Samba e mercado de música nos anos 1990.

Page 95

94 É necessário fazer aqui uma ressalva. A utilização de uma nova levada, mesmo com a adoção proposital de elementos importados de outras práticas musicais, não representa, na obra Jorge Benjor, uma ruptura ou um divisor de águas na prática do samba. Isso porque ao mesmo tempo em que dialogava com outras estéticas e desenvolvia novas batidas para o samba, a maior parte dos sambas gravados pelo artista nos seus discos iniciais pode se encaixar perfeitamente à categoria sem maiores desafios de classificação. A música de Benjor representou para a música brasileira uma arena criativa na qual se manifestava o estilo pessoal do cantor-compositor-violonista. Sendo assim, o padrão rítmico adotado em algumas de suas canções mais famosas (O dia em que o sol declarou seu amor pela Terra, Taj Mahal, Ive Brussel, entre outras) não teve, em um primeiro momento, maiores repercussões além de representar a inventividade pessoal de Jorge. Acontece que Jorge Benjor havia atingido um nível especial de originalidade a partir exatamente da descaracterização dos símbolos primários que garantiriam sua autenticidade de sambista negro. Embora tenha herdado a energia rítmica da raça, armazenando-a precisamente no punho da mão direita, Jorge Benjor formou-se ao som do rock dos anos 50, assimilou o traço cool da bossa nova e percebeu, sob a influência do iê-iê-iê internacional e nacional, a importância de se compor visando ao mercado (Tatit, 1996:210).

Nesse palco de misturas, sua obra permaneceu como um mundo relativamente paralelo de criação musical popular, identificada com o universo pop-jovem e com a sempre necessária música dançante. Jorge Benjor apresentou, no interior da categoria

MPB,

mas com forte

aproximação com o gesto tropicalista da mistura, uma solução pessoal para o “problema” da modernização do samba. A sua batida configurou essa solução, mas que não teve conseqüências diretas na época. Somente quinze anos mais tarde é que esta levada “descoberta” por Jorge Ben deixará conseqüências em parcela significativa da música brasileira, inclusive o samba, se tornando um novo padrão rítmico amplamente difundido e utilizado.

3.3 - Samba x MPB A sedimentação da categoria

MPB

como eixo do “bom gosto” na música popular brasileira

acentuou o paradoxo do samba no mercado. Isto porque, apesar do grande destaque do gênero no cenário musical brasileiro, sua posição hierárquica sempre foi dúbia e instável. Em alguns momentos, o gênero e seus representantes se tornam símbolos da unidade nacional, orgulho da criativa vida musical do Rio de Janeiro e do Brasil. Porém, esse mesmo orgulho se


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.