Page 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA DE MULTIMEIOS EM EDUCAÇÃO Pólo: Açailândia Turma: B Tarefa avaliativa: mídia digital Nome: Diêgna, Marinete e Michelle Grupo: D Mídia da oficina: Maquete Do Trânsito e Diorama Poluição dos Rios Mídia digital: Hyperbook

Caracterização do recurso didático Maquete: Entende-se por maquete uma representação de uma devida coisa,específica ou não ,que utilizam diversos materiais com funções e objetivos das mais diversas variedades.

Figura 01-maquete-Educação no Trânsito Diorama: É uma representação artística, onde há o uso de materiais industrializados em miniaturas que representam de forma sucinta a realidade.


Figura 02 - Diorama-Poluição dos Rios Material necessário para construção Maquete: Isopor, tinta guache, papel cartão, radiografias velhas, copinhos de Danone, bandeja de frios, miniaturas de carro e de bonecos, cola isopor, pincel, plantinhas de plástico.


Figura 03: Materiais utilizados na maquete. Diorama: Isopor, tinta guache, plantinhas de plรกsticos, animais em miniaturas, bonecos e uma casinha, tambor de lixo, lixa, pincel.


Figura 04: materiais para diorama. Modo de fazer Maquete: Cortou-se o isopor, depois cortou as radiografias no tamanho desejado, seguindo cortou-se o papel cartão em tiras para utilizar nas faixas e linhas da pista. Pintaram-se as laterais da pista com tinta guache nas cores cinza para representar o acostamento e verde as margens da rodovia. Logo após colocou-se plantinhas para enfeitar a paisagem. Dando sequência fez-se o semáforo com a bandeja de frios cortadas na forma de pilastra pintadas na cor preta, depois utilizou copinhos de danoninho nas cores verde, amarelo e vermelho, representando as cores do semáforo. Por último colocou-se os carrinhos e as bonecas na pista.


Figura 05-Michelle confeccionando a pista da maquete sobre trânsito. Diorama: Iniciou-se lixando o isopor para fazer as extremidades do rio. Feita as extremidades, pintou-se de azul e marrom (com tinta guache) o rio e com tinta verde a parte não lixada que representava a floresta. Em seguida colocaram-se as plantinhas, casinha, lixeira, bonecas e animais na parte verde. E por último colocou-se alguns resíduos do isopor lixado no rio para representar o lixo que as pessoas jogam nos rios.


Figura 07-Diêgna e Marinete na confecção do Diorama. Modo de usar Maquete: Pode-se ser usada numa aula de educação no trânsito, ensinado os alunos. Proporcionando o reconhecimento dos sinais de trânsito, trabalhar com regras e mostrar o comportamento adequado que deve ser utilizado em veículos particulares e coletivos.


Figura 08-Demonstração de como seria uma aula utilizando as mídias. Diorama: Mostrar a importância da conservação do meio ambiente, os efeitos da poluição dos rios. Onde os próprios alunos podem dar sugestões de minimizar os problemas da destruição do meio ambiente.


Figura 09-Demonstração de como seria uma aula utilizando as mídias. Vantagens e desvantagens Vantagens: Tanto a maquete quanto o diorama, tem como vantagem aproximar o aluno do real, proporcionando o contato direto coma idéia abordada. Tem possibilidade de reconhecer situações rotineiras que às vezes passam despercebidas. Aguça a curiosidade de como foi feito, perguntas serão freqüentes, além de reconhecer cores, pois a idéia de ser bem colorida chama bastante a atenção da criança. Além do propósito de conscientizar sobre valores éticos e morais que serão presentes na vida em


sociedade. Além da utilização de materais recicláveis, conscientizando desde pequenos a importância da reutilização do lixo. Desvantagens: Tem um custo financeiro alto, e também exige tempo para sua confecção. Podemos perceber que as vantagens são bem maiores que a desvantagens.

http://issuu.com/maquetediorama maquetediorama

maqueteediorama  

Oficinasapresentadas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you