Page 1

DESIGNER GRテ:ICO E ILUSTRADOR PORTEFOLIO


“Quando eu estou a fazer um trabalho, nunca sei o que vai dar. No entanto, convém não ser muito ambicioso. Porque se nós começamos com grande ideias que depois, na prática não funcionam... Sobretudo é necessário ter grande atenção ao espaço e proporções.” Sebastião Rodrigues

“ What you create can be stronger than yourself” Josef MÜller-Brockmann “ Quality is largely an attitude if we insist on it in every small thing it will permeate everything we do.” Josef MÜller-Brockmann

“ The simpler the assignment the more difficult the solution.” Wolfgang Weingart

Para este portefolio fiz questão de inserir algumas frases de algumas e mais importantes referências do design gráfico a nível mundial. Escolhi estes designers porque fazem parte da minha educação gráfica, são as minhas referências em conjunto com a música. Estes Designers fizeram parte de uma geração que conheceu de forma profunda as artes-gráficas, área que gosto imenso. As letras de decalque, os aristos, a fita dupla face, os bisturis, o papel milimétrico e os rotuladores, são materiais que determinam pormenores minociosos com mais ou menos detalhe mas também de um grande profissionalismo e perícia. Antes de tirar a licenciatura de design de comunicação trabalhei em artes-gráficas em flexografia específicamente durante 8 anos e que foi determinante para a minha linguagem gráfica que hoje possuo como Designer.


A proposta consistia em refrescar a imagem gráfica do gabinete. O objectivo seria criar uma imagem que representaria uma evolução, um equilíbrio gráfico moderno com características clássicas. A tipografia foi desenhada com base na tipografia Berkeley. O desenho final cumpriu todos os requisitos pretendidos com uma linguagem moderna, nova, fresca e ao mesmo tempo clássica com uma elegãncia das formas. Um projecto que só foi realizado com cartões de visita a 1 cor metalizada sobre um papel texturado. frente e verso.

Antes do redesign


A serralharia Silva & Couto é uma pequena empresa que não dispõe investimento na sua imagem gráfica em termos monetários e não tem interesse em apostar nela mesmo. Esta abordou-me se eu faria um “boneco” para uns cartões de visita. O que me foi pedido foi representar uma porta de alumínio com o lettring etc,. Achei que puderia ser bastante interessante se encontrasse algo, um elemento que permitisse construir uma imagem forte, interessante e que correspondesse com o sentido da profissão de serralheiro. Objectivo de um trabalho de serralharia numa habitação: Aplicação de portas de janelas em alumínio como exemplo qual o objectivo destas? Permitir a luz natural entrar na habitação, impedir que a chuva e o vento entrem dentro da habitação. Uma das características que analisei e que achei que seria o mais importante são os tipos de caixilharia e seus pormenores como a protecção térmica. Assim iniciou o meu projecto tendo um resultado do meu ponto de vista interessante e alternativo.


Qualquer empresa seja grande ou pequena, têm o direito e nós comos designers, criadores de imagens gráficas, temos a responsabilidade de dar a estas uma imagem digna de respeito, de evolução, serenidade, e experiência adquirida. Para este ladrilhador profissional foi desenhada uma imagem gráfica que tivesse um carácter mais sério, mais organizado mesmo profissional.


envelope

Concurso Ordem dos Arquitectos Este projecto tinha como conceito representar a planificação urbana e a maquetização. A imagem gráfica representada é uma vista de cima de duas formas geométricas “OA”. É uma vista de cima de 2 peças em maquete, e as linhas que as contornam é uma representação de uma “planificação topográfica”. O lettring tem como tipografia base a Akzidenz Grotesk que em tempos foi a tipografia da arquitectura, do design, nos tempos do movimento moderno.

papel timbrado


Logo Bazooka


Envelopes C/S Janela

Cartões de Visita / Apresentação

Envelopes C/S Janela


CARTAZES


Festival do Gelado

Esta foi a minha proposta para um concurso que tinha como intermediĂĄrio a agĂŞncia Who. O cartaz teria de representar o verĂŁo, a frescura, vivacidade e o gelado.


O meu nome no jardim

Este projecto foi desenvolvido com intenção de jogar com os temas do evento e contrastar com aqueles a que se dirigia este.


Concurso Francisco Mantenc贸n 2007


Concurso Francisco Mantenc贸n 2008


Cartaz Finalista


Cartaz Tributo Josef M큰ller-Brockmann


Banda Dark Society


Cartaz Meso/Dle


Cartaz 2ª jornadas de Cosmética Médica


Concurso Cartaz Ilustrado para Org. Direitos Humanos


folhetos / Publicidade


Brochura de Natal Mesosystem / juvenescence Medical (CosmĂŠtica MĂŠdica) Neste trabalho era pretendido uma brochura de Natal para ser entregue aos clientes. Um trabalho que fosse barato, prĂĄtico, sem custos de cortantes, acabamentos, etc. Apresentei este projecto com um formato simples a 1 cor prata sobre papel popset preto de 350g. Um trabalho simples sem cortantes especiais, sem fechos, sem condicionantes.


Por motivos de poupança definiu-se conceber este tipo de folhetos com duas linguas (Português, Espanhol). Está desenhado de maneira que o utilizador tenha uma leitura prática, isto é, consoante a lingua que está a ler na frente do panfleto, ao abrir irá encontrar a mesma lingua no seu campo visual. Não terá que rodar o panfleto e procurar a informação.


Embalagem / Sacos


Embalagens Produtos Mesosystem (Cosmética Médica) Nestes últimos 2 anos tenho desenvolvido uma linguagem gráfica para a empresa Mesosystem no intuito de diferenciar / distanciar das imagens gráficas habituais na cosmética. Tenho desenvolvido graficamente no possível para transformar uma linguagem cosmética em algo mais grandioso e imponente. Respeitando sempre as bases de representação e aplicação gráfica, pois que existe legislações mesmo na cosmética, é necessário seguir os regulamentos do Infarmed que é a entidade reguladora.

Packs Meso Os Packs Meso são um conjunto de produtos de tratamento cosmético aplicado em Mesoterapia virtual, sem agulhas, aplicado via tópica ou seja directamente pela pele. Aplicado com um Roll-on ligado à máquina, este recebe os estímulos electrónicos, faz a transmissão para a zona a tratar do corpo e liberta estes para estimular a derme e esta abre os poros para assim o produto penetrar na pele.

Anti-Envelhecimento

Graficamente foi necessário desenhar para distinguir os tratamentos que são 7 através das formas e cores, teriam também de ser identificáveis como um pack de uma determinada máquina. Desta forma criei uma simbologia para cada tipo de tratamento e cor. Estes simbolos teriam de ser de fácil identificação e agradáveis. O resultado final na minha opinião correspondem ao pretendido.

Anti-Estrias

Anti-Flacidez


Anti-Celulite

Capilar

Anti-Celulite Localizada

Programa Livre


Embalagens Produtos Mesosystem (Cosmética Médica)

Venho destacar o facto de existir tantos produtos, que são mais de 50, foi necessário adaptar uma maior parte destes em cortantes já utilizados para um melhor aproveitamento de material e acima de tudo monetário. 50 referências a 2 cores no máximo, e se possuírem formatos diferentes exigirá um custo enorme e desperdício de material. Eu e a Gráfica temos uma parceria e uma relação de diálogo muito importante e permiteme orientar todo o meu trabalho para um bom resultado gráfico, bom acabamento e baixo custo.

Packs Dle Gostei muito de desenhar estas embalagens. São diferentes, fortes, intensas, muito dinâmicas. Apresentei este grafismo alternativo na necessidade de distanciar graficamente da linguagem dos Packs Meso. Dado ao facto da máquina destes produtos ser uma inovação tecnólogica, pensei que seria importante trazer esta tecnologia para as sua embalagens. Cada forma/mancha tipográfica de cada embalagem/produto, corresponde aos comportamentos das ondas eléctricas para cada tratamento.


Embalagens Produtos Mesosystem (Cosmética Médica)

Estas emblagens são alguns exemplares de uma gama de ampolas para tratamentos médicos/cosméticos, como injectáveis, uso tópico, mesmo bebíveis.


Embalagens Produtos Mesosystem Juvenescence Medical (Cosmética Médica)

A Mesosystem / Juvenescence Medical tem uma parceria com os CTT Express para a entrega dos seus produtos aos seus clientes. O envio dos produtos é feito através da inserção de destes numa caixa de cartão canelado com bolhas de enchimento. A caixa exterior (cartão canelado), não tinha personalização dava a sensação que não era entregue produtos cosméticos mas outra coisa qualquer. Faltava algo e sugeri a personalização das embalagens de cartão. Eis o resultado...


Sacos Mesosystem (Cosmética Médica)


Terras de Aguiar Marrons GlacĂŠs


Álbuns de música


Capa One Ring Zero


Capa Ep Dark Society


Capa Ep Dark Society


Ilustração


Concurso Ilustra Underground Ambas as ilustrações foram finalistas entre uma selecção de 35 autores de um total de 150 propostas. Foi desenvolvido um pequeno jornal de divulgação das obras e a exposição foi realizada na estação do metro do Cais do Sodré. Este concurso foi organizado pelo Etic com o apoio da agência Who.


Infantil


Vรกrios


tributo ao cinema

psycho

Apocalipse Now


Eduardo M達os de Tesoura


logotipos


onzaga@gmail.com T +351 93 205 2060

Manuel Gonzaga_portfolio  

descreve um pouco do meu trabalho entre 2007-2009