Page 1

ANO III, Nº 06 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Itapetininga, junho de 2014.

Alunos da Fatec Itapetininga conquistam o mundo!! COTIDIANO Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios PROFESSOR EM FOCO Entrevista com a Prof.ª Dr.ª Isolina Almeida VOCÊ E O MUNDO DO TRABALHO Você sabe ouvir?

E Mais:

Agenda Foi Notícia Destaques Eu recomendo

1


Editorial Mais um semestre se encerra e com ele a certeza de muitas conquistas alcançadas! Alunos vencedores do Desafio Inova e do Congresso SAE Brasil. Várias visitas e ações sociais destinadas à comunidade e aos menos assistidos. Concomitantemente, a Fatec Itapetininga se projeta no exterior através das visitas técnicas do curso de Comércio Exterior e dos mais diversos alunos que em intercâmbio estão conquistando o mundo! Estamos passando por uma nova fase de ampliação; somos aproximadamente 1300 pessoas entre alunos, funcionários e professores integrando 47 turmas dos 4 cursos oferecidos. E estes números crescerão! A partir do 2º semestre de 2014, iniciaremos o curso de Gestão Empresarial e os de Matemática e Biologia, todos na modalidade EaD. Mas não cresceremos somente em cursos, ampliaremos nossa infraestrutura e para tanto contamos com o apoio do Sr. Prefeito Luís Di Fiori, que se comprometeu em construir 4 novas salas de aula até o final deste ano. Como vemos, muitas são as realizações e muitas outras estão por vir! Que o segundo semestre de 2014 seja ainda mais repleto de realizações!

Um abraço Prof.ª Dr.ª Isolina

Sumário 03

AGENDA Eventos e cursos oferecidos pela Fatec Itapetininga

05

04 COTIDIANO Desafio Inova de Ideias a Negócios

DEMO DAY Premiação Regional - Etecs e Fatecs

06 FOI NOTÍCIA Fatec Itapetininga sempre em notícia 08

DESTAQUES Viagens, intercâmbio cultural, alunos e professores na programação da TV Tem

10 PROFESSOR EM FOCO Prof.ª Isolina Almeida, diretora da Fatec Itapetininga, fala sobre sua carreira 12

VOCÊ E O MUNDO DO TRABALHO Você sabe ouvir?

13 EU RECOMENDO Filmes, livros e eventos culturais reco- mendados pelos nossos professores 14

NOVOS CURSOS Gestão da Produção Industrial e Gestão Empresarial - EaD

Expediente

2

Sou+Fatec é um jornal da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga. Endereço Fatec Itapetininga: Rua Dr. João Vieira de Camargo, 104, Vila Barth - CEP: 18205-600 - Itapetininga/SP - (15) 3272-7916 / 3272-1165 Diretora: Prof.ª Dr.ª Isolina Maria Leite de Almeida Editores: Prof. Ademir Diniz Neves, Prof. Eduardo Clemente Alves, Prof. Fabio Albuquerque Entelmann, Prof.ª Maria Cecilia Pereira e Prof.ª Patricia Moreno Revisão Gramatical: Prof.ª Luciana dos Santos Almeida, Prof.ª Maria Cecilia Pereira e Tecnóloga Priscilla Elias de Almeida Projeto Gráfico e Diagramação: Tecnólogo Carlos Eduardo A. Meira Coordenadores de Marketing e Eventos: Tecnóloga e Pedagoga Elina A. O. N. de Camargo e Tecnólogo Carlos Eduardo A. Meira Tiragem: 1300 cópias Impressão: Gráfica Regional Distribuição Gratuita Sou+Fatec agradece aos seus patrocinadores.


A Literatura no Cinema: Estudo de obras literárias e cinematográficas. Prof.ª Linda Catarina Oficina de desenvolvimento profissional. Prof.ª Rosângela Araujo Curso de Programação Delphi XE4 Prof. Renato Tileli Coding DOJO Prof.ª Sandra Cielavin e Prof. Daniel Gomes Coral da Fatec Itapetininga Prof.ª Sandra Cielavin Café com a Direção Semana de Integração

Curso de Espanhol extensivo à comunidade de 3ª Idade Prof.ª Maria Cecilia Pereira

OBJETIVO Desenvolver a análise crítica e a capacidade de reflexão, abordando temas relacionados à literatura e ao cinema. Abordar assuntos ligados à análise e confecção de currículos, preparação para entrevistas e orientação sobre a carreira. Motivar e ensinar alunos do 3° ao 6º ciclo(ADS) sobre a ferramenta de programação Delphi. Proporcionar aos alunos de ADS, segurança ao programar, trabalhando em conjunto e melhorando suas habilidades. Desenvolver o potencial vocal nos aspectos melódicos e harmônicos dos participantes. Integração entre Direção e alunos visando maior conhecimento das necessidades dos mesmos. Várias atividades voltadas à integração entre Calouros, Veteranos, Funcionários e Professores Oferecer à comunidade de 3ª Idade a possibilidade de aprender idiomas.

DATA Todas as segundas-feiras das 17h às 19h 25 alunos por turma Quartas-feiras das 11h10 às 12h50 Sextas-feiras das 13h30min às 15h:10. Todos os sábados das 9h às 12h

AGENDA

ATIVIDADES

Última quarta-feira do mês

Todas as quintas-feiras às 17h Última quinta-feira de cada mês 1ª e 2ª semanas de aula de cada semestre Todas as quintas-feiras às 13h30

3


COTIDIANO

Prof. M.Sc. Mario Ferreira da Costa

E

mpreender é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de um país, fundamental para a concepção de oportunidades de trabalho, além de ser uma válvula propulsora da economia. Ser empreendedor está diretamente ligado à inovação, e o “DNA” da inovação pode ser adquirido ou desenvolvido.

Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS DESENVOLVENDO A CULTURA EMPREENDEDORA BASEADA NA INOVAÇÃO

O Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS foi criado com o objetivo de dar oportunidade às FATECs e ETECs do estado de São Paulo de testar IDEIAS e transformá-las em Negócios. Na primeira fase do desafio foram inscritos, por eixos tecnológicos, 1057 projetos de diversos municípios do estado de São Paulo. A FATEC Itapetininga inscreveu 30 projetos criados e desenvolvidos por seus alunos com o apoio e orientação do corpo docente. Na segunda fase, classificatória, a FATEC Itapetininga teve 23 projetos aprovados; destes, 13 foram premiados com menção honrosa e 02 classificados em 2º e 3º lugares, recebendo premiação em dinheiro. Na terceira fase, todos os 23 projetos serão expostos em uma vitrine chamada IDEIAS LAB, onde serão apresentados a investidores financeiros regionais, estaduais e até internacionais. Esses investidores poderão tornar reais as ideias de nossos alunos com a criação de empresas de sucesso que irão abrilhantar o nome de nossa Fatec pelo mundo. Mais uma vez a FATEC Itapetininga mostra sua força em criar condições de transformar nossos alunos em potenciais cidadãos do mundo, dando oportunidades a todos que desejam alcançar uma vida profissional de sucesso. Parabéns aos alunos e professores pela iniciativa e premiações!!

4


N

o dia 20 de fevereiro de 2014, aconteceu o 1º DEMO DAY, um evento da Agência INOVA Paula Souza. O evento ocorreu simulTeatro do SESI Itapetininga taneamente em todas as regiões administrativas do estado de São Paulo, para apresentar os projetos premiados no Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS. Houve a premiação dos melhores projetos classificados nos 10 Eixos Tecnológicos em que são estruturados os cursos das Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza. Cada DEMO DAY contou com a presença de palestrantes que explanaram sobre temas relacionados ao Empreendedorismo e Inovação, voltado aos alunos e colaboradores do Centro Paula Souza. Na cidade de Itapetininga, o evento foi sediado no Teatro do SESI, organizado pela equipe da FATEC ITAPETININGA, tendo 96 alunos premiados. Os mestres de cerimônia, Prof. M.Sc. José Ricardo Favoretto e Prof. M.Sc Mario Ferreira da Costa apresentaram o Centro Paula Souza, a Agência Inova Paula Souza e o DESAFIO INOVA. Terminadas as apresentações, deu-se início à palestra “Inovação e Empresa”, proferida pelo Sr. Erly Sillos (Vice Presidente do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e pelo Sr. Vítor Lippi (ex-prefeito de Sorocaba e Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba). Ao término da palestra, houve a apresentação de 3 minutos dos seguintes projetos premiados: - 3ª colocação no Eixo Tecnológico Alimentação: Nhoque Enriquecido Colorido. Equipe composta pelas alunas Fernanda Aparecida Nanini da Silva, Camila Pazian Dalle Luche Fogaça, Neiva

DEMO DAY

1º DEMO DAY – Premiação Regional dos Melhores Projetos Desafio Inova Paula Souza – Etecs e Fatecs

Maria Corrêa e Simone da Paixão Sanches, da Fatec Itapetininga. - 2ª colocação no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação: Release na Hora - Sistema personalizado para ela3ª Colocação: Nhoque Enriquecido boração de relatórios de comunicação. Equipe composta pelos alunos Maila de Almeida Barros, Rafael Bruno Passarinho e Guilherme Passarinho de Oliveira, da Fatec Tatuí. - 2ª colocação no Eixo Te c n o l ó g i c o Alimentação: LNutriplant, um aplicativo móvel para Cálculo de Nutrição e Prof.ª Isolina finalizando o evento Adubação de Plantas. Equipe composta pelos alunos Ovídio José Francisco e Patrícia Nazaré Fonseca Motta, da Fatec Itapetininga. Os envelopes com os certificados de Menção Honrosa foram entregues aos diretores das unidades premiadas pelo Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Engenheiro Sr. Edson Giriboni, representante do Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin. A noite foi finalizada com as palavras da Prof.ª Dr.ª Isolina Maria Leite de Almeida, Diretora da Fatec Itapetininga, que em nome de todos os diretores de Fatecs e Etecs, reiterou o convite aos empresários presentes para que se aproximem das escolas de sua região, a fim de desenvolverem projetos em conjunto e ratificou a possibilidade da ocorrência de um evento no Parque Tecnológico de Sorocaba para demonstração de todos os projetos premiados aos empresários da região.

5


FOI NOTÍCIA

VISITA TÉCNICA NA EMPRESA ALIANÇA NAVEGAÇÃO E LOGÍSTICA TERMINAL SANTOS BRASIL – TECON No dia 20 de março de 2014, alunos e professores do Curso de Comércio exterior realizaram visita técnica ao Terminal de Cargas da empresa Aliança Navegação e Logística, na cidade de Santos. A Aliança Navegação e Logística atua fortemente no tráfego internacional, com ênfase nos serviços para América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia e África do Sul. No Brasil, a empresa é referência no transporte de cabotagem, sendo uma das empresas pioneiras na retomada do transporte costeiro.

II PRÊMIO ESTUDANTIL DE TI DO SAE BRASIL Premiação do projeto SPARA Serviço de alerta de acidentes veiculares via satélite, dos alunos Danilo Renan Machado Queiroz, Giuliano A. Zacarias e Carlos Luiz Ferreira Neto, que alcançou o 1º lugar no Prêmio Estudantil de T.I. no Congresso SAE Brasil, sob orientação do Prof. Marcelo Silvério.

VIII SEMANA DE TECNOLOGIA COLAÇÃO DE GRAU Em 21 de fevereiro de 2014, foi realizada a Cerimônia de Colação de Grau da 11ª Turma de Tecnólogos em Agronegócio, 6ª Turma de Tecnólogos em Informática para a Gestão de Negócios, 3ª Turma de Tecnólogos em Comércio Exterior e 1ª Turma de Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Fatec Itapetininga. A cerimônia foi realizada no Spazio Calegari e contou com a presença da Congregação da Fatec Itapetininga, professores, funcionários, familiares e amigos dos 113 formandos, dos quais 55 do curso de Agronegócio, 09 do curso de Informática para a Gestão de Negócios, 31 do curso de Comércio Exterior e 18 do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Parabéns e muito sucesso aos novos tecnólogos da Fatec Itapetininga! 6

A Fatec Itapetininga realizou entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013 a VIII Semana de Tecnologia. O evento contou com a participação de palestrantes de diversas instituições e abordou temas que estão em evidência relacionados aos diferentes cursos da unidade.


ENTREGA DOS BRINQUEDOS E LIVROS PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE Em 12 de outubro de 2013, após uma intensa arrecadação de brinquedos e livros entre a comunidade fatecana, em comemoração ao Dia das Crianças, alunos e funcionários da Fatec entregaram o total arrecadado a três instituições assistenciais do município.

VISITA AO NAP Em 14 de novembro de 2013, alunos de ADS, acompanhados pelo Prof. Rodrigo, visitaram o NAP do Brasil (Terremark) que define os padrões para implantações de T.I. com infraestrutura avançada e ofertas de serviços gerenciados que proporcionam escala, segurança e confiabilidade necessárias para cumprir os exigentes requisitos de empresas e governos de todo o mundo.

V SINTAGRO ALUNOS DE ADS VISITAM CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RENATO ARCHER

Alunos da Fatec Itapetininga durante o V SINTAGRO – Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio, realizado em Ourinhos – SP, entre os dias 16 e 18 de outubro 2013.

CORAL DA FATEC

Apresentação no mês de dezembro de 2013, do Coral da Fatec, no comércio de Itapetininga e no Centro de Acolhimento Nosso Lar, sob regência da Professora Sandra Cielavin.

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação. Mais um diferencial para os alunos da Fatec Itapetininga, pois, além da parceria firmada com o CTI através do projeto GESITI/Educação – Projeto de Pesquisa que estuda o impacto da Gestão e Tecnologias da Informação na Educação Brasileira, inicia-se agora, o projeto de visitas técnicas para ampliação do conhecimento dos nossos alunos que, tendo a oportunidade de estar neste Centro de Excelência, podem vislumbrar grandes oportunidades na área de Tecnologia da Informação.

7


DESTAQUES 8

VIAGEM A BUENOS AIRES Durante os dias 15 a 22 de setembro de 2013, alunos do curso de Comércio Exterior, acompanhados dos professores Jefferson Biajone, Henrique Mitsuharu Demiya, Marcelo dos Santos Silvério, Paula Rodrigues Granato, Maria Cecília Pereira, Roberto Clarete Simonetti e da coordenadora do curso Prof.ª Eva Fagundes Weber, realizaram uma viagem técnica e cultural a Buenos Aires, na Argentina. O grupo participou de atividades acadêmicas junto à Faculdade UTN FRA AVELLANEDA. As atividades acadêmicas foram realizadas sob a coordenação da Prof.ª Andrea Hidalgo, responsável pelo Centro de Línguas da Universidade Tecnológica Nacional, Campus Avellaneda. O programa ofereceu um curso de imersão em Espanhol, curso com temas voltados ao Comércio Exterior, Relações Comerciais entre Brasil e Argentina, Ambientes de Negócios na Argentina, Marke ting: Mercado Consumidor Argentino, Branding: Práticas na Argentina e Gestão de Pessoas: Políticas e Práticas na Argentina. No período da tarde, foram visitadas os mais importantes setores ligados ao Comércio Exterior, como: Fundação Standard Bank (ICBC), Fundação Exportar, Cambras, Banco Ciudad – Instituto PYMES (visita ao Museu e palestra sobre Comércio Exterior) e Embaixada do Brasil na Argentina. Para encerrar, um jantar ao sabor do Tango Argentino, na churrascaria Siga La Vaca.

INTERCÂMBIO CULTURAL Já está tornandose rotina a participação de alunos da Fatec Itapetininga em programas de intercâmbio. Para ser selecionado, o aluno deve possuir alto desempenho acadêmico e também o interesse em aprofundar seus conhecimentos, estudando em outros países. São exemplos, as alunas Juliana Dias Rodrigues e Adriana Botelho Taliarine que foram ao México pelo programa Santander Universidades, no período de julho a dezembro de 2013 e o aluno Kleber Moreti de Camargo, que ficará em São Francisco, nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras, até julho de 2014. A Fatec Itapetininga também embarcou os alunos Fernando H. A. Pepato, Gabriela M. T. Rodrigues, Maicon M. Macedo e Sissi G. F. de Oliveira pelo Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza para Córdoba (Argentina). Pelo programa Santander Universidades foram disponibilizadas mais 5 bolsas para cursar o segundo semestre letivo de 2014 no exterior; a aluna Barbara Fernanda Alves Cleto irá para a Espanha e os alunos Fernanda de Oliveira Mendes, Luis Henrique Leme Fioruci, Leticia Ribeiro Ferreira e Sonia Aparecida Mazetto embarcarão para o México. Ainda pelo programa de Intercâmbio do CPS, a aluna Selma A. Lourenço de Oliveira embarcou para Boston, permanecendo um mês em curso de inglês e cultura americana. Também o aluno Wellington da Silva Toledo irá para Argentina. O aluno Gabriel Pedotti foi para os E.U.A pelo programa de Intercâmbio do CPS, fazendo jus à bolsa recebida por mérito acadêmico, sendo classificado como melhor aluno da Fatec Itape-


tininga dentre os alunos formados no 2º semestre de 2013. Depoimento da aluna Adriana Taliarine “O intercâmbio para o México foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido; conheci muitas pessoas, visitei muitos lugares, vivi outras culturas e também pude entender como o Brasil é visto “lá fora”. Automaticamente comparamos o nosso país com o país no qual se está vivendo. Sendo assim, tudo se torna mais claro; identificamos onde precisamos de mudanças, onde precisamos melhorar, do que podemos nos orgulhar. A viagem foi um divisor de águas na minha vida pessoal, acadêmica e profissional. Só tenho a agradecer ao Centro Paula Souza, à Fatec Itapetininga e a todos os professores e funcionários que me apoiaram nessa experiência inesquecível.”

ALUNOS CRIAM APLICATIVO O Agro App foi desenvolvido na FATEC Itapetininga, como trabalho para avaliação parcial da nota de Laboratório da disciplina Engenharia de Software, ministrada pelo Prof. Mário

Costa. Participaram do projeto, os alunos Érica Martins, Thaís Monteiro e Fábio Alciati. Inicialmente, estará disponível apenas para a plataforma Windows Phone, tendo como foco auxiliar o produtor rural a fazer o cálculo de adubação para as cul-

FATEC ITAPETININGA É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DA TV TEM Uma das reportagens exibidas no jornal Tem Notícias, no dia 01/04/2014, destacou os dois grupos de alunos da Fatec que conquistaram 1º e 3º lugares no Desafio INOVA Paula Souza - competição entre estudantes de Etecs e Fatecs de todo estado, que busca ideias que podem atender às necessidades das pessoas e contribuir para o desenvolvimento sutentável. Link da reportagem: http://g1.globo.com/ videos/sao-paulo/itapetininga-regiao/temnoticias-2edicao/t/edicoes/v/estudantes-dafatec-de-itapetininga-conquistam-premio-estadual/3254135/ Outra reportagem, no programa Tem Comunidade do dia 18/03/2014, destacou o agronegócio em nossa região. Na matéria, professores e alunos falaram sobre o curso de Agronegócio, oferecido pela Fatec Itapetininga, sobre as disciplinas e prêmios conquistados.

Link da reportagem: http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/temcomunidade-itapetiningaregiao/v/tem-comunidade-destaca-o-mercado-agropecuario-da-regiao-de-itapetininga/3220931/

9


PROFESSOR EM FOCO Prof.ª Isolina e os Alunos da Fatec durante a Festa Junina

Na Seção Professor em Foco, temos o prazer de conhecer um pouco mais sobre a Prof.ª Isolina Almeida, que nos falou sobre sua profissão e carreira.

10

SouMaisFatec: Qual a sua formação acadêmica e experiência profissional? Estudei toda a minha infância e juventude na E. E. Peixoto Gomide, em Itapetininga. Aos 17 anos iniciei a faculdade de Engenharia Agronômica na UNESP – Campus de Botucatu. Aos 22 anos, recém formada, fui trabalhar em uma exportadora de frutas; prestando assistência técnica aos produtores de mamão papaya, nos estados do Espírito Santo e Bahia. Após dois anos, voltei a São Paulo para gerenciar o “packing-house” dessa empresa. Nesse momento, iniciei o mestrado na UNESP Botucatu. Logo após, fui contratada pela Citrovita para trabalhar em P&D. Concluí o mestrado em Agronomia em 1994, iniciando a seguir o Doutorado em Biotecnologia, o qual foi finalizado em 1996. Após o Doutorado, abri um escritório de Consultoria Agronômica e Paisagismo. Em 2007, comecei a ministrar aulas na Fatec Itapetininga e em 2008 assumi a Coordenação do Curso de Tecnologia em Agronegócio. Em 2010, após eleição, assumi a Direção da Fatec Itapetininga. SouMaisFatec: Em sua vida pessoal/profissional destaque alguns fatos marcantes em sua trajetória. Sempre gostei muito de estudar e esse esforço foi reconhecido pela UNESP ao me formar, quando ganhei o prêmio de melhor aluna de turma. Naquela época, uma grande empresa proporcionava ao ganhador um valor em dinheiro, que foi suficiente para comprar meu primeiro carro. Outro ponto marcante da minha carreira profissional foi ter sido funcionária do Grupo Votorantim, tendo a oportunidade de ser enviada pela Citrovita para conhecer a citricultura da África do Sul, num momento em que esse país ainda vivia o “apartheid”; tornando essa experiência ainda mais enriquecedora do ponto de vista profissional. Além das experiências profissionais, as vivências pessoais dão um sentido maior a nossa vida, e o melhor exemplo disso foi o nascimento de meu filho Pedro.


SouMaisFatec: Ao longo dos anos quais foram as mudanças mais significativas em sua área de atuação? A agricultura como um todo tem se modernizado e de forma rápida. Acredito que os conceitos da Agricultura de Precisão e da biotecnologia, aliados às tecnologias de sustentabilidade são imprescindíveis à continuidade do aumento da produtividade agrícola.

“Estamos construindo aqui, com seriedade e empenho, um futuro mais promissor para nossos jovens!”

SouMaisFatec: Qual a sua visão sobre o que é ser professor na atualidade? Acredito que o professor é o elo entre o seu conhecimento, suas experiências e o estudante. O professor deve ser o guia, aquele que fornece o rumo a ser seguido, porém, não deve esquecer que a relação deve ser colaborativa, pois o aluno também tem muito a ensinar. SouMaisFatec: De que maneira a tecnologia, sobretudo a informática, mudou o processo de aprendizagem? Os recursos tecnológicos disponíveis aceleraram em muito a obtenção de informações, bem como as tornaram muito mais acessíveis. Tais ferramentas devem ser utilizadas também em sala de aula, porém, nada substitui todo o conhecimento prático de um professor; nem tampouco a troca de experiências proporcionada pela relação pessoal. SouMaisFatec: Dentro de sua área de atuação (ensino e pesquisa), o que o aluno deve obrigatoriamente saber para não ficar de fora do mercado de trabalho? Todo profissional em formação deve saber tudo de sua área, pois afinal, isso é inerente à sua formação. Porém, para ser rapidamente absor-

vido pelo mercado de trabalho, deve dominar sua língua materna; ter fluência em outro idioma; saber se relacionar em um ambiente coorporativo e principalmente, se preparar para ser um líder. Porém, nada disso adiantará se não amar o que faz!!!

SouMaisFatec: Qual o papel da Fatec Itapetininga no processo de desenvolvimento tecnológico e humano na região? O ensino profissional, sustentado pelo amplo investimento em qualificação, infraestrutura e afinado com o setor produtivo, transforma a realidade econômica, social e cultural de uma região. Todo esse esforço traduz-se na boa reputação que a Fatec de Itapetininga conquistou em nossa região, reputação essa demonstrada pelo excelente desempenho de seus alunos e professores nos processos de intercâmbio, pelos projetos vencedores de diversos prêmios, pela inclusão da comunidade e pelos altos índices de empregabilidade de seus egressos; consolidando assim, a tradução do conhecimento acadêmico em desenvolvimento e valorização do ser humano. Nossa missão é abrir mais oportunidades de inclusão e preparar os jovens do município de Itapetininga e região para a aceleração da economia. Estamos construindo aqui, com seriedade e empenho, um futuro mais promissor para nossos jovens!

11


OUVIR?

VOCÊ E O MUNDO DO TRABALHO 12

VOCÊ

que alguém esteja ali, pronto para ouvir. Nem sempre esperam uma resposta ou solução, mas sim que sejam ouvidos. Nesses casos sugiro apenas ouvi-los na essência e procurar compreender o que realmente desejam expressar e comunicar. Para exercitar o ouvir é necessário termos humildade, respeitar a história de quem fala, as escolhas e seus erros. Pois, se ouvirmos baseados somente em nossas crenças e verdades, estaremos julgando e não estaremos dispostos a interagir com as pessoas. Dicas para exercitarmos a boa audição: deixar a mente e corpo soltos quando alguém deseja contar algo ou mesmo nas conversas interpessoais, fazer o contato visual demonstrando interesse pelo assunto. A utilização do rapport, um relacionamento responsivo e de confiança com você mesmo ou com os outros, é um dos pilares da PNL (Programação Neurolinguística) e faz a diferença num diálogo. A paráfrase é uma técnica aplicada pela PNL que reformula e afirma o que a pessoa nos falou. Outra técnica é utilizarse de metáforas, que são a comunicação indireta através de uma história ou figura de linguagem implicando uma comparação, estas auxiliam na compreensão de um relato e reforçam com exemplos que indiretamente podem fazer sentido para o outro. O espelhamento, que nada mais é do que equiparação exata das partes do comportamento de outra pessoa, também é bemvindo, pois com prática fica natural para quem utiliza e imperceptível para quem fala. Compreender a intenção positiva, qual o propósito positivo subjacente a qualquer ação ou crença é um excelente caminho e início para relações mais saudáveis, duradouras e acima de tudo verdadeiras. Sendo assim, convido você a ouvir, ouvir atentamente a todos! Ouvir atentamente cada um deles, cada contato. Ousem ir além!

SABE

Prof.ª M.Sc. Rosângela Araujo - Master Coach e Practitioner em PNL

V

ocê acredita verdadeiramente que sabe ouvir? Já se perguntou se compreende o que as pessoas têm a lhe dizer? Se sua resposta for afirmativa, parabéns, pois esta é uma característica rara nos dias atuais, vamos refletir um pouco mais sobre esse tema aqui. Nosso corpo nos fala a todo o momento, por isso você precisa saber ouvir, ou seja, entender. Precisamos exercitar diariamente como suspender o julgamento e ouvir o outro na essência. Se para você não fez sentido, digo que nós queremos ouvir apenas o que desejamos e nem sempre o que a pessoa nos tem a dizer. Em outros momentos, usamos as nossas crenças para impedir que compreendamos verdadeiramente o que os outros desejam relatar, compartilhar ou mesmo apenas falar. Uma cliente minha disse assim: “ele fala porque tem boca”. E às vezes podemos agir assim, simplesmente opinando, julgamento e até criticando a fala do outro. Interpretamos equivocadamente a história pelas nossas crenças, apressadamente, sem ouvir com atenção, respeitando a história do outro. Sugiro que treinemos nossos ouvidos. Não aprendemos na escola, mas se desejamos evoluir constantemente fica a ideia, como já disse em outras matérias: ousar ir além! O ser humano gosta de ser reconhecido, amado e notado; então adquirir a habilidade de bom ouvinte certamente abre portas. Muitas pessoas, simplesmente, desejam falar e contar suas histórias, seu cotidiano, e assim, desejam


EU RECOMENDO

Na Natureza Selvagem Por: Prof. Eduardo Clemente

“Na natureza selvagem”, conta a história real de um jovem recém-formado, Christopher McCandless, que insatisfeito com os padrões da sociedade, sai sem rumo e sem dinheiro em uma viagem em busca do inesperado. O filme (2007) é considerado uma obra reflexiva, foi dirigido pelo ator Sean Penn, com fantástica trilha sonora feita pelo vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder.

O Melhor das Comédias da Vida Privada Por: Prof.ª Linda Catarina Gualda

Generoso, irônico, cúmplice - Verissimo sabe como ninguém transformar em riso as sutis tiranias, as infidelidades, as paixões fulminantes, os ódios mortais. Em “O Melhor das Comédias da Vida Privada” o escritor reúne diferentes histórias de sua autoria. Da crítica política, passando pela comédia de costumes, até a radiografia dos relacionamentos amorosos. Este volume contém histórias que podem revelar pequenas e grandes tragédias cotidianas.

SE LIGA!! 10 Canais de comunicação entre a FATEC e você!! • Site: www.fatecitapetininga.edu.br • Facebook: facebook.com/soumais.fatec • E-mail Direção: f.itapetininga.dir@centropaulasouza.sp.gov.br • Blog: http://comercioexterior.viajeblog.com.br/ • Revista “Perspectiva em Educação, Gestão & Tecnologia”: http://fatecitapetininga.edu.br/perspectiva/ • Mural digital (Tvs Biblioteca) • Jornal "Sou mais Fatec" • Murais dos corredores, do pátio e das salas de aula • Caixa da ouvidoria • Café com a Direção (mensal)

Uma Breve História do Mundo Por: Prof.ª Gilcéia Goularte

Em “Uma Breve História do Mundo”, o autor faz um balanço da saga da humanidade, compilada desde seus primórdios até os dias contemporâneos. Blainey procura descrever a geografia das civilizações e analisar o legado de seus povos, entrelaçando a história de um povo a outro.

Teatro Sesi Por: Prof.ª Paula Granato

O Serviço Social da Indústria (SESI) de Itapetininga oferece atividades culturais e espetáculos todos os fins de semana, de graça. Ver uma peça de teatro, ouvir uma banda ou orquestra de altíssima qualidade é inspirador, estimula nossa criatividade, desperta em nós a vontade de deixar também uma marca no mundo. SESI Itapetininga: Av. Pe. Antônio Brunetti, 1360.

13


NOVOS CURSOS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Há aproximadamente 3 anos, iniciávamos os estudos para a solicitação de um novo curso para a Fatec Itapetininga. Em nossos “Cafés com as Empresas” ficou sempre latente a demanda dos empresários, por cursos que atendessem a área industrial. Aliada a essa demanda, somou-se o desejo do poder executivo também por essa área, pois, naquele momento o Plano Diretor do Município vislumbrava um crescimento nesse setor e assim colocava-se a necessidade de mão-de-obra qualificada. Em reuniões no Centro Paula Souza, a Direção da Fatec Itapetininga expôs os anseios da comunidade para a inserção de cursos na área industrial. Assim, juntamente com a Prof.ª Isolina, os professores Rubio, Ludwig, Marcus Vinicius e Rosangela iniciaram os estudos nessa área, culminando em 3 possibilidades: Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores e Gestão da Produção Industrial. Os estudos sobre as características de tais cursos, bem como sobre o profissional formado, foram apresentados à comunidade no Café com as Empresas em abril de 2012, sendo escolhido então, o curso de Gestão da Produção Industrial. O tecnólogo em Gestão da Produção Industrial atua nas organizações industriais, buscando a melhoria da qualidade e produtividade industrial. Dentre as atividades desempenhadas por este profissional, destacam-se a identificação e o estudo de oportunidades de negócios na área industrial, coordenação de equipes de produção, diagnóstico e otimização de fluxos de materiais e a utilização de conhecimentos da logística industrial. O domínio e aplicação das normas de segurança no trabalho e gestão ambiental são requisitos à atuação deste profissional.

14


GESTÃO EMPRESARIAL - EaD (a distância)

Prof. M.Sc. Marcelo Antonio Ribeiro Camargo

O Curso de Gestão Empresarial - EaD (a distância), visa formar o Tecnólogo em Gestão Empresarial o qual terá a responsabilidade de elaborar e implementar planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais são requisitos importantes a esse profissional. O curso será 100% a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA, onde os alunos terão acesso ao conteúdo das disciplinas com o acompanhamento de tutores on-line.

Os alunos terão também a sua disposição a estrutura da Fatec Itapetininga - biblioteca, laboratórios e tutoria presencial. Haverá também, para cada disciplina, a aplicação de duas provas presenciais nos polos, as quais terão por objetivo mensurar o conhecimento obtido pelos alunos. A Fatec Itapetininga será um dos polos presenciais, com vários de seus professores participando do projeto como tutores presenciais e a distância, inclusive com alguns tendo atuado como professores conteudistas de diversas disciplinas que compõem a matriz curricular do referido curso.

15


Jornal Sou+Fatec Nº 006  
Jornal Sou+Fatec Nº 006  
Advertisement