimento da cidade. Reves da em painéis de vidro, a cobertura se destaca com um volume descolado a par r de uma estrutura leve e fluida, compondo um acabamento que traduz o charme e a elegância do projeto.


com a Operação Urbana Água Branca, da Prefeitura de São Paulo, o projeto vem transformar a região em um novo centro empresarial e habitacional da cidade, alterando radicalmente esta região, antes ocupadas por indústrias e galpões.

SETIM MIDTOWN - PACAEMBU

SETIN MIDTOWN está em sintonia


O Edi cio G Rondon com a re s b e m b ra s i l e i ro ar cula todas as suas faces com vistas emolduradas em madeira. A implantação da torre em um terreno de esquina permite maior diålogo com o entorno, fazendo dele um empreendimento residencial diferenciado.


Materiais como concreto aparente, ripado em madeira e transparências na fachada fazem do Edi cio J 319 um projeto com iden dade. A planta dos apartamentos foi projetada para facilitar uma ambientação flexível e customizada, criando um conceito intera vo e cria vo.


O Tower Século XXI investe em um novo conceito de cidade. A permeabilidade desenhada cria uma praça frontal unindo em um mesmo local: condomínio residencial, sofis cados centros de compras, serviços e edi cio corpora vo.


O complexo HELBOR PATTEO MOGILAR adotou o conceito urbanís co agregado à sustentabilidade. O My Helbor Pa eo Mogilar e o Helbor Dual Pa eo Mogilar seguirão os princípios da construção sustentável por meio da Cer ficação do processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental).Envolto por praças, e restaurantes, convida o pedestre a sensações sensoriais e visuais de contemplação.


UPTOWN ARAOUCHE - CENTRO

O complexo mul uso SETIN AQUIDABAN se destaca na paisagem pelo seu desenho diferenciado, combinando conforto e modernidade, através da aplicação de materiais que transmitem a fachada uma transparência e sofis cação. Composto por 02 torres, uma residencial com serviços e outra agregando no mesmo edi cio, Hotel e escritórios, busca a ar culação espacial conectando o empreendimento à cidade de forma fluida, refle ndo o modo de vida dinâmico e cosmopolita do morador.


Evolução MinuciosaSolucionadora

Marcante

Tratamento Realista Proprietário Detalhista DomínioSolidez

Esté ca

Tradicional

Refinada

Sofis cada

Personalidade

Co-criação Conceito

Diferenciada Técnica Aberta Transparência

QualidadeNova Sensibilidade

Dinâmica

Inovação Agradável

Preocupada Moderna Equilíbrio Obje va Confiança Ambiente Atual

Estruturada

Amigável

Capricho

Traquila Atualizada

Experiente Clima Planejamento

A vaSimplificador Pragmá ca

Ditar Fluidez

Apresentação Clara

Facilitadora

Passado

Atenção Parceira ProcessoRacional Relacionamento

Par cularidade

Agregador

Atendimento

Visão

Prá ca

Próxima Cuidadoso An go Precisa União Es lo Flexível Contemporâneo

Respeito

História

Valores

Profile for Marchi Arquitetura

Revista Tendências N02  

Revista Tendências N02  

Profile for marchiarq
Advertisement