Issuu on Google+

Projeto Cultural de Cinema

1


Cenário Brasil UMA REALIDADE NACIONAL

83

%

dos municípios brasileiros ainda não possuem salas de cinema ou outra forma de projeção cinematográfica, tornando o Brasil um país excluído da sétima arte.

menos de

09

%

Nunca leu um livro.

%

69

dos municípios possuem salas de cinema de acesso público para sua população.

* Menos

Apenas

de

47

*

municípios beneficiados

5.565

1

%

dos municipios e escolas são beneficiadas por projetos de projeções audio visuais.

municípios capacitados a recepcionar nosso projeto Fonte: MinC - Ipea, 2007 Revista Observatório (Itaú Cultural) 2007 * Dados referentes a projetos Educare

2


Projeto Cultural de Cinema Mais de

60

pontos de exibição por todo Brasil. Estados que visitamos: Bahia Goiás Minas Gerais Mato Grosso Paraíba Paraná Pará Pernambuco Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Rio Grande do Norte São Paulo

Projeto de fomento e difusão do cinema que contribui para o resgate de ambientes públicos de socialização garantindo o acesso gratuito das comunidades a filmes exibidos em grandes centros urbanos. Trata-se de um cinema com formato inovador e design ecológico, cujo potencial de abrangência se adequa às mais diversas comunidades e regiões do país. O Projeto pode ser utilizado também por educadores como um instrumento de apoio ao desenvolvimento de propostas pedagógicas. O acervo é escolhido pela instituição beneficiada pelo patrocinador e conta com títulos educativos, animações, clássicos, lançamentos do cinema mundial e documentários, abrangendo as diversas faixas etárias e temáticas. 3


Nossos Objetivos Disponibilizar para comunidades de estabelecimentos de ensino público, de centros de cultura e de demais organizações afins, estrutura física e equipamentos adequados para a exibição de filmes de diversos estilos e nacionalidades e livros sobre cinema, como um instrumento auxiliar para a promoção de atividades educacionais e de formação de público consumidor de bens culturais.

O bjetivos Específico A

Promover a arte cinematográfica entre comunidades que têm pouco acesso às salas de exibição de filmes.

B

Disponibilizar um acervo de cerca de 200 filmes em formato DVD com longas, médias e curtas metragens, bem como animações, além de acervo literário com obras homônimas e/ou sobre cinema.

C

Fornecer licença de direitos (MPLC - Motion Picture Licensing Corporation) de exibição pública de filmes com duração de um ano à instituição beneficiada.

D

Disponibilizar uma biblioteca com cerca de 30 títulos sobre cinema.

E

Desenvolver o senso crítico e analítico sobre o mundo, em contextos histórico, geográfico, político, sociológico e antropológico, tendo o cinema como ponto referencial.

F

Ampliar o conhecimento de mundo, por meio das temáticas fílmicas, e o poder de discernimento dos membros das comunidades beneficiadas com o projeto.

G

Apresentar o cinema como um espaço de formação cultural e agregação social, além de um espaço de lazer e de entretenimento.

4


Impactados

1.152

92.160

quantidade média de sessões por ano

média de atendidos por ano

Estrutura Fabricado de forma conceitual o projeto dispõe de uma estrutura de aço e paredes revestidas por placas de embalagens recicladas, equipamento de projeção moderno (3.500 ansi-lúmens), sonorização própria e tela elétrica. Ocupa uma área média de 6m² e acompanha 60 cadeiras empilháveis.

5


Pontos Fortes 1

Todo a estrutura e os equipamentos do projeto são doados, em caráter permanente, para a instituição beneficiada pelo patrocinador.

Capacidade de atender público das diversas faixas etárias.

3

2

Exibição do filme da Ambev sobre consumo responsável antes do início de cada Sessão, contribuindo para a conscientização do público atendido pelo projeto.

Oportunidade

Local

Implementar o projeto piloto e aguardar a avaliação da comunidade.

A ser indicado pela AmBev para implementação no primeiro semestre de 2014. Deverá ser indicado um município do estado de São Paulo.

6


Nossa Motivação

7


Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2393 - Cj 21 | Jardim Paulista S達o Paulo / SP - CEP 01401-000 - (11) 3178.0870 / 3178.0873 www.redeeducare.com.br 8


Rede Educare