Page 1

C I D A D E S DE GOIĂ S

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

www.cidadeshistoricasgoias.com.br


C I D A D E S DE GOIĂ S

www.cidadeshistoricasgoias.com.br


Quer fazer uma viagem no tempo? Em Goi谩s, cada detalhe tem hist贸rias para contar. Hist贸rias que valem ouro.


Sumário

C I D A D E S DE GOIÁS

Apresentação Cidades Históricas Mapa de localização Clima / Relevo Vegetação Hidrografia

07 09 10 10 10

Cidade de Goiás Apresentação Atrações Culturais Atrações Naturais Gastronomia Hotéis Recomendados Artesanato Eventos

11 13 17 19 23 25 27

Pirenópolis Apresentação Atrações Culturais Atrações Naturais Gastronomia Hotéis Recomendados Artesanato Eventos Espaços para Eventos

29 31 33 35 39 43 45 47

Informações Úteis e Agências de Turismo - Cidade de Goiás Informações Úteis e Agências de Turismo - Pirenópolis

49 50

Mapa Centro Histórico - Cidade de Goiás

51

Mapa Centro Histórico - Pirenópolis

52


C I D A D E S DE GOIÁS

As cidades históricas de Abadiânia, Cocalzinho, Jaraguá, Corumbá, Goiás e Pirenópolis estão inseridas no Caminho do Ouro goiano. Esse caminho proporcionou dinamização, normatização e controle sócio-espacial na Colônia, possibilitando a comunicação entre o interior e o litoral. Expedições utilizaram-se de trilhas indígenas e de outras abertas desde o séc. XVII, obedecendo, sobretudo, os elementos da natureza, evitando as serranias, a transposição de leitos profundos de rios, entre outros, para diminuir a distância pois, quanto mais longa e demorada fosse a circulação, menos eficiente seria a exploração aurífera, a ocupação do sertão, o controle do quinto real e dos demais impostos que recaíam sobre a produção e circulação de mercadorias. Os Caminhos do Ouro assumiam papel central na política territorial portuguesa, pois não eram apenas eixos de circulação, mas, instrumento concreto de controle do território e da política tributária. Percorrer esse caminho é visualizar um belo cenário, marcado por uma culinária peculiar e pelas paisagens do cerrado, como é o caso do Parque Estadual dos Pireneus (Pirenópolis) e o da Serra Dourada (Goiás).

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

07


VEGETAÇÃO

CLIMA

´ ´

A vegetação característica do Cerrado proporciona a região certa peculiaridade, pois nas matas, por vezes bem próxima da estrada e até mesmo da cidade, encontram-se em várias épocas do ano variadas espécies de frutas (pequi, mangaba, entre outras), além da flora e fauna que propicia aos visitantes espetáculos diários de beleza e naturalidade.

O clima é o típico do Cerrado (tropical úmido) com duas estações bem definidas ( quente e chuvosa; fria e seca) com temperaturas médias entre 35ºC (máxima) e 15º C (mínima).

´

HIDROGRAFIA CIDADE DE GOIÁS - O município é cortado pelos rios: Vermelho, Peixe, Ferreiro,Uru, Uvá e Índio e pelos ribeirões: Bacalhau,Bagagem, Caiamar, Bugre e outros. O que torna o município bem servido de recursos hídricos.

RELEVO

´

A região apresenta um relevo bastante acidentado, onde se destacam a Serra Dourada e Serra dos Pireneus(uma das maiores altitudes do Estado com 1 .385m )

PIRENÓPOLIS - A geomorfologia e a rede hidrográfica, propiciaram o surgimento de um grande número de cachoeiras e belas paisagens. A região da Serra dos Pireneus é considerado o divisor continental de águas entre as bacias hidrográficas platina e amazônica. Cortam o município os rios: das Almas, Corumbá, Dois Irmãos, dos Patos, Padre Souza, das Pedras e dos Peixes e os ribeirões: Santa Maria, Conceição, Santa Rita, Bom Jesus, São João, Araras, Castelhanos, do Gado e Tapiocanga.

REGIÃO DO OURO

BRASIL

CIDADES HISTÓRICAS DE GOIÁS PARQUE ESTADUAL DOS PIRENEUS

JARAGUÁ

COCALZINHO

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOURADA

BRASÍLIA

PIRENÓPOLIS REGIÃO DA RESERVA DA BIOSFERA GOYAZ

CORUMBÁ DE GOIÁS

CIDADE DE GOIÁS

REGIÃO DO VALE DA SERRA DA MESA

REGIÃO DO VALE DO ARAGUAIA

ABADIÂNIA CIDADES HISTÓRICAS DE GOIÁS

DISTRITO FEDERAL

ANÁPOLIS

GOIÁS REGIÃO DOS NEGÓCIOS

REGIÃO NASCENTES DO OESTE

REGIÃO DOS ENGENHOS

REGIÃO DO OURO

GOIÂNIA

REGIÃO AGRO-ECOLÓGICA

REGIÃO DAS ÁGUAS

PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL CACHOEIRAS

C I D A D E S

PRÁTICAS DE ESPORTES DE AVENTURA AEROPORTO

DE GOIÁS

www.cidadeshistoricasgoias.com.br 09

Municípios

Acessos

Goiânia

Brasília


C I D A D E S DE GOIÁS

CIDADE DE GOIÁS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

A Cidade de Goiás teve origem às margens do Rio Vermelho, onde o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva localizou algumas jazidas de ouro e onde já existiam quatro arraiais: Barra, Ouro Fino, Ferreiro e Sant'Anna. Neste último foram fincados os primeiros alicerces de sua fundação, que seguramente datam de 1726 e o imaginário local concede às margens do rio, fronteiras à Cruz do Anhanguera, a glória de ter sido o lugar em que o famoso Anhanguera fez arder a porção de álcool, cujas chamas aterrorizaram o goyá, filho da terra, induzindo-o a revelar as minas de onde se extraia o ouro que adornava as índias desta nação. Em 1736, era o Arraial de Sant'Anna elevado à categoria de vila com a denominação Vila Boa, em homenagem a Bueno, seu fundador. Em 1739, com o nome de Vila Boa de Goiás, foi o primeiro núcleo urbano a se organizar a oeste da Linha de Tordesilhas. A Cidade de Goiás é resultado do processo de penetração dos bandeirantes vindos de São Paulo, que marcavam os limites entre os territórios portugueses e espanhóis na América do Sul, criando-se novas Vilas por onde se descobriam minas de ouro. A cidade desempenhou um papel de destaque na ocupação do Brasil Central durante os séculos XVIII e XIX. Goiás era a mais importante entre elas e a polarizadora de diferentes unidades administrativas durante a colônia, o Império e a República, até à década de 1930, com a mudança da capital para a Goiânia. Detentora de um traçado orgânico adaptado às condições topográficas do sítio e à fundamental presença do Rio Vermelho, Goiás apresenta um arruamento excepcionalmente interessante, que não teve alterações desde o século XVIII e com soluções técnicas particulares, que colocam a cidade como um exemplo relevante da arquitetura bandeirantista. A cidade desempenhou papel de destaque na ocupação do Brasil Central durante os séculos XVIII e XIX. A existência de ouro encorajou a corrida para esse território isolado. Manteve Goiás, como capital do Estado, até 1937, quando então foi transferida para Goiânia. Além da arquitetura civil e religiosa de caráter vernacular, do acervo de suas igrejas – imagens, talhas e pinturas – Goiás tem rica vida social e cultural e preserva importantes tradições, algumas das quais mescladas a elementos profanos do folclore local, como é o caso das celebrações da Semana Santa e da festa do Divino Espírito Santo. O notável traçado urbano, o casario, as sinuosas linhas de seus telhados, a religiosidade e a cultura popular, tudo isso preservado sob a moldura de um intenso verde das serras e morros vizinhos, fizeram com que a cidade fosse reconhecida e agraciada pela UNESCO com o título de Patrimônio Mundial, em dezembro de 2001.

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

11

12


Museus das Bandeiras

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

Casa de Câmara e Cadeia construída em 1761, foi transformada em Museu das Bandeiras em 1950. O museu é considerado de dimensões regionais, com exposição permanente do Brasil Central. Palácio Conde dos Arcos Foi uma adaptação de quatro residências para abrigar os governadores da Capitania, transformada em museu no ano de 1961. O museu possui exposição permanente da história dos governadores de Goiás. No mês de julho, o Governo Estadual volta a funcionar por três dias na cidade resgatando a velha e antiga capital do Estado.

viva ATRAÇÕES CULTURAIS

DE GOIÁS

13

Construída em um período anterior a 1782, foi transformada em museu em 1985, após a morte da poetisa Cora Coralina. O prédio possui arquitetura residencial do período Brasil Colônia, seu acervo é dedicado á memoraria da poetisa, que resgata por meio de lembranças do seu passado a memória social de Goiás.

CIDADE DE GOIÁS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

O maior centro histórico preservado do Brasil Central. Carrega como herança o título de Berço da Cultura Goiana. Hoje, a Cidade é “Patrimônio Mundial”, título que lhe foi outorgado pela UNESCO, em 2001. A conquista deste título se deve ao conjunto de elementos peculiares que conferem a Goiás um exemplar de cidade brasileira com características do período colonial: paisagem urbana marcada por um conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX e por fazeres e saberes culturais diversos.

C I D A D E S

Museu Casa de Cora Coralina

Museu Arte Sacra da Boa Morte A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte construída em 1779 foi transformada em Museu de Arte Sacra da Boa Morte em 1967. A sala principal é dedicada ás imagens do escultor Veiga Vale, que no ano de 2006, comemorou o seu bicentenário. Igreja D'Abadia

Igreja Catedral de Sant´Ana

Igreja Nossa Senhora Aparecida

Construída em 1790, seu forro tem uma pintura muito bela e hoje abriga o Museu do Paramento.

Catedral da cidade, construída em 1743, atualmente o monumento se apresenta com várias intervenções, deixando a mostra os vestígios de diferentes épocas.

Localizada no Distrito de Areias, no dia 12 de outubro acontece a romaria de Nossa Senhora Aparecida.


Igreja de Santa Bárbara Iniciada por Cristóvão José Ferreira em 1780, foi concluída cinco anos depois. Com uma fachada extremamente simples, essa Igreja foi construída em blocos de pedra-sabão e adobe. É alcançada por uma escadaria de 52 degraus.

Quartel do XX - CEP

Praça do Coreto

Datado de 1747 é o mais antigo edifício militar do Brasil, tem na sua história os principais movimentos políticos e sociais ocorridos em Goiás. Atualmente funciona como Centro Educacional Profissionalizante - CEP na qualificação profissional da comunidade local Em períodos de festivais, o Quartel transforma-se em um centro cultural. Localização: Largo do Chafariz

Igreja São Francisco Datada de 1761, a Igreja de São Francisco abriga a Irmandade do Senhor dos Passos, e sobre suas escadarias é encenada a prisão de Cristo na Procissão do Fogaréu..

Chafariz de Cauda Construído em 1778 com estrutura é organizada em quatro corpos, apresentando espaço central para bicas, além de dois tanques na parte externa destinados aos animais, uma grade proteção frontal cria um pátio interno com bancos proporcionando conformo aos usuários. Localização: Praça do Chafariz Igreja do Rosário

Mercado Municipal

Largo da Carioca

A antiga Igreja do Rosário dos Pretos foi erguida em 1734, reconstruída em 1934, em estilo gótico, pelos padres dominicanos.

Ponto de encontro de personalidades ilustres e figuras típicas da cidade, que se reúnem todas as manhãs para um café cheio de prosa e quitandas típicas de Goiás, como o bolo de arroz, o biscoito de queijo, as mais variadas combinações de recheios de pastéis, pamonhas fritas e cozidas, de doce e de sal, acompanhadas de sucos naturais feitos na hora. Além disso, Seresteiros,violeiros e cantadores se reúnem desde cedo no conhecido “Bar dos Artistas”, que tem uma grande variedade de cachaças artesanais.

Foi à primeira fonte pública de abastecimento de água. Encontra-se em um espaço aberto entre o Rio Vermelho e a antiga entrada da cidade.

Praça de Eventos

Igreja do Carmo

O largo foi revitalizado para receber os grandes Shows, um local descontraido a beira do Rio Vermelho.

construída em 1786, localizada na Rua do Carmo, foi recentemente restaurada.

Praça do Coreto


Estrada Real

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

Caminho que passavam as tropas carregando o ouro de Goiás para São Paulo, Rio de Janeiro e outros. No trajeto, ruínas, antigos muros de pedras e exuberante cerrado. No percurso de volta uma parada no Rio Vermelho para refrescantes banhos.

Balneário Sucuri Área particular de turismo ecológico, o Balneário oferece pequenas quedas d'água espalhadas por trilhas. No local funcionam bar e restaurante com deliciosa comida caseira.

curta ATRAÇÕES NATURAIS

Serra Dourada Área de proteção ambiental, caracterizada pela vegetação e animais do cerrado, singulares da região, com recurso de grande valor para atratividade do destino, como banhos em piscinas naturais, trekking e contemplação de rara beleza.

CIDADE DE GOIÁS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

A Cidade de Goiás é cercada pelo Morro Dom Francisco, Chapadéu do Padre ao leste e das Lajes no noroeste, dos dois lados do Rio Vermelho. A Serra Dourada e o Rio Vermelho marcam o imaginário coletivo do vilaboense, como eixos fundamentais das relações sociais. Cachoeiras das Andorinhas Na região encontram-se dois balneários com infraestrutura para receber o visitante, o Santo Antônio e o Sucuri.

C I D A D E S DE GOIÁS

17

Fica a 7 km da Cidade de Goiás. Caminhada de 700 m pela mata, passando por muros de pedras, feito pelos escravos, descida íngreme com degraus até a cachoeira. Queda d'água com aproximadamente 15 m de altura, agregando na sua base uma pequena gruta. Excelente local para massagem natural.

Distrito de Águas de São João

Balneário Santo Antônio

Área de relevante interesse ecológico é uma unidade de conservação no distrito de São João, onde existem fontes de águas mineralizadas, são observadas em surgências naturais de reduzido volume.

Trilhas, banho em águas cristalinas, subida no mirante curtindo a vista da exuberante Serra Dourada, passeio de trenzinho em meio a mata preservada. Atividades ligadas ao turismo de aventura, como arvorismo, certificado pela Associação Brasileira de Turismo de Aventura – ABETA.


RESTAURANTES

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

BRASEIRO Quem vai ao RESTAURANTES BRASEIRO sente logo a boa energia da cultura de Goiás. Instalado em uma antiga casa colonial, a comida é servida no fogão à lenha, supervisionada por Dona Ana, a chef alegre que mantém as velhas tradições da cozinha goiana. Além das maravilhas do fogão, há também um buffet de saladas variadas e muita descontração. Endereço: Praça Brasil Caiado nº 03 Tel/fax: + 55.62.33712892 DALI SABOR & ARTE Famoso pelo tracidional Empadão Goiano, o Restaurante Dali está localizado em uma das ruas mais movimentadas de Goias, à beira do Rio Vermelho. Quem vai ao restaurante, depara-se com uma cozinha aberta, repleta de cozinheiras de “mão cheia”. Com mais de 7 anos de tradição, o restaurante serve pratos típicos da culinária goiana, à La Carte, e desenvolveu também um delicioso prato com bacalhau. Vale a pena degustar também as sobremesas, que tem o “pastelinho” (massa recheada com doce de leite, salpicada de canela) como carro-chefe. Endereço: Rua 13 de maio nº 26 Tel./Fax: + 55.62.33721640

experimente

FLÔR DE IPÊ Regado a muito verde, o restaurante Flor de Ipê oferece sombras frescas a qualquer parte do dia. No almoço, o buffet é uma fartura das gostosuras de Goiás e do Brasil: empadão goiano, pequi, guariroba, arroz Maria-Isabel, torta de mandioca e doces caseiros comandam o cardápio. À noite, o pedido é a La Carte. Endereço: Praça da Boa Vista nº 32 (fundos) tel./Fax + 55.62.33721 1133

RESTAURANTE HOTEL VILA BOA

GASTRONOMIA

CIDADE DE GOIÁS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

A antiga capital do estado, famosa por seus becos, casarões e lindas igrejas, caldeirão efervescente de história, cultura e preservação ambiental é palco de delícias da cozinha goiana, com pitadas dos sabores do cerrado, trabalhadas e enriquecidas com carinho e requinte para encantar o visitante e consolidar a riqueza da nossa culinária regional.

C I D A D E S

No alto do Morro do Chapéu do Padre, o restaurante do Hotel Vila Boa conta com uma vista privilegiada, tanto do centro histórico como das serras da região. Excelente infraestrutura para lazer e eventos. Na cozinha, prepara-se pratos regionais e da culinária brasileira e os grandes sucessos são um delicioso peixe na telha, o arroz com costelinha e arroz com lingüiça, servidos em panela de ferro. Os petiscos e sanduíches abastecem o bar e aqueles que querem desfrutar da piscina. Endereço: Morro Chapéu do Padre s/n Tel./Fax + 55.62.33711000 HOTEL RESTAURANTE MANDUZANZAN O charmoso e aconchegante hotel Fazenda Manduzanzan tem boas razões para carregar esse nome. Situada entre dois rios, um é conhecido por Mandu, que corta a fazenda e passa a apenas 2 km da sede; o outro é o Zanzan, com águas que passam ao lado dos chalés e do recém-inaugurado restaurante, que transformou o rústico em requinte. O salão é imponente, com um pé direito de mais de 5 metros e a cozinha é moderna e aberta aos olhos do público. Endereço: Estrada da Saída da Igreja da Santa Bárbara Km 07

DE GOIÁS

19

20


RESTAURANTES | CIDADE DE GOIÁS

TEMPERO E ARTE Rodovia GO – 070 – ao lado do Viaduto (62) 3371 2540 SOBRADINHO Rua Profº Alcide Jubé – s/nº - ao lado do colégio Alcides Jubé (62) 3371 1361 PATRICINHA Posto Taboão - (trevo acesso 02) (62) 3372 1305 Deliciosas Empada. TIA DITA Av. Dário de Paiva ( rodoviária Nova) (62) 3371 1906 SABOR DOS ANJOS Rua XV de Novembro - Centro (62) 3372 1999 COMIDA CASEIRA Rua Couto Magalhães (62) 3371 3512 HOTEL FAZENDA SERRA DAS ORQUÍDEAS GO – 070 ( saída p/ Goiânia) (62) 9966 8838

BALNEÁRIO SUCURI Rod. GO – 070, km 5 – zona rural – saída p/ Goiânia (62) 9146 5406 / 8544 8637 ESTAÇÃO DO SABOR (62) 3371 4218 Pç. Zacheu Alves de Castro Pizzaria PORTAL DA PIZZA Av. Hermógenes Coelho s/n° - centro (62) 3371 4516 TRAPICHE Escondido em uma das mais graciosas ruas de Goiás, O ATELIÊ TRAPICHE é um recanto cheio de charme. Pequenino, aconchegante e repleto de ornamentos produzidos no próprio local, motivo do nome “ateliê”, o lugar também produz deliciosas pizzas artesanais em forno a lenha. Idealizado para produzir apenas peças de cerâmica, o forno começou a ser o instrumento de brincadeiras entre amigos para se fazer uma boa pizza. A brincadeira rendeu a bela pizzaria, que agora conta com uma boa carta de vinhos e um tradicional carpaccio. Endereço: Rua do Fogo nº 16 centro –Tel./fax + 55.62.3372121243 PEQUI'S Rua 13 de Maio - centro (62) 3371 1234 Pizzaria ESPAÇO OURO FINO Praça Dr. Tasso Camargo (Pça. Coreto) (62) 3371 3338 / 9948 6910 BRASIL Pça. Vinicius Fleury ( rodoviária velha – mercado) (62) 3372 1818 MENDANHA

CHURRASCARIA GOIÁS GRILL GO- 070 ( saída p/ Goiânia) (62) 3371 1798 / 9916 2045

BALNEÁRIO SANTO ANTÔNIO Rod. GO – 070, km 5 – zona rural – saída p/ Goiânia (62) 9982 2119 / 9954 9169

Pça. Vinicius Fleury ( rodoviária velha – mercado) (62) 3372 1169 / 3371 1344 RUA DIREITA Rua Moretti Foggia ( acima banco Itaú) (62) 9133-8383 BODEGA FANTÁSTICA Rua da Lapa (rua do Museu Casa de Cora Coralina) Crepes Variados

21

22


www.cidadeshistoricasgoias.com.br

HÓTEIS E POUSADAS RECOMENDADAS

HOTEL RAIOS DE SOL Tel. (62) 3371 3161 Av. Dário de Paiva Sampaio Nº 06 CASA DA PONTE HOTEL Localizado às margens do Rio Vermelho, bem em frente a “Casa de Cora Coralina”, no centro histórico. Possui 23 aptos. com tv e ventilador de teto; café da manhã especial, com frutas, sucos, pães e quitandas típicas da região. Estacionamento Privativo. Tel. (62) 3371 4467 | Rua Moretti Foggia

relaxe HÓTEIS E POUSADAS RECOMENDADAS

CIDADE DE GOIÁS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Hospedagem em pousadas cujas características remetem ao passado ou em confortáveis hotéis que oferecem aos visitantes uma mesa farta com as deliciosas quitandas, bolos e sucos do cerrado, tudo feito com carinho para agradar e deixar o hóspede com vontade de voltar sempre a cidade, o berço da cultura goiana.

HOTEL COLONIAL Tel. (62) 3372 1237 Av. Deusdete F. Moura Q 08 L11 HOTEL FAZENDA MANDUNZANZAN 12 chalés com 2 apartamentos por unidade, sendo: 2 aptos suítes (frigobar, ar condicionado, TV e sala) e 10 aptos luxo (frigobar, ar condicionado e TV). Trilhas ecológicas, banho de cachoeira, piscinas adulto e infantil, bica d'agua, sauna, salão de jogos, pesca nos lagos e Rio Vermelho. As tarifas para diárias estão incluso café da manhã e almoço. Jantar extra-diária. Tel. (62) 9982 3377 / (62) 9291 1333 Endereço: Estrada da Saída da Igreja da Santa Bárbara Km 07 POUSADA VOVÓ DU Tel. (62) 3372 1224 Rua XV de Novembro Nº 22

POUSADA DONA SINHÁ Se localiza em uma casa histórica, tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade. Temos: Estacionamento particular, Capela para meditação, Piscina, Quartos com freegobar/tv/ ventilador de teto Trilha ecológica, Pomar com árvores centenárias, Café da manhã completo Biblioteca/ revisteca/gibiteca Ações ambientalistas/culturais. Apartamentos adequados às pessoas com nescessidades especiais. Aceitamos animais de estimação (até porte médio) Tel. (62) 3371 1667 | Rua Padre Arnaldo Nº 13 POUSADA DO SOL Possui 21 aptos. suíte, duplos e/ou triplos com ventilador de teto, tv e estacionamento próprio. Café da manhã com frutas da época e várias quitandas típicas da culinária goiana. Localizado no centro histórico. Tel. (62) 3371 1717 Rua Americano do Brasil Nº 17 POUSADA DO IPÊ Possui 23 apartamentos e 12 chalés, com ar condicionado, frigobar, tv e varandas com rede privativas. Os apartamentos e os chalés são formados em uma área próxima ao Rio Vermelho com ampla visão do morro Canto Galo. Area de lazer com piscina e bar. Café da manhã enriquecido com quitutes e guloseimas da culinária$ local. Tel. (62) 3371 2065 Rua do Fórum Nº 20

Hotéis e Pousadas na Cidade de Goiás com registro e certificado no Ministério do Turismo – CADASTUR

C I D A D E S DE GOIÁS

23

24


ARTESANATO

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

lembrança ARTESANATO

CIDADE DE GOIÁS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Precioso, o artesanato da antiga Vila Boa de Goiás busca inspiração para sua arte na majestosa natureza da Serra Dourada, que domina a cidade com seus quase mil metros de altitude. A serra presenteia com mais de 500 tonalidades de areia, que colorem os mais diversos tipos de peças artesanais, quadros, esculturas e as famosas panelas de barro.

RIQUEZA ARTESANATO Rua Dr.Luis do Couto - Resp: Madalena

LÁZARA ARTESANATO Rua Moretti Foggia – Resp: Lazara

MARIA PAPUDA ARTESANATO Rua Dr. Luis do Couto – Resp: Maria das Graças

ARTESANATO ARCO IRIS Rua Moretti Foggia – Resp: Gel Godoy

RELIQUIAS ATESANATO Pça. Do Coreto – Resp: Aparecida Berquó

ARCA DAS CORES ARTESANATO Rua Dom Candido – Alice Passos

ARTESANATO NATIVO Pça do Coreto – Resp: Eliane

SANDRA ARTESANATO Rua Dom Prudêncio – Resp: Sandra

CABOCLA CRIAÇÕES – Bordados a Mão Pça do Coreto – Resp: Milena

ARTSANATO DE CERÂMICA TRADICIONAL Espaço Cultural do Convento do Rosário – Resp: Dalci

MISTURA FINA ARTESANATO Pça. Do Coreto – Resp. Tieta Mendes

ESPAÇO CRIATIVO Rua D'Abadia – Resp: Adria Lopes

GALERIA CONDE DOS ARCOS Pça do Coreto – Marly Mendanha / Paulo Bavani

ARTESANATO TRADICIONAL – CERAMISTA – Alice Pça. Domingos Gomes – Resp: Alice / Castro

VITRINE DAS ARTES ARTESANATO Rua Moretti Foggia, Nº 03 – Resp: Luciana

ARTE A MÃO – CERÂMICA Rua XV de Novembro – Resp: Dª Eva / Rosangela

TALENTOS ARTES E ARTESANATO Pça. Do Coreto – Resp:Aparecida

MERCADO MUNICIPAL – ARTESANATO Pça. Zaqueu Alves de Castro

ATELIER SOLANGE SILVA R. Moretti Foggia – Resp: Solange

CASA DO ARTESÃO Pça. de Eventos – Resp: Diogo

ARTE E VIDA ARTESANATO Rua Moretti Foggia – Resp: Maria Alexandrina

ARTESANATO PONTO CERTO AV. Hermógenes Coelho Nº 37 – Resp: Ricarda

ARTESANATO EM CESTARIA Rua Moretti Foggia – Resp: Maria das Graças

para mais informações sobre os artesões de Pirenópolis acesse o site: www.cidadeshistoricasgoias.com.br/cidadedegoias

C I D A D E S DE GOIÁS

25

26


PRINCIPAIS EVENTOS

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

- Réveillon - Carnaval - Semana Santa - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) - Exposição Agropecuária - Aniversário da Cidade – Transferência da Capital à Cidade de Goiás - Encontro de Motociclistas - Dia do Vizinho (aniversário de Cora Coralina) - Encontro de Corais Darcília Amorim - Festival Gastronômico

FESTAS RELGIOSAS Janeiro - Festa de São Sebastião – Distrito de Colônia de Uvá

sinta

Março - Semana dos Passos – Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos – Procissão do Depósito, Procissão do Encontro, Procissão de Transladação (Igreja São Francisco) Semana das Dores – Tríduo e Procissão de Nossa Senhora das Dores (Catedral de Sant'Ana) Abril - Semana Santa (Domingo de Ramos, Encenação da Via Sacra, Missa dos Santos Óleos, Procissão do Fogaréu, Missa de Lava-Pés e da Ceia do Senhor, Canto do Perdão, Adoração da Cruz, Descendimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto, Vigília Pascal, Saída da Folia do Divino Espírito Santo, Festa de Santo Expedito – Setor Papyrus Maio - Festa de Santa Rita de Cássia (Igreja Santa Rita) Festa do Divino Espírito Santo (Catedral de Sant'Ana)

EVENTOS

CIDADE DE GOIÁS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Com eventos de importância mundial como Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA, apresenta também festivais de gastronomia, de músicas, e de religiosidade, com destaque para a Semana Santa com a Procissão do Fogaréu, na quarta-feira de trevas, que antecede a sexta-feira da Paixão. O melhor da celebração é a saída da folia do Divino Espiríto Santo, no Domingo de Páscoa.

Julho - Festa de Nossa Senhora do Carmo (Igreja do Carmo) Festa de Sant'Ana – Padroeira da Cidade, da Paróquia, da Diocese e do Estado de Goiás (Catedral de Sant'Ana) Agosto - Festa de Nossa Senhora d'Abadia (Igreja d'Abadia) Setembro - Festa de São Sebastião – Romaria à Pedreira de São Sebastião Festa de Nossa Senhora do Rosário – Distrito de Buenolândia (Barra) Festa de São Vicente de Paulo (Asilo São Vicente de Paulo) Outubro - Festa de Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Rosário) Festa de Nossa Senhora Aparecida – Setor Aeroporto Festa de Nossa Senhora Aparecida (Povoado de Areais) Novembro - Festa de São Carlos (Assentamento São Carlos)

C I D A D E S DE GOIÁS

Dezembro - Festa de Santa Bárbara (Igreja Santa Bárbara) Festa de Santa Luzia (Associação Beneficente de Santa Luzia – Sede de Santa Luzia)

C I D A D E S DE GOIÁS

27

28


C I D A D E S DE GOIÁS

PIRENÓPOLIS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Pirenópolis, carinhosamente chamada de Piri por seus moradores e visitantes, está a apenas 150 km de Brasília e 120 km de Goiânia, com acesso por ótimas estradas. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - guarda os encantos da vida do interior e convida seus visitantes a conhecer e interagir com suas construções coloniais e fazendas, com sua rica e farta gastronomia, com seus santuários ecológicos e com sua gente cordial e hospitaleira. Seus visitantes são surpreendidos por serviços turísticos de alta qualidade e por iniciativas culturais, ambientais e sociais que fervilham entre moradores – novos e antigos - que brindam a diversidade, qualidade de vida e contribuem para conservação do Cerrado. Pirenópolis tem um charme irresistível e conseguiu uma posição privilegiada ao desenvolver turismo de qualidade com entretenimento diversificado. Aqui convivem harmoniosamente manifestações tradicionais como a Festa do Divino e Cavalhadas e as mais vanguardistas propostas de vida sustentável. As charmosas e aconchegantes pousadas de Pirenópolis oferecem serviços de nível internacional sem perder a tradicional hospitalidade da região. Seus eventos já estão consolidados no circuito cultural, como o Festival Gastronômico, Festival de Fotografia e Festival de Jazz. Além disso, seus espaços para congressos, convenções e encontros empresariais atendem às necessidades de eventos dos mais variados portes, complementados por serviços de ótima qualidade. O turismo de natureza tem destaque por suas cachoeiras incríveis que ajudam a compor um cenário que oferece opções de turismo de sol e praia em pleno interior do Brasil, além de inesquecíveis e seguras atividades de turismo de aventura, acessíveis a visitantes de todas as idades. A gastronomia é um espetáculo a parte, pois aqui a farta e tradicional culinária goiana está lado a lado com as mais novas tendências da gastronomia nacional e internacional, revelando a experiência e a criatividade dos inúmeros chefs que encantam seus visitantes com pratos saborosos e inovadores. Considerada o berço da cultura goiana, Pirenópolis inspira artistas e artesãos locais e atrai talentos consagrados que buscam contato com a natureza e qualidade de vida para desenvolver seus trabalhos. O resultado são artesanatos autênticos, de primeira qualidade, como jóias de prata, peças de cerâmica artesanal, tecelagem, peças de madeira, máscaras, etc. Este catálogo apresenta os melhores serviços turísticos disponíveis, bem como a riqueza natural e diversidade cultural que tornam Pirenópolis um local único e um destino de excelente qualidade. Consulte as informações do catálogo e entre em contato com nossos parceiros para organizar sua visita. Você é muito bem vindo a Piri.

www.cidadeshistoricasgoias.com.br 29

30


Fazenda Babilônia

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

A Fazenda Babilônia é um convite a uma viagem no tempo. Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com casarão, engenho, museu e capela construída pelos escravos, a Fazenda é ícone da história do Brasil Central. Além da visita é oferecido ao visitante um autêntico café tropeiro, um resgate antropológico da culinária goiana que oferece uma grande variedade de pratos doces e salgados de receitas centenárias. Para mais informações acesse: www.fazendababilonia.com.br

Museu Rodas do Tempo

ATRAÇÕES CULTURAIS

vibre

PIRENÓPOLIS

Fundada em 1727, Pirenópolis é considerada o berço da cultura goiana. Por guardar os encantos coloniais do ciclo do ouro, foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Seus atrativos históricos como igrejas, casarões, fazendas, ruas e becos são o cenário para uma vida cultural extremamente rica, com eventos tradicionais como a Festa do Divino e as Cavalhadas, reconhecidas internacionalmente por sua autenticidade e beleza. Atividades contemporâneas têm espaço em festivais de música, gastronomia e fotografia, já consolidados no calendário cultural nacional, e em iniciativas de educação e sustentabilidade que são referência para o Brasil.

C I D A D E S DE GOIÁS

31

Um passeio pela História em Duas Rodas! Uma das maiores coleções de veículos antigos de duas rodas do país. Cinco espaços temáticos abrigam mais de uma centena de veículos representativos da evolução histórica das bicicletas e motocicletas. Horário de Funcionamento: Sexta, sábado, domingo e feriados das 10h as 20h. Quarta das 14h as 18h. Atendimento a grupos em horários especiais. Endereço: Rua Prefeito Luiz Gonzaga Jayme nº172 – Alto do Bonfim Contato: 62 3331 2487 / 62 3331 2487 - www.rodasdotempo.com.br

Museu da Arte Sacra – Igreja de Nossa Senhora do Carmo Construída entre os anos 1750 e 1754, pelo minerador Luciano Nunes Teixeira, em estilo colonial, localizada à margem direita do Rio das Almas e era usada à época como capela particular da família Frota. Segundo dados é a terceira igreja construída na cidade. Em 1868 passou por alguns melhoramentos, alem de reparos gerais e a colocação de soalho na nave da capela-mor. Em 1992 foi restaurada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e finalmente em 1998 foram feitos diversos melhoramentos visando sua adaptação para guarda de acervo sacro, bem como, do folclore e manifestação religiosa em geral.

Theatro Pirenópolis Centro Histórico / Rua do Rosário Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), o centro da cidade de Pirenópolis preserva a arquitetura do período colonial, com seus casarões do século XVIII debruçados sobre o límpido Rio das Almas. A melhor forma de interagir com o centro histórico é caminhar por suas ruas de pedras e visitar a Igreja Matriz, Rua Direita, Museu das Cavalhadas, Rua do Rosário e Rua Aurora, Igreja do Bonfim, Ponte de Madeira, Casa de Câmera e Cadeia, Centro de Atendimento ao Turista, Casa do Doce e Artesanato, lojas e ateliês de artistas locais. À noite, a Rua do Rosário se transforma em Rua do Lazer, local perfeito para um happy-hour ou para um romântico jantar.

Construída em 1899 por iniciativa de Sebastião Pompeu de Pina, com o apoio da comunidade Pirenopolina. Entrada franca. Centro Histórico – Largo da Matriz, s/n Aberto de segunda a sexta 08h às 11h e das 13h às 17h. Sobre agendamento. Sábado das 9h as 20h. Domingo das 9h as 15h.

32


Santuário Vagafogo

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

O Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada em 1990 para promover a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos. Possui uma linda e acessível trilha interpretativa com percurso total de 1.500m que revela árvores centenárias da mata ciliar que margeia o Rio Vagafogo, onde é possível se refrescar em uma piscina natural e saborear as límpidas águas de uma pequena cachoeira. Além da trilha, o Santuário oferece atividades para visitantes de todas as idades como: Arvorismo e Rappel, observação de fauna e flora, biblioteca, quiosque com redes para descanso e o Brunch, uma verdadeira experiência gastronômica com cerca de 45 itens produzidos na própria Fazenda a partir de frutos do Cerrado e produtos locais.

curta ATRAÇÕES NATURAIS

PIRENÓPOLIS

Cachoeira do Abade A Cachoeira do Abade é a mais alta e uma das mais belas cachoeiras da Serra dos Pireneus. Possui centro de visitantes estruturado com toaletes e local oferece lanches. Suas trilhas fáceis e pavimentadas levam à cachoeira principal, com 22 metros de queda livre cercada por uma aprazível praia de areia branca. Outras pequenas trilhas convidam a desfrutar de lindas piscinas naturais formadas pelo cânion do Rio das Almas. Além de contemplação e relaxamento, o local oferece práticas de turismo de aventura, como canionismo e rappel na cachoeira.

Rodeada pelo Cerrado exuberante e bem conservado e por cachoeiras de águas cristalinas, Pirenópolis oferece a seus visitantes experiências autênticas de turismo na natureza e turismo aventura, acessíveis a todos os públicos. Além do Parque Estadual dos Pireneus, existem na região inúmeras RPPN´s (Reserva Particular do Patrimônio Natural) que possuem ótima estrutura de visitação e diversas opções de atividades na natureza.

DE GOIÁS

33

O Parque Estadual Serra dos Pireneus foi criado 1987 para garantir a preservação da fauna, flora e mananciais da região. O Parque abrange a área dos Picos dos Pireneus, suas serras e encostas, destacando-se por ser um divisor continental de águas, entre as bacias hidrográficas platina e amazônica. O Parque dos Pireneus abriga a rica biodiversidade do bioma cerrado caracterizada por formações rupestres, campos de altitude, veredas, e outros tipos de vegetação como florestas de galerias, matas ciliares e buritizais. O local é ideal para a prática de esportes na natureza, como caminhadas, mountain bike, escalada ou simplesmente contemplação da paisagem e banhos de cachoeira.

Reserva Vargem Grande

Cachoeira do Rosário

C I D A D E S

Parque Estadual Serra dos Pireneus

Este santuário natural abriga uma bela cachoeira de 42 metros de queda, envolta em mata ciliar exuberante e corredeiras cristalinas. Administrado por pessoas comprometidas com a preservação ambiental que oferecem, além de uma excelente hospitalidade, uma farta refeição caipira, caprichada e feita no fogão à lenha.

Reserva Particular do Patrimônio Natural estruturada para atender ao turismo de natureza de famílias, casais, terceira idade e ecoturistas. Possui duas lindas cachoeiras. A primeira, Cachoeira Santa Maria, é acessível por uma trilha calçada de 400m na floresta e é rodeada por uma linda praia de areia branca, ótima para um mergulho refrescante e momentos de relaxamento. Os visitantes mais dispostos podem ainda visitar a Cachoeira do Lázaro, acessível por uma trilha de 1500m, passando por diversos tipos de Cerrado. O local possui estrutura de apoio ao visitante, como quiosques e toaletes.

34


RESTAURANTES

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

CAPIM SANTO Endereço: Rua Direita, 79 – Centro Histórico Telefone: 62 3331-2662 CAFÉ PIRENEUS Endereço: Rua Pireneus, nº 41 – Praça do Coreto Telefone: (62) 3331-3047 Cafeteria, foccateria e doceria. CHIQUINHA BAR E RESTAURANTE Endereço: Rua do Lazer, nº 19 – Centro Histórico Telefone: (62) 3331-3052 Risoto goiano na panela de ferro, picanha na chapa, peixe na telha. Oferece cardápio no idiomas inglês, espanhol e português.

experimente GASTRONOMIA

PIRENÓPOLIS

A gastronomia é um dos principais destaques do turismo em Pirenópolis, pois aqui a farta e tradicional culinária goiana está lado a lado com as mais novas tendências da gastronomia nacional e internacional. Seus pratos típicos como o arroz com pequi, a pamonha, o empadão, a guariroba, a paçoca de pilão, as quitandas e os doces podem ser apreciados por seus visitantes, da mesma forma que pratos mais refinados, de uma gastronomia elaborada para gostos diferenciados. Alguns restaurantes seguem tendências de movimentos mundiais como o Slow Food, que apóia a preservação da biodiversidade, valoriza a produção local e ainda oferece aos mais refinados goumerts pratos exclusivos que utilizam produtos do Cerrado.

C I D A D E S

CONFRARIA DO BOXEXA Endereço: Rua do Rosário, nº 38 – Centro Histórico Telefone: (62) 3331-1107 Cafeteria, tabacaria e cachaçaria, café expresso, cafés quentes e gelados, chás e chocolate quente, bebidas e lanches rápidos, tortas doces e salgadas. DONA CIDA RESTAURANTE Endereço: Rua do Carmo – Centro Histórico Telefone: (62) 3331-1567 Galinha à cabidela, picanha, cozinha tradicional goiana e música ao vivo nos fins de semana. EMPÓRIO DO CERRADO RESTAURANTE E CHOPERIA Endereço: Rua do Lazer, nº 21 – Centro Histórico Telefone: (62) 3331-3874 Um ambiente sofisticado que mistura o requinte da culinária goiana contemporânea e a tradição de um bom restaurante. NENA RESTAURANTE Endereço: Rua Aurora, nº 04 – Centro Histórico Telefone: (62) 3331-1470 Buffet de comida caseira, sobremesas e doces da região. Locação para eventos e reuniões. PIRENEUS CAFÉ Endereço: Rua Pireneus, nº55. Centro Histórico Telefone: (62) 3331 3047 Localizado no centro histórico, proximo a feira do coreto, é ponto de encontro cultural da cidadeàs lojas de artesanato, o café oferece local arejado, com jardim e música ambiente.

DE GOIÁS

35

36


RESTAURANTES | PIRENÓPOLIS PIRENEUS RESTAURANTE Endereço: Praça da Matriz – Centro Histórico Telefone: (62) 3331-1577 Buffet de comida típica goiana. RESTAURANTE PEDREIRAS Endereço: Estrada dos Pireneus, 1,5 Km Telefone: (62) 3331-1025/(62) 3331-1853 Fogão a lenha, comida caseira, galinha caipira, pratos regionais, bar panorâmico, camping, lavras dos bandeirantes, piscina natural, trilhas, espaço para eventos. RESTAURANTE MONTSERRAT Endereço: Rua Ramalhuda, 11. Beira Rio. Telefone:(62) 3331-2628 / 9240-0935 / (61) 9985-8489 / 9985-8489 SEO ROSA CACHAÇARIA Endereço: Rua do Rosario, nº 17. Centro Historico Telefone: (62) 3331 2046 Cachaçaria localizada na rua do lazer possui mais de 75 variedades de cachaças, servindo tira gostos, lanches, refeições. VENDA DO BENTO BAR E RESTAURANTE Endereço: GO 338, Km 4 – Saída para Goianésia Telefone: (62) 3331– 1162. Venda antiga com mobiliário de época, as melhores cachaças do país e deliciosos petiscos, montada num casarão colonial restaurado. No cardápio, o melhor da culinária brasileira. Adega rústica, bar, choperia e restaurante em vários ambientes.

C I D A D E S DE GOIÁS

38


www.cidadeshistoricasgoias.com.br

HOTÉIS E POUSADAS RECOMENDADAS

descanse HOTÉIS E POUSADAS RECOMENDADAS

PIRENÓPOLIS

As charmosas e aconchegantes pousadas de Pirenópolis oferecem serviços de nível internacional sem perder a tradicional hospitalidade da região. Suas construções são integradas tanto à arquitetura colonial quanto à natureza local. Todas oferecem atendimento personalizado, delicioso café da manhã com produtos da região, serviços e instalações que atendem aos melhores padrões da hotelaria.

C I D A D E S DE GOIÁS

39

POUSADA DO ABACATEIRO Endereço: Rua Pireneus, nº 61 - Centro Histórico Pirenópolis - GO - 72980-000 Telefone/Fax: (62) 3331 - 1401 E-mail: abacateiro@gmail.com Website: www.abacateiro.com.br Serviços: 9 unidades habitacionais

POUSADA VILA BIA Endereço: Rua do Carmo, nº 36. Centro Histórico. Pirenópolis - GO - 72980-000 Telefone: (62) 3331 - 1788 E-mail: atendimento@pousadavillabia.com.br Website: www.pousadavillabia.com.br Serviços: 18 unidades habitacionais

POUSADA ARVOREDO Endereço: Abérico Ramos Qd.7 Lt.5 s/nº - Alto da Lapa Pirenópolis - GO - 72980-000 Telefone: (62) 3331 - 3479 E-mail: arvoredo@arvoredo.tur.br Website: www.arvoredo.tur.br Serviços: 10 unidades habitacionais

POUSADA WALKERIANA LTDA Endereço: Rua do Rosário nº37 Telefone: 62 3331-2125 / 62 3331-2125 Site: www.pousadawalkeriana.com.br

POUSADA CAVALEIRO DOS PIRENEUS Endereço: Estância São João Batista, Km 2. Zona Rural. Pirenópolis - GO - 72980-000 Telefone/Fax: (62) 3331 - 1570 E-mail: cavaleiropireneus@hotmail.com Website: www.cavaleirodospireneus.com.br Serviços: 17 unidades habitacionais POUSADA MANDALA Endereço: Av. Sizenado Jaime n° 100 - Centro Pirenópolis - GO - 72980-000 Telefone/Fax: (62) 3331 - 3715 E-mail: contato@pousadamandalapirenopolis.com.br Website: www.mandalapirenopolis.com.br Serviços: 22 unidades habitacionais POUSADA O CASARÃO Endereço: Rua Direita n°79. Centro Histórico Pirenópolis - GO - 72980-000 Telefone: (62) 3331 - 2662 E-mail: srady@brturbo.com.br Website: www.ocasarao.pirenopolis.tur.br Serviços: 11 unidades habitacionais POUSADA DOS PIRENEUS Endereço: Chácara Mata do Sobrado nº 80 - Bairro do Carmo Pirenópolis - GO - 72980-000 Telefone: (62) 3331 - 1345 E-mail: msturismo@msturismo.com.br Website: www.pousadadospireneus.com.br Serviços: 105 unidades habitacionais

POUSADA VILA VELHA Endereço: Rua do Bonfim s/n Centro Telefone: 62 3331-1032 / 62 3331-1032 Site: www.pousadavilavelha.com.br POUSADA RECANTO DOS PIRENEUS Endereço: Rua São Judas Tadeu nº 21b.do Carmo Telefone: 62 3331-1278 / 62 3331-1278 Site: www.pousadarecantopirenopolis.com.br POUSADA FENIX End: Rua Luiz Fleury Campos s/n qd.01 lt.04 Alto do Carmo Telefone: 62 3331-1263 / 62 3331-1263 Site: www.pousadafenix.tur.br POUSADA VILLA MARIANA Endereço: Rua Benedito de Pina n°08 Centro Telefone: 62 3331-1160 / 62 3331-1160 Site: www.pousadavillamariana.pirenopolis.tur.br VILLA DO COMENDADOR Endereço: GO 431 | Telefone: 62 3331 2424 site: www.villadocomendador.com.br POUSADA LARA Endereço: Rua Direita , 11 Centro Telefone: 62 3331 1294 site: www.pousadalara.com.br RANCHO DO RALF Endereço:Av. Benjamim Constant, Centro Telefone: 3331 1162 site:www.pirenopolis.tur.br/ranchodoralf Hotéis e Pousadas em Pirenópolis com registro e certificado no Ministério do Turismo – CADASTUR

40


HOTÉIS E POUSADAS RECOMENDADAS | PIRENÓPOLIS POUSADA CASA GRANDE Endereço: Rua aurora n 41 Telefone:3331 1758 Site:www.casagrandepousada.com.br

POUSADA CARA DO DONO Endereço: Rua Caparaó qd.01 lt. 09 s/n Meia Ponte Telefone: 62 3331-2184 / 62 3331-2184 Site: www.pousadacaradodono.com.br

POUSADA GOLD Endereço: Rua Jose Gabriel n°34 Jardim Taquaral Telefone: 62 3331-3212 / 62 3331-3212 Site: www.pousadagold.com.br

POUSADA AL CASTELLO DI GIULIETTA E ROMEO Endereço: Rua Cedro qd 2 lotes 32-34 Telefone: 62 3331-2151 / 62 3331-2151 Site: www.pousadaalcastello.com.br

POUSADA BETTA Endereço: Rua Gedeão de Siqueira q10 lt 07 Vila Pompeo Telefone:62 3331-1725 / 62 3331-1725 POUSADA TEMPLÁRIOS Endereço: Rua Tapajos s/nº qd 10 lt 01 Telefone:62 3331-2519 / 62 3331-2519 Site: www.pousadatemplarios.com.br POUSADA RECANTO DA MATA Endereço: Rua Campos Verdes qd. 08 lt 05/06 Telefone:62 3331-3601 / 62 3331-3601 POUSO CAFÉ E CULTURA Endereço: Rua Santa Cruz nº 32 Centro Telefone: 62 3331- 3647 / 62 3331- 3647 POUSO DO FRADE Endereço: Rua do Bonfim nº 37 Centro Telefone: 62 3331-1046 / 62 3331-1046 Site: www.pousadaspirenopolis.com.br POUSADA SANTA FÉ Endereço: Rua Pireneus nº58 Viela Centro Telefone: 62 3331-1554 / 62 3331-1554 POUSO DO SÔ VIGÁRIO Endereço: Rua Nova nº 25 Centro Telefone: 62 3331-1206 / 62 3331-1206 Site: www.pousadaspirenopolis.com.br POUSADA TAJUPA Endereço: Rua 04 s/n qd.65 lt.33 Telefone: 62 3331-1454 / 62 3331-1454 Site: www.pousadatajupa.com.br

C I D A D E S DE GOIÁS

41 21

40


www.cidadeshistoricasgoias.com.br

ARTESANATO

conheça ARTESANATO

PIRETUR Endereço: Rua do Bonfim, s/n Tel: 62 3331 2633 Diariamente das 8h às 17h – Fechado às terças-feiras.

CLÁUDIA AZEREDO Tel. (62) 3331-1328 | Rua do Bonfin, 23.

FEIRA DE ARTESANATO Sábados, domingos e feriados Praça do Coreto

PAU DE LENHO Tel. (62) 3331-1084 | Rua dos Pireneus, 77. RR DESIGNER Tel. (62) 3331-3148 Rua 24 de Outubro, 8.

TRAJETO DE ARTES E OFÍCIOS O trajeto une em Pirenópolis seis artífices, Cláudia Azeredo, Cristina Galeão, Mercedes Monteiro, Roque Pereira, Rosane Regis e Vera Michels, que se identificaram na criação e na qualidade de seus fazeres e produtos. Fazem parte do Trajeto Das Artes e Ofícios Ateliê Adobe Tel. (62) 3331-1333 | Rua Pireneus, 67. TISSUME Tel. (62) 3331-1721 | Rua Rui Barbosa, 10.

VERA MICHELS Tel. (62) 3331-3460 | Rua Aurora, 28.

CAPITÃO SUJEIRA Tel. (62) 3331-2296 / 9149 0759 Rua Rui Barbosa Nº 7 ZECA LIMA LUMINÁRIA Tel. (62) 3331-2988 Rua do Lazer Nº22

PIRENÓPOLIS

Considerada o berço da cultura goiana, Pirenópolis inspira artistas e artesãos locais e atrai talentos consagrados que aqui buscam contato com a natureza e qualidade de vida para desenvolver seus trabalhos. O resultado são artesanatos autênticos, de primeira qualidade, com destaque para Design em Prata, Cerâmica Artesanal, Tecelagem Artesanal, Artes Plásticas, Móveis Artesanais Ecológicos, Design em Tecido, entre outras técnicas. O artesanato pode ser encontrado nas belas lojas do Centro Histórico ou nos ateliês dos próprios artistas. Há ainda espaços públicos como a PIRETUR e a Feira de Artesanato que reúnem peças de vários artesãos locais.

para mais informações sobre os artesões de Pirenópolis acesse o site: www.cidadeshistoricasgoias.com.br/pirenopolis

C I D A D E S DE GOIÁS

43

44


www.cidadeshistoricasgoias.com.br

PRINCIPAIS EVENTOS FESTA DO DIVINO E CAVALHADAS – FESTAS TRADICIONAIS A rica cultura de Pirenópolis tem seu auge nas manifestações populares mais tradicionais, como a Festa do Divino e Cavalhadas, marcadas pela intensa mescla de manifestações religiosas e profanas. De origem cristã, a festa ocorre na época do Pentecostes (geralmente entre maio e junho) e tem como significado principal o recebimento do Divino Espírito Santo e suas bênçãos. A Festa do Divino dura mais de um mês, porém o período mais interessante para interagir e participar são os últimos dias, período em que é possível presenciar diversos movimentos que ocorrem na cidade e na zona rural, como as Folias, Cavalhadas, Alvoradas, Congadas, Mascarados e Pastorinhas. FESTIVAL GASTRONÔMICO E FESTIM O Festival Gastronômico de Pirenópolis acontece desde 2003 e reúne na cidade renomados chefs de Goiás e outros estados. Durante 4 dias, apreciadores da boa mesa degustam as iguarias com os ingredientes típicos do cerrado. Além do festival, uma série de eventos artísticos e musicais animam a cidade. Para mais informações acesse: www.gastronomicopirenopolis.com.br

sinta EVENTOS

PIRENÓPOLIS

Com eventos culturais já consagrados no circuito cultural como o Festival Gastronômico, Festival de Fotografia e Festival de Jazz, Pirenópolis também é sede de eventos empresariais e institucionais, contando com espaços para congressos e convenções que atendem às necessidades de eventos dos mais variados portes, complementados por serviços de ótima qualidade.

FLIPIRI FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS Nos dias de Festa, a FLIPIRI ocupa importantes pontos de divulgação cultural no Centro Histórico de Pirenópolis como o Cine-Teatro Pirineus, onde curtas e longas-metragens são exibidos, seguidos de debates com seus realizadores; a Praça da Leitura, com um palco para contação de histórias, falação de poesias e apresentações musicais; o Teatro de Pirenópolis é decorado para abrigar oficinas e concertos musicais; Museu do Divino recebe exposição; e a Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, abriga diversas oficinas de formação de professores, jovens, adultos e crianças. Para mais informações acesse: www.pirenopolis.go.gov.br MOSTRA DE MÚSICA DE PIRENÓPOLIS - CANTO DA PRIMAVERA O Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis acontece desde o ano 2000 graças ao projeto pioneiro da Agência de Cultura Pedro Ludovico (Agepel) e oferece uma programação com artistas de nível nacional e internacional, oferece também oficinas de instrumentos musicais, tudo sem custo para a comunidade. Para mais informações acesse: www.agepel.go.gov.br PIRI JAZZ FESTIVAL O Piri Jazz Fetival iniciou em Abril de 2008 e a cada ano as apresentações homenageiam algum grande instrumentista brasileiro. Para mais informações acesse: www.pirenopolisjazzfestival.blogspot.com PHOTOPIRENÓPOLIS Atualmente, pode-se dizer que Pirenópolis tem sido o cenário mais fotografado nos últimos tempos nessa região. Com a finalidade de valorizar, estimular, promover e projetar a diversidade cultural e ambiental no local, o evento Photo Pirenópolis é realizado pelo Instituto Pireneus. Centenas de pessoas participaram das oficinas do evento, que abordam técnicas, mercados e temáticas atuais da fotografia, como turismo, moda e fotojornalismo. Para mais informações acesse: www.pireneus.org.br/photo C I D A D E S DE GOIÁS

45

46


www.cidadeshistoricasgoias.com.br ESPAÇOS PARA EVENTOS

AUDITÓRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Endereço: Av. Benjamin Constant Qd. 58. Lt. 2. Centro. Telefone: (62) 3331-3505 Fax: (62) 3331-2073 e-mail:dir.pirenopolis@ueg.br Capacidade: Auditório para 300 pessoas.

participe ESPAÇO PARA EVENTOS

PIRENÓPOLIS

Com eventos culturais já consagrados no circuito cultural como o Festival Gastronômico, Festival de Fotografia e Festival de Jazz, Pirenópolis também é sede de eventos empresariais e institucionais, contando com espaços para congressos e convenções que atendem às necessidades de eventos dos mais variados portes, complementados por serviços de ótima qualidade.

CINE THEATRO PIRENEUS Endereço: Rua Direita, s/nº. Telefone: (62) 3331-2633 Fax: (62) 3331-3393 e-mail: turismo@pirenopolis.go.gov.br website:www.pirenopolis.go.gov.br Capacidade: 150 pessoas nas poltronas. TEATRO DE PIRENOPOLIS Endereço: Praça da Matriz, s/nº. Telefone: (62) 3331-2029 e-mail:demetriopompeu@bol.com.br website: http://www.agepel.go.gov.br/index.html Capacidade: 160 pessoas na platéia e 40 pessoas no mezanino CENTRO DE CONVENÇÕES POUSADA DOS PIRENEUS Endereço: Chácara mata do sobrado, nº 80. Bairro do Carmo Telefone: (62) 3331-1345 | Fax: (62) 3331-1345 e-mail: msturismo@msturismo.com.br website: www.pousadadospireneus.com.br Capacidade: · Auditório para 1200 pessoas com palco, camarins e que pode ser dividido em 6 auditórios menores para 200 pessoas. · Auditório para 600 pessoas - podendo ser dividido em até 4 auditórios menores. · Salão de projeção para 140 pessoas.

SALÃO HOTEL MANDALA Endereço: Av. Sizenando Jaime, nº 100. Centro. Telefone: (62) 3331-3715 Fax: (62) 3331-3715 e-mail: contato@pousadamandalapirenopolis.com.br website: www.mandalapirenopolis.com.br Capacidade: 84 pessoas. SALÃO POUSO SÔ VIGÁRIO Endereço: Rua Nova, nº 25. Centro histórico Telefone: (62) 3331-1206 Fax: (62) 3331-1206 e-mail:sovigario@pousadaspirenopolis.com.br website: www.pousadaspirenopolis.com.br Capacidade: 53 pessoas SALÃO VENDA DO BENTO Endereço: GO 338, Km 4 - Saída para Goianésia Pirenópolis. GO - 72980-000 Telefone: (62) 3331– 1162 E-mail: janainamendonca2008@hotmail.com Capacidade: 400 pessoas ESPAÇO VILLA TOSCANA/ POUSADA GOLD Endereço: Rua José Gabriel qd 05 lt 13.Jardim Taquaral Telefone: (62) 3331-3914 / 9311-3914 e-mail: contato@pousadagold.com.br website: http://www.espacovillatoscana.com/Entre-emcontato.html

C I D A D E S DE GOIÁS

47

48


INFORMAÇÕES ÚTEIS

CIDADE DE GOIÁS

- Policia Militar: 190 - Samu: 192 - Corpo De Bombeiro: 193 HOSPITAIS: - Hospital Municipal: (62) 3371 77 51 – End: Rua Damiana Da Cunha - Hospital De Caridade São Pedro D'alcântara: (62) 3371 1026 – End: rua Couto Magalhães s/nº centro - Hospital Brasil Caiado - (62) 3371 1559 – End: Av. Dario de Paiva s/nº, St. João Francisco POSTOS DE SÚDE: - Posto De Saúde Dr. Tasso De Camargo – (62) 3371 7713 – Rua B, s/nº - St. Aeroporto - Posto Saude Odilon Santana De Camargo – (62) 3371 7708, Av. Contorno , s/nº , St. Alto Santana - Centro De Saude – (62) 3371 7737 – Av. Hermógenes Coelho, S/nº - Centro - Posto De Saude Altair Veloso – (62) 3371 7707 – Rua Bacalhau, s/nº - St. Bacalhau FARMACIAS: - Farmácia Goiás 24 Hs: (62) 3371 1987 – Rua Damiana da Cunha nº 30 – St. João Francisco - Drogaria Brasil 24hs: (62) 3371 1898 – Av. Dário de Paiva nº 41, St. João Francisco - Farmacia Bom Jesus: Pça do Coreto – (62) 3371 1305 – de 08:00hs às 20:00hs - Farmacia Rio Vermelho: (62) 3371 1219 – Pça Vinicius Fleury nº 13 – centro - de 08:00hs às 20:00hs - Farmacia Modelo – (62) 3371 1021 – Rua Maximiano Mendes nº 22 – Centro - Farmacia Vila Boa – (62) 3371 2043 – Rua XV de Novembro s/nº - Centro - Farmacia Santa Paula – (62) 3371 4694 – Rua Aeroporto s/nº - St. Aeroporto - Drogaria Amrtins – (62) 3371 1876 – Av. Dário de Paiva , s/nº ,St. João Francisco - Farmacia Popular – (62) 3371 1250 – Pça. Jornalista Goiás dôo Couto, nº 04, St. João Francisco BANCOS: - Banco do Brasil: (62)3371 1668 / (62) 3371 2044 / (62) 3371 1706 – Av. Dom Prudêncio - Banco Itaú: 962) 3371 1416 - Rua Moretti Foggia - Banco Bradesco: (62) 3371 1607 – Pça Drº. Tasso de Camargo - Caixa Econômica: (62) 3371 1275 – Rua Moretti Foggia OBS: “ não possui banco ou caixa 24 hs”.

QUEM OPERA

CIDADE DE GOIÁS

INFORMAÇÕES ÚTEIS

PIRENÓPOLIS

DROGARIAS Drogaria Aliança | Endereço: Rua Benjamin Constant, esquina com a Rua São Paulo. | Telefone: (62) 3331 2484 Drogaria Eustak Figueiredo | Endereço: Ao lado do Banco do Brasil | Telefone: (62) 3331 1806 Drogaria Gileade | Endereço: Rua Benjamin Constant nº 46, Centro | Telefone: (62) 3331 1515 ou 9661 5865 Farmácia Piri Farma | Endereço: Av. Prefeito Sizenando Jayme, 16 Centro | Telefone: (62) 3331 1836 Drogaria Jackeline | Endereço: Rua Sebastião Augusto Curado, s/nº. Vila Nhonho Godinho | Telefone: (62) 3331 2291 Drogaria Santa Bárbara | Endereço: Rua Benjamim Constant, 26 – Centro | Telefone: (62) 3331-1578 HOSPITAIS Cema | Endereço: Rua Santa Cruz, nº 24, Centro Telefone: (62) 3331 3570 | Fisioterapia, clinico geral, raio x, ortopedista, eletroencefalograma, eletrocardiograma. Funciona de segunda a sexta das 8 ás 17h. Hospital Nossa Senhora do Rosário | Endereço: Praça Dom Emanue, nº 36, Centro Telefone: (62) 3331 1522 / 3331 3309 | Funciona 24 horas por dia para emergências e para consultas das 14h ás 18h, para atendimento de clínico geral. Presta serviços de cirurgias gerais, obstetrícia, ultra-sonografia, oftalmologista. Hospital Ernestina Lopes Jaime | Endereço: Rua Pireneus s/nº. Centro Telefone: Recepção (62) – 3331-1666 Direção: 3331-3635/ 3331-3626 3331-1897/Orelhão: 3331-1770 | Horários de funcionamento 24 horas. Presta atendimento ginecológico e clínico(segunda-feira), clínico e pediatra (terça-feira) clínico, pediatra ortopedia, (quarta-feira) ortopedia, clínico, pediatra (quinta-feira) otorrino, clínico geral e cardiologistas (sexta-feira), clínico geral, ortopedia de quinze em (sábado) quinze dias. Das 12 ás 14 atendimento somente de emergências. Raio x e laboratório (segunda a sexta), sábado somente urgências. Fornecimento de soro anti-ofídico, anti-rábico, soro-aracnídio, anti-tetânico, anti-escorpiônico. ASSITENCIA MECÂNICA Auto Socorro Pirenópolis | Telefone: (62)3331-3055 / 9969-2063 | Presta serviço de reboque. Borracharia do João | Telefone: (62) 3331 1892 / 3331 2135 / 9991 2859 | Endereço: Rua Benjamin Constant nº 84 Alinhar Centro Automotivo | Telefone: (62) 3331 2011 | Endereço: Rua Benjamin Constant Auto Mecânica JC | Telefone: (62) 3331-2176 | Endereço: Rua Benjamin Constant SEGURANÇA Delegacia de Polícia Civil de Pirenópolis | Telefone: (62) 3331 1813 | Endereço: Rua do Fuzil, nº 3, Centro Histórico Policia Militar – 18º CIPM190 | Telefone: 190 / (62) 3331 1765 / 3331 1650 11º Subgrupamento de Incêndio - Corpo de Bombeiros | Telefone: 193/ (62) 3331-1205 BANCOS Banco do Brasil | (62) 3331-1183 Bradesco | (62) 3331-1141,3331-1302, 3331-1044, 3331-1182 Itaú | (62) 3331-1961 Caixa | (loteria) - 3331-1133 ACVP - Associação de Condutores de Visitantes de Pirenópolis - www.acvp.org.br

QUEM OPERA

PIRENÓPOLIS

OUROTUR Turismo ltda A OUROTUR Turismo com sede na Cidade de Goiás, destaca-se por estar entre as agências de turismo de nossa região, com ênfase no turismo cultural. Há mais de 4(quatro) anos vem oferecendo roteiros e passeios que vão interagir com suas emoções e sentidos, proporcionando a você e aos seus clientes experiências memoráveis em cada passeio e em cada destino. E vai vivenciar isso com quem é realmente especialista e tem muito prazer em mostrar a riqueza de sua terra e sua gente.

Tel. (62) 3371 3346 www.ourotur.tur.br ouroturgoias@yahoo.com.br 49

Brasil Central Turismo Responsável Site: www.brasilcentraltour.com Endereço: Rua do Rosário, Qd.45 Lt.0 N.12/A Sl.05. Centro Histórico Telefones: (62) 3331 3677 / (62) 3331-3311 Transfers, receptivos de eventos, passeios e hospedagem em Pirenópolis. Oasis do Cerrado Turismo Endereço: rua 24 de outubro nº 06 Telefone: (62) 3331-2017

Pirenopolis .com .br agencia & artes Endereço: Rua do Bonfim Nº 25 Sala 02 Centro Telefone: (62)3331-3323 Morro Alto Turismo Site: www.morroalto.tur.br Endereço: Rua Direita Telefone: (62) 3331 3348 e 8119 0291 Roteiros culturais, folclóricos e caminhadas longas.

50


Mapas: Electra Pocket Magazine

a Ru

rio sá

Po Travessa Major

Ru

uzil

Ru

F a do

Vila Couro Rio

Ponte no Rio das Almas

das

Alm

as

aF

Ru

aE

Ru

Ru

Ru

Ru

a5

aG

Ru

ze r La o

Praça

Câmara e Cadeia

Palco do Rio Asilo e Creche Aldeia da Paz

Praça

Igreja N.S. do Carmo Beco da Piteira érgio M

otta

Rua do Sapo

Hospital Municipal Ernestina Jaime

aD

o ad Ru

a

Ginásio de Esportes

ad

Rua 15 de novenbro

Aur or

aC

Ro

aB Ru aio eM 0d a2 Ru

gélica

nta An

Rua Sa

aB

s nte

bra .A raz

Rua

nid

Trave ssa S

a estin Ern

Córrego da Prata

aA

Man Rua mpeu

Rua Boa Vista

oel

rais Rua Minas Ge

tembro Rua 7 de se

Av e B. Só

crate

s

Rua

Pça. Castelo Branco

Alta eira acho R. C

Vila Matutina I e II

Rodoviária

onça

Ru

ão rvi d Se do

ão

Ru a

rvi d Se de Ru Mo a ura ira rre Fe eth sd eu aD nid o

Arn ald

re

ad

Ru aP

Rua do Fogo

Beco Cachoeira Grande

Beco M. Gom

es Rua d’Abadia

Av. S. Pedro

Bec Rua Joaquim Bonifácio

T. S. e So uza Trav. do Carmo

Rua Eugênio Jardim

o Fin

oO

uro

Vist a

Boa Rua

árbara

Rua S anta B

orte rreiro N Rua Ba

as dor

inh

do

ha Córreg o Lapin o Igreja da Abadia aO ss

up Ch

An

Mend

Rua I

do

Av. Ne co

Centro Histórico

Rua H

das

o

Rua Biquinha

co

Colégio Santo Agostinho

ubr

Rua Biquinha

o

eira

a

Be

Pin

ed

ev

cho

ito

ed

en

aB

Ru

Az

Ca

ina

Rua Tonico Pina

de

Jorge

S.

é

os

de P

iro

im

et

qu

dd

a São

Le

oa

e Av

as Ros l. R. Stª He

Rio 3

Igreja de Santa Barbara

inhe

lipe

id Aven

Fe

aJ

Largo São João oJ

ia Oliv

Mar

out

06 51

Rua

Rua

re

ad

Ru

ns

na

Stª A

iro II

de

sa

s s Flore

a Rua d aP

Ru

o

Museu das Bandeiras

ã aS

uze And

Alves

nt

R. Stª Maria

as R. d

Joaquim

Pça. João Francisco campo D(antigo umCavalhadas) das o

us Rua Pirene

a1

24

Hospital N.S.Rosário

Asílo São Vicente de Paula

Ru

Palácio Conde dos Arcos

tos

Rua Direita

me

i Barbo Rua Ru

Rua São Vicente

Pça. Araguari

San

z

Rua Sa

Rua Nova

Rua do Bonfim

Jai

ita

ire

aD

Ru

nta Cru

mend.

onz

Colégio Hermano da Conceição

Theatro Sebastião Pompeu de Pina

IPHAN

aga

Rua Co

sil Bra

Rua

lo

Rua Boa Vista

atutina

tes

ão Pau

a

Abran

E

Escola Municipal Tia Olívia

Colégio Joaquim Alves

ina

Igreja do Bonfim

aG

p

l Lo

Cine Pireneus

at

Ru

Alto da Lapa

es

e nu ma

Centro

M

Rua

Pr

do Rua S

ra

ão

raz.

rba

Cristóv

Rua B

a Ru

eiro duz

An

Igreja Matriz

da

Rua S.

o

Rua

Vila Anduzeiro

go

ta

tóvão

RODOVIÁRIA

Verm elh

ba Se

Rua São Paulo

R

rre

an

ha

ua

aS

un

st

ut

at

Ru

ão Cris

aC

o

ran

a Ru

peu

Travess aM

XIII

ad

Rua

o ian

ro

Rua Major Pm

a

oeir

Cap

B ião

ando Jaime

te

am

ab

Av. prefeito Siz ern

Rua do Orien

aD

vemb Rua 15 de No

lo

de

Vila Zizito

I

un

ina

cantins

useu

Rua Se

a Ru

21

Rua

iro

Pau

Campo das Cavalhadas

ril

Cemitério

uze

o

oX

Joã

2

And

dinh

São

r ab

Rua

er

rnert

rques To

Rua Ma

Trav. M

Rua

Ru

ara

Municipal

a

Ru

Rua da Prata

o nador Caiad

Beco

k he sc

G v. Tra

Vila Pratinha

nt

. Go

Rua

il

e 1d

o

a eir err

elo am

éF os aJ Ru

C ar dg

ílio A

Jardim Kubitschek I

içã ce on

aE Ru

Virg

Chafariz de Cauda

Espaço Cultural R. Vila Esperança

Casa de Cora Coralina

NAov

a Ru

Beco S

eto

Beco Taqu

Câmara

no lh Verme Av. Rio

Lio Rio Vermelho

n

ge

elho

Beco do Cotovelo

ila

Vila Lions

Rua E

o

rea

Secretaria de Cultura Turismo

rica

Antiga Rodoviária

Rua Dr. N

Ro

me Mercado Municipal

a II

Rua Pratinh

mo vHear

nes Co

rmoge Av. He

Praça Rua

II

P D.

a st

A

s lve

Cisc

Fér eto

uim

Joaq

lho

e Co

es

Ru

a Colégio Comendador Ru Cristóvam Oliveira

oC an erm

Ru a

el A

o do

gua Dr. N

a

es drigu

aA

IPHAN

Colégio Sant’Ana

eir

Diocese

ra

ei err

Rua

Rua

err

T. F

Pro

ário

min

Se . do Trav

R. Olaria

V R.

z

Cru

Estádio Carecão

Casa da Fundição

fº F

a Ru

Museu das Bandeiras

Pça. Dr. Brasil Caiado

to

Ru

Pça. Tiradentes

Cou

Amorim

Lyceu

Quartel do XX Museu Correios da Boa Morte

iz do

a ília eig Darc co V s de Rua cis en ran oM v. F ian Tra im

nta

Cemitério de São Miguel

M Igreja to ouSão

arbosa R. Rui B

Ve

io

ury

Fle

Sa

Rua

á ax mb M oru Rua

R. C

Ma

R. J. Joaquim Vieira

Igreja do Carmo

. og

C R. Francisco

Rua Couto Magalhães

T. V. Grande iç ce 25 Con Vermelho a Ru de J ruz vR. io C A ulh a o . Sant R Rua a Dom João T. d em rgenta A g r Hugo a V dorT. Cach. Grande rea

R.

R.

Igreja Santa Bárbara

de

ão

tião

R. B

Casa de Goiandira do Couto

bas

Osso

Sede de Santa Luzia

Beco Vila Rica

Matriz

13

Chupa

es

Apae

Casa de Cora Coralina

Rua

as Lag

Fórum

Rua Moretti Foggia Coreto

Se Av.

e

Rua d

r Azevedo

Igreja d’Abadia

Pça. Conceição

s

enho

Palácio Conde dos R Arcosua Lu

(anti

es

eB lix d

Pas

Ru

Largo do Moreira

rto)

o Ho

é

o

ort

Rua Hugo Ramos

ndeira

Mons

Rua Dom Cândido

b Ju

o

en

sc

Bo Igreja Rosário

Rua

tor

om aB

.

ad ga ru

ulhõ

A.

Bu

m ia

oN

eir

arr

Alto Santana

as Ba

Rua Profº Alcide Jubé

Cruz do Anhangüera CAIXA

Largo do Rosário

6º B.P.M.

co

eu

Do

aB

Ru

Luz

(Antigo Palácio da Instrução)

om

tol

ar

Praça Virgílio Bueno

Be

aB

Prefeitura Municipal

Ru

R.

Casa de Bartolomeu

B. S .

Chácara do Bispo

Rua d

Escola Constâncio Gomes

4

GO - 16

Faculdade de História Geografia e Letras UEG

Bec

Deptº. de Obras e Vias Públicas

Rua

Igreja d’Abadia

Ma

r Có

Rua da Carioca

Largo da Carioca

el

no

o reg

Go

aG

Hospital Bom Pastor

ano

Coreto

s me

Bec

Arraial do Ferreiro Chafariz da Carioca

Igreja de São Francisco

Igreja do Rosário

-1

s

oiá

Hotel Vila Boa

v. M Tra

64

GO

aH Ru

R

n Co

L ua

Faculdade de Direito UFG

ro

ed

in m

uis

bit Ku

Pin

o

a

dia

a Ab

Vila Marília

lin ce Ju

SERRA DOURADA (Balneário Santo Antônio)

164

nja Be

GO

a Ru

Igreja da Boa Morte

PIRENÓPOLIS

MAPA CENTRO HISTÓRICO

PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Ru

CIDADE DE GOIÁS

MAPA CENTRO HISTÓRICO

Ri

o

Fr o

ta

52


Ministério do Turismo Prefeitura Municipal de Pirenópolis Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás Concepção Flávia Rabelo Marcel Barreto Rodrigo Lopes Coordenador Geral Sérgio Rady Secretário de Turismo de Pirenópolis Textos: Alessandra Schneider Dra. Maria Meire de Carvalho Fotos: Flávio Isaac Marcelo Safadi Rui Faquini Thalyta Ribeiro Projeto Gráfico Marcel Barreto Pesquisa: Leandro Caetano Maria Das Graças Santomé Luciano Guimarães Thalyta Ribeiro

Referência do Conteúdo Secretaria Municipal de Turismo de Pirenópolis Secretaria Municipal de Turismo da Cidade de Goiás Instituto Casa Brasil - Catalago de Artesanato Goyazes Guia Gastronômico - Cidade de Goiás - V Festival www.ourotur.tur.br www.cidadedegoias.tur.br www.pirenopolis.tur.br www.pirenopolis.com.br www.pirenopolis.go.gov.br

C I D A D E S DE GOIÁS

www.cidadeshistoricasgoias.com.br

Cidades Históricas de Goiás  

Região do Ouro - Pirenópolis e Cidade de Goiás

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you