Edição nº 306

Page 62

D

Dra. Andrea N. Onodera

Ms. Cristina Orsolin Klingenberg

urante a palestra A contribuição da biomecânica no desenvolvimento de calçados de corrida na indústria, a Dra. Andrea N. Onodera (Grupo Dass) destacou que o estudo da biomecânica traz valiosas informações sobre as forças que atuam sobre o corpo do corredor durante a prática esportiva e apresentou exemplos práticos a partir da construção de um laboratório na própria empresa equipado com câmeras infravermelhas, plataformas de força e sistema de palmilhas sensoriais, e como isso agrega qualidade aos calçados. Um dos questionamentos mais comuns, segundo ela, é como posicionar os canais de flexão no solado para melhorar o calce e o conforto do usuário. Neste sentido, apresentou um caso da marca Try On, para a qual foi realizado um estudo sobre a anatomia dos pés com o intuito de se verificar as áreas com maior flexão em pés com diferentes formatos. Dessa pesquisa resultou a sola Tecnofit que traz como diferencial canais de flexão curvos. “O melhor feedback é que em virtude do conforto proporcionado pelo sistema - que trouxe mais suavidade na progressão da passada - os modelos montados com esta sola foram os mais vendidos dentre toda a coleção”, observou. Ela também falou sobre o processo de desenvolvimento do tênis Kenya Racer, da Umpro, que envolveu testes de percepção de calce realizados com corredores profissionais quenianos que não conheciam a marca, com corredores cegos (possuem maior sensibilidade nos pés) e também profissionais que tinham por hábito usar calçados de outras marcas. A partir do retorno desses profissionais foram feitos ajustes e o calçado foi lançado com boa aceitação no mercado.

O

Eng. Ms. Ismael Sgarabotto

62

especial.indd 62

Painel Indústria 4.0 teve como mediadora a Dra. Susana Kakuta (Governo do RS). A profª. Ms. Cristina Orsolin Klingenberg (Unisinos/RS) apresentou o tema Indústria 4.0, a indústria flexível. Ela observou que o ciclo de vida dos produtos está cada vez menor, pois o mercado exige produtos diferentes, dificultando a flexibilização da produção para atender pedidos em pequenos lotes, sendo este um dos objetivos da indústria

4.0, tornando o custo de produção para nicho semelhante ao custo para a produção em massa. “Há poucos anos, a indústria fonográfica era completamente diferente. Quando uma pessoa gostava de uma ou duas músicas de um LP precisava adquirir o álbum completo, mas hoje as empresas vendem música por unidade. É preciso atender as massas, mas também suprir as necessidades dos indivíduos”, ilustrou. Ela enfatizou que a indústria 4.0 pressupõe um novo estágio de produção cujas tecnologias utilizadas interligam não apenas os serviços realizados dentro de cada empresa, mas conectam as próprias organizações umas com as outras. Neste contexto, os negócios não competem somente com os habituais concorrentes dentro do seu mercado, mas também com organizações de outras áreas. “A indústria do calçado pode ser impactada por um agente externo que inclusive ainda está por existir. Basta que alguém pense em algo diferente e que funcione melhor do que hoje existe no mercado”, alertou.

N

a apresentação do Case Prático de Inovação 4.0 - Intelligent System Sazi, o Eng. Ms. Ismael Sgarabotto (Grupo Sazi) contou que para oferecer as melhores soluções para os seus clientes, a empresa aposta, cada vez mais, no sistema de co-criação, onde tanto os seus clientes quanto seus fornecedores são agentes ativos nos projetos. “Já não se pode ter só o portfólio tradicional e esperar ser comprado. É preciso estar atento ao que o mercado realmente busca e encontrar maneira de ajudar a solucionar cada problema”, destacou. Ele considerou ainda que neste contexto as pessoas precisam assumir novas posições e os clientes, em algumas situações, chegam inclusive a mudar o seu sistema de produção para introduzir as inovações desejadas. Em seguida apresentou o Intelligent System da Sazi, que é personalizado para cada empresa e busca a eficiência e assertividade nos processos através de controles automáticos com dados de produção precisos que facilitam a tomada de decisão de gestores e operadores no processo de manufatura.

• maio | junho

14/05/2018 16:13:25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.