Page 1

CTEC

Centro de Tecnologia Universidade Federal de Alagoas


Palavra da Reitora As Engenharias qualificam uma instituição e nós da Ufal, orgulhosamente, podemos dizer que estamos bem representados nesta área. O Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas se apresenta em crescimento, tanto em qualidade como em oferta de novos cursos, fato que nos honra enquanto Universidade e que demonstra o quão aguerridos são todos os que fazem esta grande Unidade Acadêmica. Em nosso CTEC vivenciamos neste momento o processo de criação do curso de Engenharia de Petróleo, o qual irá se unir às graduações já existentes de Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia Ambiental. E neste momento histórico que as universidades federais brasileiras felizmente vivem a expansão das Engenharias, com a interiorização e expansão das instituições federais de ensino superior, certamente é contribuição inconteste para o desenvolvimento humano, econômico e social do estado de Alagoas e do Brasil. O CTEC, com sua estrutura, com seus cursos de graduação e de pós-graduação, com seu corpo docente e técnico-administrativo, com suas ações de extensão, ensino e pesquisa e com seu alunado é parte essencial deste processo de mudança e crescimento da Ufal. Podemos dizer, sem hesitar, que nosso Centro de Tecnologia por sua postura, sua produção e sua inserção na sociedade alagoana, regional e nacional, é uma das forças motrizes de nossa comunidade acadêmica.

Ana Dayse Rezende Dorea Novembro de 2009

2


A Ufal A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma instituição federal de educação superior com atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Ufal integra o contexto do processo nacional de expansão das universidades, tornando-se indutora na modificação do cenário de algumas cidades do interior de Alagoas. Está presente no agreste, no sertão e ainda apresenta como meta atingir o litoral norte. A Ufal encontra-se estruturada em 22 Unidades Acadêmicas, organizadas por área de conhecimento, com administração autônima sob a supervisão geral da Reitoria. Nos últimos anos, a Universidade apresentou crescimento na formação de recursos humanos através das pós-graduações, das produções científicas, aumento no número de pesquisadores e de grupos de pesquisa. Como missão, busca produzir, multiplicar e recriar o saber coletivo em todas as áreas do conhecimento de forma comprometida com a ética, justiça social, desenvolvimento humano e bem comum. A Ufal visa tornar-se referência nacional nas suas atividades, firmando-se como suporte de excelência para as demandas da sociedade alagoana, enfatizando a sua participação no desenvolvimento regional. Em 2011 a Ufal comemorará 50 anos de sua fundação.

O Ctec O Centro de Tecnologia (Ctec) é Unidade Acadêmica vinculada a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é administrada por um Diretor e Vice-Diretor, tendo como órgão máximo de deliberação a Plenária do Centro ou Conselho?. E conta, para as atividades burocráticas, com o apoio de uma Secretaria Executiva. Com a mudança universitária ocorrida na Ufal, o Ctec, que era comporto pelos cursos de graduação em: Engenharia Civil, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo, atualmente apresenta a seguinte formação: Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia Ambiental. E em 2011 será implantado o curso de Engenharia de Petróleo. O Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas abriga também três cursos de mestrado vinculados aos seguintes programas: Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), atualmente com ênfase em Estruturas e em breve Construção Civil Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) e PósGraduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS). Ainda oferece doutorado em Materiais, possui também atividades de extensão, Núcleo e Programas de pesquisa, laboratórios e qualificado corpo docente.

3


Engenharia Civil O Curso de Engenharia Civil da Ufal foi criado em 1951, na então, Escola de Engenharia. Em 1959 foi reconhecido e formou em Alagoas seus quatro primeiros Engenheiros Civis. Em 1967 a Escola de Engenharia passou a denominar-se Faculdade de Engenharia e no início da década de 1970 a Faculdade foi integrada, ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Os últimos 15 anos do Curso de Engenharia Civil da Ufal foram marcados por um forte investimento na qualificação do Corpo Docente, que galgou em outros Estados do Brasil e até no exterior a qualificação necessária para fornecer à sociedade alagoana um curso de qualidade, atualizado e pautado na busca pela excelência em todos os seus aspectos. Tal esforço começa a dar frutos, uma vez que o Curso de Engenharia Civil da Ufal vem obtendo, sucessivamente, resultados positivos nas várias instâncias onde é avaliado, tendo consolidado o Conceito A nos provões do MEC, o Conceito 5 no ENADE, e o Conceito 4 Estrelas na revista Guia do Estudante.

Engenharia Química O Curso de Graduação em Engenharia Química da Ufal teve sua criação autorizada em 03 de setembro de 1986 pela resolução no 26/86 do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE). O projeto do curso foi apresentado em 1988 e aprovado no CEPE em 16 de agosto de 1989. O reconhecimento do curso, no entanto, só ocorreu em 22/02/1996, através da Portaria Ministerial nº 160/96.

4


Engenharia Ambiental O curso de Graduação em Engenharia Ambiental foi criado a partir da proposta apresentada no ano de 2004 por um grupo de professores pós-graduados nas áreas de Recursos Hídricos e Saneamento. Sendo o único curso de graduação na área, em instituição pública de ensino superior no Estado de Alagoas, sua criação vem ao encontro de uma demanda cada vez maior, tanto no âmbito local como no âmbito global, de profissionais capazes de trabalharem com as diversas questões que envolvem o meio ambiente. O Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) autorizou o seu funcionamento através da Resolução nº. 20/2005 - CEPE, de 27 de julho de 2005. Com uma entrada anual de 40 alunos, no ano de 2006 iniciou-se a primeira turma. No ano de 2010, o curso tem seus primeiros egressos.

Engenharia de Petróleo Iniciará em Agosto de 2011, com 20 alunos. A partir de 2012 serão 60 vagas.

5


Mestrado em Estruturas

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil / Estruturas da Ufal objetiva contribuir para a formação de profissionais habilitados para entender, desenvolver e difundir novos conceitos, técnicas e procedimentos inerentes ao campo da atual Engenharia de Estruturas. Através de suas atividades de ensino e pesquisa, o Programa prepara engenheiros para lidar com avançadas técnicas de análises e projetos estruturais, envolvendo recursos computacionais e novos materiais, proporcionando oportunidades de aperfeiçoamento em avançados métodos de análise aplicados à mecânica das estruturas e aos materiais estruturais, em novas técnicas e recursos computacionais, assim como no entendimento do comportamento e uso de novos materiais. Programa visa ainda contribuir para o suprimento de uma evidente carência no âmbito regional, configurada pela necessidade de incrementação da produção tecno-científica e formação de recursos humanos com a qualificação exigida para enfrentar os grandes desafios das chamadas ciências da Engenharia. Linhas de pesquisa: Métodos Computacionais - Mecânica de Materiais e de Estruturas - Novos Materiais e Materiais Não Convencionais.

Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC Fone/Fax: (0xx82) 3214-1276 E-mail: ppgec@ctec.ufal.br

6


Mestrado em Engenharia Química O programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal de Alagoas visa qualificar e capacitar profissionais para difundir conhecimentos e propor soluções para assuntos relacionados aos processos regionais, particularmente envolvendo os recursos energéticos e biotecnológicos da região nordeste do Brasil, englobando os processos químicos, bioquímicos e fermentativos, sistemas energéticos e meio ambiente. A finalidade deste Programa é capacitar profissionais de nível superior para desenvolvimento de pesquisas e trabalhos técnicos, no campo da Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, visando a qualificação de pessoal para incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, principalmente no que diz respeito à carência energética do estado e os problemas do parque industrial regional. Os trabalhos desenvolvidos visam: setores das usinas sucroalcooleiras, central de utilidade (tratamento d'água, efluentes, gases, entre outros), indústrias locais (petroquímica, PVC, cloro e soda, fertilizante, tecelagem, cimento, entre outras), além temas sobre energia solar e suas aplicações térmicas, processos catalíticos, petróleo e gás natural. Linhas de pesquisa: Modelagem, simulação, otimização e controle de processos - sistemas energéticos e o meio ambiente processos bioquímicos.

Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC Programa Pós-Graduação em Engenharia Química Fone/fax: (82) 3214-1276/ (82) 3214-1279 E-mail: ppgeq@ctec.ufal.br Site: http://www.ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgeq

7


Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento O Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS) da Universidade Federal de Alagoas visa qualificar e capacitar profissionais para difundir conhecimentos, além de propor soluções para assuntos relacionados aos recursos hídricos e saneamento ambiental, particularmente sobre as dinâmicas resultantes das variações climáticas da região nordeste do Brasil, onde os recursos hídricos são escassos para atendimento à população. No que tange ao saneamento básico e sua gestão integrada, o estudo destas questões é determinante para o desenvolvimento econômico e social da região. Para atingir o seu objetivo e desenvolver o instrumental teórico-analítico e empíricoprático, o PPGRHS dispõe de infra-estrutura e corpo docente qualificado. Linhas de pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento.

Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento – PPGRHS Secretário: José Cley de Oliveira Fone: (82) 3214-1279 E-mail: ppgrhs@yahoo.com Site: http://www.ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgrhs/index01.htm

8


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Expediente: Concepção: Valmir Pedrosa Execução: Manoella Neves Edição de texto: Manoella Neves, Marllus Neves e Itamara de Almeida Fotografia: Marcos Leonardo

Ctec  

Livreto Ctec/Ufal

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you