Page 1

Manguinhos/RJ, Maio a Agosto/2011 - nº 2 Informativo do Projeto Participação Cidadã na Gestão da Saúde www.ensp.fiocruz/participacaocidada

Foto: Rachel Barros

Editorial A pedido dos leitores, mudanças à vista Esta edição do informativo Comunidade na Saúde apresenta algumas mudanças, na forma e no conteúdo. Nada muito drástico, para não tornar o jornal irreconhecível, mas estamos pondo em prática o que defendemos: o respeito à opinião dos leitores. Entre as sugestões: mais fotos, textos mais curtos, ampliação da participação do/da morador/a seja nas fotos ou no texto, passatempo e telefones úteis. Plenária da Conferência Local de Saúde, na Ensp, em 16 de julho

Faça contato! Envie suas críticas e sugestões, que também podem ser postadas (colocadas) no blog Participação Cidadã

Gestão Participativa na Saúde

A

Saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado brasileiro. Para garantir esse direito, a todos os brasileiros, foi aprovado, pelo plenário Constituinte, em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem entre seus princípios a participação da comunidade, através de conselhos e conferências. Assim, o serviço de saúde pública, para o atendimento de qualquer cidadão, é de responsabilidade dos municípios, dos estados e do governo federal. Atualmente, o primeiro atendimento (atenção básica) e o acompanhamento da saúde dos moradores de Manguinhos ocorrem por meio da Estratégia da Saúde de Família, coordenados pelo projeto TEIAS Território Integrado de Atenção a Saúde , uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde E Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro SMSDC/RJ (Recursos Financeiros, Humanos e Acompanhamento Técnico-Político) e a Ensp/Fiocruz (Coordenação Técnica-Política). Como o Sistema Único de Saúde é custeado (pago ou financiado) com dinheiro público e as últimas Conferências Nacionais de Saúde apontaram para o fortalecimento da gestão participativa no SUS, envolvendo as unidades e serviços de saúde, com participação de cidadãosusuários, trabalhadores de saúde e gestores, o Teias assumiu o compromisso da construção de um modelo de gestão participativa no SUS em Manguinhos. Para isso, estão sendo criados espaços para

os gestores, os moradores e os trabalhadores da saúde analisarem, apontarem falhas, fiscalizarem, deliberarem e proporem estratégias para a formulação de políticas públicas de saúde em Manguinhos, garantindo saúde integral e de qualidade para todos. Se você acredita que é possível melhorar a saúde em Manguinhos, atendendo as necessidades da população, participe das reuniões e encontros. Para a manutenção dos avanços do SUS, ampliação e garantia de prestação de serviço de qualidade é fundamental a sua participação.

( www.ensp.riocruz.br/participacaocidada)

Veja os contatos na última página.

Foto: Sandra Martins

Rosane Marques fala sobre o CGI do Teias Escola Manguinhos em entrevista, ao vivo, no quadro RIO AFRO (Rádio Nacional AM RJ - 9:45h - toda segundafeira), apresentado pelo radialista Luiz Gollo, em 22/08/2011.

Foto: Sandra Martins

Espaços de efetiva participação popular em Manguinhos: Colegiado da Clínica da Família Victor Valla e do CMS Manguinhos, na Ensp/Fiocruz; Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria - CSEGSF (Ensp/Fiocruz); Cons elho Ges tor Intersetorial do Teias; Conselhos (Distrital; Municipal, Estadual e Nacional) e Conferências (Local, Distrital, Municipal, Estadual e Nacional).

2º Encontro LGBT na Comunidade Nelson Mandela, em 22/08/2011.

Foto: Fernando Soares

Página 3

_____________________________ Ministro da Saúde em Manguinhos Página 2 _____________________________ Anote em sua Agenda Página 4

Alunos do Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação TICs, em 18/06/2011.


Página 2

EM REDE

Ministro da Saúde inaugura a primeira Farmácia Popular de Manguinhos Foto: Erasmo Salomão - Ascom/MS

Comunicação Sócio-comunitária Com a perspectiva de qualificar os atores sociais de Manguinhos para a participação social em saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Ensp/Fiocruz promoveu o Curso Livre Tecnologias Sociais de Informação e Comunicação para a Gestão Social em Saúde. Tais tecnologias (blogs, Orkut, facebook, fotos, etc.) são importantes para a gestão participativa e colaboram com as discussões sobre a política de saúde no território. Na culminância do curso realizada no Fórum Social de Manguinhos, em setembro, debateu-se a construção de um sistema integrado de informação e comunicação em saúde. Estiveram presentes Maria Lúcia, à frente do plano de comunicação do Foto: Sandra Martins Teias Escola Manguinhos, e Fernando Soares, da CCS/Fiocruz e Rede CCAP.

Ministro da Saúde Alexandre Padilha, Simone dos Anjos e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha

O

ministro da Saúde, Alexandre Padilha inaugurou, em 5 de agosto, a primeira Farmácia Popular de Manguinhos, atrás da UPA Manguinhos e da Clínica de Família Victor Valla, na Av. Dom Hélder Câmara, 1290. Primeira da região de Manguinhos, a Farmácia Popular é a sexta do município e 43ª do Estado. Na solenidade, o ministro Padilha é acompanhado pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e a moradora Simone dos Anjos, conselheira do Conselho Comunitário de Manguinhos e conselheirasuplente no segmento Mulheres do Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF/Ensp).

GENÉRICOS “Esta é a primeira do Complexo de Manguinhos”, comenta Simone dos Anjos, também integrante da Organização Mulheres de Atitude, ao ressaltar as dificuldades dos moradores de se deslocarem para farmácias populares em outros bairros como Ramos, Olaria ou Penha. “Era muito sacrifício, principalmente para os idosos terem de ir tão longe para adquirir os genéricos. Agora, os genéricos estão garantidos: falta agora é termos nas farmácias populares a fralda geriátrica. Seria muito bom para a população.”

Academia Carioca da Saúde Manguinhos ganha sua primeira Academia Carioca da Saúde-Escola, integrada à UPA e à Clínica da Família Victor Valla. O trabalho é fruto da parceria entre a iniciativa TeiasEscola Manguinhos e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. A ideia é que a Academia Carioca da Saúde-Escola atue na região expandindo o conceito de promoção da

saúde com ênfase em atividades físicas, ampliando a atenção à saúde como espaço inovador de práticas de cuidado, ensino e pesquisa na área programática que engloba o bairro. A unidade funcionará como centro de treinamento e educação permanente para profissionais de saúde da rede, além de oferecer atividades físicas para os pacientes da clínica.

Na ocasião, os presentes receberam um “jornal” com c o n t e ú d o desenvolvido pelos alunos do curso em uma das oficinas de análise de noticiário jornalístico. Da reflexão à produção de conteúdo

Conselho Comunitário de Manguinhos Formado por representantes de instituições públicas e privadas em Manguinhos em seis grupos temáticos. As reuniões são abertas a todos. A divulgação do calendário dos Grupos de Trabalhos (GTs) você pode acompanhar pelo blog Participação Cidadã. (www.ensp.fiocruz.br/participacaocidada).

E

statísticas do blog Participação Cidadã

Quantas pessoas lêem este blog? De onde elas acessam? Tais questões podem ser respondidas após análise das estatísticas de visitação do blog. Com esses dados, é possível mudar estratégias ou a forma de tratar o conteúdo dessa mídia visando a ampliação das visitações. Desde seu lançamento, em janeiro de 2011, até o final de agosto, o blog foi lido 2.696 vezes, incluindo países como Estados Unidos, Angola e Rússia.


Página 3

PARTICIPAÇÃO SOCIAL Foto: Sandra Martins

Conferência Distrital de Saúde da Leopoldina A XI Conferência Distrital de Saúde da Área Programática 3.1, que engloba as áreas de Leopoldina e Ilha do Governador, de 18 a 20 de agosto, na Ensp/Fiocruz, teve como tema SUS para Todos - Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o sistema de saúde do Rio de Janeiro. As conferências distritais de saúde são instâncias do controle social, previsto pela lei do SUS, têm poder de fiscalização sobre a saúde municipal, e precedem a Conferência Municipal de Saúde. Das sete diretrizes definidas pelos GTs e aprovadas em plenária serão encaminhadas para a Conferência Municipal de Saúde, que acontece de 23 a 25 de setembro, em São Cristóvão. Manguinhos, na Distrital, foi representada por três delegados: um do segmento usuário e dois de trabalhadores (CSEGSF e do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas, IPEC).

Grupo de trabalhos conforme as diretrizes para a construção do CGI, em 16/07/2011.

1ª Conferência Local de Saúde de Manguinhos

A

construção e implementação do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e da Clínica de Saúde da Família de Vila Tu r i s m o e m M a n g u i n h o s . E s s a reivindicação integrou a moção aprovada na 1ª Conferência Local de Saúde de Manguinhos realizada na Ensp/Fiocruz, em 16 de julho, e entregue na Conferência Distrital de Saúde, em agosto. Cerca de 130 pessoas moradores, trabalhadores e gestores da saúde participaram do evento originado a partir dos debates do Fórum Social de Manguinhos. A ideia foi fomentar reflexões sobre a política de saúde em Manguinhos, com foco na Gestão

Participativa e na proposta do Conselho Gestor Intersetorial; mobilizar para a participação na Conferência Distrital de Saúde da AP 3.1, assim como elaborar propostas para a política de saúde a serem encaminhadas para a gestão do Teias e para os delegados da distrital. Divididos em grupos de trabalhos, os presentes abordaram temas como, tempo a ser destinado para acolhimento, com qualidade, dos usuários dos sistemas, serviços, ações, tecnologias e insumos do SUS. A sistematização das discussões de cada segmento representado, conforme as diretrizes para a construção do Conselho Gestor Intersetorial, comporão um caderno de diretrizes e propostas subsidiarão os delegados na Conferência Distrital de Saúde da AP.3.1.

Durante o evento, o Relatório com propostas para a saúde em Manguinhos e a Moção de Reivindicação de um Caps AD e uma Clínica da Família na área foram entregues aos coordenadores da AP 3.1, Hugo Fagundes, e a presidenta do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, Maria de Fátima Lopes. Os documentos foram fruto da Conferência Local de Saúde de Manguinhos. Foto: Sandra Martins

Um SUS para todos é o desejo de toda a sociedade

GESTÃO PARTICIPATIVA Reuniões da Saúde: ONDE ESTÃO ACONTECENDO?

Colegiado Gestor da Clínica da Família Victor Valla Reuniões mensais abertas à população (usuários) com representantes de cada uma das sete equipes da Estratégia de Saúde da Família desta clínica. Quando: toda primeira segunda-feira do mês Horário: das 14h às 16h. Local: Clínica da Família Victor Valla (atrás da UPA)

Para acompanharmos e decidirmos sobre a política de saúde em Manguinhos é importante participarmos das reuniões que estão acontecendo nos Conselhos, Colegiados, Grupos de Trabalho, Conferências, entre outros. A população deve enviar suas demandas (problemas, sugestões) para os conselheiros, assim como podem participar como ouvintes nas reuniões. Acompanhe a agenda de reuniões no blog Participação Cidadã (www.ensp.fiocruz/participacaocidada)

Colegiado Gestor do Centro Municipal de Saúde CMS Manguinhos Ainda em construção. Conta com representantes de cada uma das seis equipes deste CMS e da equipe de saúde bucal. Definidas as reuniões, a população (usuários) será convidada a participar. Quando/Horário/Local: a definir

Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria Reuniões mensais com os 12 conselheiros titulares e seus suplentes, dos quais seis são representantes da população, que também participa como ouvinte. Quando: toda segunda terça-feira do mês Horário: das 14h às 16h Local: Sala M do CSEGSF

Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1 Reuniões mensais, abertas para a fala e escuta de todos, mas somente os conselheiros é que podem votar. Quando: toda 3ª quarta-feira do mês Horário: das 14h às 17h Local: Hospital Federal de Bonsucesso, Av. Londres, 616, prédio 2, 6º andar, auditório da Maternidade.


MANGUINHOS ACONTECE

Políticas para as Mulheres Foto: Patrícia Evangelista

Manguinhos estará presente na 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres nos dias 7 e 9 de outubro de 2011. São quatro delegadas e suas suplentes, vagas conquistadas durante a etapa municipal. São elas: Patrícia Evangelista, Norma Maria de Souza e Simone dos Anjos, da Organização Mulheres de Atitude (OMA), e Deise Landim da Organização Mulheres em Ação.

Pela sub-bacia do Canal Cunha A partir do I Encontro de Articulação do Comitê dos Rios: unindo as comunidades pela sub-bacia do Cunha, os atores sociais da região decidiram participar da construção do Sub-Comitê da Bacia da Baía de Guanabara da Região Oeste, e encaminharam suas propostas para o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara. Os comitês de bacias hidrográficas são colegiados instituídos por lei, considerados a base da gestão participativa e integrada da água. Foto: Sandra Martins

Dicas da Gê. No verão, quando as formigas invadirem a sua cozinha, ou outro cômodo da sua casa, utilize um repelente caseiro para afastá-las. Deixe expostas cascas de pepino nos locais onde as formigas costumam passar: elas desaparecem.

Geralda garante!!!

TELEFONES ÚTEIS

Clínica da Família Victor Valla Tel.: 2332-2408

UPA Tel.: 2332-2408

CMS Manguinhos Tel.: 2598-2496

Conselho Tutelar Tel.: 2334-8523

TEIAS Escola Manguinhos Tel.: 2334-8916

Emergência Tel.: 190, 192, 193

Anote em sua agenda Informativo do Projeto Participação Cidadã na Gestão da Saúde

Conferência Livre de Juventude de Favelas Período: 1º de Outubro Local: CRJ Manguinhos - 10h.

Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde Período: 19 a 21 de Outubro Local: Rio de Janeiro - Brasil

I Encontro do Sub-Comitê Oeste da Baía de Guanabara Local: Ensp/Fiocruz (a confirmar) Período: 8 de Outubro

3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres Período: 21 a 23 de Outubro Local: A confirmar

Conselho Editorial: Antônio Ivo de Carvalho, Carla Moura, Dora Freire, Elyne Engstrom, Fernando Soares, Geralda da Paz, Leonídio Madureira, Marcelo Rasga, Patrícia Evangelista, Paulo Bruno e Paulo Raimundo.

V Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro Período: 13 a 17 de Outubro Local: Maracanã (Ginásio Gilberto Cardoso, Maracanazinho)

Acompanhe a Agenda no blog: www.ensp.fiocruz.br/participacaocidada

Equipe Assessoria de Cooperação Social/ENSP: Mayalu Matos (coordenação geral), Rosane Souza (coordenação do projeto), Ariana Kelly dos Santos, Vanessa Patrocínio e Rachel Barros (apoio técnico). Projeto Tecnologias Sociais para a Promoção da Participação Cidadã na Gestão Democrática do Território Saudável (Edital Coordenadoria Cooperação Social Fiocruz 2009).

Passatempo: Caça-Palavras Marque no diagrama as palavras destacadas no texto abaixo. O Aedes aegypti é um mosquito urbano, vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outras construções frequentadas por pessoas, como estabelecimentos comerciais e escolas. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A E D E SE S M OS Q E NT A R D EC ER T A E G Y PT I S C P A MAN H E C E RAD D D O MI C I L I O S MO SQ U I H AB AE P E G Y P MOS Q U I T O KA OQ U I A NT A U R B A NOA B O I T U P E S S O AS S P S P E S S OO A S C ON S T R U Ç O ES I UN E S C O L A S S D S S O CO S I A MECOR C OM E RC I A I S A O MO DO MQUOMI J A B I T O MI A H A B I T O S A K IOU S D I UR NO S MA S A NG UE HU M ANOH A MAH HE C E R A P E R AMA N H ECE R

Projeto Tecnologias Sociais para a Promoção da Participação Cidadã na Gestão Democrática do Território Saudável (Edital Coordenadoria Cooperação Social Fiocruz 2009).

Equipe de Produção: Sandra Martins (editora/MTB: 18.163/Fenaj/RJ) e Mário Bands (diagramador).

CONTATOS: Cooperação Social/ENSP: todas as quartas, das 10h às 12h e das 14h às 16h, Av. Leopoldo Bulhões, 1480, sala 1, planta piloto de Farmanguinhos, Manguinhos. Telefones: (21) 3977-2589 e (21) 3977-2580 Email: cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br Blog: www.ensp.fiocruz.br/participacaocidada Fórum do Movimento Social de Manguinhos: reuniões itinerantes, em diferentes espaços de Manguinhos, todas as terças-feiras, excetos feriados, das 17h30 às 20h. Email: forumanguinhos@gmail.com Tiragem: 9.500 exemplares. Impressão: WalPrint Gráfica e Editora FÓRUM do Movimento Social de MANGUINHOS

Comunidade Comunidade na Saúde  

Manguinhos/RJ, Maio a Agosto/2011 - nº 2 Informativo do Projeto Participação Cidadã na Gestão da Saúde www.ensp.fiocruz/participacaocidada