Page 1

Barcarena, de 15 a 21 de Fevereiro de 2014

Ano 2 - Edição 60

9 OFERTAS DE CONCURSOS PÚBLICOS. PÁGINA 9.

A COMUNIDADE DO ARAPARÍ RECEBE A TÃO SONHADA ÁGUA POTÁVEL FOTO: AEGEA

CULTURA

Barcarena já está no clima de Carnaval. Blocos saem as ruas no domingo Página 9.

POLICIA

Adolescentes agridem menina dentro de escola Página 8.

Confira nossas dicas de culinária. Página 11. Descubra seu astral: Hosrocópo. Página 10.

Evandro Chagas investiga surto de toxoplasmose em Barcarena Página 5.

Celebridades

PARÁ

será processa-

Energia elétrica ficará mais cara o aumento é de 4,6% Página 6.

A atriz Luana Piovane diz que nunca mais voltará ao programa de Fátima Bernardes.

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Página 10.

BRASIL

MUNDO

Bancada do PMDB quer derrubar o veto de Dilma ao projeto que permite criação de mais 200 municípios no país Página 7.

Tempestade de neve causa 6.155 acidentes e 13 mortes no Japão.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Globo

ACONTECE

Em Alta Para uma alimentação saudável a regra é apresentar um prato bem colorido.

ESPORTE

A camisa do time do Remo está entre as 10 camisas mais bonitas do mundo. Página 15.

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Página 11.

Danubia Santos lança sua candidatura a musa da copa.

Página 7.

FOTO: DIVULGAÇÃO

GIRO

FOTO: DIVULGAÇÃO

CIDADE


2 Barcarena-Pa, de 15 a 21 de Fevereiro de 2014

EDITORIAL AS ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO

Sobre mim a água da bem-aventurança já chegou Anjos dançam, tudo fica em tons coloridos, é felicidade, é alegria e contentamento Querem me ensinar o que é o amor Não falo de sentimento carnal ou de pele homem e mulher Falo de rios de águas vivas

água brotando, água limpida Que fluem da fonte de cristal Sentimento espiritualde acreditar que tudo é possivel Falo da pétala aromática do bem-me-quer da água que chegou aqui, na minha terra. Falo aqui das águas que São Francisco fez brotar este é um grande motivo que não pude di-

zer não as novas alegrias. E eu pedindo a São Pedro que aumentasse a inchente São Pedro eu estou gostando! Viva a chegada da água na cidade de Barcarena! A empresa Águas de São Francisco, filiada a EGEA. Realizou a primeira etapa do programa na comunidade do arapari.

A comunidade sempre sofreu com os problemas da água, mais do que outras comunidades do município, essa conquista foi uma vitória para a Vila do Arapari. Resgistra-se que surgiu uma Fonte de Água, que trouxesse alegria pra todos.

EXPEDIENTE ANO 2 EDIÇÃO 60

CONSELHO EDITORIAL DIREÇÃO-GERAL Simone Gonçalves DEPARTAMENTO JURÍDICO José Rubens Barreiros Leão EDITOR CHEFE Jully Rocha COLUNISTAS ADMMIPA Braulino Magno Pr. Raimundo Carvalho Tucupi

EDITORAÇÃO ELETRONICA Marcelo Zeno ILUSTRAÇÃO Alexandre Mendes

TELEFONES: CONTATO 91 8020-9530 DENUNCIAS 91 8889-9932 8413-8705 REDAÇÃO 91 8158-2252 COMERCIAL 91 89099409 / 99693187

CNPJ: 14530296/0001-67 Os conceitos emitidos em colunas e artigos assinados são de resposabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do jornal.

ESPAÇO DO LEITOR

HUMILHAÇÃO? A empresa que leva os estudantes universitários para Belém limitou a lotação do ônibus. Somente passageiros sentados podem ir no ônibus, a empresa alega que houve uma denúncia junto a Arcon de super lotação, por isso esta situação. O problema é que eles estão deixando vários estudantes nas esquinas de Barcarena a ver navios, a Lei Municipal que garante o transporte gratuito aos estudantes cadê, cedê o transporte? NAYR COUTINHO

REPORTAGEM/ESTÁGIARIO Donny Santiago

FOTO DA SEMANA

Charles Chaplin encantou o mundo, sua originalidade ganhou história no cinema. Na última semana o personagem celebrou 100 anos.

Amigo leitor, use o espaço acima para manifestar seus sentimentos em relação à cidade, aos serviços públicos, aos políticos em geral e às reportagens deste jornal. LIGUE 8197-6774 ou MANDE SUA MENSAGEM PARA: aprovinciaregional@gmail.com


3 Barcarena-Pa, de 15 a 21 de Fevereiro de 2014

EDITORIAL

RESERVA FLORESTAL

Vamos começar esta edição parabenizando a atitude de alguns órgãos públicos municipais, que estão mantendo uma reserva florestal em frente aos seus prédios. O posto da pedreira, a quadra esportiva, próximo a escola Aloysio chaves, a escola Marcos Martins Magnos, e ainda a escola Maria Cecília, em fim. São muitos órgãos que tem em seus terrenos e logo na porta de entrada, uma floresta ou reserva ambiental. O problema é só que, essa tal floresta, além de prejudicar a passagem das pessoas, ainda faz parecer que esses prédios estão abandonados.

PISCINA PÚBLICA

E pelo visto os órgãos públicos estão lutando para se superar. A unidade de saúde especializada (Bairro Nazaré/imobiliária) na Rua Capitão Tomé Serrão, por exemplo, decidiu manter logo na entrada, entre a Rua e a Calçada, uma piscina de água natural, que fica aberta ao publico de segunda a sexta-feira, todos os horários. O ruim é só que essa piscina está atrapalhando o transito e o trafego das pessoas que procuram a unidade de saúde. Sem falar que além dos riscos de idosos, crianças, gestantes e deficientes físicos caírem lá; as pessoas ainda correm um grande risco de adquirir doenças através da grande poça que se formou no local. Quando é que o secretario de saúde vai perceber que a Tal “piscina” esta oferecendo riscos a população.

ATRAPALHOS

A proposta oferecida a Wilson (mas conhecido como Wilson da Sedab), de assumir a secretaria de Juventude esporte e Lazer, na última semana, foi recusada. E o motivo do recuso é que intriga. ? Seria porque os servidores Pedrinho Pavulagem, e Elivelton Ogawa, costumam atrapalhar os serviços dos outros. Se eles estão na secretaria para somar, então. por qual interesse eles gostam de atrapalhar o trabalho do secretario? Tem algum interesse ou motivo especial ai? Pedrinho Pavulagem já foi secretario do órgão, e parece que ele não fez nada durante sua gestão, agora ele deve está querendo que os outros sejam como ele. Ou talvez esteja querendo retornar ao cargo. Quem sabe?

ADVOGADA? ASSISTENTE SOCIAL? OU CONSELHEIRA?

Já ouvi muitos casos recentemente de pessoas que relataram que receberam uma assistente social, outras que receberam conselheira tutelar, e outros que não sabem quem era afinal a pessoa. Bom, o ministério publico deveria avaliar isso ai, e verificar afinal qual profissão a pessoa exerce. Uma das conselheiras da Vila dos Cabanos, anda por ai se apresentando com varias funções, se ela é conselheira tutelar, então por que se apresentar como exercedora de outras funções?

AVANÇOS

Parece que os avanços realmente estão chegando no município de Barcarena. Após muitos anos sofrendo com as questões da água no município, os moradores, em fim, estão percebendo as mudanças. A água inclusive nem falta mais a partir das 22h da noite, como antes. Da até pra sair do futebol ou da academia um pouco mais tarde, sem se preocupar com o horário da água. Parece que as coisas realmente estão mudando.

INSEGURANÇA

As escolas municipais estão novamente apresentando diversos casos de violência. Há cerca de dois anos uma adolescente foi assassinada em frente a escola que estudava na vila dos cabanos. E agora parece que a situação está prestes a se repetir, se ninguém tomar uma atitude, os assaltos constantes que acontecem em frente as escolas, e ainda as brigas constantes entre adolescentes nas escolas, apontarão resultados trágicos logo, logo. Quando é que essas escolas vão deixar de oferecer insegurança, e vão começar a oferecer apenas ensino de qualidade e educação para os jovens?

MULHERES INDEFESAS

Esta semana diversos casos de violência domestica foram registrados nas delegacias de Barcarena. Quando é que essas mulheres vão poder ter uma vida tranqüila e sem violência? Quando elas vão conseguir adquirir o respeito, segurança, e direito a vida?

Chuva, energia e carnaval! Ouvi dizer que um famoso chefe de operações da Polícia Militar teria sua paciência posta à prova em relação ao fornecimento de energia elétrica em sua residência, na capital do Estado. O homem ficou – é o que dizem – tão furioso que deu até tiro para cima demonstrando sua indignação com o serviço que estaria deixando a desejar seus préstimos à população, especificamente os da sua casa. Se isso foi verdade, eu não sei, tampouco irei correr atrás para checar a verossimilhança, mas que o fato ilustraria muito bem, se realmente aconteceu, o que vem ocorrendo nas nossas casas quando se trata da energia elétrica tão necessária para o nosso dia-a-dia – digo, principalmente à noite! Nos últimos dias a situação tem sido complicadíssima, decisivamente quando chove. É praticamente o incidente perfeito: choveu, a energia elétrica desaparece! É como se a chuva anunciasse que não admite sua manifestação nos horários em que a outra, a energia elétrica, estivesse de corpo presente. Trata-se do momento de provação mesmo para nossa resistência diante de uma situação que parece incontrolável. E o que é pior, nem tente entrar em contato com o sistema de atendimento da fornecedora, principalmente nesses horários de escuridão diluviana. Por quê? Em primeiro lugar porque se o seu telefone for de alguma operadora de telefonia celular, ele não vai dar nem sinal de vida; parece que as maiores empresas de telefone móveis vão embora de mãos dadas com a tal da energia elétrica. Como diz meu amigo Ray: “Eu, em!”. Parece até coisa de outro plano, mistério do além, tudo fica no escuro e sob o estrondo da tempestade, nos fazendo esperar e esperar. Uma amiga, de conversa comigo por quase duas horas depois que a energia se foi, já sob os indícios de que não tardaria forte tempestade, uma vez que a chuvinha de leve e o céu escuro faziam a introdução de mais uma noite no escuro húmido, me dizia que tentou ligar mais de dez vezes para a fornecedora de energia e nada, até que foi atendida por alguém que lhe perguntara o que estava acontecendo. “Em plena escuridão da cidade, a pessoa, muito educada, que me atendeu perguntou qual era o problema, pode?”, disse ela. E continuou, “Como se a peste morasse em Marte, porque em Marte não deve faltar energia quando chove! Aliás, chove em Marte? Ká, ká, ká, ká!” Essa amiga ainda chateada e ao mesmo tempo rindo da situação, ainda me falou que quase ameaça a pobre da telefonista da fornecedora. Disse à moça que era inadmissível esse tipo de serviço tão ruim, ainda mais quando o cidadão mais precisa, em meio ao temporal; disse também que o serviço de cobrança da empresa está mais perfeito que o do SERASA, basta o cliente deixar pendente apenas uma conta que, na data do corte, com chuva ou sem chuva, não tem perdão, você fica estático, sem energia, a elétrica e a corporal, sem poder fazer nada! A cidade, que já não anda muito bem das pernas em alguns setores importantes como o asfaltamento das suas vias, agora no período chuvoso irá ficar ainda mais à mercê graças à energia com fobia aos índices pluviométricos. Olha, se as coisas para esses dois setores, pelo menos, não estiverem se ajeitando sob a responsabilidade a quem couber o problema oficialmente, não vejo luz no final do túnel – perdoem-me o dito popular, mas não pude evitar! –, principalmente por conta do nosso clima que nos premia, em maior ou menor grau, durante todo o ano, com as benditas chuvas. Vejo pela frente, sem muita simpatia, caso apagões elétricos e chuvas permanecerem casados, que teremos um desfile do meu querido Bloco Bica Grande, na segunda feira de carnaval ficar meio embotado. Obviamente tal embotamento não se dará pelo aglomerado de brincantes e suas fantasias originais. Claro que não seria por isso e tampouco pela alegria daqueles que desfilarão em meio a mais de 7000 foliões a percorrer as ruas esburacadas da sede do município, mas o brilho do mais famoso bloco de rua de Barcarena vai ficar um tanto esmaecido se chover – e sempre chove na segunda feira de carnaval –, assustando a pobre da fornecedora de energia, provocando o tal do apagão. Não quero nem pensar, principalmente nesse ano que estaremos voltando aos velhos tempos do carnaval com samba enredo, bateria e uma festa que promete ir noite a fora depois que o Bica Grande chegar à Praça da Matriz. Segundo meu amigo Fabrício Reis, grande percussionista, após mais de 15 anos, somente ficando na vontade de colocar uma boa turma de gente que toca e adora carnaval de rua, esse ano de 2014, assim que o Bica chegar à orla da cidade, finalizando sua participação, os brincantes ainda não satisfeitos com a diversão estarão em ótima companhia. Com samba bem cuidado na letra, bateria esmerada e muito fôlego de gente que adora carnaval e a cidade de Barcarena, teremos a grande energia do bloco que já está desde agora atraindo muita gente nos ensaios, no Arrastão dos Amigos. Espero que a diversão, a chuva e o samba não sejam ofuscados pela falta de energia elétrica e tampouco pela brincadeira sem graça de quem, nesses dias de folia, deve levar seu trabalho bem a sério.


4 Barcarena-Pa, de 15 a 21 de Fevereiro de 2014

CIDADE

AEGEA

de 234 filiados deixaram de votar, o que representa um total de 59% dos filiados. O sindicato vem ocupando os espaços de discussão e procura reppresentar com respeito e dedicação o seu filiado, levando sempre o dialogo e a ocorrência

para a mesa de negociação. Afim d que seus filiados sejam todos bem representados. Os trabalhos de apuração dos votos terminaram as 18h45min. E a única chapa que concorria ao cargo foi renomeada para presidir o sintesp.

Moradores denunciam escuridão de rua tores da noite. Cansados desta situação os moradores resolveram procurar nossa equipe de reportagem e denunciar a perigosa situação, principalmente por pessoas ques que usam a rua como passagem principal. No mesmo perímetro da rua em que os moradores denunciam a escuridão, fica localizado a feira do produtor rural, do Bairro novo, e ainda um mercado municipal. Durante o dia, a movimentação na área é intensa, devido funcionar ali um centro comercial com supermercado, açougue, igrejas, lojas, e outras instituições com ou sem fins lucrativos. A estudante, Odivane Araújo, mora há pelo menos 3 anos no local, e garante que ha alguns

DONNY SANTHIAGO

Total escuridão é a grande reclamação dos moradores da Rua Cantidio Nunes, entre a Avenida Frederico Vasconcelos e Rua 7 de setembro. Na área, os moradores denunciam que esta sem iluminação há pelo menos 11 meses, e a escuridão tem tornado o espaço ponto estratégico de criminosos, que ameaçam constantemente as pessoas que necessitam trafegar pelo perímetro durante a noite. Os vários postes com luminárias queimadas e outros sem o braço de luz, deixam muito a desejar quando o assunto é iluminação. A total escuridão tem deixado famílias na mais completa escuridão e a mercê de malfei-

meses a escuridão tomou conta da Rua, e afirma que essa situação tem causado muita preocupação para ela. Odivane reclama que quando chega da universidade, fica extremamente amedrontada ao ter que passar pela rua escura, visto que sua casa fica localizada exatamente no perímetro mais escuro da rua. Os comerciantes do local também reclamam da insegurança, segundo eles, por diversas vezes a feira municipal sofreu assaltos durante o período noturno. Nossa reportagem registrou e apresentou as imagens a Secretária de Obras para providências imediatas. “A título de sugestão”, os moradores dizem que o secretario Afonso, poderia adotar eventual

ronda noturna na cidade com equipe de eletricistas para reposições onde se fizesse necessário, sem a necessidade incômoda da comunidade ter que anotar número de poste com problema para uma notificação ao poder público. Em nota a secretária de obras afirmou que será avaliado a situação e que o secretario vai buscar soluções imediatas para a situação desta e outras Ruas que se encontram em condições semelhantes. A secretaria pede ainda que os moradores denunciem as ruas escuras, para facilitar o reconhecimento e identificação dos problemas, para assim facilitar a reposição e reparo das luminárias.

DONNY SANTHIAGO

O Mês de Dezembro encerrou o ano com saldo negativo para os comerciantes de Barcarena. O saldo da balança comercial do município fechou o ano com saldo Record negativo. O resultado demonstra uma queda de aproximadamente 35% na economia, com exceção dos de 2009 a 2012 que vinham apresentando crescimento. Os comerciantes garantem que nos últimos dois anos, o comercio tem sofrido quedas e que a comercialização de produtos tem estado bastante decaída. Segundo alguns trabalhadores a incerteza de trabalho seguro é grande. Na medida que o comercio vai decaindo, os trabalhadores temem bastante a perca de seus empregos. Os representantes do setor industrial destacam que, caso persista este cenário desfavorável aos comerciantes, as empresas podem ser obrigadas a diminuir a produção e cortar mais custos. “as empresas tem de fazer toda uma logística interna, mexer no

FOTO: DONNY SANTHIAGO

BALANÇA COMERCIAL DE BARCARENA TEM DÉFICIT DE QUASE 35%

preço, na produtividade e alguns setores podem até dispensar” comenta o empresário José santos, que produz diariamente Pães e salgados. Segundo José Santos, o cenário gera incertezas “O que é preocupante é que, por conta desses resultados, alem dessa redução

na produtividade, os trabalhadores terão incertezas dos seus empregos e o consumidor acabará pagando mais pelos produtos.” É o que também destaca o empresário Edson Freitas “esse cenário inibe o consumo e começa a travar a economia.” Destaca Edson. A empresaria Janete Mazo-

ler, acredita que as demissões de servidores públicos ocorridas no inicio deste ano, aumentaram para a queda na compra e consumo de produtos. A correspondente da secretaria de desenvolvimento explica que o município pouco pode fazer para reverter este cenário. “o que o município pode fazer é oferecer um bom apoio logístico”, comenta. Isso porque os impostos que são do encargo do município não atingem fortemente o setor comercial. “o município tem IPTU, alem desse, somente as empresas de serviços, que pagam o ISS [imposto sobre serviços] diz. Outra medida possibilitada pela cidade é o apoio a inovação, através da aproximação entre as empresas e as instituições de ensino profissionalizantes. “O município, ao longo dos últimos anos, tem fomentado a inovação, como a criação de projetos que instituem capacitação profissionalizante, por exemplo.” Mas se não houver parceria entre as empresas, prefeitura e governo do Estado, será difícil para a uma cidade atuar nesta questão, “e os resultados só surgirão no longo prazo”. Garante a economista Sandra Melo.

Em pouco mais de 24h após assumir os serviços de água e esgoto de Barcarena, a Águas de São Francisco recuperou, na última quinta-feira, 6, a capacidade de produção de dois dos quatro poços que abastecem a comunidade do Arapari. O sistema que fornece água para o bairro está localizado na comunidade de São Felipe, que agora passa a produzir 1.238 mil litros de água diários, um aumento de 3,9 vezes. Duas bombas novas foram instaladas em dois poços que estavam inativos no sistema de São Felipe. Com o equipamento novo, o primeiro poço reativado passou a fornecer 13 mil litros de água por hora (13m³/h); e o segundo 28 mil litros por hora (28m³/h). No total, os dois poços têm uma vazão de 820 mil litros de água por dia. Creonice da Costa, que mora há mais de 10 anos no Arapari, já percebeu a diferença na torneira de casa. “Há treze anos, nós temos dificuldades com água aqui, principalmente para beber, que nunca tivemos. A primeira água da manhã era amarela igual ao tucupi, não todos os dias. Teve uma época que ficamos uma semana sem água aqui no Arapari, tínhamos que pegar água no rio para tomar banho e comprar para beber e fazer comida”, conta a moradora. “Agora está tudo de bom. Água é vida! Estou muito feliz. Dá para fazer as coisas sem ter que ficar andando atrás de água”, comemora.

Aos 79 anos, João Silva, que mora no Arapari, também se alegrou com a chegada da água na comunidade. “Quando não comprávamos água de Belém, íamos comprar em São Felipe, três vezes por semana. Em 17 anos, agora que veio água de São Felipe. A gente usava água daqui (de um poço local) só para lavar roupa e tomar banho. Agora vai mudar, não vou precisar mandar buscar água pra mim, vou ter água sem sair de casa. Agora que chegou água está beleza para nós”, explica João. Antes da reativação, o sistema contava apenas com dois poços, com uma vazão total de 280 mil litros de água por dia. Além de recuperar a produção do sistema, os quatro poços irão operar de acordo com a necessidade dos clientes. Agora, a concessionária trabalha na recuperação da adutora - rede que leva água diretamente do sistema em São Felipe até a comunidade do Arapari, reparando os vazamentos e garantindo o abastecimento da comunidade. Até a manhã do ultimo dia (11) de fevereiro já haviam sido reparados pelo menos 35 vazamentos ao longo da adutora. Concessão – A Águas de São Francisco assumiu os serviços de saneamento da Barcarena na última quarta-feira, 05, após a assinatura do contrato com a prefeitura municipal. A empresa recém criada pertence à AEGEA Saneamento, a holding de saneamento do Grupo Equipav. Atualmente, a Aegea opera em 30 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato FOTO: AEGEA

Com a finalidade de fortalecer o processo democrático na instituição, e fortalecer a idéia de que “unidos somos mais fortes”, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde publica do Estado do Pará realizou na manhã do ultimo dia (7) de fevereiro, em todo o estado a eleição para a diretoria Estadual e diretores dos núcleos. Contando hoje com 384 filiados no Sintesp de Barcarena, apenas 346 destes filiados estão aptos para votar. A eleição iniciou por volta das 7:30h da manha, com abertura das urnas a presença dos residentes de Mesa Maria Lindalva Melo, e Obadias Barros de Jesus. Alem também da presença de repre-

Águas de São Francisco recupera fornecimento de água no Arapari

FOTO: AEGEA

sentantes do sintesp, e fiscais de Chapa. Logo após a abertura das urnas, elas foram direcionadas para as diversas localidades a fim de facilitar a votação. A eleição seguiu tranquilamente durante todo o dia, sem que houvesse qualquer interferência, e ainda em perfeita normalidade. Foi encerrado o prazo para as votações por volta das 17h da tarde, e as 18:h já começava as apurações dos votos. Do numero total de membros aptos a votar, apenas 153 pessoas compareceram aos locais da votação. Deste total, pelo menos cinco votos foram em branco para a executiva Estadual. Segundo o diretório de núcleo e o conselho fiscal, cerca

DONNY SANTHIAGO

FOTO: DONNY SANTHIAGO

SINTESP ELEGE A NOVA DIRETÓRIA


5 Barcarena-Pa, de 15 a 21 de Fevereiro de 2014

CIDADE

EVANDRO CHAGAS INVESTIGA SURTO DE TOXOPLASMOSE EM BARCARENA ALUBAR em até dois meses. Enquanto isso, fonte de infecção; os grupos mais mantém algumas medidas foram tomadas expostos e os fatores de risco; Sobre a Doença bem como confirmar o diagnóspara prevenir novas ocorrências. Apesar da associação imediata que muitos fazem entre a toxoplasma equipe de pesquisado“O que temos ainda são pes- tico e determinar as principais certificação mose e os gatos, os felinos não são os únicos vilões desta história. A res e técnicos do Instituto soas com algumas manifestações características epidemiológicas. infecção causada pela doença também pode surgir devido à ingestão Evandro Chagas está em clínicas persistentes que estão O seu propósito final é orientar de alimentos mal lavados ou mal cozidos e pela ingestão de água mal da ISO 14001 Barcarena, desde inicio deste mês aguardando resultados de exa- medidas de controle para miniDONNY SANTHIAGO

U

fazendo a investigação epidemiológica do surto de toxoplasmose. “É importante deixar claro que, na prática, o surto já ocorreu.” A Secretaria de Saúde do Pará, o Instituto Evandro Chagas e a prefeitura de Barcarena uniram forças para descobrir a causa do aparecimento repentino de casos de toxoplasmose na cidade. Pelo menos 45 pessoas já foram infectadas pela doença, mas segundo informações da secretaria de saúde, estas pessoas já estão sendo medicadas e passam bem. Na semana passada, o diretor de endemias da Sespa, Bernardo Cardoso, esteve em Barcarena para avaliar a situação. Ele disse que o resultado da investigação sobre a origem do surto pode sair

mes”, esclarece Bernardo. Por falta de condições de higiene, a Vigilância Sanitária do município suspendeu a venda de açaí em um ponto da cidade suspeito de contaminação. A toxoplasmose é transmitida por meio das fezes de gato, água ou carne malcozida de animais infectados. Por isso, os médicos recomendam lavar com água corrente os alimentos antes de comê-los. A investigação epidemiológica é um trabalho de campo, realizado a partir de casos diagnosticados ou suspeitos e também de pessoas que tiveram contato com as áreas de ocorrência, mas não adoeceram. Os principais objetivos são: identificar evidencias da possível

mizar a possibilidade de ocorrência de novos surtos. Por enquanto a equipe do instituto Evandro Chagas continua no município afim de realizar investigações, na busca de descobrir as verdadeiras fontes da origem do surto da doença. Nossa equipe tentou conversar com a equipe do Evandro chagas que está no município para falarem sobre o assunto, porem eles disseram não ter permissão para relatar qualquer coisa sobre o caso. A equipe do instituto continua realizando pesquisas no município, a origem do surto de toxoplasmose em Barcarena ainda é desconhecida. O governo promove uma ação integrada para inibir o avanço da doença no município.

NACI oferece serviços jurídicos e retirada da nova carteira profissional de trabalho DONNY SANTHIAGO

Desde o dia (4) de fevereiro de 2014, o NACI – Núcleo de Assistência ao Cidadão, projeto social idealizado pela câmara municipal de vereadores está realizando a retirada da nova carteira profissional de trabalho informatizada. E ainda serviços jurídicos que atendem a população de baixa renda do município. Com o horário de atendimento iniciando as 07h da manhã, o NACI atende uma longa demanda de pessoas que fazem a retirada da nova carteira profissional de trabalho. Até as 13h da tarde, também é possível que a população usufrua ainda de serviços jurídicos, com advogados que atendem a população. Mas vale ressaltar que os serviços de atendimentos jurídicos acontecem apenas na segunda e sexta-feira de cada semana. Já a retirada da nova carteira de trabalho ocorre normalmente de segunda a sexta-feira de 7 às 13h.

Logo no primeiro dia de atendimento, o movimento foi bastante intenso no NACI, na manhã de terça-feira (4). Muitas pessoas procuraram a instituição para retirarem a segunda via da carteira de trabalho, e muitos para reajustarem alguns problemas encontrados na primeira via do documento. Um dos primeiros beneficiados com o serviço, Marcelinho, Disse que esta é a segunda via do documento que ele, após um longo tempo, conseguiu retirar. Marcelinho explicou que a primeira via de seu documento estava com o seu nome errado, então foi necessário a retirada de uma nova via do documento. Edir Teixeira Melo, da superintendência regional do Trabalho, esteve no NACI nos primeiros dias de atendimento, para orientar os outros profissionais a como fazer de forma correta os procedimentos para a retirada do novo documento profissional. De acordo com a população a chegada do Núcleo de assistência

ao cidadão, deve melhorar e facilitar a emissão do documento, pois, anteriormente, era necessário ir a Belém ou Abaetetuba para retirar documento. O NACI - Núcleo de Assistência ao Cidadão foi aprovado sob o projeto de lei de nº 002/2011, no dia 3 de maio de 2011, pela câmara municipal de vereadores de Barcarena. Os interessados devem procurar a NACI para realizarem a retirada da nova carteira profissional de trabalho informatizada, munidos de documentação original e copia de certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de residência e fotos para documentos. O NACI fica na rua Santo Antonio, esquina com a Lameira Bittencourt (Altos da loja revendedora de cartões e recargas para telefones móveis). Após a solicitação dos documentos o cidadão deverá aguardar por um prazo de quinze dias, que é quando ele deve retornar ao Núcleo para a retirada do novo documento.

tratada, entre outros fatores.

Origem

Causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, a doença, muitas vezes, pode não se manifestar em pessoas com a imunidade preservada. O protozoário da toxoplasmose é liberado quando os gatos infectados defecam na terra ou nas plantas. Apenas o contato com os gatos não transmite a doença e, sim, o contato com o solo por ele contaminado.

Tratamento de Toxoplasmose

É recomendado que se marque uma consulta com o médico se você desenvolver sintomas de toxoplasmose. Essa doença requer tratamento de urgência ou emergência se ocorrer em uma pessoa imunodeprimida ou em um bebê, ou se houver confusão mental, convulsões ou outros sintomas graves. As pessoas assintomáticas geralmente não necessitam de tratamento. Os medicamentos para tratar a infecção incluem drogas antimaláricas e antibióticos. Os pacientes com AIDS devem continuar o tratamento enquanto o sistema imunológico estiver debilitado para evitar que a doença se manifeste novamente. Para obter informações sobre o tratamento de bebês e mulheres grávidas, consulte toxoplasmose congênita.

Universitários reclamam da falta de transporte DONNY SANTHIAGO

“Sardinha enlatada”. Essa foi à expressão utilizada pelos estudantes universitários para mostrar a situação do transporte universitário dos estudantes residentes no município de Barcarena. Segundo alguns universitários, vários alunos diariamente viajavam para as faculdades de Belém, e outros municípios como Abaetetuba, e Moju. Mas a frota de ônibus que está sendo disponibilizado para a deslocação destes estudantes não esta sendo suficiente. Em contato com a nossa reportagem, os estudantes reclamaram ainda do atraso da saída e da chegada do transporte. E afirmam que em alguns horários, os ônibus não estariam parando para que os estudantes possam adentrar nos veículos a fim de conseguirem chegar a tempo nas universidades. A estudante Nayr Coutinho disse que a situação vivida pelos estudantes passa a ser uma Humilhação. “A empresa que leva os estudantes universitários para Belém limitou a lotação do ônibus. Somente passageiros sentados podem ir no ônibus, a empresa alega que houve uma denúncia junto a Arcon de super lotação, por isso esta situação”. Destacou Nayr. A grande reclamação dos estudantes é exatamente esta, a d super lotação nos transportes. No

inicio do ano letivo das universidades, é natural que cresce o numero de estudantes que precisam se locomover para outras cidades para estudar, e isso faz com que acumule o numero de passageiros nos transportes, prejudicando e pondo em risco segurança de motoristas, cobradores, e passageiros. Nayr Coutinho através de uma rede social Questionou sobre os direitos que os estudantes tem, de poder ir a outras localidades para poderem realizar seus estudos. “O problema é que eles estão deixando vários estudantes nas esquinas de Barcarena a ver navios, a Lei Municipal que garante o transporte gratuito aos estudantes cadê, cedê o transporte?. Questiona ela. Os universitários Também revelaram que periodicamente são flagrados de duas a três pessoas dividindo o mesmo banco e o corredor fica completamente tomado, sem que sequer sobre espaço para o passageiro antes de descer do veiculo, trafegar tranquilamente, e Alguns alunos chegam a viajar aproximadamente duas horas (ida e volta) diariamente em pé. “Estamos pedindo ao secretário de Transporte que seja consciente, pois muitos de nós trabalhamos durante o dia e à noite vamos estudar no maior aperto e voltamos cansados”,reforçam os estudantes. O medo também faz parte das viagens. Por falta de espaço, o transporte não oferece segurança nenhuma aos passageiros, e muitas vezes criminosos se infiltram juntos aos passageiros, e costumam realizar assaltos constantes durante as viagens.

DONNY SANTHIAGO

Mais do que cumprir com os requisitos das leis ambientais, possuir um Sistema de Gestão Ambiental é um compromisso da Alubar com o meio onde está inserida. A fabricante de vergalhões e cabos elétricos de alumínio, localizada em Barcarena, possui a ISO 14001 desde 2010 e manteve a certificação após a auditoria realizada pela ABS Quality Evolutions, no período de 27 a 30 de janeiro. Segundo o auditor da empresa certificadora, José Carlos Derísio, três fatores chamaram atenção durante a auditoria. Na área da Produção Metais, onde são produzidos os vergalhões, foi feita a substituição de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de LED, o que aumentou a eficiência na iluminação do ambiente, diminuiu o consumo de energia e, consequentemente, a durabilidade das lâmpadas. Agora, o objetivo da Alubar é fazer as trocas nas demais áreas. Em operação desde janeiro, a Estação de Tratamento de Esgoto também foi apontada pelo auditor como outro destaque durante a avaliação. “Na auditoria passada, a estação estava na etapa de fundação e vê-la em funcionamento foi um importante avanço no tratamento dos efluentes da empresa”, afirmou. De acordo com o gerente do Controle de Qualidade e Meio Ambiente da Alubar, Raimundo Nonato, atualmente, todas as saídas de água são direcionadas para a estação, onde ocorre o tratamento químico e biológico dos efluentes. A intenção é que, em breve, os dejetos sanitários também sejam tratados pela estação. A Alubar também conseguiu reduzir o consumo de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), um insumo não renovável utilizado nos processos da Produção Metais. Além de contribuir com o meio ambiente, a redução também representa uma economia para a empresa. Após a avaliação, o auditor aprovou os processos e fez algumas sugestões de melhorias. Para Raimundo Nonato o sistema está em amadurecimento. “A tendência é que ele fique cada vez mais consolidado”, finalizou. Saiba mais: A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.


6 Barcarena-Pa, de 15 a 21 de Fevereiro de 2014

Para, Brasil ACONTECE

AUMENTO NO MATERIAL ESCOLAR

JULLY ROCHA

O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) apresentou nesta última semana o índice de preço ao consumidor (IPC) do ano. Segundo o Idesp a inflação é maior que a do ano passado, e os vilões deste aumento são os matérias escolares. Matérias ligados a educação como livros, papelaria em geral, impulsionado com o período de

Obras no aeroporto de Belém JULLY ROCHA

volta as aulas despertou a alta de 2,91%. Ainda de acordo com Idesp os maiores geradores foram o aumento das mensalidades e matriculas que subiram em 8,35% , houve alta nos livros de 1º e º grau com 4,8% Despesas pessoais com alimentação, bebidas, comunicação e móveis também puxaram a alta da inflação. Mais, a noticia boa é que gastos com vestuário, transporte, habitação, saúde e cuidados pessoais tiveram aumento menor que o da inflação.

Em janeiro a ANAC enviou uma nota técnica para a Infraero sob os novos procedimentos a serem tomados no período chuvoso no Estado, o documento foi publicado e orientava que as aeronaves não operem na pista principal (de 2,8km) até o mês de março. Devido a Agencia Nacional de Aviação Civil – ANAC -restringir as operações nas pistas a Infraero publicou um edital para licitação de obras no aeroporto internacional de Belém. Segundo a Infraero o aeroporto havia feito uma reforma na pista em dezembro de 2013 e que apresentava aderência adequada para pista molhada.Os trabalhos realizados foram revitalização de pavimento, restauração, sinalização e troca de asfalto, o investimento foi de R$ 4,6 milhões.

Energia deve aumentar 4,6% JULLY ROCHA

Segundo a empresa a CDE serve para cobrir os gastos de programas como Luz Para Todos, Subsídios para uso de termoelétricas no norte do pais e também a redução de 20% na tarifa de energia proposto ano passado pelo governo federal.

De acordo com a Aneel o aumento ainda deverá ser pautado em audiência pública e poderá receber sugestões até o dia 16 de março. As despesas do CDE são de R$ 1,55 bilhões somente do ano de 2013.

Trote na USP tem doação de cabelos de calouros para crianças com câncer Os calouros aprovados no vestibular da Fuvest para os cursos oferecidos no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP) participaram da ação de doar os cabelos cortados durante o trote para uma entidade que produz perucas para crianças com câncer. "Essa coisa de cortar o cabelo já é uma tradição do trote", explicou Fábio Hirano, membro da comissão de recepção dos "bixos". A ideia foi dar um fim produtivo aos fios cortados. A confecção de perucas exige que os tufos de cabelo tenham

pelo menos dez centímetros de comprimento. Por isso, calouros e calouras (e até veteranos e veteranas) com cabelos compridos aderiram à causa. Até as 11h desta quarta-feira (12), pelo menos meia dúzia de pessoas haviam doado parte dos cabelos para a ONG Cabelegria. Uma delas foi a caloura de estatística Camila Fontoura, de 18 anos. Ela conta que decidiu aderir de última hora, e cortou dez centímetros dos cabelos tingidos de vermelho. "Eu não ia cortar, foi um impulso. Achei a causa bacana", afirmou. Wesley Faveron, de 20 anos,

foi calouro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2013, mas, na época, não deixou que os veteranos cortassem o cabelo comprido mantido havia mais de três anos. Agora que foi aprovado em licenciatura em matemática na USP e decidiu se matricular para estudar mais perto de casa, ele decidiu participar do trote solidário e doou cerca de 20 centímetros de cabelo. "Eu não quis [cortar o cabelo na Unicamp] porque lá era de 'zoeira'. Aqui é uma iniciativa de solidariedade. Então, aderir. E cabelo cresce depois", disse.

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Após cálculos sobre déficit de R$ 5,6 bilhões a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel anuncia reajuste na conta de luz de 4,6%. Os cálculos da Anel sobre as

receitas e despesas da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE de 2014 deverá ser repassado para as tarifas dos consumidores. O aumento foi repassado durante uma reunião de diretoria da empresa.

Todo aeroporto tem a pista principal e também uma pista auxiliar. Paulo Alonso consultor técnico explicou o motivo que as aeronaves não usam a pista auxiliar. Os problemas da pista auxiliar (de 1,8 km) é que apresenta um acumulo de água e este é o mesmo problema apresentado na pista principal e que também a pista auxiliar é mais curta e possui menor espaço para frenagem. A Associação Brasileira de Empresa Aéreas –ABEAR afirma que as pistas do aeroporto Internacional de Belém não oferece capacidade de drenagem adequada para a segurança operacional de aeronaves seja na pista principal ou na auxiliar. O edital publicado no Diário Oficial da União prevê a criação de ranhuras, “as grooving” na área de frenagem das pistas. Uma das exigências da Infraero é que a obra seja executada em 30 dias o investimento equivale a R$867 MIL.


7 Barcarena-Pa, de 15 a 21 de Fevereiro de 2014

e Mundo

ACONTECE

PMDB quer derrubar veto de Dilma a rateio do FPE

JULLY ROCHA

FOTO: DIVULGAÇÃO

Neste mês foram registrados 13 morte no Japão devido uma tempestade de neve. As mortes foram confirmadas em nove áreas, após acidentes de trânsitos ou FOTO: DIVULGAÇÃO

Pressionado por prefeitos e governadores, o Congresso Nacional se articula para derrubar, em agosto, o veto da presidente Dilma Rousseff à lei que cria novas regras de rateio do FPE (Fundo de Participação dos Estados). A derrubada do veto tem o apoio de governistas, principalmente do PMDB, que prometem retomar texto original da lei aprovado pelos congressistas há um mês. Dilma vetou o trecho que retira os impactos das desonerações dadas pelo governo federal aos Estados e municípios. O projeto aprovado pelo Congresso previa que eventuais desonerações impostas pelo governo teriam efeito apenas na cota de arrecadação destinada à União, não tendo impacto nos repasses do FPE e FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O trecho vetado é de autoria do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) que, com o apoio da base governista, incluiu no projeto do FPE a questão das desonerações.

NEVE MATA 13 PESSOAS E CAUSA 6.155 ACIDENTES NO JAPÃO queda no gelo. casas atingidas pelo corte

"Isso seria o fim da gentileza com chapéu alheio. Prefeituras e governos estaduais não podem ser penalizados enquanto Dilma favorece um pequeno grupo encabeçado por montadoras", disse ele. Líder do PMDB, o deputado

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) admite a derrubada do veto. O deputado disse que articula colocar o veto em votação em setembro. O presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski, deu início à mobilização dos prefeitos para

De acordo com a NHK ocorreram 6.155 acidentes rodoviários devidos as condições das estradas. Somente no primeiro dia da semana foram registrados 1.800

de energia elétrica. A tempestade de neve obrigou as empresas de transportes aéreos a cancelar centenas de vôos no fim de semana, afetando milhares de passageiros.


8 Barcarena-Pa, de 15 a 21 de Fevereiro de 2014

POLICIA ADOLESCENTES AGRIDEM MENINA DENTRO DE ESCOLA DONNY SANTHIAGO

A

violência sofrida por uma adolescente de 14 anos no último dia 7 de fevereiro, no interior da escola Khayat, levou o pai da estudante a procurar a delegacia da Polícia Militar, para que os PMs apurassem o caso.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado após a adolescente ser agredida por pelo menos outras duas adolescentes, uma de 17 e a outra de 14 anos de idade. “Antes da agressão elas chamaram vários colegas para ver o que elas iriam fazer com minha filha”, conta o pai da adolescente Samuel Barros. Segundo o pai da estudante,

Loja é assaltada no centro de Barcarena DONNY SANTHIAGO

Um homem armado invadiu na noite da última sexta-feira (07) uma loja, na Rua São Francisco, no Bairro Centro. De acordo com a Polícia Militar, após anunciar o assalto, o criminoso rendeu a proprietária da Loja.

depois fugiu do estabelecimento deixando prejuízos para ela. Toda a ação do assaltante durou poucos minutos. O caso foi registrado e permanece sob apuração. Mesmo após buscas ao criminoso os PMs não conseguiram pistas sobre o paradeiro do criminoso.

Homem é preso após agredir e manter mulher em cárcere privado DONNY SANTHIAGO

Foi conduzido à Delegacia de Barcarena, pelo setor investigativo da Polícia Militar, Jesse Corrêa de Oliveira, de 29 anos, acusado de agredir a socos e pancadas a Srª Rozilene Vilhena Bittencourt. Em depoimento a Polícia, Rozilene disse que viveu momentos de crise quando seu companheiro a manteve em cárcere privado após achegar embriagado em sua residência, agredindo-a. Diante das ameaças que so-

freu Rozilene teme que o homem possa cometer ainda outras agressões contra ela. Segundo a vítima, as agressões ocorreram por volta das 13h da última sexta-feira (7) quando a mesma estava em sua residência. Lá os dois teriam entrado em desentendimentos e Jesse Correa a agrediu. De acordo com a Polícia, Jesse foi preso com sintomas de embriagues. Jesse foi preso, e deverá responder pelo crime de Maria da Penha.

a aluna já vinha sendo vítima de bullying há um certo tempo. Mesmo informada sobre a prática dos agressores a direção da escola preferiu se omitir a tomar um posicionamento. As alunas seriam reincidentes e já tinha, não só, praticado bullying contra outros alunos como também agredido há outros estudantes.

ANA PAULA BARBOSA DA SILVA

A responsabilidade administrativa do colégio vai ser apurada, informaram os responsáveis da estudante

Segundo a PM, na representação, a defesa da estudante sustenta que a adolescente sofreu inúmeras agressões de cunho moral e psicológico. O pai da vítima conta que a filha está se sentido completamente envergonhada com a situação, por conta dos traumas sofridos durante o tempo em que foi agredida pelas outras adolescentes.

Homens são presos após furarem barreira da PRE Dois homens foram detidos após furar uma barreira da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) em uma BR, distante a 36 km de Barcarena, na tarde da última sexta-feira (07). De acordo com a PRE, os agentes realizavam o trabalho de

fiscalização quando deram ordem de parada ao veículo Honda Bros, de cor Vermelha, com os jovens sobre ela, que não obedeceram e fugiram do local. Durante a fuga, eles fizeram várias ultrapassagens pelo acostamento, gerando perigo a pedestres e aos demais veículos. Houve

Morador tem casa invadida e pertences roubados

acompanhamento tático, até que os policiais conseguiram abordá-lo novamente. Após abordagem o condutor do veiculo junto ao passageiro foram detidos pela Policia Militar da Vila do Arapari, e encaminhados à Delegacia da PM, em Barcarena.

DONNY SANTHIAGO

Maria Célia de Jesus Dias, de 20 anos, foi vítima de uma tentativa de assalto, na manhã da ultima quarta-feira (6), em frente à escola onde estuda, no bairro da Betânia em Barcarena. A vítima relatou que estava na porta da Escola José Maria De Moraes, quando um indivíduo , anunciou assalto contra ela, e levou o seu celular. A vítima ainda tentou correr em direção à escola, mas foi surpreendido pelo criminoso que estaria armado durante a ação. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas por toda a imediação, mas, até o fechamento da ocorrência o suspeito não foi encontrado.

Briga de casal termina na delegacia

DONNY SANTHIAGO

O Morador Pedro Santos Araújo, da Rua Manoel Tavares, teve a sua casa invadida e roubada por um criminoso ainda desconhecido dos moradores do Bairro da Pedreira, onde ele reside. Segundo Pedro, sua residência teria sido invadida, enquanto ele não estava presente na casa. O local foi arrombado pelo criminoso que conseguiu levar uma bicicleta e uma mochila

DESAPARECIDOS LIGUE 181

ANA JULIA ALVES TOMAS

Uma representação contra o estabelecimento escolar já foi protocolizado na Conselho Tutelar de Barcarena, na qual os pais da adolescente acusam as agressoras de violência.

Estudante é alvo de assaltante em frente à escola

PATRIK

FIGUERREDO

PROCURADOS LIGUE 181

EWERTON GUSTAVO DA SILVA

contendo diversos pertences de Pedro. A polícia foi até o local para apurar o crime e ainda chegou a realizar buscas ao criminoso, porém, sem se quer, conseguir pistas do assaltante. Segundo moradores, já há vários Boletins de Ocorrência referente a arrombamentos de residências no Bairro. Mas infelizmente a policia não conseguiu encontrar o criminoso.

DONNY SANTHIAGO

O ciúme teria sido o principal motivo de uma briga de casal na Travessa Jaime Dias, no Bairro Novo em Barcarena. Os dois foram encaminhados à delegacia depois de se agredirem na noite do último dia (6) de fevereiro (quarta-feira). Segundo informações da Polícia Militar, a discussão começou na própria residência do Casal. O casal, que não teve o nome

divulgado, chegou em casa e voltou a brigar. Durante a discussão, o homem agrediu a esposa com golpes de socos e ponta pés. A mulher também conseguiu atingir o marido e a briga passou a ser observada por populares e vizinhos. Os dois foram encaminhados pela PM à delegacia da Polícia Civil para as medidas legais cabíveis.

Jornal A Província Regional. Caderno 1.  

De 15 a 21 de FEV de 2014. Ano 2, Edição 60.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you