Issuu on Google+

Projetos de Leitura

1


Cenário Brasileiro Uma realidade nacional Um total de 128.020 bibliotecas deveriam ser construídas entre 2011 e 2020 nas escolas brasileiras para atender a lei nº 12.244, de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade da existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do país, tanto nas de rede pública quanto privada. Para isso, seria necessária a construção de 39 unidades por dia, segundo um levantamento realizado pelo Movimento Todos pela Educação, com base no Censo Escolar 2011, que contempla escolas de educação especial, educação infantil, Educação de Jovens e Adultos, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.

%

69

existem mais de

125mil

da população brasileira nunca leu um livro.

escolas sem biblioteca no Brasil.

Os projetos de leitura da Rede Educare estão presentes em 53 instituições do Brasil, atendendo 26 municípios de 13 estados.

2


Projetos da Rede Educare de Leitura Estados que atendemos: Bahia Ceará Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Paraíba Pará Paraná Rio Grande do Sul Santa Catarina São Paulo

Projetos: Ecoteca Casinha de Livros Carretinha Literária

3


Novos Projetos de Leitura Projetos: Canto de Leitura Gira-Gira dos Livros Roda da Literatura

Transformação de Espaços (Salas/Salões) em bibliotecas multifuncionais, projetadas para abrigar várias atividade lúdicas.

Era uma vez, no parque de diversões da sala de aula... 1,80 m

1,80 m

1,80 m

PLANTA BAIXA

livros 0,40 m

VISTA FRONTAL

2,56 m

1,00 m

1,32 m

livros

2,57 m VISTA FRONTAL

4


Nossos Objetivos Contribuir no processo de promoção e fomento do livro e da leitura, estimulando a criação e desenvolvimento de atividades lúdicas relacionadas ao universo literário, tais como: formação de clubes leitura, contação de histórias, teatro de fantoches, dramatizações e performances, pesquisas, saraus, dentre outras.

O bjetivos Específicos A

Promover a leitura fora do ambiente da sala de aula, ampliando a importância do livro dentro do universo simbólico de crianças e adolescentes.

B

Incentivar a incorporação do hábito da leitura como uma forma de entretenimento, como mais uma opção de lazer.

C

Fornecer a professores, coordenadores e demais membros da comunidade escolar, variado material literário que poderá ser utilizado para subsidiar a elaboração de seus programas pedagógicos.

D

Disponibilizar para crianças e adolescentes de comunidades carentes, livros de algumas das mais importantes e conceituadas editoras brasileiras, possibilitando a sua leitura/utilização via empréstimo gratuito.

E

Demonstrar a viabilidade da utilização de material reciclado na construção de objetos/equipamentos de uso geral.

F

Inter-relacionar a educação formal com a educação ambiental, disseminando conceitos de combate ao desperdício e de sustentabilidade.

5


Impactados mais de

26.000

mais de

55.000

livros disponibilizados

leitores atendidos

Estruturas

e acervo

Os projetos de Leitura da Rede Educare consistem na disponibilização de estruturas fixas e móveis, concebidas para abrigar acervo de livros da literatura internacional e nacional, HQ, livros-brinquedos, de pano, de dobradura, de bolso etc... além de materiais diversos, para possibilitar a realização das mais variadas atividades lúdicas, tendo o livro como fonte de inspiração e conteúdo. As estruturas são construídas com aço galvanizado e placas recicladas e os livros são adquiridos junto às mais conceituadas editoras do país.

6


Características 1

A escolha do acervo de livros é feita em parceria com técnicos da entidade beneficiada, objetivando adequá-lo ao publico que será atendido.

Capacitação e acompanhamento técnico-pedagógico das atividades.

3

2

Estruturas fixas (Ecoteca, Casinha de Livros, Canto de Leitura, Gira-Gira de Livros e Roda Literária) e móveis (Carretinha Literária).

As estruturas são projetadas de acordo com o espaço que será disponibilizado para abriga-las

4

Oportunidade

Locais

Implementar o projeto piloto e aguardar a avaliação da comunidade.

Deverão ser indicados pelo interessado.

7


Era uma vez... ...no interior do Mato Grosso, quase divisa com a Bolívia, uma professora, ao abrir as caixas com os livros do projeto, emocionada, começou a chorar. E suas lágrimas se transformaram em pequenas letras de cristal para enfeitar a alma de toda equipe da Rede Educare.

...num bairro da Zona Sul da cidade de São Paulo, a coordenadora pedagógica de uma creche, ao identificar algumas crianças com comportamento mais agressivo, teve uma ideia que se provou ser iluminada. Toda sexta-feira, fazia com que os responsáveis por essas crianças escolhessem, junto com elas, alguns livros que deveriam ser lidos em casa nos finais de semana. Ao fim de poucas semanas, o comportamento de mais de 80% das crianças participantes dessas sessões de “livroterapia” mudou da água para o vinho. E a equipe da Rede Educare até hoje se sente iluminada com essa ideia. ...no interior de Minas Gerais, mais especificamente, no Triângulo Mineiro, a solenidade de entrega da Ecoteca contou com a participação da filarmônica da cidade. Depois que o Hino Nacional foi executado – acompanhado pelas vozes de mais de cem crianças e adolescentes -, na hora “H” dos discursos quem é que conseguia falar alguma coisa? ...numa cidadezinha do interior do Pará, construída à beira do rio Capim, a gestão da Ecoteca ficou por conta dos próprios alunos da escola. Foram eles que elaboraram o regulamento para utilização dos livros. Salvo alguns pequenos exageros, como por exemplo, punir com suspensão aqueles que não devolvessem na data aprazada, o funcionamento da Ecoteca correu às mil maravilhas. Ah... a suspensão sugerida para os faltosos, após intervenção dos educares da Rede Educare, foi substituída por uma penalidade bem mais branda, qual seja, não liberar um novo livro enquanto o outro não tivesse sido devolvido. 8


A Ecoteca estรก na praรงa... Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur consectetur in magna et luctus. Suspendisse ultrices, arcu vel ultrices rutrum, libero urna facilisis nulla, eget commodo nunc erat at mauris. Sed elit eros, pretium sit amet interdum ac, cursus eu risus. Etiam ac tincidunt tellus. vitae neque dignissim rutrum. erat at mauris. Sed elit eros, pretium sit amet interdum ac, cursus eu risus. Etiam ac tincidunt tellus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur consectetur in magna et luctus. Suspendisse ultrices, arcu vel ultrices rutrum, libero urna facilisis nulla, eget commodo nunc erat at mauris. Sed elit eros, pretium sit amet interdum ac, cursus eu risus. Etiam ac tincidunt tellus. vitae neque dignissim rutrum. erat at mauris. Sed elit eros, pretium sit amet interdum ac, cursus eu risus. Etiam ac tincidunt tellus.

9


Editoras Parceiras

10


Nossa Motivação

1111


Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2393 - Cj 21 | Jardim Paulista S達o Paulo / SP - CEP 01401-000 - (11) 3178.0870 / 3178.0873 www.redeeducare.com.br 12


Educare - Livreto leitura (NOVO)