Issuu on Google+

Newsletter nยบ 1 | ABRIL 2013

facebook.com/AiesecBelem

AIESEC BELร‰M

@aiesecbelem


Pelo Mundo... Jovens realizam intercâmbios sociais pela AIESEC Belém Colômbia e República Tcheca foram os locais escolhidos por jovens belenenses para realizar trabalhos voluntários Realizar trabalhos voluntários é enriquecedor e graticante, não apenas para quem exerce esse tipo de atividade, mas para quem o recebe, como ONGs, escolas e instituições lantrópicas. Com os avanços de movimentos pró-direitos humanos e prósustentabilidade, os jovens são estimulados a se engajarem na aventura solidária que é o intercâmbio social. Por meio da AIESEC Belém, jovens intercambistas já estão fazendo a diferença em diversos países. É o caso do recém-chegado da Colômbia, Diego Andrade, e da atual intercambista Elizabeth Viana, que está na República Tcheca. O engenheiro de 23 anos passou dois meses na cidade de Santa Marta, onde participou do Projeto Ecofuturo. Lá ele desenvolveu trabalhos na área de meio ambiente para crianças e jovens e viveu uma experiência inesquecível. “Foi incrível, pois tive a oportunidade de aprender espanhol e praticar o inglês, além de aprender sobre outra cultura e conviver com a

diversidade. Também conheci pessoas de diferentes lugares do mundo e z muitas amizades, acho que isso é muito importante”, relata Diego. Elizabeth Viana, 23, está há um mês na cidade de Brno. Ela saiu do país para ensinar Cultura Brasileira em uma escola secundária, mas aprende coisas novas todos os dias na R e p ú b l i c a Tc h e c a . Pa r a e l a , a l é m d o desenvolvimento prossional, o trabalho social internacional é uma forma de agregar novos valores, culturas e amizades. "A experiência tem sido uma das melhores experiências, certamente, da minha vida. Aprendi diversas lições de vida e sobre como lidar com pessoas, às vezes, tão diferentes da gente culturalmente. Ganhei a consideração e o carinho de muitas pessoas aqui”, explica. Para quem nunca viveu algo parecido, Elizabeth propõe um desao: “Eu recomendo isso para todos: sair da zona de conforto e enfrentar algo totalmente diferente”. Quem topa?


DIEGO ANDRADE

ELIZABETH VIANA


Intercambista italiana FOI voluntária NA OrVAM Mariavittoria Pesce desenvolveu trabalhos nas áreas de comunicação e marketing.

“Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo humano, por meio de diversas formas, mas mais comumente por motores dos barcos”. Para minimizar esta triste realidade da região amazônica, a ONG Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (ORVAM) presta assistência social às vítimas de escalpelamento desde 2011 em Belém. A instituição oferece atendimento psicológico e atividades lúdicas para a recuperação da autoestima, além de abrigar uma ocina para confecção de perucas. Em 2012, a intercambista da AIESEC Milão, Mariavittoria Pesce, 26, trabalhou durante dois meses como voluntária na ORVAM para divulgar esta causa e sensibilizar pessoas de outras partes do mundo. Na área de comunicação e marketing, a intercambista gerenciou mídias sociais, traduziu o site institucional para sete idiomas e criou uma conta Paypal (site nanceiro de pagamento e recebimento online) para recebimento de doações e investimentos. O conceito de escalpelamento que inicia esta matéria também foi escrito por ela e inserido na Wikipédia.

Mariavittoria destaca que a experiência foi importante para o seu desenvolvimento pessoal: ''O trabalho se mostrou totalmente diferente daquilo que eu esperava, menos burocrático e formal, mas denitivamente mais humano. Conheci historias e situações que nunca poderia ter imaginado que existissem e isso me ajudou a entender o quanto sou afortunada''. Doação de cabelos. Em novembro de 2012, a ORVAM promoveu a 2ª edição da campanha “Minha vida por um o”, com apoio da AIESEC Belém, na Praça da República. Além de apresentar os projetos desenvolvidos, o evento tinha como objetivo captar recursos e receber doações de cabelos para confecção de perucas. Esta é uma forma de minimizar a dor e devolver auto estima às vítimas. Para fazer doações, basta procurar a sede da ORVAM na Av. João Paulo II, Lote 143, no bairro Castanheira. Telefone: (91) 3231 1177. Para saber mais acesse: http://orvam.org.br/site/ https://www.facebook.com/OrvamBelem


Ciclo de palestras sobre o Cidadão Global em abril Programação especial para os interessados em fazer intercâmbio voluntário nas férias

No mês de abril a AIESEC Belém realiza um ciclo de palestras nas universidades sobre o programa de intercâmbio social Cidadão Global. A cada semana apresentaremos as características e vantagens do programa e tiraremos dúvidas dos interessados. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever. Conra o nosso calendário desta semana e participe:

09/04 - 17h unama BR 10/04 - 18h unama BR 11/04 - 16h30 e 19h cesupa (j. malcher)

Cidadão Global – Neste programa, o intercambista realiza um trabalho social nas modalidades Ambiental, Gestão, Saúde, Meio Ambiente e Cultura no período de 6 a 12 meses em países da América Latina, Leste Europeu, África e Ásia. As inscrições para viajar em junho e julho de 2013 estão abertas até 05/05. Saiba mais e inscreva-se: www.aiesec.org.br/faca-intercambio/cidadaoglobal/#tab1.


AIESEC newsletter março