Page 1

MOBILIDADE PROFISSIONAL CARREIRAS INTERNACIONAIS

PROJETO FINALISTA NOS CONCURSOS:

EMPREENDEDORISMO SOCIAL— DIOGO VASCONCELOS CONCURSO NEGÓCIOS SOCIAIS—SHARE UP


01.


PROJETO TALENT ABROAD I. OBJETO SOCIAL II. PROBLEMA SOCIAL III. CONCEITO E VISÃO IV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS V. PLATAFORMA ONLINE VI. EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL


OBJETO SOCIAL Mobilidade profissional e Carreiras Internacionais

A mobilidade profissional e a construção de carreiras internacionais mais que uma realidade, é também uma tendência crescente e um assunto com particular atenção e foco no mercado de trabalho global. Enquanto que nas empresas a valorização das competências e experiências internacionais dos recursos humanos são cada vez mais um requisito de diferenciação, também cada vez mais, os profissionais tendem a trabalhar para a internacionalização da sua carreira, correndo atrás dos seus objetivos pessoais e dos objetivos das empresas para as quais trabalham, ou às quais gostariam disponibilizar as suas capacidades. São inúmeras as estratégias individuais para o conseguir, desde oferecer os seus serviços a várias empresas espalhadas pelo mundo, aproveitar oportunidades internas da sua entidade empregadora atual ou simplesmente apostar no networking e abraçar (ou, muitas vezes, criar) as oportunidades, à medida que forem surgindo. Nos dias de hoje, poucas empresas conseguem restringir a sua atividade ao mercado nacional. A concorrência internacional, sustentada na inovação, qualidade e preço competitivo encontra-se presente na realidade quotidiana de todos os mercados. Assim, apesar do valor intrínseco do currículo académico ser uma mais-valia considerável, as entidades empregadoras procuram agora experiência internacional e competências de relacionamento interpessoal para lidar com um ambiente multicultural e com a globalidade dos mercados. A integração das pessoas numa operação internacional é um processo que se constrói com iniciativas de ambos os lados – empresa e colaborador. Contudo, quando um profissional começa a iniciar este processo surge uma série de dificuldades que só uma boa preparação e auxílio de outros profissionais inseridos numa comunidade global seriam capazes de diminuir o risco associado.


PROBLEMA SOCIAL

Falta de planeamento e dificuldade de integração social e laboral no exterior


Confirmando os estudos de mercado e as conclusões retiradas ao longo do desenvolvimento do projeto, a FAP apresentou um estudo de Mobilidade Profissional em que os dados recolhidos revelam que 69% dos estudantes em Portugal, afirmam estar dispostos a iniciar uma carreira internacional, à semelhança do que também é referido noutros países. Entre a amostra selecionada, os inquiridos dizem procurar melhores condições, encontrando dificuldades, falta de informação, apoio e condições económicas quando pretendem iniciar um processo de internacionalização. Segue-se assim, algumas das perguntas que de um modo geral, surgiram a todos os profissionais entrevistados:

Qual o país que melhor se adequa ao seu perfil de competências? Que tipo de empresas estão dispostas a recrutar profissionais no mercado externo? Quais os requisitos mínimos que as empresas procuram e quais as áreas? Que tipo de empresas estão dispostas a interagir com um determinado candidato? Como contactar profissionais de determinada área e nacionalidade no exterior? Que tipo de preparação deve ser feita no país de origem? Que tipo de instituições e apoios se pode encontrar no país de destino? Como diminuir os riscos de investimento envolvidos no processo?

De um modo genérico, são estas as dúvidas e problemas que fazem da experiência de internacionalização um fator crítico se tiver dificuldades de adaptação a uma nova cultura e a um novo ambiente de trabalho. O desequilíbrio emocional e a construção de uma nova vida pode destruir irremediavelmente a carreira que se ambicionou ou que tanto desejou, bem como desperdiçar todo o investimento realizado. Iniciar um processo de expatriação implica ser capaz de se adaptar e de se sentir “em casa” em qualquer parte do mundo, o que significa ser capaz de atuar num mercado cada vez mais globalizado e de tomar consciência dos diferentes passos a serem dados. É neste contexto que se insere o Projeto Talent Abroad, desenvolvendo soluções para alguns dos problemas sociais apresentados.


PROJETO TALENT ABROAD Conceito e Visão

O Projeto Talent Abroad nasceu em Agosto de 2011, com o objetivo de constituir uma comunidade global de estudantes e profissionais como apoio à mobilidade profissional e à criação de oportunidades internacionais de emprego. O nosso mercado é constituído por um triângulo entre três das seguintes entidades: estudantes universitários, empresas e profissionais que ambicionam construir uma carreira fora do seu país e/ou que pretendem fazer o processo inverso. Desta forma, para alcançar este objetivo, o Projeto Talent Abroad tem como propósito constituir o primeiro Frachising Social entre estudantes universitários de todo o mundo. A Talent Abroad é uma Organização Sem Fins Lucrativos, com uma equipa multidisciplinar liderada e gerida por estudantes de diversas universidades, com o intuito de apoiar todos os profissionais graduados até aos 35 anos, interessados em criar a sua própria carreira internacional, promovendo assim a mobilidade profissional. Apelamos à criação de um movimento de comunidade global que através de um sentido de responsabilidade e atuação social se pretende a expansão do projeto através de um sistema de Franchising Social implementado e gerido por estudantes em diferentes universidades. Deste modo, o projeto inova como um conceito de empreendedorismo social universitário que partindo de Portugal, ambiciona atuar a nível internacional, proporcionando serviços e ferramentas úteis para colmatar os problemas encontrados e de forma a responder à crescente tendência e realidade de mobilidade internacional do fator trabalho.


No triângulo apresentado, temos então três entida- Os candidatos para serem inscritos como membros des envolvidas que se revelam fundamentais, cada na Associação Talent Abroad e usufruir de todos uma com as seguintes especificidades:

serviços descritos e apresentados em toda a rede implementada, teriam de pagar apenas uma fee

I. Estudantes universitários

anual respetivo ao período e à associação local de inscrição.

É um projeto desenhado por e para estudantes univ Pretendemos deste modo, com este projeto, soluciositários que pretende implementar um sistema de nar alguns problemas acima salientados, sendo Frachising Social - Talent Abroad, com sede e dire- também uma mais valia para todos que procuram e se interessam por carreiras internacionais, adquirinção em Portugal. Ambicionamos através do modelo de Franchising do experiência como profissionais de topo. Social atingir uma ampla escalabilidade internacio-

nal, de uma forma rápida e sem custo, tendo vários III. Empresas estudantes e empreendedores sociais a colaborar As empresas também se constituem com parceiros com a organização enquanto associações imple- e clientes da associação, pois permitem a integramentadas localmente, por forma a ter um espaço ção laboral de profissionais nos diferentes países. É físico nas universidades de todo o mundo, propor- conhecido o padrão das empresas que cada vez, cionando assim também, um local de encontro para nomeadamente as multinacionais, se preocupam profissionais.

em recrutar profissionais altamente qualificados, de determinadas áreas, no mercado internacional. Con-

II. Candidatos

tudo, nem sempre o ajustamento entre a procura e a

Entendemos por candidatos todos os profissionais oferta é feita da melhor forma, sendo este o mercaaté aos 35 anos, interessados em internacionalizar a do que as associações locais se posicionaram. As sua carreira ou simplesmente fazer o processo inver- empresas ao fazerem parte da base de dados da associação, terão acesso a todos os candidatos/ so para o seu país de origem.

A associação Talent Abroad tem como objetivo pro- profissionais que de acordo com certos critérios, de porcionar serviços e ferramentas de apoio legal, determinada área de formação e de diversas partes informacional, social e profissional a todos os candi- do mundo, estariam interessados em trabalhar nesdatos que sejam membros do projeto e que tenham se país. como objetivo mobilizar-se para determinado país.

Deste modo, a realização de eventos e fóruns de

Desta forma, além dos candidatos deverem cons- recrutamento torna-se então indispensável como truir individualmente, um sentido forte de responsa- serviço base, permitindo a inscrição das empresas, bilidade, pro-atividade, capacidade de adaptação, com o pagamento de uma taxa fixa conforme a sua motivação e espírito de equipa, ao inscrever-se participação, que dará a vantagem de contacto dire-

teriam como membros do projeto, a nível internacio- tamente com os melhores profissionais inscritos, de nal, a oportunidade de usufruir de uma rede associa- toda a parte do mundo, num método rápido e efi-

tiva, implementada em diversos países de interesse, ciente de recrutamento, sem compromisso. que lhes proporcionaria, as vantagens de ao fazer As empresas constituem-se assim, um parceiro lógiparte de uma comunidade global, conhecer outros co na medida que a sua integração no projeto será profissionais e estudantes da sua área e, por fim, uma via de contacto e interação com os melhores empresas que estão dispostas a interagir consigo no profissionais e estudantes do mercado externo. mercado internacional.


PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Associação Talent Abroad

As associações locais implementadas terão apoio através de um processo de Implementação pré -definido, com o objetivo de dispor serviços e ferramentas comuns em toda a rede da organização. Temos como propósito implementar este projeto, numa escala global, através dos seguintes conceitos e instrumentos a todos os membros da Talent Abroad:

Eventos e fóruns de recrutamento Os eventos e fóruns de recrutamento permitem juntar os melhores profissionais com as empresas interessadas, de uma forma organizada, durante um período, num só local. Pretendemos garantir e dar auxílio na integração laboral de cada profissional no país de destino, ao proporcionar eventos que permitam aos membros, ter acesso a recrutamentos locais em diferentes partes do mundo, restritos a convite e direcionados aos candidatos externos escolhidos pelas empresas de cada país. Definindo-se os diferentes eventos de recrutamento que serão organizados pelas associações locais integrantes do projeto, conforme o cruzamento de informação entre todos os agentes implementados, obedece ao seguinte método pré-definido:

Fase 1: País de Origem – Processo de Inscrição e Recrutamento na Plataforma Online Abertura de inscrições – Período de abertura de inscrições para profissionais membros de todas as partes do mundo, para participar na realização de um evento de recrutamento, de uma determinada área de formação e num país de destino da associação local; Eventos Online de Triagem e Seleção – Todos os profissionais inscritos terão acesso a um período de avaliação por parte das empresas, aos seus perfis de competências, sendo nesta fase a realização de seleção e convite dos profissionais escolhidos pelas empresas, a participar nesse evento. Esta fase permitirá também aos candidatos, ter indicações da sua aceitabilidade nos diferentes mercados e ainda avaliação do seu perfil pelas empresas inscritas; Recrutamento Online – Período de interação entre os profissionais selecionados e as empresas participantes através da organização de entrevistas e testes online. Divulgação pormenorizada de informação das empresas aos profissionais selecionados. Fase 2: País de Destino – Eventos de Recrutamento Presenciais Eventos e Fóruns de Recrutamento – Atribuição dos convites e realização do evento de recrutamento presencial no país de origem, num período entre 3 a 5 dias, pela associação local. Este evento permite juntar os melhores profissionais interessados de todo o mundo inscritos e selecionados previamente com as empresas a participar. Neste evento juntam-se as empresas que procuram recursos humanos com competências internacionais de determinadas áreas. Será um evento simples e rápido, que proporcionará a apresentação de empresas e a apresentação dos profissionais, troca de contactos, realização de entrevistas previamente marcadas e um jantar informal entre todos os inscritos. Pretendemos através deste serviço fazer um matching internacional ao encontro de profissionais e empresas de áreas específicas num só local. Todos os membros para ter acesso ao convite, terá de ser pré-selecionado. No que diz respeito às empresas terão acesso aos eventos através de uma taxa fixa reduzida apenas se estiverem presentes no evento indicado.


Comunidade e Tutoria Consiste num dos objetivos sociais do projeto. Aspiramos constituir uma comunidade organizada de profissionais pelo mundo que sirva de apoio à mobilidade internacional. Entendemos e acreditamos que o conceito de comunidade é o valor mais importante para a adaptação a novas realidades e para a consciencialização dos difíceis passos a serem dados, através da troca de experiências e feedbacks entre profissionais de diferentes partes do globo, diminuindo assim o risco associado ao processo. Pretendemos ainda estabelecer enquanto organização internacional, uma base de dados de profissionais de diversas nacionalidades localizados nos vários países do mundo e que se disponibilizam a ajudar candidatos na sua mobilidade. Desta forma, objetivamos construir um sistema que permita: - Atribuir a cada candidato um mentor no país de destino, organizados por área de formação e nacionalidade de forma a ajudar no aconselhamento e no processo de mobilidade, bem como na receção e integração; - Disponibilizar uma rede de contactos a cada profissional para responder às suas dúvidas e questões; - Disponibilizar na plataforma da Talent Abroad, uma ferramenta de comunidade online em tempo real, para troca de experiências entre os vários membros interessados em determinado local, possibilitando também a construção de uma rede de contactos ainda no país de origem. A adesão de todos a um movimento de comunidade global é essencial para este projeto. Queremos que todos os candidatos se consciencializem através da partilha de informações e que tenham apoio para a adaptação a diferentes ambientes e para facilitar a sua integração na sociedade. Pretendemos que todos se juntem a nós e que deixem de construir processo independentes de mobilidade, para que o seu futuro tenha maiores probabilidade de sucesso.

Rede de apoio à mobilidade profissional Através do projeto de expansão da organização Talent Abroad, ambicionamos através do modelo de Franchising Social atingir grande escalabilidade internacional de uma forma rápida e sem custo, de forma a ter vários estudantes, empreendedores sociais e universidades a colaborar com a organização enquanto associações locais. Assim a existência de um espaço físico nas universidades proporciona um local de encontro e de apoio aos candidatos em todos os países de interesse. A escalabilidade que pretendemos para o projeto permitiria além do já referido, disponibilizar os seguintes meios: - Entrega de Guias e Brochuras informacionais ao profissional ainda no pais de origem; - Local de encontro e de apoio para esclarecimento de dúvidas e ajuda nos processos burocráticos e legais no país de destino; - Proporcionar ajuda, aconselhamento profissional e formações, na adaptação à cultura e mercado de trabalho de cada país e local; - Organização de meetings entre profissionais de várias nacionalidades e determinada área no país de destino; - Disponibilizar e mediar serviços de acordo com as necessidades de cada um: Alojamento, Serviços Centrais, Custos de vida, Contactos e informações, entre outros.


Plataforma Online—Talent Abroad A plataforma da Talent Abroad permitirá o cruzamento de informação entre todas as associações locais implementadas nas universidades e entre todos os membros inscritos, sendo feita através ao recurso de uma plataforma tecnológica da organização que terá disponível as seguintes funcionalidades: 

Registo do CV dos candidatos – Todos os membros terão direito a fazer parte do sistema, registando e disponibilizando o seu perfil de competências pessoais e profissionais. Acompanhado deste terão de realizar testes linguísticos obrigatórios. Todas as informações terão de ser avaliadas pela associação local do candidato;

Disponibilização de informação – Informação dos eventos de recrutamento a realizar em todo o mundo e respetiva abertura de inscrições para os membros;

Tecnologia de recrutamento online – Inserido em cada evento terão acesso a Eventos Online e Recrutamento Online de candidatos por parte de empresas, com base em filtros simples e rápidos de pesquisa e seleção;

Inscrição e disponibilização de Informação das empresas em cada evento de recrutamento a realizar;

Disponibilizar ofertas de emprego das empresas inscritas nos eventos de recrutamento respetivos;

Registo e pesquisa de profissionais que se disponibilizam aos serviços de tutoria;

Comunidade Online – Comunidade aberta a todos os membros para troca de informações e de experiências por interesse, por área e país de destino;

Empreendedorismo e Inovação Social O Projeto Talent Abroad tem com base um conceito de empreendedorismo social que se pretenda que seja aplicável a nível internacional, através de parcerias com jovens empreendedores sociais e universidades, sem investimentos de implementação, de forma rápida, permitindo o controlo e a partilha de informações em rede. Criamos este conceito para responder de uma forma útil e eficiente a todas as dificuldades do processo de mobilização profissional e de criação de oportunidades aos membros interessados, tendo objetivos meramente sociais, de integração cultural, profissional e legal de todos numa comunidade de entreajuda entre os diversos países. Subjacente a este objetivo que se refere como base do projeto, conciliamos a meta de criação e desenvolvimento do conceito de empreendedorismo social entre estudantes de diversas áreas e de universidades que estejam interessados em fazer parte do projeto através de associações locais. Desta forma, com o modelo de franchising social, pretendemos que as receitas do projeto sejam aplicáveis na criação de igualdade de oportunidades e em resolver os problemas socioeconómicos de muitos dos estudantes universitários que também se interessam em construir uma carreira global. Uma vez interessados em fazer parte como membros ativos do projeto, através do seu contributo, poderão criar e financiar a sua própria Bolsa de Mobilidade. Este é assim um dos elementos diferenciadores e inovadores em termos de projeto e conceito de empreendedorismo social.


Atribuição de Bolsas de Mobilidade a todos os estudantes da associação Todos os estudantes universitários que queiram fazer parte e constituir associações locais pertencentes à organização Talent Abroad, além da semelhança da experiência que já existe em outras organizações, que proporciona vantagens como: primeira experiência de trabalho, formação enquanto líderes e gestores internacionais, contacto direto com diversos profissionais de todo o mundo da sua área e contacto com diversas empresas que se poderão revelar importantes no seu futuro; teriam ainda como elemento diferenciador através da experiência de trabalho no projeto, a aplicação das receitas na criação das suas próprias Bolsas de Mobilidade. Estas Bolsas de Mobilidade servirão para custear os processos e financiar todos aqueles que participem diretamente no trabalho da associação e que têm como objetivo essencial também construir uma carreira internacional. Deste modo, todos os membros que não tenham condições ou simplesmente queiram criar a sua carreira internacional. Além de uma experiência enriquecedora de trabalho poderão também ter acesso a uma igualdade de oportunidades através da criação e financiamento de bolsas, conforme as receitas obtidas e distribuídas nas associações locais. Pretendemos também assim, resolver um problema de falta de financiamento a muitos jovens com valor e que ambicionam também uma experiência profissional em novos mercados. Com o projeto Talent Abroad, as áreas sociais de atuação abrangidas seriam as seguintes: 

Apoio à mobilidade internacional aos diversos profissionais no processo burocrático, legal, cultural e social;

Realização de um matching internacional entre a procura e oferta de trabalho;

Criação de um movimento de comunidade global de entreajuda de estudantes e profissionais;

Implementação de uma rede associativa de apoio a profissionais e empresas a atuar exclusivamente no mercado internacional;

Criar e financiar bolsas a mobilidade de estudantes graduados, promovendo uma igualdade de oportunidades;

Implementar o conceito e experiência de empreendedorismo social nas faculdades.

Definimos e conciliamos estes objetivos sociais transversais ao conceito inerente, fazendo do Projeto Talent Abroad um projeto abrangente, de fácil implementação e de verdadeira essência de empreendedorismo e inovação social.

Faz parte da Comunidade. Junta-te a nós. A estratégia do Projeto Talent Abroad é simples. Queremos implementar um sistema que permita resolver os conflitos sociais e globais que se impõem a todos na mobilidade profissional entre países. Desejamos assim, resolver questões como a adaptação social, laboral e cultural dos diferentes profissionais na sua mobilização entre países; dar acesso às empresas a mão-de-obra qualificada com experiência noutros mercados; e, proporcionar aos estudantes universitários, o contacto com profissionais da sua área em todo o mundo, com empresas do seu interesse e ainda financiar as suas próprias bolsas de


Para isto, procuramos que todos os estudantes universitários interessados se juntem a este projeto constituindo uma comunidade global de apoio à mobilidade profissional entre países, criando assim o primeiro Franchising Social Internacional de estudantes universitários. Procuramos jovens empreendedores sociais pelo mundo.

Se és um deles, faz parte da comunidade e junta-te a nós.


02.


CONDIÇÕES E VANTAGENS I. FRANCHISING SOCIAL UNIVERSITÁRIO II. PROFISSIONAIS III. EMPRESAS


Fr

Pretendemos assim, constituir um modelo eficiente de aplicação, em que os estudantes universitários sem

valores fundamentais e princípios da organização. Para tal, apenas teriam de seguir um Guia de Procedime 

Apresentação de uma carta de motivação;

Constituição de uma equipa de estudantes para atuação numa determinada área de formação da uni

Implementação do projeto num espaço em parceria com a universidade local;

Definição de um professor orientador do projeto;

Apresentação de um Regulamento Interno da Associação Local;

Realização de um Estudo de Mercado e de um Guia Informacional na universidade local que vá de ac

Participação ativa na expansão projeto através da cobrança de uma Franquia Social conforme as rece

Sem qualquer investimento e através da cobrança de uma Franquia Social conforme as receitas obtidas a

ne, Contabilidade Organizada, Rede Integrada de trabalho, Gestão da marca, Formação Técnica Profissiona


ranchising Social Universitário – Associação Talent Abroad Existem vários fatores pelas quais perspetivamos uma abordagem de franchising social para a replicação do nosso projeto social. Tomamos como exemplo, as seguintes razões: 

Os estudantes poderem implementar a associação na sua universidade, sem qualquer investimento de implementação e gestão, com apoio de uma Direção Central;

Aumento do impacto social, em conformidade com os objetivos, integrando numa rede global de partilha de informações e de entreajuda de comunidades universitárias;

Implementação mais rápida, fácil e com custos reduzidos em diferentes mercados internacionais;

Permitir a adaptação local, flexibilidade e adaptação a contextos e circunstâncias internacionais;

Alcance de benefícios de organização internacional (comunicação eficaz, economias de escala, interligação entre associações de diferentes partes do globo);

Organização que segue um modelo comum que combina objetivos sociais com autossustentabilidade financeira (impacto social vs autossustentabilidade);

Funcionamento entre parcerias genuínas e para benefício comum, sob uma identidade e marca própria;

Delegar o poder e incentivar a criação de empreendedores sociais nas universidades de todo o mundo;

Permitir a difusão aberta, troca de conhecimento entre os agentes e criar um modelo de crescimento de inovação social;

Permitir uma maior escalabilidade internacional, aumentando assim os benefícios sociais e o intercâmbio entre todos os agentes envolvidos.

O fator mais importante é o facto de franquia social combinar os objetivos sociais do projeto (partilha de aprendizagem e metodologias de maior impacto social), com os objetivos de autossustentabilidade que permitirão a formação de empreendedores sociais nas universidades e a criação de bolsas de mobilidade para os estudantes.

qualquer investimento, possam usufruir de uma rede global de aprendizagem e de trabalho conforme os

entos que seria disponibilizado, obtendo a aprovação da organização conforme os seguintes traços gerais:

iversidade;

cordo com os princípios sociais estabelecidos;

eitas obtidas anualmente.

anualmente, as associações locais implementadas teriam acesso às seguintes condições: Plataforma Onli-

al e apoio na Gestão.


Vantagens para os estudantes universitários Conceito de Empreendedorismo social: 

Com as receitas das associações locais, criar e financiar Bolsas de Mobilidade para construção de carreiras internacionais de todos os membros ativos no projeto;

Proporcionar a primeira experiência de trabalho enquanto empreendedores sociais a estudantes durante o seu período de formação na Universidade;

Conhecer outros empreendedores sociais de vários países, difundindo e implementando o conceito nas universidades a nível internacional;

Implementar um projeto social numa universidade local enriquecendo as skills pessoais e valorizando as suas competências profissionais dos estudantes envolvidos;

Formação enquanto líderes que ambicionam a construção da sua própria carreira internacional em empresas de prestígio;

Troca de experiências e criação de ligações entre estudantes de diferente áreas de diferentes universidades internacionais;

Criação de uma rede de contactos e troca de experiências com profissionais de todo mundo, ligados diretamente à sua área de formação;

Contacto diário e direto com empresas inseridas em determinado ramo de formação e de atividade, inserindo os estudantes desta forma mais facilmente no mercado de trabalho;

Desenvolver competências e experiências aos estudantes em gestão de equipas, apresentação de projetos, organização de eventos e network.


Vantagens para os membros do projeto Talent Abroad

O projeto Talent Abroad tal como descrito, pretende constituir uma comunidade global organizada de est de apoio à mobilidade e promovendo a criação de oportunidades internacionais.

Como tal, o objetivo social essencial do projeto é apoiar todos os profissionais que pretendam deslocar-se

processo inverso, na sua integração social e laboral no país de destino, concedendo-lhe um conjunto de va jeto, traçando entre estas, os seguintes elementos: 

Poder-se inscrever e ter acesso a diversos eventos de recrutamento a realizar em diferentes países esp

Estar disponível para seleção e recrutamento online perante empresas a atuar em diversos mercados

Ter acesso e conhecimento das empresas que estão dispostas a recebê-lo com entrevistas previam online;

Participar presencialmente em eventos de recrutamento simples e eficazes que reúnem profissionais

com empresas dispostas a recrutar e a conhecer novos profissionais em determinado país de destino 

Disponibilização e informação de ofertas de emprego para os eventos de recrutamento respetivos;

Trocar informações e experiências numa comunidade online organizada por países de interesse e áre

Atribuição de um tutor (profissional de determinada área e de determinada nacionalidade) com experi

Disponibilizar uma rede de contactos de outros profissionais do seu país que se encontrem no país d e cultural;

Ter acesso a um ponto de encontro numa universidade local que lhe disponibilizem informação e um ção, bolsa de alojamentos, informação de custos de vida e contactos, entre outros;

Participar em meetings e jantares dos membros da organização em determinado local;

Cooperar com estudantes e outros profissionais, podendo também ser um agente mobilizador e de a dos.

Perante o projeto proposto, ambicionamos criar estes serviços de apoio aos profissionais de diferentes pa aceitável e de baixo custo para todos aqueles que pretendem fazer parte do mesmo.


udantes e profissionais em diferentes países

e para outro países ou simplesmente fazer o

antagens que lhe permita associar-se ao pro-

pecíficos na sua área profissional; internacionais;

mente marcadas e com realização de testes

s de determinada área e de diferentes países

o;

eas de formação;

iência no país de destino;

de destino, facilitando a sua integração social

ma brochura de orientação, bem como: forma-

ajuda no futuro a outros elementos interessa-

aíses em que o seu acesso seja socialmente


Vantagens para Empresas e Parceiros

O Projeto Talent Abroad estabelece relações empresariais que sustentem a sua atividade através de parcerias benéficas para as organizações e empresas concedendo acesso a uma Base de Dados que privilegia a informação e a interação com mão-de-obra qualificada de todo o mundo, de acordo com os critérios e necessidades do mercado de trabalho internacional. Pretendemos que as empresas se evidenciem no mercado de recrutamento de licenciados e recém-licenciados, bem como profissionais até os 35 anos, diferenciando-se como entidades de recrutamento de excelência de recursos humanos que acrescentam uma mais-valia internacional e de adaptação a diferentes situações de mercado.

Quais as principais vantagens de ser parceiro no projeto? 

Pertencer sem compromisso a uma Base de Dados de empresas de referências na área de recrutamen

Ter informação privilegiada e acesso a mão-de-obra qualificada de diferentes países de acordo com os

Todas as empresas que sejam parceiras poderão inscrever-se e participar nos eventos de recrutament ça;

Participar nos eventos de recrutamento locais sem compromisso de recrutamento, sem limite de profis

De uma forma simples e rápida, poderá ter acesso num só local aos melhores profissionais de determi gem;

Poder divulgar informações e aumentar a notoriedade da sua empresa nos eventos de recrutamento, p

Fazer network, partilhar informações e troca de contactos com outras empresas do seu ramo de ativida

Ter acesso na plataforma online a ferramentas simples e rápidas de avaliação e seleção de candidatos

Submeter a testes e entrevistas online, bem como marcar previamente entrevistas com todos os profiss

Poder receber recomendações e referências de outras empresas sobre determinados profissionais;

Poder participar em meetings e encontros com profissionais de todo o mundo.


nto e de criação de oportunidades internacionais;

s perfis de competências pretendidos;

to locais da sua área de atuação através do pagamento de uma taxa fixa reduzida conforme a presen-

ssionais a recrutar e podendo ter acesso a entrevistas previamente marcadas;

inada área de formação e de diferentes partes do mundo interessados em trabalhar no seu país de ori-

por forma a evidenciar-se no mercado de recrutamento de profissionais internacionais;

ade;

s das áreas pretendidas de diferentes países;

sionais de interesse;


Onde estamos? Universidade Cat贸lica Portuguesa - Porto Vantagens para Campus da Asprela

Empresas e Parceiros R. Dr. Ant贸nio Bernardino de Almeida s/n 4200-072 Porto

Contactos Email: geral@talent-abroad.com www.talent-abroad.com https://www.facebook.com/talentabroad


Apresentação Talent Abroad  

Briefing Talent Abroad

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you