Issuu on Google+

PERCURSO PARQUE DO SELHO-HÍDRICA DE SUMES MOB2012

INTEGRAR AS HÍDRICAS NA REDE DE PERCURSOS VALORIZANDO O CONJUNTO PATRIMONIAL (RE)CONHECIDO DO NOSSO TERRITÓRIO EM ENQUADRAMENTOS PAISAGÍSTICOS DE GRANDE QUALIDADE

Divisão MAPa2012 © 2012


Localização SELHO S. CRISTĂ“VĂƒO / SELHO S. JORGE, GUIMARĂƒES

à rea de intervenção 12.230,40 M2

Coordenação DIVISĂƒO MAPa2012 - C. M. DE GUIMARĂƒES

Data OUTUBRO DE 2011

Orçamento 80.241,50 ₏

Projeto JOĂƒO PESSOA, arquiteto paisagista

Enquadrado na estratÊgia MOb2012, este percurso consiste na ligação pedestre e ciclåvel entre o parque urbano do rio Selho e a hídrica do Carvalho do Moinho, e na requalificação do eixo pedonal entre a rua do Giestal e a rua do Carvalho do Moinho. Localizado nas freguesias de Selho S. Cristóvão e Selho S. Jorge totaliza uma årea de intervenção de cerca de 12.230,40 m2 e um comprimento de percursos de 610,00 metros, dando continuidade à ligação entre o Campo de Agra e o parque urbano do rio Selho e potenciando ligaçþes à freguesia de Serzedelo, pelas encostas do rio, e ao núcleo industrial e fabril de PevidÊm. A envolvente dos percursos Ê marcada pelo parque urbano, pelo rio (que devido à barragem apresenta um largo leito) e pela paisagem das encostas onde se destacam os povoamentos de carvalho roble e de espÊcies ripícolas.

Percurso Parque do Selho-HĂ­drica de Sumes









A proposta estrutura-se em três åreas de intervenção. A primeira faz a ligação entre o Parque do rio Selho e a hídrica do Carvalho do Moinho, apresentando dois tramos distintos, considerando a sua implantação topogråfica e a sua morfologia.



›. >

)

›* ›?9

1)

) )

651

)

/*1) 6)

>›.)6/3@›*

O primeiro tramo propþe-se a proporcionar uma årea de uso livre arborizada atÊ à margem do rio; o segundo tramo, marginal ao rio, aproveita um caminho jå existente, beneficiando dos muros de granito para a definição do seu limite. A intervenção para esta årea consiste na execução do pavimento em saibro para o caminho, na de muros, recuperando os existentes e na arborização e tratamento das åreas plantadas. A segunda årea diz respeito ao eixo rua do Giestal - rua do Carvalho do Moinho e propþe melhorias de acordo com parâmetros de conforto e segurança para a circulação exclusivamente pedonal. A rua do Giestal permite o acesso à frente sul do parque do rio Selho enquanto que pela rua do Carvalho do Moinho acede-se ao núcleo industrial de PevidÊm. Aqui, a intervenção consiste na recuperação dos pavimentos













 

Percurso de ligação entre os núcleos urbanos de PevidÊm e Selho S. Cristóvão, pretende-se que para alÊm do enquadramento em atividades de lazer tenha um caråcter utilitårio para deslocaçþes quotidianas. A hídrica do Carvalho do Moinho merece especial destaque por diversas razþes. O facto de constituir uma pequena unidade de produção de energia renovåvel e ecológica em pleno funcionamento, define-a não como uma unidade museológica mas como uma estrutura onde a experiência associada à visita Ê genuína e de elevado valor didåtico. Por outro lado, Ê uma estrutura quase centenåria com características morfológicas e estruturais de interesse, nomeadamente a barragem escadeada, toda ela em cantaria de granito, os equipamentos e mecanismos associados à produção de energia hidroelÊtrica e o edifício de construção tradicional.

›?2>/.)/*1)

existentes, na execução de corrimãos e na recuperação de muros de granito. Finalmente, a proposta de intervenção para o espaço envolvente à hídrica do Carvalho do Moinho, terceira årea deste projeto, apesar do caråcter indicativo, pretende evidenciar as vantagens das sinergias entre infraestruturas de natureza pública e privada, por forma a tornar o espaço envolvente ao edifício acessível, destacando as estruturas que compþem a hídrica e a paisagem humanizada (montante) e natural (jusante) do vale do rio. É proposta uma ligação entre a plataforma do edifício da hídrica e o eixo rua do Giestal - rua do Carvalho do Moinho, atravÊs de um caminho de encosta, respondendo assim ao pressuposto de continuidade dos percursos MOb2012.


Percurso Parque do Selho / Hídrica de Humes (MOb2012) - Ficha de Projeto