Issuu on Google+


?

O QUE VEM SER UM PROJETO?


 Projeto é intenção, pretensão, sonho: “Meu sonho é comprar uma casa”  Projeto é doutrina, filosofia, diretriz: “ Meu projeto de país é muito diferente”.  Projeto é idéia ou concepção de produto ou serviço: “Estes dois carros são projetos muito semelhante”  Projeto é esboço ou proposta: “Todos têm o direito de apresentar um projeto de lei no congresso”.  Projeto é desenho para orientar construção: “Já aprovei e pedi ao arquiteto que detalhasse o projeto”.


 Projeto é empreendimento com investimento: “A prefeitura vai construir novo projeto Habitacional;  Projeto é atividade organizada com objetivo de resolver um problema: “Precisamos iniciar o projeto de desenvolvimento de um novo motor, menos poluente”.  Projeto é um tipo de organização temporária, criada para realizar uma atividade finita: “Aquele pessoal é a equipe do projeto do novo motor”.


 “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas , com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados” (PROCHONW, Scafferr, 1999 apud ONU 1984) PROJETO É ATIVIDADE ORGANIZADA, QUE TEM POR OBJETIVO RESOLVER UM PROBLEMA 


 Um projeto é definido como uma organização transitória, que compreende uma sequência de atividades dirigidas à geração de um produto ou serviço singular em um tempo dado.  Objetivo: um objetivo um projeto. Essa é uma regra básica  Transitório: tem um ciclo de vida predeterminado com um começo e um fim.


Singularidade: um projeto é um empreendimento único, não repetitivo; Complexidade: um projeto é um compósito articulado de ações – atividades do projeto – que se dão tanto linearmente como em paralelo; Estruturação preliminar do projeto PASSO 1 Questões iniciais Existe um projeto a ser configurado? Quais as características desse projeto?


Devemos tentar responder a perguntas fundamentais:  O que o projeto que vamos configurar irá Gerar? Um produto? Uma idéia? Qual?  Quais os beneficiários potenciais do resultado do projeto?  Em que área geográfica iremos trabalhar? Ou seja, o projeto é local, regional, nacional, internacional?  Quem poderá ter interesse em apoiar ou financiar o projeto?


 Em quanto tempo aproximadamente o projeto estará concluído?  Existem outros projetos com o mesmo propósito?  Tomando em conta as respostas às questões: Vale a pena iniciarmos a configuração do projeto? Ao tentarmos responder a essas questões, mesmo que as respostas sejam aproximativas, estaremos eliminado uma séria de desvios e antecipando os passos – e as dificuldades – da modelagem. O fundamental é adquirirmos a convicção de que o projeto vale a pena ser configurado.



Gestão de Projetos