Tem samba na terra do frevo : as escolas de samba no carnaval do Recife

Page 127

126

em seus enredos, sempre aceitos. Marize, uma das diretoras, em outro momento confirma a impressão do carnavalesco, “essa apresentação é uma formalidade”, a questão tange apenas à viabilidade do projeto, não ao conteúdo. É complicado você pensar num enredo, fazer uma sinopse, depois ali você criar os modelos, as roupas, é tudo eu sozinho que faço. Em março, eu começo a fazer os rascunhos. Às vezes eu to trabalhando, aí tenho uma ideia. Quando eu termino o cliente, vou lá dentro e faço um rascunho rapidinho num guardanapo. Aí de noite, quando eu chego em casa, vou aprimorar o desenho. Quando tá fechada a ideia e a maioria dos desenhos, a gente faz uma reunião. Aqui não, é sempre em um restaurante, só com a diretoria. E apresento a ideia do enredo e algumas alas. Ali o que for aprovado, é aprovado, o que não for, a gente monta outra ideia, tem o diálogo. Mas, nesses quatro anos que eu tô aqui, nada foi desaprovado, sempre foi tudo aprovado. (Hilário).

No começo de maio, ocorre a festa do pré-lançamento do enredo145. Assim como a Festa dos Protótipos, trata-se de um evento, inserido no calendário da Escola por Hilário, igualmente inspirado em escolas como a Mangueira e a Beija-Flor. Estas fazem comemoração similar. Ocorre em uma casa de festa da cidade, restrita à diretoria, convidados seletos e possíveis patrocinadores. Após o pré-lançamento, começam os preparativos para o lançamento do enredo, na quadra com a comunidade, o concurso para a escolha do sambaenredo, concomitante aos trabalhos para a confecção das fantasias. No momento da entrevista com o carnavalesco, em setembro de 2012, o Concurso para a escolha do samba-enredo146 da Escola estava no fim. O principal concorrente, Belo Xis, é um conhecido sambista do Recife, puxador oficial da Escola, vencedor do Concurso nos últimos anos, por isso os demais concorrentes levantavam suspeitas acerca da idoneidade do certame. Hilário manifestou sua preferência, embora, avise de antemão não ter nenhuma interferência sobre a escolha final.

Eu acho que tem que ter um samba bom e um enredo bom pra impactar na avenida. Ontem (na eliminatória) ficou o de Belo Xis e o primeiro samba, mas quem vai ganhar é Belo Xis, o dele é o melhor. Aí, depois que ganhar, a bateria vai aprimorar, vai ensaiar em cima do samba, aí a coisa vai mudando. Mas eu não posso declarar 145

Hilário fala sobre a festa do pré-lançamento: “Aqui também nunca teve festa de pré-lançamento, hoje tem por conta de mim. Essa ideia veio de lá e funciona. A festa de pré-lançamento é um festão, a gente faz num Buffet com um telão, e o enredo todo demonstrado em vídeo, depois a gente faz o lançamento da logomarca e depois tem jantar, uísque, gente bacana. A gente só convida patrocinador, não convida ninguém não. O povo vai de paletó, é uma festa de gala. A festa já virou um marketing da escola, todo mundo já diz que, no dia que eu sair daqui, a festa vai continuar, porque virou um marketing de ‘Gigante’. Então Gigante tem muita gente que ajuda”. Ver Fotos da festa no Caderno de Imagens I. 146 Sobre o conceito de samba-enredo, sua relação com a categoria de performance e o concurso de samba enredo, ver Cavalcanti (2006).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.