Gestalt do Objeto

Page 66

Incoerência O conceito de incoerência formal é o oposto ao de coerência. A organização visual se caracteriza, principalmente, pela utilização de linguagens formais distintas ou conflitivas, nas partes ou no todo compositivo. Geralmente, os objetos apresentam resultados formais desarticulados, desintegrados e desarmônicos.

Este martelo, apesar de ser um objeto simples, constituído por apenas duas unidades principais, revela, além de uma inconsistência visual, uma total incoerência, em função da incompatibilidade de linguagem formal existente entre o seu cabo e sua cabeça. Sua harmonia visual é dissonante.

A incoerência visual deste edifício de linhas orgânicas e geométricas se expressa, principamente, na falta de integração e harmonização da sua organização formal. 0 equilíbrio assimétrico, com a distribuição de grandes e pequenas massas visuais de modo descompensados, contribui para tornar o edifício, deste ponto de vista, ainda mais desarticulado formalmente.

Neste veículo, o conceito de incoerência está presente de maneira inequívoca na falta de integração formal e de proporcionalidade do conjunto de rodas com relação à sua carroceria, bem como, em menor grau, na desarmonia evidente dos pares de espelhos retrovisores, faróis e braços do conjunto de suspensão.

0 design deste ônibus apresenta como incoerência visual a dissociação entre as suas duas unidades principais: a parte de baixo e a de cima. Ou seja, é visível que não existe uma integração formal entre ambas. A impressão que se tem é de que são dois objetos apenas superpostos, quando na realidade esta impressão deveria transmitir a imagem do ônibus como um único objeto, como um todo integrado e harmonioso.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.