Page 1

NOTAS REFLEXIVAS SOBRE O ATO DE FORMAR PROFESSORES FERNANDES, Manuel José Pina1 Universidade Regional do Cariri – URCA e-mail: profmanuelfernandes@gmail.com JURUMENHA, Lindelma Taveira Ribeiro.2 Universidade Regional do Cariri – URCA lindelmafisica@gmail.com RESUMO Este trabalho é o resultado obtido até esta data nas discussões analíticas realizadas no seio do Grupo de Estudo sobre a Formação do Professor comandado pelo pesquisador, com a colaboração das alunas, graduandas do curso de Pedagogia e apontadas na coautoria. Para o desenvolvimento dos trabalhos no Grupo de Estudo foram selecionados quatro autores que, em suas linhas de estudo perseguem a melhoria dos cursos de formação docente, são eles: António Nóvoa, José Carlos Libâneo, José Pacheco e Newton Duarte. Os trabalhos de estudo tiveram início no começo do semestre letivo de 2014.1 e o nosso maior objetivo está sendo aprofundar conhecimentos, através da leitura, que permitam discutir a formação docente que a URCA está oferecendo, principalmente, no Curso de Pedagogia. A metodologia pode ser descrita como um diálogo constante entre as pessoas envolvidas a partir conceitos e formulações mais gerais apontadas sobre a temática no desenvolvimento do pensar desses autores. Como resultados, esperamos atingir um grau de conhecimento que nos permita sugerir alterações significativas na matriz curricular do curso a ser realizada no ano de 2015. Como conclusão deste que é um estudo recente, já podemos apontar para a necessidade de se rever a relação teoria prática que hodiernamente está mais focalizada no aspecto teórico, em detrimento do prático. PALAVRAS-CHAVE: Formação do Professor; Conceitos; Práxis; Qualidade Educacional;

Aproximação ao tema

Nóvoa, ao longo da teorização perceptível nos seus escritos resultantes de uma prática, nos traz, de modo sistemático, a sua visão da “escola transbordante” como um processo a ser ultrapassado para se atingir uma maior aproximação à escola com a qualidade que todos almejamos. Partindo desta constatação inicial, necessário se faz esclarecer as desconexões que podem ser percebidas quando busco fazer um paralelo entre o que seja a escola com oferta de educação de qualidade e a escola transbordante, não esquecendo, no percurso, a análise da melhor ou pior formação oferecida ao futuro docente que estará incumbido de desenvolver suas atividades ora numa, ora na outra. Aliás, o meu objetivo é discutir uma formação possível e o modelo de formação que estamos desenvolvendo na busca de atingirmos um grau mais elevado de qualificação profissional.

1

Professor Dr. no Departamento de Educação da URCA. Coordenador do Grupo de Estudo sobre Formação do Professor e líder do Núcleo de Pesquisa dos Movimentos Sociais e Educação – NUPEMSE. 2 Graduanda no Curso de Pedagogia da URCA e bolsista de IC/CNPq.

Notas reflexivas sobre o ato de formar professores  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you