Page 1

place • mar/2013

1


2

place • mar/2013


place • mar/2013

3


A tendência é morar

bem.

Conforto, estilo e sofisticação nunca saem de moda. More em uma casa Baggio e conte com a tradição e qualidade de quem constrói casas e projetos personalizados há mais de 30 anos.

construtorabaggio.com.br

www.

4

place • mar/2013


41 3025-6111 Rua Nestor Victor . 839 Água Verde . Curitiba . PR

place • mar/2013

5


VocĂŞ precisa de um bom motivo para mudar para um Paysage? A gente dĂĄ logo 10.

6

place • mar/2013


• Casas prontas com 3 ou 4 dorms. ou terrenos a partir de 200 m²

A 1 minuto do Parque Tingui • Av. Fredolin Wolf • Terrenos de 450 m² a 650 m²

Projeto Arquitetônico: Mara Paludo - CREA 22.127-D/PR e Bóris M. Cunha - CAU 44.989-0/PR. Responsável Técnico: Alfredo Ciuffi Junior - Engenheiro Civil CREA 53.389-D/PR e João Luiz Murad Engenheiro Civil - CREA 13.838-D/PR. Matrícula: 78.690 da 9ª Circ.

Próximo ao Supermercado Condor, Terminal Santa Cândida e Parque Atuba.

Projeto Arquitetônico: Luiz Augusto S. N. Bacoccini - CAU 25.658-7/PR. Responsável Técnico: Alfredo Ciuffi Junior Engenheiro Civil - CREA 53.389-D/PR. Matrícula: 27.692 da 2ª Circ.

1. Terrenos em diferentes metragens. 2. Possibilidade de construir a casa do seus sonhos. 3. Condomínios com localização privilegiada em bairros arborizados e com fácil acesso a conveniências. 4. Um jardim inteiro pra você curtir e não só uma varandinha. 5. Crianças com mais espaço livre para brincar. 6. Contato direto com a natureza e maior qualidade de vida. 7. Infraestrutura completa com fitness center, piscina, playground, salão de festas com espaço gourmet decorado e quadra poliesportiva. 8. O perfil semelhante dos moradores facilita o contato e a convivência entre os vizinhos. 9. Viva com mais tranquilidade e segurança. 10. O valor do terreno + o valor da construção é inferior ao m² cobrado em apartamentos.

3091 5200 www.paysagecondominios.com.br As imagens aqui apresentadas são de caráter meramente ilustrativo e provisório, tendo como finalidade a divulgação dos empreendimentos para fins comerciais e estão sujeitas a alterações de cor, textura, acabamento e composição. Tanto o mobiliário quanto os utensílios utilizados para compor as gravuras possuem dimensões comerciais e não integram o contrato de compra e venda. O mobiliário e os equipamentos das áreas comuns serão entregues de acordo com o memorial de acabamentos do empreendimento, à disposição dos interessados com a nossa equipe de vendas. Possíveis alterações de projetos serão executadas de acordo com o Memorial Descritivo de cada condomínio. Creci F-17888.

place • mar/2013

7


sumário

38

24

30

42 10 12

Editorial Colaboradores

m oda ______________________________________________________________ 14 16 18 20 22 24

Trend News Place Indica Look por Mari Frazão Place Beauty Joias Editorial de Moda

a r q u itet u r a ______________________________________________________________ 30 36 38 42 44 46

8

place • mar/2013

Projetos Place Decoração Interiores Layout Inspiração Up Town por Melissa Mussi


48

66

54

72

c o mp o r t a ment o _____________________________________________________________ 48 52 54 58 60 64 66 70 72 76 78 80 82

Cotidiano Perfil Place Kids Arte e Cultura Business Vida Ativa por Igor Andrade Saúde & Beleza Esporte Tour Day & Night Place News Direito Gastronomia por Mary Schaffer

S o ci a l _____________________________________________________________ 86 87 88 90

Social Club por PierPaolo Nota Glamorizando por Iza Zilli Liqüe Agenda / A–Z place • mar/2013

9


e d it o r i a l

O primeiro de muitos

Publisher

Bruno Macarini Diretora Financeira

Bruno Kirilos

É como se voltássemos no tempo. Há um ano comemorávamos o sucesso da primeira edição da Revista Place. Criada com muito carinho, mas principalmente com estudo e a união de profissionais altamente capacitados, nossa revista surgiu em cima de grandes promessas. Grandes, porém possíveis, tanto que hoje buscamos novos desafios para aprimorar nosso trabalho e oferecer a você, leitor, um veículo de qualidade, com layout clean e dinâmico e matérias aprofundadas, porém de fácil leitura e compreensão. Foram 12 meses de plena dedicação, pesquisa e por que não, de amizades! O estereótipo do curitibano coração frio não se revelou na nossa estreia, pois desde o princípio a Revista Place foi recebida com entusiasmo e respeito. Nascida e criada em Curitiba, a Revista Place é para os curitibanos, ou melhor, é dos curitibanos. É uma revista daquele povo exigente, detalhista, curioso, crítico e que se orgulha de sua cidade natal, seja pelos belos parques, infraestrutura, economia, ou pelo simples fato de saber que vina é diferente de salsicha. Para esse público diferenciado, tratamos de produzir um veículo com a mesma característica. Pautada em Moda, Arquitetura e Comportamento, a Revista Place apresenta a cada edição assuntos antenados com as principais tendências desses segmentos. E já que falamos de tendências, nada melhor que utilizar esse tema para celebrar o primeiro aniversário da revista. Nessa edição comemorativa apresentamos o que está por vir nos próximos meses, seja em termos de projetos e decoração, negócios e estilo de vida ou modo de se vestir. Agora chega de papo e vamos ao que interessa, à festa! Afinal, esse é somente o primeiro aniversário de muitos que ainda virão...

Gisleine Rezende Direção de Arte e Design Gráfico

Marcelo Winck Jornalismo

Camila Dias (9576/PR) Lívia Zeferino (9184/PR) Louise Zeni Diretor Comercial

Bruno Macarini Consultores Comerciais

Andrea Kaminski, Eduardo Pimpão e Leopoldo Scremin Assistente Comercial

Nayran Coutinho Fotografia

Bruno Kirilos e Gustavo Sguissardi Assessoria Jurídica

Bona e Coelho Advogados Associados Colunistas

Igor Andrade, Iza Zilli, Mari Frazão, Mary Schaffer, Melissa Mussi, PierPaolo Nota e Roberto Bona Jr. Plataforma Digital

MagTab Tiragem

20 mil exemplares

Bruno Macarini

Publisher brunomacarini@revistaplace.com.br

Anuncie

revistaplace@revistaplace.com.br

Tel.: (41) 3203-1894

CAPA A modelo Cris Jurach (Mega) veste smoking gola tachas Karina Kulig Custom; vestido em renda Chantilly; e acessórios Karina Kulig Atelier. Styling: Karina Kulig; Beleza: Thiago Straub (Vimax Art Hair Beauty); Fotografia / Arte: Antônio Wolff (LuxLab Studio); Assistente de fotografia: Santiago Liniers (LuxLab Studio).

www.facebook.com/ RevistaPlaceCuritiba @RevistaPlaceCwb Revista Place Curitiba

www.revistaplace.com.br 10

place • mar/2013

Uma publicação: BG Editora e Marketing Direto Ltda. CNPJ: 14.860.781/0001-07 Rua Iapó, 135 - sala 16 - Alphaville Graciosa- 83.327-075 - Pinhais - PR A revista Place Curitiba é uma publicação mensal independente e não se responsabiliza pelas opiniões emitidas em artigos ou colunas assinadas, por entender que estes materiais são de responsabilidade de seus autores. A utilização, reprodução, apropriação, armazenamento de banco de dados, sob qualquer forma ou meio, dos textos, fotos e outras criações intelectuais da revista Place Curitiba são terminantemente proibidos sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41:10


place • mar/2013

11


c o l a b o r a d o r es

Quem participou desta edição: Kraw Penas

Karina Kulig

A estilista paranaense Karina Kulig é referência no segmento de moda, gosta de misturar diferentes estilos e transitar entre o tradicional, o contemporâneo, o romântico e o sensual ao criar modelos exclusivos para as noivas dos dias de hoje. Mais recentemente, a estilista lançou a coleção Karina Kulig Custom, com peças únicas e exclusivas inspiradas no punk rock. Nesta edição de aniversário da Revista Place, Karina colaborou com o styling da capa e do editorial de moda.

Mel Gabardo

Paulo Schiavon

Paulo Schiavon é diretor de Planejamento e Mídia da Agência Enken, palestrante e professor de marketing digital. É bacharel em Tecnologia e Mídias Digitais, com especialização em Arte e Tecnologia pela PUC-SP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação pela ESPM, com extensões nas áreas de Gestão de Projetos e Gestão do Conhecimento. Atua nas áreas de Comunicação e Marketing Digital desde 1998. Nesta edição Paulo colaborou com a matéria de Business. divulgação

Antonio Wolff

Antonio Wolff é designer de produtos por formação, fotógrafo autoditada e dedica-se integralmente à fotografia desde 2004.Trabalha principalmente com fotografia de moda, beleza e publicidade, através de seu estúdio Luxlab, criado em 2007, em Curitiba. Gosta de pensar, estudar e discutir a imagem fotográfica. Tem interesse por artes e comportamento. Desenvolve projetos autorais e possui imagens publicadas, assim como participações em mostras no Brasil e exterior. Na edição de aniversário da Place, Wolff colaborou com as fotos da capa e do editorial de moda.

12

place • mar/2013


place • mar/2013

13


m o d a / t r en d n ews

divulgação

divulgação

Inverno Cholet inspirado no passado - Para o inverno 2013, com campanha estrelada pela modelo Izabel Goulart, a marca Cholet aposta na releitura das tendências que marcaram os anos 60 e 70. Entre os destaques da coleção estão recortes geométricos, transparências e fendas. As cores vão dos neutros aos mais vivos, como fúcsia e laranja.

7Camicie inova com moda para cães - A grife de camisas 7Camicie lançou uma coleção exclusiva, vinda diretamente da Itália, destinada ao melhor amigo do homem. Agora os cachorros podem passear com figurino igual ao do dono, com a nova linha canina da confecção italiana.

14

place • mar/2013

divulgação

divulgação

Camila Klein rumo a Paris - A designer de acessórios de luxo Camila Klein vai expor suas peças no Le Bon Marché, em Paris - que comemorará 160 anos em 2013. Como parte da celebração, acontecerá o evento Bresil Sur La Rive Gauche, entre 6 de abril e 22 de junho, que visa reunir criações de moda, gastronomia e design brasileiro.

It Bag - Lançamento da Gucci, a Soho Disco Bag já virou uma das bolsas mais desejadas da temporada. Com tamanho compacto e incríveis opções de cores e couros trabalhados, a bolsinha tem alça transversal e tamanho ideal para carregar o essencial, além de ser discreta. O difícil para as aficionadas é escolher apenas uma tonalidade.


place • mar/2013

15


M o d a / P l a ce i n d ic a

A nova estação outono-inverno chega cheia de novidades. Conheça as principais tendências para homens e mulheres.

Sol do inverno

...................................................................................................

O modelo 713S, da Emilio Pucci, é feito de acetato, em estilo gatinho. Quanto: R$ 950 / Onde: Óticas Wanny

Inspiração art déco ..................................................................

Feitos em latão e banhados a ouro 18k, os brincos são criações do designer Christopher Alexander. Quanto: R$ 260 / Onde: Alcaçuz

coberto de cristais

......................................................................................

O modelo OMK5723 tem mostrador em padrão tartaruga com aro recoberto por cristais. Quanto: R$ 1.300 / Onde: Dumont

16

place • mar/2013

Floral elaborado .................................................................................................................

A estampa de flores bem distintas estiliza o vestido de seda Ted Baker. Quanto: US$ 245 / Onde: tedbaker.com

Toque natural

...........................................................................................................

Em madeira trabalhada e pedra lodolita, o anel tem detalhes de metal banhado a ouro. Quanto: R$ 350 / Onde: Mãos da Terra


Para os homens, tons escuros, verdes e acessórios em couro são apostas sem erro. Open Home Time

.......................................................................................................

O relógio cronógrafo possui caixa em ouro rose 18k e pulseira em couro de crocodilo. Quanto: R$ 96.000 / Onde: Montblanc

Khaki Harrington Jacket ..................................................................

Jaqueta de nylon verde militar, opção clássica e certeira para o outono. Quanto: £ 125 / Onde: Pretty Green

Para todos os dias .......................................................................................................................

A bolsa em estilo carteiro é confeccionada em couro e com alça transversal. Quanto: R$ 529 / Onde: Estivanelli

Franco

....................................................................................

Em couro, com solado leve e resistente, as botas Franco fazem parte da linha The Slate. Quanto: US$ 160 / Onde: Dr. Martens

Jeans

.........................................................

Calça curinga, em denim escuro. Quanto: R$ 188 / Onde: Aleatory

place • mar/2013

17


Mari Frazão Coluna

LoOK

Militarismo nas ruas O militarismo está mais presente do que nunca no mundo do streetstyle. Uma das características desse estilo são os tons de verde musgo, bege e marrom que, aliás, estarão super em alta nesse inverno. O bom dessas cores é a facilidade de combiná-las com diversos outros tons, além de serem super chiques quando usadas também em um look monocromático. As peças mais exploradas serão as camisas, parkas, calças, saias e também acessórios, como bolsas, cintos e sapatos. Por ter estampas que lembram muito o universo masculino, é preciso um pouco de cuidado na hora de usar o militarismo. Para deixar o visual equilibrado, a dica é misturar uma peça militar com outra mais feminina, como este meu look com a saia. fotos

B r u n o K i r il o s

e

Mari Frazão

Regata camuflada. Forever 21. R$

Sandália gladiadora com estampa camuflada. Schutz. R$

30

350

Relógio Nixon em borracha verde. Water Side. R$

579

Tênis Nike em couro com camurça verde. Art Walk. R$

159

Shorts jeans com estampa camuflada. Renner. R$

69,90

Bolsa em couro ecológico. Jussara Medeiros. R$

119,90

Parka de sarja com aplicações de tachas. Zara. R$

119

18

place • mar/2013

A colunista Mari Frazão usa camisa em sarja camuflada com aplicações de pedrarias no bolso. Zara. R$

259


place • mar/2013

19


m o d a / p l a ce b e a u t y

Com a chegada da nova estação, prepare a pele e aposte em cores intensas para olhos e lábios.

Sugarscrub

...........................................................................................................................

O gloss cy° sugarrub contém grânulos de açúcar que esfoliam os lábios. Quanto: R$ 12 / Onde: Cy°zone

Sombras

.................................................................................

O octeto de sombras Arena Chic traz cores intensas e cobertura suave. Quanto: R$ 60,50 / Onde: Ésika

Para os homens

............................................................................................................

Pioneiro BB Cream para homens, proteje e uniformiza a pele. Quanto: R$ 102 / Onde: Nickel Brasil

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Concentré Total

...........................................................................................................................

Creme anti-idade para rosto, atua sobre os principais sinais na pele. Quanto: R$ 190 / Onde: L’Bel

Batom Matte

...............................................

O Pure Matte Lipstick, da Nars, é hidratante, tem duração prolongada e variadas tonalidades foscas. Quanto: R$ 86 / Onde: Sephora

Time Balm Face Primer

..............................................................................

Com uma textura aveludada, o primer prepara a pele antes da aplicação da maquiagem. Quanto: R$ 115,90 / Onde: Skin Shop Cosmetics

20

place • mar/2013

Pó Multicolor

...............................................................................................

Com três funcionalidades: pó compacto, bronzer e sombra, vem nas tonalidades Matte e Shine. Quanto: R$ 37 / Onde: Halfi


A Onodera está comemorando 32 anos, mas é sua beleza que vai ganhar os parabéns.

Faça

3tr2atamsenetosscsorpõoraeis*s 20 sessões Ganhe +12

Compre

C e rtez

a de ser bem-cuidada.

*Válido somente para12 sessões do mesmo tratamento adquirido. Exceto para massagens e tratamentos médicos. Válida até 30/03.

Agende uma avaliação com uma de nossas consultoras e escolha um dos tratamentos corporais estéticos para gordura localizada, celulite e flacidez.

Unidade Juvevê Unidade Batel R. Augusto Stresser, 572 Av. Vicente Machado,1.814 Tel.: 41 3049-2444 Tel.: 41 3015-3100

WWW.ONODERA.COM.BR

place • mar/2013

21


Misturinha básica

divulgação

moda / joias

A tendência de combinar joias com acessórios fashion ganha força nas composições com maxi colares, muitas pulseiras e preciosos metais e pedras. C a mil a Di a s

Maxi Colar Camila Klein: bijuteria com cristais swarovski

s

fotos: divulgação

aber combinar sem perder o estilo é a chave do sucesso na mistura de joias finas e clássicas com acessórios modernos e versáteis. Coco Chanel já era fã dessa tendência que voltou e fica cada vez mais forte, ainda mais quando as adeptas entram na onda dos maxi acessórios e da mistura de pulseiras de diversos estilos. Para a estilista da marca de acessórios My Gloss, Katia Stocco, as bijuterias têm ganhado muita força na moda nas últimas décadas e cada vez mais são usadas como valorizadoras de looks, tudo isso devido à versatilidade dessas peças. “Não existem limites para criá-las! Os materiais são diversos e se adaptam mui-

22

Mix de anéis em ouro, Monte Carlo

plac pl ce e • mar/2013

to facilmente às tendências de moda. A joia jamais perderá seu encanto e seu valor e pode ser misturada tranquilamente com a bijuteria”, comenta.

Para combinar Patricia Balbi, diretora de marketing e produto da joalheria Monte Carlo defende a facilidade de usar essa tendência. Para ela, a regra é justamente não ter regras. “Basta buscar a interação entre as cores, formas, materiais, tamanhos e estilos para harmonizar os acessórios e compor novos looks”, afirma. A designer, especialista em acessórios, e diretora da joalheria 21Diamonds, Adriana Costa, diz que para usar essa tendência também é essencial ter equi-

Mezza Luna em ouro e diamantes, 21Diamonds

líbrio na hora de se produzir. “Um acessório pode ser grande e chamar bastante atenção, enquanto os outros, no mesmo look, podem ser mais finos e discretos”, explica. As dicas da designer são combinar um anel de ouro solitário com várias pulseiras de bijuteria, um maxi colar com pequenos brincos de diamantes ou, ainda, misturar colares de metais preciosos com correntinhas diversas. A tendência é bem democrática e respeita gostos e estilos. “Tanto faz usar esses acessórios no dia a dia, em produções mais básicas, ou à noite. A elegância vem da mistura, o importante é conhecer seu estilo. Saber combinar e compor as peças é o mais divertido”, completa Costa.

Bijuterias finas: bracelete Raphael Falci e brincos Valentina Constance


place • mar/2013

23


m o d a / e d it o r i a l

Smoking gola tachas Karina Kulig Custom; vestido em renda Chantilly; colar de cristais, anĂŠis e casquete Karina Kulig Atelier

24

plac pl ce e • mar/2013


NoiR et Blanc Preto, branco, rendas e maxi acessรณrios pontuam o outono-inverno 2013 Fotografia e Arte Antonio Wolff

Styling Karina Kulig

p l a ce pl ce โ€ข mar/2013

25


m o d a / e d it o r i a l

Jaqueta perfecto com aplicações de renda renascença, tachas, alfinetes e cristais e regata de malha com alfinetes Karina Kulig Custom; saia longa de babados em renda, colar e anéis Karina Kulig Atelier

26

plac pl ce e • mar/2013


p l a ce pl ce • mar/2013

27


m o d a / e d it o r i a l

Vestido patchwork de renda Karina Kulig Atelier; vestido de moletom tie-dye com aplicação de tachas, alfinetes e renda, clutch de couro e spikes e sapato abotinado Karina Kulig Custom

28

plac pl ce e • mar/2013


FICHA TÉCNICA: Fotografia / Arte: Antônio Wolff (LuxLab Studio) Assistente de fotografia: Santiago Liniers (LuxLab Studio) Styling: Karina Kulig Modelo: Cris Jurach (Mega) Beleza: Thiago Straub (Vimax Art Hair Beauty) Roupas e acessórios: Karina Kulig Custom

p l a ce pl ce • mar/2013

29


a r q u itet u r a / p r o jet o s

30

plac pl ce e • mar/2013


Uma casa, muitas

ideias Infinitas possibilidades surgem quando a residência é inspirada nas tendências da arquitetura em sintonia com o gosto do cliente LÍVIA ZEFERINO

Fotos

G u st a v o S g u iss a r d i

e

bg c o m u nic a ç ã o

“A flexibilidade foi prioridade para que os ambientes pudessem ganhar um novo layout a qualquer momento” Dalton Vidotti

place • mar/2013

31


a r q u itet u r a / p r o jet o s

32

plac pl ce e • m fev a r//22001133


t

odo projeto arquitetônico é único e possui uma história que merece ser contada, seja sobre sua concepção, desenvolvimento, decoração ou paisagismo. Imprimir a identidade de cada cliente, ou melhor, de suas famílias, é um grande desafio para os arquitetos, pois devem estar atentos a necessidades, gostos pessoais e possibilidades do espaço em questão. Aliado a isso, esses profissionais ainda buscam inserir as tendências de arquitetura nos projetos. Muito mais que ditar estilos, utilizar essas tendências significa identificar o gosto do cliente e criar uma residência aconchegante, funcional, moderna e alinhada às novidades do mercado. O arquiteto Dalton Vidotti compartilha essa ideia em cada

projeto, priorizando sempre as necessidades do cliente. “Preciso conhecer a história de cada um e entender como a pessoa imagina sua casa. Se ela tem filhos, gosta de receber amigos, sua rotina, tudo isso irá interferir na construção do projeto”, explica. O profissional revela que o simples pode deixar os ambientes mais ricos, pois assim, a harmonia das composições é valorizada.

Espaço otimizado De frente para o Parque Barigüi com uma vista privilegiada do local, o arquiteto Dalton Vidotti traduziu em um projeto de 380 metros quadrados, o verdadeiro significado de conforto e funcionalidade. Imprimindo a personalidade do morador em cada cômodo da residência,

Dalton aproveitou a beleza da paisagem natural para trazer mais vida ao projeto. “Gosto de valorizar a luz natural e colocar um pouquinho de sustentabilidade em meus trabalhos. Criar de forma sustentável pode deixar os ambientes ainda mais criativos e chamativos”, afirma. A residência é caracterizada por um estilo contemporâneo, onde a iluminação é totalmente feita por luz natural. Não existem cortinas, apenas vidros que trazem uma sensação de aconchego e liberdade. O projeto possui dois andares, sendo que no térreo estão localizados o hall, duas salas, cozinha, lavabo, banheiro e jardim. Já no andar superior ficam a sala de descanso e dois quartos com suítes. Segundo Dalton, o conceito principal do projeto foi a otiplace • mar/2013

33


a r q u itet u r a / p r o jet o s

mização dos espaços, para que cada lugar pudesse ser aproveitado de todas as formas. “A flexibilidade foi prioridade para que os ambientes pudessem ganhar um novo layout a qualquer momento”, explica. O profissional optou por integrar os espaços deixando tudo prático e funcional. Na entrada da casa há o hall dividindo a sala de jantar com a sala de estar. “Essa integração proporciona conforto e praticidade para a família”, comenta.

34

place • mar/2013

Mix de simplicidade e ousadia O projeto se destaca por sua simplicidade nos acabamentos e materiais, porém não perde a sofisticação. “Gosto de usar acabamentos mais secos para valorizar a decoração e todos os detalhes possíveis de serem trabalhados em um ambiente”, argumenta. O profissional mostra que a mistura de estilos também favoreceu a decoração, mesclando o clássico com

o rústico em diversos ambientes. Os tons da casa também variam bastante, eles vão desde o chumbo, passando pelo mostarda, até o azul e o clássico branco. “A ideia é destacar apenas algumas paredes, por isso optei pela mistura de tons neutros e fortes”, reforça. O mix de estilos na decoração é o grande diferencial da residência, pois reflete personalidade sem deixar de lado as tendências da arquitetura.


place • mar/2013

35


a r q u itet u r a / p l a ce

d ec o r a ç ã o

Mesmo com o fim do verão, cores fortes e alegres pontuam a decoração, especialmente o verde e o amarelo que, combinados com móveis de madeira em cores neutras, conferem harmonia ao interior dos ambientes.

Mesa Brooklin

..................................................................................................

Com acabamento em freijó linheiro escuro, a mesa de jantar é assinada por Amélia Tarozzo. Quanto: R$ 4.288 / Onde: Girona Design

Vaso Green ........................................................................

Fabricado em vidro, com design moderno e prático, o vaso mede 24x16x16 cm. Quanto: R$ 118 / Onde: Mobly

Cabideiro Asa .............................................................

O cabide de parede é fabricado em aço carbono e tem acabamento em pintura de diversas cores. Pesa apenas 1 kg e suporta até 10 kg. Quanto: R$ 119 / Onde: Oppa

36

plac pl ce e • mar/2013

Sofá Centouno

........................................................................

Criado pelo designer Léo Apter, possui uma manta solta pillowtop e não tem divisão entre os três assentos. Quanto: R$ 6.427 / Onde: Espaço & Forma


Sutri

....................................................................................................................................

Mesa lateral com acabamento em laca brilhante e tampo de cristal de 6 mm. Quanto: R$ 1.624 / Onde: Breton

Jangada

..................................................................................................

Desenvolvidos pelo designer Fábio Galeazzo, os azulejos Jangada fazem parte da coleção Conspiração BR, que apresenta mais de 20 estampas. Quanto: R$ 20,54 cada peça / Onde: Ibiza Acabamentos

Andrés Otero

Buffet Três

..........................................................................

Com pés finos, o Buffet parece flutuar sobre delicadas linhas de madeira. Quanto: R$ 13.406,20 / Onde: Momentum & Design place • mar/2013

37


a r q u itet u r a / i nte r i o r es

divulgação

38

plac pl ce e • mar/2013


Tendências para sua casa Mistura de estilos conquistam as residências

a

L ívi a Z efe r in o

palavra de ordem para quem gosta de investir em decoração é variedade. Hoje o gosto de cada cliente faz com que o designer de interiores seja criativo e ousado para mesclar os estilos sem perder harmonia e sofisticação. Para quem gosta do clássico, opções de materiais e acessórios não faltam para deixar os ambientes luxuosos. Já para aqueles mais modernos, é possível usufruir de muitas variedades de tons, gesso e pastilhas. Enfim, para todos os estilos existem objetos de desejo para deixar os projetos simplesmente encantadores.

Inovações para sua parede Para a designer de interiores Mônica Becker, tornar cada ambiente único é objetivo de quem busca sofisticação. Uma ótima opção para personalizar os cômodos com um toque especial é a utilização do papel de parede. Ele traz um ar de modernidade, seja para dividir ou simplesmente destacar um espaço. Com vários tipos de texturas, cores e estampas oferecidos ao público, é possível colorir um ambiente com representações florais, listradas, de grafismo, arabesco, e até mesmo de desenhos ilustrativos. Um dos diferenciais do produto é sua durabilidade que pode ser de até 15 anos

quando bem conservado, por ser vinílico. “Hoje, não só as residências aproveitam o produto como também espaços corporativos. Para quem gosta de personalizar o ambiente de modo diferenciado, a melhor opção é o papel de parede que, além de lindo, possui custo atrativo”, explica. Para obter o resultado esperado, é necessário analisar todos os detalhes. Os consumidores precisam decidir entre os estilos: nacional, alemão, bem semelhante à textura do tecido com acabamento vinílico, italiano, com desenhos em relevo e aspecto de seda, e o coreano, semelhante a um tecido com aplicações de cristais.

divulgação

“Hoje não só as residências aproveitam o produto como também espaços corporativos. Para quem gosta de personalizar o ambiente de modo diferenciado, a melhor opção é o papel de parede que, além de lindo, possui custo atrativo” Mônica Becker, designer de interiores

place • mar/2013

39


a r q u itet u r a / i nte r i o r es

As designers de interiores Jennyfer Gotardo e Janaína Marques acreditam que as últimas tendências em decoração são as mesclas de estilos, sejam eles clássicos, rústicos, contemporâneos ou modernos. O importante é saber combinar sem que cada um perca suas características e qualidades. As profissionais contam que tons neutros, espelho bronze, madeira de demolição, piso vinílico e materiais com autobrilho, como a laca, estão em alta. Jennyfer revela que, além de utilizar as tendências, o importante é saber aproveitá-las e adaptá-las ao gosto e personalidade de cada pessoa. “Podemos dizer que tendência é identificar o gosto do cliente e trazer surpresas para o projeto para deixá-lo inspirador e atemporal”, conta. As designers afirmam que os espaços gourmet estão sendo muito procurados e para essa tendência todo cuidado é pouco para não exagerar nos elementos e cores. Alinhar estética com funcionalidade é um grande desafio para esses ambientes. “Procuro utilizar integração, para que a praticidade se destaque oferecendo conforto às pessoas”, destaca. O importante é que cada espaço possa superar as expectativas do cliente e as pessoas possam se sentir acolhidas e confortáveis em qualquer lugar da casa.

40

place • mar/2013

fotos: BG Comunicação

Mistura de estilos


place • mar/2013

41


a r q u itet u r a / l a y o u t

L u iz M a g a nh o t o D a niel C a s a g r a n d e

Por e

Foto

A sala de jantar para seis pessoas apresenta um conceito atemporal, onde a mistura dos estilos clássico, moderno e contemporâneo cria uma perfeita harmonização e equilíbrio entre os elementos em destaque. A predominância dos tons branco, dourado e cinza com o jogo de espelhos garantem sofisticação e amplitude ao ambiente.

Lustre espanhol Mantra traz o estilo clássico com suas cúpulas de fios de seda dourada.

O tampo da mesa possui base central, mas fica sobreposto sobre a bancada. Termina onde começa o espelho Guardian que, além de ser resistente a riscos e oxidação, promove reflexão e amplitude à sala.

Cristaleira com portas em vidro argentato grigio da Cinex.

Cadeiras B64 do designer Marcel Breuer trazem modernidade ao ambiente. Fornecida pela Forma, a peça possui design original de 1928, assento e espaldar de madeira arqueada e tingida, além de tela em fibras naturais.

42

plac pl ce e • mar/2013

R o ge r Dip o l d

Piso de porcelanato bianco Carrara da Portobello Shop de fácil higienização e tonalidade atemporal.


place • mar/2013

43


a r q u itet u r a / i nspi r a ç ã o

Tendência I v a n W o d zinsk y

Marcelo Stammer

para

n

a arquitetura, novidades e inovações chegam o tempo todo. Alguns materiais se mantêm constantes no mercado, já outros surgem como moda e depois desaparecem, além dos muitos acessórios. Segundo o arquiteto Ivan Wodzinsky, todo projeto deve atender as necessidades do cliente com bom gosto, elegân-

44

place • mar/2013

“Menos é mais” sempre estará em voga cia e surpresa. Para o profissional, a tendência do “menos é mais” sempre estará em voga, pois todo cuidado é pouco na hora de escolher acessórios e materiais, uma vez que o excesso pode prejudicar o ambiente.

“Dentro desse conceito é preciso imprimir personalidade aos ambientes. Papéis de parede, materiais leves, marcenaria com acabamento luxuoso, iluminação, sustentabilidade e tecnologia sempre serão tendências para deixar qualquer projeto sofisticado e prático”, revela. Ivan gosta de surpreender os clientes apostando em qualidade e inovações.


place • mar/2013

45


Melissa Mussi Coluna

UPtown

Flavio Ribeiro

Gerson Lima

O cenário da arquitetura e do design vive seu apogeu. A relevância dos assuntos ligados a essas artes fazem do setor um dos mais glamurosos, originais e conceituais do momento. Confira os nomes que ajudam a definir tendências no viver e morar dos curitibanos, nas mais badaladas festas do segmento, na capital.

Café com informação - Com o tema “Feliz 2013, o ano começa agora”, a Ideally Iluminação recebeu arquitetos e designers para um café da manhã, seguido de um bate-papo com os especialistas Manoel Caetano e Luís Mota, diretores da Light Design+Exporlux, sobre as tendências do segmento para este ano. Na foto, a proprietária da Ideally Iluminação Soraya Rivas, entre as arquitetas Mariana Manzoni e Carla Kiss.

Celina Germer

Christian Feistauer

Rechonchudas e sedutoras - A Inove Galeria, loja conceito do Grupo Inove localizada no Batel, promoveu uma intervenção com o artista plástico gaúcho Victor Hugo Porto, que produziu no local uma tela com o tema “Mulheres rechonchudas, gordinhas e sedutoras”. Entre os visitantes, marcaram presença as arquitetas Viviane Busch e Rose Guazzi (na foto). A exposição ficará na Inove Galeria até o dia 23 de março.

Celso Pilati

Boteco de Design - A série de eventos “Clássicos da Gastronomia de Boteco”, happy hour promovido pela Vidri Revestimentos para dar boas vindas a 2013, foi movimentadíssima. Na foto, a dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande foi recepcionada pela anfitriã Marcia Pretto.

Varanda Contemporânea - O arquiteto carioca Ivan Rezende foi o responsável pela repaginação da varanda anexa à praça de alimentação do Shopping Crystal. O espaço foi lançado em um evento exclusivo que reuniu trend-setters, formadores de opinião, clientes, lojistas e a sociedade curitibana. Na foto, a lojista Graziela Fuzzo, Eliseu Portugal, o decorador Marcos Soares e Andréa Omeiri conheceram in loco o novo espaço.

46

place • mar/2013

Novos rumos - A arquiteta Fernanda Moura Borio passa a trilhar voo solo. Fernanda comanda agora o escritório FMB Arquitetura, que leva a sua assinatura e conta com uma equipe de profissionais especializada em soluções inovadoras e ideias criativas. A arquiteta também se prepara para assinar o Living e Jantar da Casa Cor Paraná, que inaugura em agosto.


place • mar/2013

47


c o mp o r t a ment o / c o ti d i a n o

Redes sociais online vocĂŞ sabe interagir? Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, cada uma dessas ferramentas exige uma conduta e afeta o comportamento das pessoas L etĂ­ci a D o hms

48

plac pl ce e • mar/2013


s

e alguns anos atrás apenas celebridades e pessoas públicas tinham suas vidas expostas, hoje todos podem ser clicados em qualquer situação ou ter detalhes da vida pessoal compartilhados. Com as redes sociais existe uma troca ativa de conhecimentos, fazendo com que as informações sejam repassadas em tempo real. Para Camila Porto de Camargo, proprietária da empresa .com/teúdo especializada em consultoria digital, a rede social é um aglomerado de pessoas com interesses comuns, seja no mundo “online” ou “off-line”. Os sites de relacionamento são as plataformas onde esses grupos se reúnem. “Há quem as utilize para se conectar com amigos, conseguir emprego, fazer negócios, buscar um companheiro, trocar ideias, debater e aprender”, complementa a profissional. Ricardo Dória é empresário e usa as redes sociais online como

principal forma de divulgação de suas empresas. Para ele, a relação pessoal x profissional está muito mais complexa. “Estou no Facebook às 23h falando com amigos pessoais e algum cliente vem falar sobre trabalho. Acabou esse espaço entre escritório e vida pessoal”, conta. E é justamente por isso que alguns cuidados precisam ser tomados na postura adotada nessa mídia. “É preciso relaxar e entender que esse é um ambiente público, no qual você não precisa ser outra pessoa, mas é necessário entender a visibilidade que as ações terão”, explica Fernanda Musardo, consultora digital e professora de treinamento de mídia social. “Além disso, quando você briga com alguém na esquina de casa, no máximo o vizinho viu. Já na rede online não, além de ficar registrado, alguém bateu uma foto, fez um vídeo, compartilhou e os outros comentaram”, complementa. A naturalidade é apontada

como a melhor forma para se posicionar nesse meio e manter a credibilidade. “É preciso estar confortável com as suas atitudes e opiniões, pois assim você terá segurança para encarar uma possível discussão de uma forma madura”, afirma Ricardo.

Manual É importante conhecer os propósitos de cada rede para conseguir adaptar linguagem e conteúdo. O Twitter é uma rede social dinâmica, ser objetivo no que se escreve é fundamental. No Facebook são encontrados os mais diversos comportamentos. “O Instagram, assim como o YouTube, depende do visual, se você quer postar fotos do seu jantar pode, tudo é questão de posicionamento”, explica Camila. Já o Linkedin é uma rede direcionada ao mercado de trabalho e demanda uma linguagem formal. “Nele, fotos de viagens de férias ou vídeos engraçados devem ser evitados”, complementa.

“Se optar por uma utilização descontraída, mas com seriedade ao mesmo tempo, repassando somente informações verídicas e úteis, é possível encontrar benefícios nas redes sociais” Maria de Fátima Basso, psicóloga

p l a ce pl ce • mar/2013

49


c o mp o r t a ment o / c o ti d i a n o

Perigos A necessidade de pertencer a um grupo continua existindo nas redes de relacionamento virtual, mas não pode substituir o contato com grupos reais. “De um lado abre-se a casa e a vida para qualquer desconhecido virtual e por outro fecha-se a porta para um relacionamento real”, afirma a psicóloga Maria de Fátima Basso. Como nas redes sociais é mais fácil se controlar diante de uma situação crítica, apenas fechando a página da discussão sem efetivamente encarar alguém, então a pessoa pode ser quem ela quer ser, e não quem ela é de fato. “As pessoas dão o melhor de si e não o todo de si”, complemeta. Portanto, um relacionamento até pode ser promovido virtualmente, mas precisa ser tratado com respeito e carinho, e principalmente ser baseado na comunicação, troca e companheirismo para durar. Caso contrário, pode surgir uma terceira pessoa nessa história e

“É preciso relaxar e entender que esse é um ambiente público, no qual você não precisa ser outra pessoa, mas é necessário entender a visibilidade que as ações terão” Fernanda Musardo

ocorrer a traição. “Já atendi casos de casamentos por meio das redes sociais e até de traições virtuais para complementar a relação’”, diz a terapeuta. No entanto, nem tudo são preocupações. “Se optar por uma utilização descontraída, mas com seriedade ao mesmo

tempo, repassando somente informações verídicas e úteis, é possível encontrar benefícios nas redes sociais”, aponta Maria de Fátima. O segredo para aproveitar as redes de relacionamento online é conhecer benefícios e prejuízos, equilibrando essas duas medidas.

como se portar no mundo virtual O que fazer: 1) Use as redes sociais para criar contatos, conhecer pessoas e trocar ideias; 2) Seja educado e cuide do modo como se expressa; 3) Aproveite os canais para mostrar o que você sabe fazer. Às vezes criar um blog ou canal de vídeos pode ser uma grande fonte de contatos e dinheiro; 4) Preserve seus contatos online. Interaja com pessoas interessantes e use as redes sociais para fortalecer seus contatos, mesmo à distância; 5) Coloque seu endereço do Twitter, Facebook, Linkedin em sua assinatura de email e cartão de visita. Isso pode render mais contatos e negócios. O que não fazer: 1) Não poste nada que possa se arrepender depois. Opiniões polêmicas, fotos pessoais demais, reclamações de chefes ou colegas de trabalho podem render uma grande dor de cabeça e, em casos já conhecidos, até processos judiciais; 2) Não se exponha demais. Não espalhe aos quatro cantos onde você vai, com quem, quando. Isso pode ser usado contra você em casos de violência urbana, como sequestros ou roubos a residências; 3) Não faça spam. Correntes, compartilhamento de promoções no Facebook, marcar pessoas em fotos de propaganda, mandar mensagens vendendo coisas. Isso é muito chato e pode queimar sua imagem; 4) Não saia adicionando pessoas aleatoriamente. Caso queira adicionar alguém que não conhece, envie uma mensagem, pelo menos, explicando o porquê e o que você espera com a amizade desta pessoa; 5) Não compartilhe tudo o que vê. Casos de denúncias falsas, boatos mentirosos, manifestações sem fundamento são comuns.

50

place • mar/2013


place • mar/2013

51


c o mp o r t a ment o / p e r fil

A paixão pelo Brasil As pedras brasileiras conquistaram o coração do italiano Fabrizio Giannone

i

taliano, olhos esverdeados, atencioso e ousado. Essas são algumas características do famoso designer de joias Fabrizio Giannone. Sua paixão pelas pedras brasileiras fez com que sua marca se tornasse referência pelo mundo inteiro. Formado em geologia e gemologia em Roma, na década de 90, veio ao Brasil em busca de sua paixão: a variedade e qualidade das pedras. A partir daí, Fabrizio começou a se dedicar à criação de joias contemporâneas, onde se diferenciou e obteve sucesso no mercado nacional e internacional.

Inspiração Para o italiano, o diferencial de suas joias é a atenção que dedica às proporções, além da predileção por temas da natureza, especialmente fauna e flora

52

place • mar/2013

Kelly Knevels

L ívi a Z efe r in o

“O principal diferencial do meu trabalho é que nunca estou satisfeito, sempre acho que existem coisas para melhorar” Fabrizio Giannone

e o jogo de cores que aborda, junto com as estações do ano e com os padrões clássicos de tonalidade. Toda a produção é artesanal e as lapidações são exclusivas, sugeridas pela constante pesquisa de novas formas e materiais, o que gera peças únicas. Fabrizio confessa que sua inspiração costuma variar de acordo com o momento que vive, lugares que visita e até mesmo com as tendências de moda, que atingem a todos. “O principal diferencial do meu trabalho é que nunca estou satisfeito, sempre acho que existem coisas para melhorar, tanto nos produtos, como no atendimento

e até no espaço físico das lojas” explica o designer.

Empreendedorismo Giannone confirmou seu talento e espírito empreendedor e lançou também acessórios como bolsas, sapatilhas e cintos desenvolvidos em couro com aplicação de pedras naturais brasileiras. Dentre as pedras preferidas do designer estão o quartzo rutilado, a turmalina, a ágata vermelha e o cristal. As criações de Fabrizio Giannone podem ser encontradas em mais de 25 lojas no Brasil e seis no exterior: Palm Beach, Panamá, Nova Iorque, Nicarágua, Costa Rica e México.


place • mar/2013

53


c o mp o r t a ment o / p l a ce

kids

As crianças também estão na moda Elas contam com a criatividade e qualidade de grifes infantis que criam coleções exclusivas inspiradas no universo adulto e nas influências das grandes boutiques internacionais

divulgação

L OU I S E Z E N I

Camisa da coleção Base Junior com padronagem em xadrez

54

plac pl ce e • mar/2013


a

divulgação

o invés de gibis e livros infantis, ela lê revistas de moda como Elle e Vogue. Ao lado, o cachorro batizado de Dior acompanha os movimentos da menina de oito anos escolhendo suas roupas em frente ao espelho. Assim é Isadora Tabox, antenada com as principais tendências de moda e escolhendo os seus looks no dia a dia. “Tenho muita coisa com animal print” ou “vestido mullet é aquele curto na frente e longo atrás”, são afirmações da garota que já comprovam seu conhecimento fashion. Fã de Burberry e Louis Vuitton, Isadora gosta de comprar suas roupas no exterior, quando viaja com a mãe, pois na cidade onde mora – Toledo (PR) – não existem grandes shoppings ou centros de moda. Assim como Isadora, milhares de crianças estão cada vez mais atentas às tendências de moda e fazem questão de escolher a própria roupa. Mesmo que na hora da compra os pais deem a palavra final do que levar ou não, no dia a dia meninos e meninas vestem aquilo que gostam e se sentem bem. A indústria têxtil para o público infantil está Isadora Tabox, de oito anos, acompacada vez mais moderna e nha as principais tendências de moda acompanhando as refe- lendo revistas especializadas rências da moda adulta, pois mesmo inseridas em última pesquisa realizada pela um universo lúdico, as crianças Abit (Associação Brasileira da procuram se parecer com os Indústria Têxtil e de Confecção), pais, especialmente no modo no ano de 2011 o mercado de de se vestir. Segundo dados da moda infantil no Brasil era com-

posto por 10,5 mil indústrias e houve um montante de mais de 1,5 milhão de peças produzidas nesse segmento. Isso representa uma produção de vestuário infantil no valor de quase 18 milhões de reais.

Moda infantil e brasileira As grifes nacionais estão apostando forte nas tendências de moda também para as crianças. Daniela Bibas, diretora criativa da grife infantil Que Te Encante, conta que durante o processo de criação das coleções, as pesquisas são pautadas nas tendências e conceitos do universo adulto, os quais são traduzidos para a realidade das crianças de forma lúdica e usual. “Para as meninas podemos citar o maxi comprimento em saias e vestidos; o estilo mullet; e o peplum nos tops. Para os meninos as modelagens estão mais ajustadas e alinhadas com padronagens inspiradas na moda europeia. A tendência militar com camuflados também ganhou destaque em nossa coleção”, exemplifica Daniela. Para Tamara Sbroglio, estilista da Dudalina Feminina Petit, a inspiração para criar as camisas infantis está focada nos adultos. Como a intenção da marca é que pais e filhos usem a mesma camisa, os produtos são pensados de modo a agradar ambos os públicos. Tamara conta que a moda infantil segue a modelagem da adulta, das camisas slim em algodão place • mar/2013

55


divulgação

que oferecem conforto e maleabilidade. Quanto ao estilo, a Dudalina utiliza “padronagens de xadrez, listras finas, estampas delicadas e cores vivas que mais combinam com as crianças. As meninas adoram os detalhes de flor e fita de cetim”, afirma. “Já os meninos gostam de detalhes em xadrez. Brincamos bastante com cores, detalhes, composés e linhas coloridas”, complemen-

56

Coleção outono-inverno Que Te Encante

place • mar/2013

ta Aline Lutchenberg, estilista da Base Junior. As tradicionais grifes infantis Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre também garantem o uso das principais tendências nas coleções outono-inverno, de acordo com o estilista Jota Porangaba. Para as meninas as principais influências são os arabescos, tachas, pinos e ferragens douradas, inspiração que vem do barroco. O

animal print e o croco aparecem nos acessórios e calçados. “Para os garotos, peças em desenho camuflado são um forte ícone. O militarismo aparece em toda coleção principalmente nas jaquetas e detalhes de bolsos”, comenta o estilista. Elementos de equitação, polo e corrida de carros antigos também estão presentes nas coleções infantis outono-inverno.


place • mar/2013

57


c o mp o r t a ment o

/

a r te & c u lt u r a

Noivas Boudoir Ensaio sensual delicado proporciona autoestima à noiva na hora da cerimônia

L E T I C I A DO H M S

a

Fotos

C a r o l M a tt o s

noiva entra na igreja. Todos os olhares se voltam para ela que está linda, confiante e acredite, com um brilho sensual no olhar. Minutos antes ela tomava consciência da própria beleza e paixão pelo futuro esposo em um ensaio fotográfico para lá de original. Mais que um momento de autoconfiança e intimidade, o ensaio Boudoir é a grande novidade em fotografia de casamentos, tanto para a noiva, quanto para o noivo que receberá o presente. Desenvolvido há dois anos pela fotojornalista de casamentos Carol Mattos, o Boudoir não é um ensaio sensual comum. Algumas noivas agendam as fotos em algum dia antes da cerimônia e entregam o material ao marido

durante a lua de mel. Entretanto, a novidade do Boudoir é fazer as fotos no grande dia, minutos antes de colocar o vestido, já com o cabelo e a maquiagem prontos. A noiva veste a lingerie da noite de núpcias e entrega o presente em uma data especial como recordação daquele momento. “Nada como um olhar sexy, tímido, com um pouco de tensão e todo o charme e produção que o dia do casamento pede”, comenta Carol Mattos. “Adorei ter feito o ensaio. Logo que a Carol me propôs tive certeza que seria de grande valia poder dividir esse momento sublime com meu marido. Também foi muito importante para relaxar antes de entrar na igreja. Foi uma experiência ímpar”, conta Vivian Maes, uma das

noivas que aprovou o resultado. “Ficou melhor que o esperado: fotos sensuais sem ser vulgar. Perfeito”, complementa. Para garantir a sutileza das fotos, a postura adotada é a mais natural possível. “Vou no ritmo delas fazendo um mix de mistério e sensualidade. Dirijo as noivas com poses, postura, mas mantendo a personalidade de cada uma”, define a fotojornalista. O cenário escolhido é o local onde a noiva estará se arrumando para o casamento. O indicado é que existam ambientes separados como quarto e antessala. Outros itens que coroam o clima, segundo Carol Mattos, é a noiva ficar envolta somente no véu. “O buquê ou uma taça de champagne também dão um charme ótimo nas fotos”, afirma.

“Foi uma experiência ímpar” Vivian Maes

58

plac pl ce e • mar/2013


Um presente para você!

A Amaral Odonto, com 16 anos de atuação na área, está em novo endereço, no bairro mais charmoso da cidade. São mais de 600 m 2 de conforto e sofisticação, com os melhores equipamentos e profissionais qualificados na recuperação de sorrisos. Contamos com estacionamento próprio, sala vip, espaço kids e muito mais.

Venha conhecer! Dr. Rodrigo Ferreira do Amaral Cirurgião-Dentista Endodontista CRO/PR -11088

Dr. Rudah Ferreira do Amaral Cirurgião-Dentista Ortodontista CRO/PR -16511

Rua Brigadeiro Franco, 1149 - Batel Soho

www.amaralodonto.com.br - (41) 3233-5577

place • mar/2013

59


c o mp o r t a ment o / b u siness

Campanha da OQVestir

60

place • mar/2013


E-commerce na moda Com seu espaço já consolidado entre os consumidores, lojas virtuais de roupas e acessórios investem em novas mídias e ferramentas para potencializar a divulgação e venda de produtos C a mil a Di a s

c

om uma gama infinita de facilidades para os consumidores, o e-commerce cresce constantemente no Brasil e no mundo. Segundo dados da empresa e-bit, consultora em compras online, em 2012 as vendas aumentaram em 20%, com relação ao ano anterior, e o faturamento no Brasil foi de 22,50 bilhões de reais. Boa parcela desses números corresponde ao segmento de moda que, em menos de dois anos, passou da 26ª posição de maiores vendas

para o quinto lugar, logo atrás de beleza e saúde. Para Paulo Schiavon, diretor de planejamento e mídia da Enken, empresa especializada em marketing integrado e e-commerce, as lojas virtuais conquistam clientes com sua versatilidade, por atendê-los em diferentes localidades e momentos da vida, durante 24 horas, todos os dias, na comodidade do lar, do escritório ou onde o consumidor preferir. Outra vantagem é que, se combinadas às lojas físicas, as vendas

online só trazem benefícios. “Os dois tipos de negócios são complementares, não excludentes. O e-commerce não apresenta barreiras físicas como as lojas de rua ou centros comerciais e pode levar uma marca local para uma atuação nacional ou até internacional com bem menos esforço ou investimento que uma expansão física”, explica. É o caso da marca de sapatos e acessórios Jorge Alex, de Santana (SP). Apenas um ano e meio após a criação do e-commerce, 30% das vendas totais da marplace • mar/2013

61


c o mp o r t a ment o / b u siness

Jorge Alex: loja virtual intensificou vendas nas lojas físicas.

ca são efetuadas através do site, o que impulsionou a expansão da empresa em outros estados. “O e-commerce, além de um canal de vendas alternativo, atua como catálogo virtual. É um parceiro que agrega vendas e valores da marca às lojas. O cliente vê o produto e o código no site e vai às lojas para experimentar. Implantamos a loja online em apenas três meses e nesse tempo já se viu um resultado totalmente eficaz”, conta Daniel Bressan, gerente de e-commerce da Jorge Alex.

Interatividade Criado em 2009, o site OQVestir comercializa hoje mais de 140 marcas de roupas e acessórios. Em setembro de 2012, a empresa lançou a pioneira e-magazine, uma revista online com editoriais exclusivos, na qual todos os produtos têm a função “clique e compre”, além de dicas de tendências e de como combinar as peças. Para a editora de moda do site, Juliana Franco, essas dicas e a interação com as usuárias, atra-

62

place • mar/2013

vés do próprio visual do site e das novas mídias, substituem o auxílio de vendedoras e ajudam a transpor a barreira física, já que as clientes não podem tocar ou provar os produtos antes de comprá-los. “Nós vendemos moda e desejo, não um produto meramente técnico. Por isso, usamos fotos feitas em nossos estúdios por produtoras de moda, com qualidade editorial e que permitam ser ampliadas para que o cliente visualize todos os detalhes do tecido e sob todos os ângulos”, explica. Outra plataforma inovadora é a Mobile que, com aplicativos e sites adaptados para celulares, fica cada vez mais perto dos usuários. O clube de compras Privalia é um exemplo de empresa que investiu nesse formato. O site conta com mais de cinco milhões de sócios, três centros de distribuição, 800 marcas parceiras e seus produtos podem ser adquiridos também via smartphones e tablets. Segundo a gerente de marketing da empresa, Debora Capobianco, o acesso às plataformas

móveis, disponibilizado há um ano e meio com o aplicativo Privalia, só cresceu e tende a conquistar ainda mais usuários. “Esses são os canais do futuro. A navegação é fácil e o feedback de nossos 1,8 milhões de usuários é bem positivo”, conta. Paulo Schiavon também acredita que as lojas virtuais, por poderem se conectar a inúmeras plataformas sociais e ferramentas de relacionamento, oferecem um número maior de oportunidades de comunicação com seus consumidores. “A variedade de canais é ampla e cresce a cada dia com a expansão da tecnologia da informação e a criação de novos dispositivos que se conectam a grande rede”, finaliza. Apesar de não competirem diretamente com as lojas físicas, as ferramentas de compra online oferecem oportunidades de consumo impossíveis de serem replicadas por varejos apenas presentes fora do mundo virtual, além de facilitarem a pesquisa de preços e o conforto do usuário.


place • mar/2013

63


Igor Andrade Coluna

vidaativa

CrossFit - a tendência de se exercitar como os superatletas

o

CrossFit é a novidade do momento! Já é uma febre nos Estados Unidos, país que inclusive promove competições da modalidade, e será cada vez mais popular no Brasil também. Esse método de treinamento é diferenciado porque foge dos tradicionais treinos de musculação em máquinas. Para exercitar o corpo, são utilizadas modalidades como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso, com estímulos intensos e exaustivos levando seus prati-

64

place • mar/2013

cantes ao máximo da sua capacidade física e performance. Muito praticado por superatletas, cada vez mais pessoas comuns procuram o CrossFit. Entre os perfis dos praticantes estão aqueles entediados com os tradicionais treinos das academias e outros que buscam desafiar o limite do seu próprio corpo. Porém, tudo tem seu preço e levar o corpo ao limite nem sempre é a melhor opção. CrossFit é uma modalidade nova e ainda possui poucos estudos sobre seus riscos, por isso é

indicada para praticantes de níveis intermediário e avançado. Além dos ginásios, ou boxs, como são chamados os locais de prática do CrossFit, o esporte pode ser praticado também em parques e praças. Por Curitiba ter tradição nesses espaços de lazer pode, em breve, se tornar um grande polo do CrossFit no Brasil. Saiba Mais: www. crossfitbrasil.com Curiosidade Foi recém-criado um grupo de CrossFit na favela da rocinha. Conheça em www. rocinhacrossfit.com


WWW.MARCOSPRATT.COM

Disposição & Saúde O Lifex Institute é um novo conceito em academia com método exclusivo para o preparo físico e fortalecimento muscular. Horários com número limitado de alunos, sem aglomeração ou música alta. O treino é personalizado para se sentir bem com você, com sua família, nas atividades do dia-a-dia e no trabalho.

Atendimento com hora marcada Tel.: 3206-5660 - Rua Brasílio Itiberê, 2759 www.lifexcuritiba.com.br

www.youtube.com/user/lifexinstitute place • mar/2013

65


c o mp o r t a ment o / s a ú d e & b elez a

Extra brilho e mais gelo, por favor! Unhas bem tratadas, petiscos e drinks variados são ofertados pelos nail bars, os mais novos estabelecimentos que conquistaram as curitibanas C a mil a Di a s

Drink Esmalte Club e esmalte Alessandro Love Secret

a

o que tudo indica, o conceito de nail bar chegou para ficar. Com esmaltes variados, de marcas nacionais e internacionais, diferentes opções de manicure e design de unhas, além de cardápios recheados de bebidas e comidinhas, essas novas esmalterias conquistaram seus clientes com ambientes aconchegantes e muitos mimos. Mesmo com uma proposta semelhante, a de investir na beleza das unhas e proporcionar um cardápio apetitoso, cada nail bar tem seu diferencial bem definido. O Pietra Nail Bar, primeiro a abrir em Curitiba, oferece mais de 1.200 opções de esmaltes diferenciados, entre nacionais e importados. O estilo de pintura para manicu-

66

place • mar/2013

re ou pedicure é escolhido por um cardápio que traz diversas unhas, como a inglesinha, a filha única, a degradê e até a clássica meia-lua, tudo feito com tranquilidade e sem o barulho dos tradicionais salões de beleza. “Contamos também com a orientação de uma analista cromática para escolher a cor do esmalte de acordo com o tom da pele ou dar dicas no caso de algum evento especial”, explica a empresária Pietra Juglair de Souza. Para Pietra, a curitibana é antenada ao mundo da moda e gosta de estar sempre por dentro das principais tendências, isso inclui conhecer novas cores, marcas e produtos especiais para as unhas, além de explicar o sucesso dos estabelecimen-

tos voltados a serviços específicos para embelezar mãos e pés.

Além das unhas Outro estabelecimento curitibano que aposta nas tendências de unhas é o Fancy Nail Lounge. Além da estrutura de bar e de oferecer manicure e pedicure com mais de 15 marcas importadas de esmaltes, o Lounge proporciona também maquiagem, sobrancelha e depilação. Segundo a proprietária, Paula Buffara, o grande diferencial do Fancy Nail é o cardápio, que inclui uma variedade de serviços descritos de forma bem criativa, além de um bar completo, com opções light de petiscos, diferentes tipos de doces e muitas bebidas. Mesmo com


Daniel Katz

Pietra Nail Bar: ambiente tranquilo e reservado

place • mar/2013

67


c o mp o r t a ment o / s a ú d e & b elez a

Daniel Katz

toda a variedade, o principal propósito do local ainda é o serviço mais procurado: a manicure. “Entre as opções, as unhas estilo inglesinha, filha única e a trapo de luxo, feita com renda, são as mais pedidas. Essa última, inclusive, se tornou o carro-chefe”, comenta Buffara.

Tecnologia e tratamento

Unhas decoradas para todos os estilos

Unhas de couro: cobertura matte é tendência nesse inverno

Com mais uma proposta diferente para o mesmo conceito há também o Esmalte Club, responsável por trazer para Curitiba os produtos da marca alemã Alessandro International, que tem como objetivo tratar pés e mãos, além de colorir as unhas ctom 99 opções de cores em esmaltes simples e de gel. Os produtos de tratamento são desenvolvidos com cores diferentes para cada tipo de unha. As unhas do tipo um são as mais fracas e precisam de cálcio para ficarem fortalecidas. O tipo dois classifica as unhas mais secas, que tendem a escamar e a tornarem-se quebradiças, enquanto o três representa as unhas mais rígidas, com excesso de queratina, que ficam curvadas quando crescem. “Na primeira visita das clientes é feita uma diagnose das unhas delas para saber se são do tipo um, dois ou três. A partir daí são usados os produtos específicos

para cada tipo de unha, o que inclui lixa, base e removedor desenvolvidos especialmente para as características daquela unha”, explica a proprietária do Esmalte Club, Andrea Tramujas Holzman.

Esmaltação diferenciada Além da manicure e pedicure com produtos específicos para cada tipo de unha, as mulheres podem optar por diferentes tipos de esmaltação, como o design de unhas feitas em gel, que também tem 99 opções de cores, e o Lac Sensation, esmalte de gel feito em unhas naturais que, de acordo com Holzman, impressiona todas as clientes. “O gel permanece por 18 a 21 dias nas unhas, sem descascar. Ideal para quem viaja ou não tem muito tempo, ele também deixa as unhas 10% mais resistentes”, completa. A melhor dica para frequentar os nail bars é ir com o tempo reservado para relaxar e aproveitar. E as bebidas e petiscos, é claro, não podem ficar de fora. “Não são só as unhas! Faz parte do conceito de nails and drinks, brincar com esmaltes coloridos e degustar diferentes receitas”, lembra Sandra Cuellar Tramujas, sócia- proprietária do Esmalte Club e responsável pela elaboração do cardápio. Fancy Nail Lounge

68

plac pl ce e • mar/2013


place • mar/2013

69


c o mp o r t a ment o / e sp o r te

Kettlebell, a bola da vez Ela atravessou séculos na história e ressurge agora nos mais completos circuitos de treinamento físico L OU I S E Z E N I

i

culos, velocidade, coordenação e equilíbrio. “Com apenas uma peça é possível realizar uma variedade infinita de exercícios e trabalhar o corpo como um todo, fortalecendo principalmente a região do core que

BG Comunicação

magine uma bola de canhão com alça que permite fazer movimentos para tonificar o corpo. Parece complexo? Pois saiba que essa é a nova sensação no mundo esportivo, principalmente entre atletas profissionais. O kettlebell – nome dado a essa bola de ferro fundida com uma alça semelhante à de uma chaleira – já é bastante comum nos Estados Unidos e agora vem conquistando também o público brasileiro. Originário da Rússia do século 18 como instrumento de treino para aumento da resistência física e massa muscular, o kettlebell foi inserido há pouco tempo no Brasil como complemento de treinamentos funcionais. Muito utilizado pelas Forças Armadas Russa e Americana, hoje essa bolinha de ferro aparece também na rotina de exercícios de muitos atletas, especialmente entre lutadores de artes marciais mistas (MMA). Segundo o personal trainer e sócio da CF Trainer, Renato Cazula, o kettlebell está sendo empregado dentro de circuitos funcionais, pois além da força, estimula a potência dos mús-

70

place • mar/2013

engloba os músculos do cinturão abdominal”, explica. Para as mulheres é indicado para eliminar assimetrias e desequilíbrios corporais causados pelo uso do salto alto, por exemplo.

Movimente-se! Basicamente o treino com kettlebell é feito com movimento pendulares, ou balanço. “O mais comum é o swing que na verdade á a base para todos os outros exercícios”, ressalta o personal trainer. O swing é feito com os pés afastados e utiliza o quadril como centro de força para execução do movimento. A partir dele existe uma extensa série de exercícios para trabalhar o corpo como um todo. Os pesos vão de 4 até 48 quilos, porém os mais comuns ficam entre 12 e 16 quilos. De acordo com Renato Cazula, o kettlebell pode ser praticado todos os dias e trabalha a musculatura de forma mais integrada que os halteres. “Além disso, é possível integrá-lo à rotina de exercícios diários utilizando circuitos, séries por tempo ou repetição. Realizo treinos em grupos no parque tanto para alunos iniciantes como para aqueles com melhor condicionamento físico”, explica. Simples à primeira vista, essa bolinha de ferro pode gerar inúmeros benefícios ao corpo, basta utilizá-la com atenção e criatividade, experimente!


c o mp o r t a ment o / i nf o r me

Incognito Novo aparelho ortodôntico que utiliza técnica lingual e não prejudica a estética do sorriso já está disponível no Brasil

o

sorriso metálico ou de porcelana nem sempre é atrativo para pacientes que precisam de um tratamento ortodôntico, e para melhorar essa situação novas técnicas vem aprimorando a estética dos aparelhos. Uma nova alternativa para as pessoas que querem melhorar o seu sorriso mas não querem mostrar o aparelho é a Técnica Lingual, que consiste na colocação dos bráquetes (peças metálicas) na parte de trás dos dentes. Segundo Alexandre Moro, que é professor da UFPR e da Universidade Positivo, e presidente da Associação Paranaense de Ortodontia, essa técnica foi lançada na década de 80 nos Estados Unidos, entretanto, somente agora começa a conquistar seu espaço no Brasil. Um aprimoramento dessa técnica acaba de chegar ao Brasil. Trata-se do aparelho Incognito, que é confeccionado com tec-

nologia de última geração. A sua grande vantagem é ser 100% personalizado. Cada bráquete é feito especialmente para o paciente através do computador, e os fios para alinhar os dentes são confeccionados por robô. Antes do Incognito, os aparelhos linguais utilizavam bráquetes pré-fabricados em grande escala, com base na média da população, não sendo tão precisos. Com a nova técnica, a precisão é maior, diminuindo o atendimento clínico e o tempo de tratamento. Os bráquetes do Incognito chegam a ser 70% menores do que os convencionais, tendo uma adaptação mais rápida e sem prejudicar a fala, além disso, possuem grandes vantagens em relação ao alinhadores removíveis transparentes que tratam apenas casos mais simples. O Incógnito trata todos os tipos de problemas ortodônticos. Uma verdadeira revolução no mercado ortodôntico!

A vantagem é que não aparecem quando a pessoa sorri, proporcionando uma estética muito mais agradável.

Rua Coronel Dulcídio, 1558 – Água Verde – Curitiba/PR – 80.250-100 - Tel.: 3027-3092 www.moroortodontia.com.br p e • mar/2013 pll a c ce

71 71


c o mp o r t a ment o / t o u r

A vez dos Emirados Árabes Com seus arranha-céus futuristas, ilhas artificiais, belas praias ou pela arquitetura impressionante, Dubai, sem dúvidas, encanta seus visitantes

C a r o lin a P a r o lin

72

plac pl ce e • mar/2013


Para conhecer o lado antigo da cidade a dica é visitar o Souks Bazar, pois lá estão o mercado do ouro (Gold Souk) e o mercado das especiarias (Spice Souk). O passeio é um mergulho na cultura árabe e, é claro, pechinchar é regra básica para comprar qualquer coisa.

d

ubai, um dos sete emirados do país Emirados Árabes Unidos, possui mania de grandeza e impressiona pelas magníficas obras feitas pelo homem. Os indicadores de tamanho são vários: lá estão o maior edifício, o maior shopping e o maior aquário do mundo, além do único hotel sete estrelas. Ou seja, superlativos não faltam em Dubai graças ao próspero petróleo da região. É imperdível a visita ao maior arranha-céu do planeta, o Burj Khalifa, com 828 metros de altura e 163 andares. Em seu interior encontra-se o hotel Armani Dubai, com um restaurante e aproximadamente 900 apartamentos. O edifício é o ícone do skyline da cidade e pode ser avistado de qualquer região. O ticket deve ser comprado com antecedência em razão do grande número de turistas que passam por lá.

place • mar/2013

73


c o mp o r t a ment o / t o u r

Anexo ao Burj Khalifa está o Dubai Mall, o maior shopping do mundo, com 1.200 lojas de renomadas grifes internacionais e 120 restaurantes. Todas as noites o espetáculo é por conta das águas dançantes, fontes iluminadas na parte exterior do complexo. No seu interior encontra-se o Dubai Aquarium, com 10 milhões de litros de água e aproximadamente 33 mil animais. Outra atração é a ilha artificial Palm Island, onde o hotel Atlantis rouba a cena. Por lá é possível mergulhar com golfi-

74

place • mar/2013

nhos, apreciar excelente estadia, diversas opções gastronômicas e de entretenimento. O hotel sete estrelas Burj Al Arab também merece uma visita. Esse é o cartão postal de Dubai por ser uma grande obra arquitetônica e por apresentar um design fabuloso em formato de vela de barco. As diárias são consideradas as mais caras do mundo, no entanto é possível conhecer o interior do hotel fazendo uma reserva para o café da manhã ou demais refeições. Outro grande shopping, o

Mall of Emirates, abriga a Ski Dubai, uma estação de ski indoor com 22 mil metros quadrados de neve. Os equipamentos de ski e snowboard são alugados no local. É diversão garantida e muito gelo no meio do deserto. Para conhecer o lado antigo da cidade, a dica é visitar o Souks Bazar, pois lá estão o mercado do ouro (Gold Souk) e o mercado das especiarias (Spice Souk). O passeio é um mergulho na cultura árabe e, é claro, pechinchar é regra básica para comprar qualquer coisa.


Onde comer Além do famoso restaurante japonês Nobu, situado no hotel Atlantis, na ilha artificial the Palm, um grande destaque na gastronomia de Dubai é o badalado restaurante latino Toro Toro, localizado no hotel Grosvenor House. A cozinha é comandada pelo chef peruano Alfredo Lazo e a casa é gerenciada pela curitibana Venise Manif. Com a sequência de iguarias latinas, intercalada pela gastronomia peruana, colombiana e drinks brasileiros, o local coleciona prêmios como a melhor opção noturna e gastronômica de Dubai. Ao final da noite o restaurante se transforma em um ambiente mais agitado, nas batidas dos melhores DJs internacionais, e conta diariamente

com a presença de grandes personalidades.

Abu Dhabi é diversão na certa Aproximadamente há uma hora de carro de Dubai, a cidade de Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e vem ganhando cada vez mais destaque. É previsto para os próximos anos o lançamento de filiais dos museus do Louvre e Guggenheim. Uma das atrações fabulosas é o parque de diversões Ferrari World com a montanha russa mais rápida do mundo, a Fórmula Rossa chegando a 240 km/h em apenas 4,5 segundos Exageros ou não, os Emirados Árabes fascinam e ditam cada vez mais tendências para o resto do mundo. place • mar/2013

75


c o mp o r t a ment o / d a y & n ight

Aliadas da beleza, clínicas de estética oferecem modernos tratamentos Tecnologia e equipe multidisciplinar

fotos: BG Comunicação

Com tratamentos focados em saúde e estética, a Bioderma Medicina e Estética vem há cinco anos atendendo o público masculino e feminino com modernos tratamentos, voltados tanto para o emagrecimento e melhora do contorno corporal; rejuvenescimento e estética facial; pós-cirúrgico; e até nutrição. Na Bioderma Medicina e Estética o paciente encontra uma equipe multidisciplinar pronta para atendê-lo de forma personalizada, com profissionais especializados em suas áreas de atuação. A clínica possui programas personalizados e pacotes especiais para cada época do ano. Além

76

place • mar/2013

dos tratamentos faciais e corporais, oferece pacotes exclusivos para gestantes e noivas. Entre os destaques da clínica está o aparelho ProShock Ice que reduz até 3 centímetros da região tratada logo na primeira sessão. O recém-lançado ProSlimelt, tratamento de lipocavitação, também está entre os mais modernos aparelhos, pois além de ser totalmente indolor promove a redução de celulite e gordura localizada nas mais diversas regiões do corpo. Localizada na privilegiada região do Batel, a Bioderma possui uma área de 140 metros quadrados divididos em oito salas de atendimento.


divulgação

Tradição e qualidade Com duas unidades em Curitiba, nos bairros Batel e Juvevê, a rede Onodera Estética possui mais de 30 anos de experiência em tratamentos de beleza. Todas a clínicas contam também com acompanhamento médico e nutricional, além de oferecerem tratamentos para celulite, gordura localizada, flacidez, manchas na pele, acne, além de suporte pós-operatório e depilação. Entre os destaques da

clínica está o OnoCavit, aparelho que queima gorduras e pro-

move a eliminação das mesmas através do sistema linfático.

de doenças de pele, unhas e cabelos, assim como o cuidado e manutenção da saúde e beleza

da derme e prevenção do envelhecimento. Há também os tratamentos pré e pós-cirúrgicos.

de TV. O estabelecimento também possui um centro cirúrgico integralmente equipado e apropriado à grande gama de servi-

ços oferecidos, como tratamentos de beleza e estética, cirurgia plástica e cirurgias de grau leve.

A Clínica Betina Sanson atua na área de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica, que inclui diferenciados tipos de peeling fotoquimioterapia e preenchimento com toxina butolinica. Com os protocolos de tratamento e acompanhamento estabelecidos pela própria Dra. Betina Sanson, a especialidade do estabelecimento é o tratamento

Marcos Borges

Tratamentos diferenciados

divulgação

Conforto e segurança A Clínica Los Angeles está dentro do conceito de clínicahotel, com apartamentos modernos e decoração que prioriza a funcionalidade, o conforto e a segurança de seus pacientes em todos os ambientes, que são totalmente climatizados e monitorados por sistema interno

place • mar/2013

77


c o mp o r t a ment o / p l a ce n ews

Gustavo Sguissardi

Fernando Smak

Sucesso na Inauguração da loja Raphaella Booz - Aconteceu no mês de março a inauguração da segunda loja da grife de sapatos femininos Raphaella Booz, em Curitiba. O evento realizado na nova loja, localizada no Shopping Estação, contou com a participação de 200 convidados que apreciaram a nova coleção e as novidades da marca. A anfitriã, Solange Emerick, franqueada da marca na capital paranaense, recebeu todos os convidados com um coquetel especial e mostrou as novidades da coleção outono-inverno 2013.

O segredo dos campeões - Aconteceu no final de fevereiro a palestra com o coach Leonardo Gotti, na Fnac do ParkShopping Barigüi. Na presença de convidados ilustres, o profissional abordou pontos essenciais para conseguir alcançar grandes realizações, tanto na vida profissional como pessoal. O debate abrangeu as regras de ouro para a elaboração de objetivos, os fatores impeditivos do sucesso e o segredo dos grandes campeões para atingir metas.

divulgação

Emi Photo Art

Parceria internacional - A Pastilhart Revestimentos acaba de fechar uma parceria com o maior grupo cerâmico da Itália, o Florim Cerâmic. Os produtos de alto desempenho técnico seguem os controles de qualidade internacional. A marca é reconhecida na Europa por seus atributos de estilo e sofisticação. Na foto, os diretores da Pastilhart, Fabio Pacheco e Alexandre de Lara, com o diretor do Grupo Florin da Itália, Gean Lucca Malogolli.

78

place • mar/2013

Lançamento para mulheres - O Dia da Mulher foi celebrado com festa na Bioderma Medicina e Estética. Durante o coquetel pacientes e convidados da clínica puderam conhecer o ProSlimelt, moderno aparelho estético, lançamento em Curitiba. No registro a sócia-proprietária da Bioderma Medicina e Estética, Tatiane N. Wagner, Scheila Silva e a fisioterapeuta Michele Nardoni


place • mar/2013

79


colunadireito

Fernanda Helena Bona

Big Brother

u

ma revolução digital está acontecendo na tecnologia da informação com o implante da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), causando impacto direto na contabilidade das empresas. A vida delas será atingida por uma verdadeira transformação em relação à emissão de nota fiscal, integrando toda a administração tributária, nas esferas federal, estadual e municipal. Com a adoção da escrituração digital surgiu uma grande discussão referente aos benefícios esperados com a implantação desse novo modelo de escrituração. Quem de fato será beneficiado com o projeto da NF-e: o Fisco ou as empresas? Listamos alguns benefícios e desvantagens para ambos os lados. Para as empresas as vantagens são: redução de custos de impressão, aquisição de papel,

80

place • mar/2013

Tributário R o be r t o B o n a J u ni o r

Quem de fato será beneficiado com o projeto da NF-e: o Fisco ou as empresas? envio de documento fiscal, armazenagem de documentos fiscais, eliminação de digitação de notas fiscais, redução de erros de escrituração, simplificação de obrigações acessórias e dispensa de AIDF. As desvantagens são os gastos com impressão do DANFE, investimentos com equipamentos de informática para adaptação do sistema, não há agilidade no processo de escrituração do DANFE, retorno financeiro somente em longo prazo e o tempo de emissão da NF-e é mesmo da nota em papel. Já para o Fisco, as vantagens

são: aumento na confiabilidade da nota fiscal, melhoria no processo de controle fiscal, redução de custos no processo de controle das notas fiscais capturadas pela fiscalização e inibição de atos ilícitos fiscais. A desvantagem relevante é a falta de estrutura de hardware, comunicação e software por parte do Fisco. Uma coisa é certa. Com toda essa integração da administração em todas as esferas e com a utilização do T-Rex (o supercomputador da Receita Federal, capaz de cruzar qualquer informação), o contribuinte começa a viver um verdadeiro Big Brother Tributário, tendo todas suas informações cruzadas e repassadas para o Fisco. Serviço:

Roberto Bona Junior

Bona & Coelho da Silva Advogados Associados bonaecoelhodasilva.adv.br


place • mar/2013

81


Mary Schaffer Coluna

gastronomia

Camarão e Bacalhau por José Ost

Dia desses encontrei o empresário José Ost na saída do teatro. Papo vai, papo vem, e fiz a pergunta que para mim já é de praxe: meu amigo, você sabe cozinhar? Ost é executivo, fundador do Centro Europeu, escola de cursos profissionalizantes. Dentre os cursos ofertados muitos são relacionados à gastronomia. Agora diga com sinceridade: você também não gostaria de saber se esse empresário sabe pilotar o fogão? Pois bem, ele não só aceitou o desafio de cozinhar para nossa coluna, como provou ser um exímio e criativo chef. Do cardápio excepcional que degustei, essas são as receitas que consegui para você anexar em seu caderninho. fotos

bg c o m u nic a ç ã o

Camarão e Bacalhau

Bacalhau

Ingredientes (para 6 pessoas): - 2 kg de bacalhau dessalgado em posta - 3 cebolas em rodelas - 1 pimentão vermelho - 1 pimentão amarelo - 200 g de azeitona sem caroço - 5 colheres de azeite de oliva extravirgem - sal e pimenta a gosto Modo de Preparo: Grelhar a posta do bacalhau no azeite de oliva e reservar em um pirex. Depois grelhar as cebolas, os pimentões e a azeitona. Acrescentar o sal e a pimenta do reino. Colocar a cebola com os pimentões e as azeitonas em um refratário. Coloque o bacalhau em cima e regue com bastante azeite de oliva. Coloque no forno por aproximadamente 30 minutos.

Camarão

Ingredientes: - 1 kg de camarão grande - 2 latas de creme de leite - 4 colheres de sopa de molho de tomate - ½ taça de conhaque para flambar o camarão - 1 colher de molho inglês - 1 cebola pequena picada - 3 colheres de azeite de oliva - sal e pimenta do reino a gosto Modo de Preparo: Temperar o camarão com sal e pimenta. Fritar a cebola e os camarões. Depois de frito, flambar com o conhaque e em seguida colocar o creme de leite sem o soro, o molho de tomate e o molho inglês.

82

place • mar/2013


place • mar/2013

83


s o ci a l / e vent o s

Novo showroom

1

A loja Bartzen promoveu em fevereiro um coquetel para clientes, arquitetos e decoradores para apresentar o novo showroom da loja. Durante o evento houve a entrega do veículo Smart para a ganhadora da promoção Tudo Novo Bartzen. Na oportunidade aconteceu também o lançamento da edição 11 da Revista Place. Fotos: Gerson Lima

2

3

4

5

6

7

8

1 - Os anfitriões Alinne e Rodrigo Sirigatti • 2 - A ganhadora do veículo Smart Clécia Zivanov • 3 - A arquiteta Fernanda Rocha Loures Jung e a designer de interiores Mônica Becker • 4 - A arquiteta Ana Vilas Boas entre as designers de interiores Helen Giacomitti e Claudia Baggio Pereira • 5 - As arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczysyn • 6 - O publisher da Revista Place Bruno Macarini com a colunista Mari Frazão • 7 - Michele Nardoni, Tatiane N. Wagner, Birgit Kelller, Gisele Busmayer, Solange Emerick e Cibele Nardi • 8 - A arquiteta Fernanda Rocha Loures Jung com os sócios da Utilizzare Carlos Ihlenffeldt e Alexsandra Oenning.

84

place • mar/2013


s o ci a l / e vent o s

Tradição em qualidade

Loja Bigorrilho (3339-2149) Loja Água Verde (3243-7679)

A Essência do Cão Estética e Boutique comemorou sete anos com um evento bem especial para clientes e seus bichinhos de estimação no mês de março. Os convidados, recepcionados pelo empresário Alexandre Brey, puderam conhecer as novidades do pet shop e se divertir com os cãezinhos nos espaços da bagunça, de moda, beleza, zen e guloseimas. Os pets ainda receberam prêmios, brindes e cortesias em serviços durante o coquetel. Fotos: BG Comunicação

1

2

3

4

5

6

7

8

1 - Célia e Also Mainardi com a cadelinha Valentina • 2 - Paulo Furyta, a pequena Maria Paula e Jaroslane Quadros • 3 - Rafaella Gasparin, Gisella Conci e a cachorrinha Susi • 4 - Sigmund com seu dono Afonso Camargo • 5 - Adriana Ferrazza com a filha Carolina e o cachorrinho Yuri • 6 - Unidade Essência do Cão no Bigorrilho comemorou sete anos com a presença de muitos clientes • 7 - Aline Guatimosin com Cristal, Ange e Enrico • 8 - A família Camila, Matheus e Alexandre Brey place • mar/2013

85


PierPaolo Nota Coluna

socialclub

2

Felipe Cruz

3

4

Altos Agitos

6

Cadu Silvério

Kauana Bechtloff

Antonio Salani

1

Patrícia Lion

5

86

place • mar/2013

1 - O jornalista Leandro Moura encontrou o enigmático Boni, da Rede Globo, no Baile Oficial de Carnaval do Rio, no Museu de Arte Moderna, no Botafogo. • 2 - Thayane Leonardi e Nohane Miller, na Cervejaria Devassa da Praça Espanha. • 3 - Fernanda Campanaruti curtindo o TAJ. • 4 - A equipe da agência Produção de Ideias, do Grupo CWB Brasil, representada pelo sócio-proprietário Jorge Paulo Filho (centro), pelo diretor de arte Julian Akinaga (à esq.) e pelo diretor de criação Vandré Fernandes, conquistou prata no Prêmio Colunistas Paraná, na categoria de número 2, Branding ou Design, pela elaboração da nova marca do Grupo CWB. • 5 - Camila Ferreira e Manoella Taques no evento que celebrou a inauguração da varanda da praça de alimentação do Shopping Crystal. • 6 - O empresário Fernando Alves inaugurou no fim de fevereiro, em Curitiba, o restaurante Dona Dulce, especializado em gastronomia brasileira contemporânea.


Iza Zilli

Coluna

Iza Zilli

2

Iza Zilli

1

glamorizando

Iza Zilli

3

5

Cadu Silvério

Novaletra

4

Iza Zilli

6 1 - Marco Antônio de Biaggi um dos maiores cabeleireiros do Brasil posou com exclusividade para a nossa coluna na Place. • 2 - O casamento de Ana Elisa Jakobi e Sergio Luiz Mueller aconteceu no início de fevereiro na Chácara Minas D’Água em Campo Magro. • 3 - O baile de gala do Copacabana Palace, que marca anualmente o carnaval carioca, recebeu mais de dois mil foliões. Entre eles, João Lellis, Yasmini Rabelo e a cantora Watusi. • 4 Fernando Alves com Melina Carvalho, a pequena Sophia Pugnaloni e Dulce Alves, que foi homenageada pelo filho com o nome do restaurante Dona Dulce, inaugurado no Juvevê, em Curitiba. • 5 - Claudia Fialho, diretora de Comunicação do Copacabana Palace, Iza Zilli e Roberto Soares. • 6 - Os curitibanos Fabricio de Macedo e seu filho Fabricio curtiram o baile Scherazade Magic Ball no Copa. place • mar/2013

87


We Love Rio na Liqüe - A Liqüe retomou as atividades em 2013 com animada programação durante a festa We Love Rio, famoso baile carioca que traz nas pickups o som do funky melody. Nessa noite, a balada contou com decoração especial, drinks temáticos e brindes personalizados para o público. Fotos: Luizo Cavet

1

2

4 3

6 5

8

7

1 - Carla Bergamim • 2 - Juliana Veneri e Carolina-Zattar • 3 - Luana Floriani e Luis Minetto • 4 - Mayara Bruger • 5 - Nicole Rodrigues e Ligia Faret • 6 - Silvio Ribeiro Neto e Victor Hugo Marchiori Berleze • 7 - Thami Fouqut • 8 - Carol Grantal, Juliana-Barbosa e Ligia Faret

88

place • mar/2013


place • mar/2013

89


a gen d a

a-z

Feiras e eventos

Fenavid – Feira Nacional do Vidro, Alumínio e Molduras Data: 12, 13 e 14 de abril Horário: 13h às 21h Local: Expo Renault Barigui

Arte sobre papel Data: De 05 de março a 07 de abril Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h Local: Museu Oscar Niemeyer

A arqueologista – exposição fotográfica Data: De 19 de março a 02 de maio Horário: Terça a sábado, das 18h à 0h, e domingo, das 11h às 16h Local: Galeria Ponto de Fuga

________________________________________

Cursos e Palestras Workshop Blog Content Data: 23 de março Horário: 10 às 17h Local: Aldeia Coworking

Palestra: Tendências e investimentos em T&D Data: 26 de março Horário: 8h30 às 10h15 Local: Funpar

Cultivo e manutenção de orquídeasmódulo I Data: 06 e 07 de abril Horário: 13h às 18h Local: Orquidário Durigan

________________________________________

Shows e Teatro As fadas de Oz

Data: 17 de março Horário: 15h30 Local: Teatro Positivo

Agora é que são elas Data: 20 e 27 de março Horário: 22h Local: Trip Bar

Ney Matogrosso Data: 23 de março Horário: 21h Local: Teatro Guaíra

Tempestade inabitada Data: 21, 22, 23 e 24 de março Horário: 21, 22, 23 e 24 às 20h e 23 também às 18h Local: Teatro Novelas Curitibanas

90 90

p e • fev m a r//22001133 pll a c ce

.com/teúdo (41) 8505-0498 21 diamonds (11) 4302-5521 7Camicie (41) 3026-1000 Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) (11) 3823-6100 Alcaçuz (11) 2348-2522 Aldeia Coworking Curitiba (41) 3018-6003 Aleatory (41) 3317-6408 Amaral Odonto (41) 3233-5577 Base Junior (11) 3887-7379 Bioderma Medicina e Estética (41) 3243-5652 Breton (11) 3062-5052 Camila Klein (11) 3884-4503 Cannoh Coaching (41) 3024-4479 Carol Mattos Fotografia (41) 9121-1154 CF Trainer (41) 9948-5010 Cholet (85) 3307-1212 Cia Athletica (41) 3241-5000 Clínica Betina Sanson (41) 3024-2240 Clínica Los Angeles (41) 3027-3272 Clínica Nautilus (41) 3013-7213 Construtora Baggio (41) 3025-6111 Cy°zone 0800 778 8992 Dalton Vidotti Arquitetura (41) 3335-0029 Dr Alexandre Moro (41) 3027-3092 Dudalina (11) 3887-7379 Dumont 0800 055 4898 Empório Natural Garden (41) 3045-7656 - Filial (41) 3369-5079 - Matriz Enken (11) 3283-0183 Ésika 0800 778 8992 Esmalte Clube (41) 3022-2100 Espaço & Forma (11) 3882-3999 Essência do Cão (41) 3339-2149

Estância do Lago (41) 3525-0000 Estivanelli (17) 3225-6644 Estúdio Dos (41) 3044-3070 Expert (41) 3340-2660 - Batel (41) 3042-3454 - Centro Cívico (41) 3015-4386 Champagnat (41) 3013-4545 - Juvevê (41) 3317-6191 ParkShopping Barigui (41) 3207-7400 - Shopping Palladium Fabrizio Gianonne (11) 3062-2004 Fancy Nail Lounge (41) 3045-9806 Geral Limpeza e Conservação (41) 3044-7001 Girona Design (11) 3836-4615 Grey House Iluminação (41) 3336-4159 Gustavo Sguirssardi Fotografia (41) 8828-5505 Ibiza Acabamentos (11) 3061-2780 Iluminarte (41) 3342-1487 Ivan Wodzinsky Arquitetura e Interiores (41) 3027-6854 Janaína Marques e Jennyfer Gotardo Interiores e decoração (41) 9924-1546 Jorge Alex (11) 3321-7710 Juliana Moryia (41) 9192-0713 Keune (41) 3362-5190 La Bodegha (41) 3019-9700 Lavasecco www.lavasecco.com.br L’Bel 0800 778 8992 Lifex Institute (41) 3206-5660 Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre 0800 888 2600 Luxlab Studio (41) 3334 6882 Luzz Iluminação (41) 3088-6918 Maganhoto e Casagrande Arquitetura (41) 3335-2918 Mãos da Terra (17) 3304-3788 MF Consultório (41) 9145-3809

Mobly 0800 940 0326 Momentum & Design (41) 3242-2920 Mônica Becker Arquitetura e Interiores (41) 3236-1888 Mont Blanc (41) 3322-7806 Monte Carlo  0800 282 6373 My Gloss (11) 3283-1201 Nickel Brasil (11)5093.5114 Océane Femme (11) 2171-0142 Onodera Estética (41) 3015-3100 - Batel (41) 3049-2444 - Juvevê Oppa (11) 4003-8733 OQVestir (11) 5052-0050 Óticas Wanny (11) 3823-2659 Pastilhart (41) 3013-1973 Paysage Condomínios Diferenciados (41) 3029-9154 Pegasus Marcenaria (41) 3014-7484 Pietra Nail Bar (41) 3308-4017 Plaza Hotéis (41) 0800 707 5292 Pretty Green (0)845 539 2109 Privalia (11) 3500-2900 Que te encante (41) 3019-4081 Raphaella Booz (41) 3014-4001 - Shopping Estação (41) 3044-5900 - Shopping Palladium Sephora (21) 3543-5949 Skin Shop Cosmetics (41) 3045-8584 SPAZIALLI (41) 3363-6811 Swadisht Cozinha Indiana (41) 3015-1056 Taisho Restaurante Japonês (41) 3244-1129 TD Tech (41) 3088-4469 Ted Baker (0)845 130 4278 Tropical Banana www.tropicalbanana.com.br Utilizzare (41) 3039-3349


place • mar/2013

91


92

place • mar/2013

Revista Place Edição Comemorativa de Março de 2013  

Confira a Edição Comemorativa de Março de 2013 da Revista Place. Revista Place 1 ano | Revista Place seu lugar é aqui! @revistaplaceCWB | h...