Page 1


O

lá! Eu sou o Super M, o super-herói da Manhattan. A partir de agora estarei presente em muitas ações realizadas pela empresa, tanto para nossos funcionários, como para você, nosso cliente. Além de tudo isso, serei o personagem principal da Manhattan Kids, essa revista bacana que você está lendo agora. Como todo bom super-herói, estou sempre preocupado com a preservação do nosso planeta e procurando mostrar a todos que é importante ser responsável, amigo, educado e gentil. Nesta primeira edição, lançada no mês das crianças, preparamos uma série de curiosidades, matérias interessantes e atividades para você se divertir e se informar ainda mais. Para mim, é uma grande alegria fazer parte da família Manhattan! Boa leitura e até logo!

Construtora Manhattan

Superintendente Bernardo Barbosa Borges Diretora de Comunicação Keli Simões Coordenadora de Comunicação Melina Abu-Marrul

Para anunciar e/ou receber esta publicação: comercial@bookmaker.com.br Fones: (85) 3261.5066 / (85) 9673.1155

revista manhattan kids

Diretora executiva Renata Nobre Jornalista responsável Mirtila Facó MTb 2803/CE Direção de arte Cláudio Queiroz Revisão Fernando Filgueiras Ilustração Jones Oliver Impressão Marcograf Tiragem 7.000 exemplares


o i r á Sum

4

Ter um bichinho é bem bacana, mas é preciso saber cuidar!

8

Vamos colorir!

Vai e vem feito com garrafa pet.

7 16

Receita infantil: picolé de melancia com iogurte.

Mozart: um gênio que você precisa conhecer!

14

E mais: • Atividades para ajudar a preservar o nosso planeta. • Curiosidades sobre o nosso corpo e seu funcionamento.


manhattan kids

Ter um bichinho é bem bacana, mas

é preciso saber cuidar!

D

esde que somos bem pequenos, mesmo que não tenhamos nenhum bichinho de estimação em casa - seja um cachorro, um gato ou até um peixinho sempre conhecemos alguém que tem, pode ser um primo, um vizinho ou mesmo um coleguinha da escola. Se você parar e conversar com algumas dessas pessoas, logo perceberá que uma das palavras mais faladas é cuidado. Quem tem um animalzinho em casa tem um companheiro fiel, um amigo para dividir momentos de alegria e travessura. Mas não se pode deixar de lado os cuidados com ele. Visitas ao veterinário, vacina tomadas no tempo certinho, alimentação correta e muito carinho, é exatamente isso que faz seu bichinho feliz! Se o seu amiguinho for um cachorrinho, além de brincar com ele dentro de casa, você poderá levá-lo, à praias, parques, praças e até mesmo para dar algumas voltas pelas ruas – desde que ele esteja preso na coleira e que um adulto o acompanhe.

Gato • Gatos gostam muito de saltar, por isso bastante cuidado com as janelas. O ideal é que elas tenham redes de proteção. • Alguns gatos são bem independentes, sendo assim, não se assuste se ele tiver seus próprios horários para comer, dormir e brincar. • Assim como os cachorros, dê todas as vacinas de que ele necessita, dessa forma você evita que seu bichinho fique doente e sofra com isso.


4 5

Cachorro • Evite dar comida “de gente” para seu cachorro. A variedade de rações no mercado é enorme. É só comprar a que seja ideal para ele. • Dê todas as vacinas de que ele necessita, dessa forma você evita que seu bichinho fique doente e sofra com isso. • Quando for dar banho no seu bichinho, use xampu e sabonete próprios para animais.

Peixe • Procure um aquário adequado à quantidade de peixes que deseja criar, ou seja, se deseja ter muitos peixinhos, compre um aquário grande. • Cada peixe tem uma ração ideal, por isso, procure informar-se em lojas especializadas. • Limpe o aquário, pelo menos, a cada 15 dias. Se antes desse período perceber que a água está sujinha, faça uma limpeza.

Hamster • Hamsters precisam de espaço, por isso, compre uma gaiola grande e confortável. • A alimentação do hamster é composta por rações especiais vendidas em pet shops. • Nunca dê banho em seu hamster, pois ele pode desenvolver alergias e problemas respiratórios. Os hamsters limpam-se sozinhos.

ATENÇÃO PAIS!!!

Antes de decidir ter um afinal, algumas delas pobichinho, é fundamental levar a criança ao pe disser que não existe risdem ser alérgicas a pelos, por exemplo. Se o diatra, escolher. Outra coisa imco à saúde, o único dilema é decidir qual an médico por isso, responsabilid portante: bichinho de estimação não é brinquimal ade sempre. edo,


manhattan kids

Ajude o “Super M” a melhorar o mundo. Ligue as plaquinhas com atitudes certas até as pessoas que estão fazendo coisas erradas.

Não jogue lixo na rua

Atravesse pela faixa de pedestre

Respeite e ajude os mais velhos


6 7

Enquanto o “Super M” cuida das plantas, vamos colorir?


manhattan kids

VAI E VEM FEITO COM GARRAFA PET Diversão e respeito ao meio ambiente

D

esde pequenos temos que saber que o cuidado com o planeta nos dirá em que tipo de mundo viveremos no futuro. Por isso, é tão importante que tenhamos amor e carinho com tudo aquilo que nos rodeia. E já pensou em unir brincadeira e preservação ambiental em um único objeto? É exatamente isso que ensinaremos a seguir. O nome do brinquedo é VAI E VEM. Anote direitinho o material de que irá precisar, chame um adulto para ajudar e depois é só convidar os amigos para a diversão.

MATERIAIS UTILIZADOS: • Duas garrafas pet de 2 litros lavadas e secas; • Tesoura sem ponta; • Fita adesiva; • Tinta guache de várias cores; • Fio de nylon com 3 metros de comprimento; • Quatro argolas de plástico.

MODO DE FAZER: 1. Corte duas garrafas pet ao meio e faça o encaixe das duas (você vai usar as metades de cima, ou seja, aquelas onde estão os gargalos).


8 9

2. Depois que as garrafas estiverem encaixadas você vai passar uma fita adesiva para prendê-las.

3. Logo que estiverem presas, faça uma pintura bem bonita para decorar.

4. Para terminar, passe dois fios de nylon com o mesmo comprimento no interior da peça. Por último, amarre as argolas de plástico nas pontas.

Como brincar... Cada participante fica de um lado e segura as argolas. A medida que abrem e fecham os braços, o cilindro desliza de um lado para outro dos fios. A velocidade é dada pelos jogadores, que podem abrir e fechar os braços com mais ou menos velocidade.


manhattan kids

? e u q r Po

a espécie de Nosso organismo age como umfundamental para máquina, onde cada pecinha é e tal entender o funcionamento das outras. Quu corpo? Então, um pouquinho mais sobre o se vamos começar!!!

como os dentes ficam presos dentro da boca? Desde o instante em que nascemos, é dentro das gengivas que estão as raízes de todos os dentes, sejam de leite ou definitivos. São elas que mantêm os dentes presos no interior da nossa boca. Entre os seis meses e os 2 anos de idade os dentes de leite nascem, e aos 6 anos as raízes dos dentes definitivos começam a crescer.

Nós crescemos até que idade? Nossos ossos crescem do instante em que nascemos até completarmos, mais ou menos, 20 anos de idade. De acordo com alguns estudos, dormir bem, comer cálcio (encontrado no queijo e no leite) e praticar atividade física pode ajudar no crescimento. Quando nos tornamos adultos nosso corpo para de crescer.


10 11

Por que temos febre? Quando estamos doentes, a febre que sentimos é causada pelos micróbios que atacam o nosso corpo. Para protegê-lo, nosso organismo luta contra eles, fazendo com que nossa temperatura corporal fique bastante elevada.

Por que nossa barriga faz um som estranho quando temos fome? Entre as refeições, os músculos, localizados no estômago e nos intestinos para ajudar na digestão dos alimentos, ficam cheios de ar e líquido. Quando estamos com fome, o barulho ouvido acontece porque esses músculos se contraem com muita força, fazendo com que o líquido e o ar comecem a balançar.

Por que os olhos se fecham quando existe muita luz? Nunca devemos olhar diretamente para uma fonte de luz muito intensa, afinal, isso pode ser muito perigoso para a saúde dos olhos, prejudicando bastante a visão. No caso da intensidade da luz ser muito forte, os olhos se fecham instantaneamente, tudo isso para ajudar na proteção.


manhattan kids

Por que nossa pele coça quando levamos picada de mosquito? Quando um mosquito pousa em nossa pele para nos picar, ele coloca saliva para que o nosso sangue não coagule e ele possa continuar a chupar por mais tempo. A coceira é provocada por uma alergia, que também deixa o local vermelho.

Como ficamos com soluço? Na maior parte das vezes, o soluço ocorre ou porque engolimos muito rápido um alimento ou porque comemos demais. É o diafragma, músculo que fica localizado embaixo dos pulmões, que se contrai no momento em que estamos inspirando. O ar que sai faz um enorme barulho na garganta, por isso, o conhecido som do hic, hoc.

Os pelos que temos espalhados pelo corpo servem para que? São os pelos espalhados por todo o nosso corpo que impedem que diversas micro partículas de pó, poeira e sujeira alcancem o interior do nariz, ouvidos, olhos e boca. Já os nossos cabelos, além de protegerem a cabeça durante quedas e pancadas, ainda protegem dos raios solares.


12 13

Ajude o “Super M” a encontrar a saída do labirinto.


manhattan kids

Mozart: um gênio que você

precisa conhecer! J

á ouviu falar em música clássica? Aquele tipo de som em que, na maior parte das vezes, você só ouve os instrumentos. Aquelas canções que você escuta e logo tem vontade de relaxar e ficar paradinho só prestando atenção. E Wolfgangus Theophilus Mozart, você sabe quem é? Nomezinho mais complicado... Mas Mozart, como era conhecido, nasceu na Áustria, em 1791, e foi um dos maiores nomes desse tipo de música que pouca gente ouve mas que é maravilhosa de escutar. Desde pequenininho, o menino mostrou que tinha um enorme talento, pois, aos 5 anos de idade, já tocava piano e fazia suas próprias músicas.

Você sabia que... • Quando era bem pequeno, Mozart tocava piano com todas as teclas cobertas por um lençol. • Quando Mozart cresceu, ele preferiu ser chamado de Amadeus, ou seja “amigo de Deus”. • A primeira sintonia de Mozart foi composta quando ele tinha apenas oito anos de idade. • Mozart era conhecido por dar grandes gargalhadas.

Um desafio para que você possa aprender ainda mais... Pesquise mais sobre Mozart, esse incrível e inesquecível artista, e procure ouvir A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro e Don Giovanni.


14 15

cruz

da

Escreva o nome de cada desenho a dentro dos quadradinhos. r v a Pal


manhattan kids

l i t n a f n i a t i e Rec Muita cor, sabor e diversão!!!

Q

colé de ue tal preparar um delicioso pi e um adulto am Ch ? te ur iog com ia melanc gredientes para ajudar, separe todos os in obra! de que irá precisar e... mãos à Ingredientes:

• 1 pacotinho de gelatina sabor limão • 1 pacotinho de gelatina sabor melancia • Água (para o preparo das gelatinas, seguir as instruções de cada pacotinho) • 100 ml de iogurte levemente adoçado • 1/2 colher de chá de chocolate meio amargo picadinho • Palitinhos de madeira para picolé


16 17

Passo a passo:

1

Prepare a gelatina de melancia. Depois que ela estiver prontinha, coloque duas colheres de sopa em um copinho plástico e leve ao freezer por 20 minutos.

2 3

Depois dos 20 minutos, retire a gelatina do freezer e mexa com uma colher. Para imitar as sementinhas da melancia, adicione chocolate meio amargo picado. Leve ao freezer novamente por mais 10 minutinhos.

Depois que retirar novamente do freezer, coloque sobre a camada de gelatina 2 colheres de sopa de iogurte e leve novamente ao freezer por 10 minutos.

4 5

Coloque duas colheres de sopa de gelatina de limão. Enfie o palitinho de picolé até o fundo do copinho e deixe por 3 horas no freezer.

Para terminar, puxe o palitinho. Prontinho, agora é só saborear!!!


manhattan kids

Dicas legais do “Super M” O Menino que Coleciona Guarda-Chuvas Chico é um garoto que tem uma coleção enorme de guarda-chuvas. A razão? Para Chico, eles podem se transformar em qualquer coisa, ao sabor de sua infinita criatividade. Autor: Alexandre de Castro Gomes Editora: Globo PlayStation 4 será lançado no final do ano A Sony anunciou em um evento realizado nos EUA o lançamento do seu novo console PlayStation 4. O novo controle, que será chamado Dual Shock 4, é uma das novidades do produto. Além disso, o PS 4 terá uma grande interatividade com as redes sociais, será mais rápido e poderá ser usado com o PS Vita.

Galinha Pintadinha Adorada pelos pequenos, a Galinha Pintadinha aparece em vídeos divertidos e encantadores cantando músicas como Dona Aranha, Marcha Soldado e Baratinha. Valor: duas músicas grátis, demais por US$ 0,99. Disponível para Iphone e Android

Respostas:


18 19

Encontre as 10 diferenรงas entre os desenhos abaixo.


Manhattan Kids  

A Construtora Manhattan lança a revistinha Manhattan kids, nesta primeira edição preparamos uma série de curiosidades e matérias para você...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you