Page 1

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS CONTEÚDOS ABORDADOS Revolução Industrial Riqueza Material Desafios Sociais


INTRODUÇÃO Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

O TEMA E VOCÊ Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

EIS A QUESTÃO Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, amet, aliquam varius tortor.

ACIONE SUAS HABILIDADES Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, impe sit amet, aliquam varius tortor.

ESSE TAL DE CONTEÚDO Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, auris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, impe sit amet, aliquam varius tortor.

EIS A RESPOSTA Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, auris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, impe sit amet, aliquam varius tortor.

RELAÇÕES E CONEXÕES Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, auris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, impe sit amet, aliquam varius tortor.


MANDE BEM NA PRÁTICA Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

MANDE BEM NA REDAÇÃO Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, amet, aliquam varius tortor.

MANDE BEM DE NOVO Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, impe sit amet, aliquam varius tortor.

OUTROS OLHARES Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, auris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, impe sit amet, aliquam varius tortor.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, auris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, impe sit amet, aliquam varius tortor.

VEJA QUEM FAZ ACONTECER Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, auris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas quam et ornare. Curabitur leo elit, impe sit amet, aliquam varius tortor.


ÍNDICE O tema e você

05

Eis a questão!

06

Acione suas habilidades

07

Esse tal de conteúdo

07

Eis a resposta

09

Relações e conexões

10

Mande bem na prática

12

Mande bem na redação

13

Mande bem de novo

14

Outros olhares

14

Bibliografia utilizada

15

Veja quem faz acontecer

16


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

O tema e você No ano de 2013, como você deve lembrar, o Brasil passou por uma série de agitações sociais: diversas manifestações reivindicaram melhorias no transporte público, saúde e educação, além de um basta na corrupção no país. Talvez você próprio tenha participado de algum desses movimentos. Essas manifestações ocorreram em diversas cidades do Brasil e, em São Paulo, o número de manifestantes no dia 13/6/2013 foi de 5 mil; no dia 18/6/2013, chegou a mais de 100 mil pessoas, Vários jornais noticiaram o fato, cada qual representando esses dados de uma forma diferente. Veja duas delas:

Gráfico 1.

5


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

Gráfico 2.

As informações dos gráficos 1 e 2 se referem à mesma manifestação do dia 18/06/2013 em São Paulo. Ao compararmos esses gráficos, no entanto, poucos percebem que se trata das mesmas informações, embora representadas de maneiras diferentes. Então, escolher uma boa maneira para representar um conjunto de dados é importante para se transmitir a mensagem desejada. Nessa aula, serão discutidos os vários tipos de gráficos e como ler as informações neles representadas.

Eis a questão! O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que apresenta a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram A

março e abril. Comentário: março foi o mês em que ocorreu a segunda maior venda, e não a maior (a primeira, que foi junho).

B

março e agosto. Comentário: idem.

C

agosto e setembro. Comentário: em agosto ocorreu a menor venda, e não a maior.

D

junho e setembro. Comentário: a menor venda foi em agosto.

E

junho e agosto.

6


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

Acione suas habilidades As principais requeridas para que você domine essa questão são as de saber ler gráficos e usar suas informações para tirar conclusões. Assim, é importante que você identifique o tipo de gráfico apresentado e, a partir disso, obtenha as informações necessárias para resolver a questão. Mas o que significa ler um gráfico? Ao analisar um gráfico, alguns pontos essenciais são necessários: (i) Ler atentamente o título do gráfico e o que representa a informação em cada eixo;, no caso de gráfico de linhas e histogramas (ii) Analisar pontos relevantes do gráfico, como pontos de mínimo e pontos de máximo; (iii) Descrever intervalos de crescimento e decrescimento do gráfico. (iv) Entender as legendas. Com isso, baseando-se em um gráfico, é possivel realizar previsões (tendências, interpolações) e avaliar propostas para tomar decisões.

NA MATRIZ DO ENEM Números COMPETÊNCIA DE ÁREA 6

Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

HABILIDADE 24

Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

HABILIDADE 25

Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

HABILIDADE 26

Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

Esse tal de conteúdo Existem diversas formas de se representarem dados, como, por exemplo, gráficos e tabelas. Comumente, utilizam-se gráficos como ferramentas para representar informações. Mas, afinal de contas, o que é um gráfico ? A palavra gráfico (do grego gráphikós) tem, em sua etimologia, o significado de “aquilo que fala através de desenhos”. Então, pode-se entender que um gráfico é um desenho que traz alguma informação. Há diversos tipos de gráficos: gráficos de setores, gráficos de linhas, histogramas, pictogramas. Eis alguns exemplos:

7


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS - Gráfico de setores Também chamado informalmente de “gráfico de pizza”, é muito usado em situações em que se deseja distribuir uma informação entre alguns critérios. O gráfico é um círculo dividido em várias partes (setores), sendo que cada setor obedece os seguintes critérios: (i) a área do setor (e o ângulo do setor) é proporcional à relevância da informação - geralmente expressa em porcentagem; (ii) a soma das áreas de todos os setores vale a área do círculo, que equivale a 100% do universo representado.

Um exemplo de um gráfico de setores, ilustrando as oportunidades de estágios no ano 2008

- Gráfico de linhas Esse gráfico é composto por linhas que representam o crescimento / decrescimento de uma informação ao longo de um critério (geralmente o tempo). Usualmente, destacam-se os pontos de mínimo e máximo de um gráfico de linhas. Um exemplo interessante e frequente desse tipo de gráfico aparece nas pesquisas de intenções de voto no período de eleições:

8


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

- Histograma Um histograma é um gráfico dado por retângulos cuja altura indica a frequência que uma informação aparece num conjunto de dados. É muito usado para comparar frequências de duas informações dentro de um total, como no exemplo:

Exemplo de um histograma : a altura de cada retângulo indica a frequência de pessoas que possuem o colesterol num determinado intervalo.

PREPARADO PARA RESPONDER? ENTÃO,

Eis a resposta!

A

março e abril. Comentário: março foi o mês em que ocorreu a segunda maior venda, e não a maior (a primeira, que foi junho).

B

março e agosto. Comentário: idem.

C

agosto e setembro. Comentário: em agosto ocorreu a menor venda, e não a maior.

D

junho e setembro. Comentário: a menor venda foi em agosto.

E

junho e agosto. Comentário: Basta observar os pontos de máximo e mínimo do gráfico. Note que o ponto de mínimo ocorre em agosto e o ponto de máximo ocorre no mês de junho. 9


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

Relações e conexões CIDADANIA Em época de eleições, é muito comum os jornais e noticiários de televisão mostrarem a evolução das intenções de voto dos eleitores em cada um dos candidatos que concorrem a algum cargo, como no exemplo a seguir, que registrou as intenções de voto nas eleições presidenciais de 2010:

Dependendo do tipo de gráfico utilizado, esse resultado pode ser tendencioso para as intenções de voto, uma vez que muitas pessoas tendem a observar o crescimento ou decrescimento das intenções de um certo candidato ao longo do tempo e tomar sua decisão de voto de acordo com esses dados. Poderá haver pessoas que passarão a votar no candidato que possui maior crescimento nas pesquisas, e deixar de votar em um candidato por ele apresentar um decaimento nas pesquisas. Assim, escolher o tipo de gráfico certo é essencial para se manter imparcialidade nos resultados (ou, intencionalmente, influenciar na obtenção de outros). Uma aplicação interessante de um histograma pode ser encontrada em alguns displays de máquinas fotográficas:

10


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

No canto superior direito, aparece um histograma, que mostra a frequencia de pixels na foto a partir dos níveis de luminosidade, como na figura abaixo:

Assim, a partir da intenção do fotógrafo em relação a luz da fotografia, analisando o histograma pode-se obter mais ou menos luminosidade para conseguir o efeito desejado.

MEIO AMBIENTE Uma das funções de um gráfico é representar informações, para facilitar o entendimento de um determinado fenômeno. Muitas vezes, há muitas informações sobre um determinado fenômeno e assim o gráfico permite tirar uma conclusão de forma rápida sobre o que está acontecendo. Faz-se necessário uma conscientização, por parte da população, da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Assim, um gráfico é um instrumento rápido de divulgar informações, com o grau de aprofundamento adequado, como no exemplo a seguir, sobre vegetação e distribuição de recursos hídricos no mundo:

11


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

Analisar gráficos é uma habilidade essencial para saber tomar decisões, como, por exemplo, procurar emprego. Considere o gráfico abaixo :

A partir de uma leitura atenta do gráfico, uma pessoa pode concluir que o melhor mês para se conseguir um emprego é o mês de abril, pois apresentou a maior quantidade de vagas com carteiras assinadas (305 mil), e os meses que representam as férias escolares (janeiro e julho) não oferecem muitas oportunidades para quem busca um emprego.

Mande bem na prática Repare que, nos dois primeiros exemplos de gráficos que você viu na seção “O tema e você”, a representação do número de manifestantes nos protestos de junho sob a forma de gráfico de setores induz a minimizar a importância desses acontecimentos. De fato, ao representar o número de manifestantes proporcionalmente ao total da população brasileira, é grande o impacto visual que dá a a sensação de que somente uma parte ínfima da população participou desses protestos. Uma outra série de manifestações populares no Brasil que se tornou histórica e que também foi alvo de manipulação da mídia foi a

12


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

que ficou conhecida como movimento Diretas Já, nos anos de 1983-1984. Apesar da derrota do movimento, que pedia a aprovação no Congresso Nacional da chamada “Emenda Dante de Oliveira”, que restabeleceria a eleição direta para presidente da República e que foi reprovada pelos deputados em 1984, os protestos realizados pelo movimento foram um marco para a redemocratização no Brasil. Já na eleição de 1985, como concessão aos protestos de rua, os militares, no poder desde 1964, permitiram pela primeira vez a candidatura de civis, embora mantivessem as eleições indiretas. O desafio então, para você e seus colegas, é transmitir sob a forma de gráficos toda a importância para o país do movimento Diretas Já. E depois tentar, sempre por meio de gráficos, mostrar que teria sido o contrário. Juntem-se em um grupo com 3 a 5 pessoas e sigam este passo a passo. 1. Em primeiro lugar, façam pesquisas sobre o assunto e recolham o maior número de informações possível, principalmente em números. 2. Por exemplo: há quantos anos o país não assistia a manifestações de massa antes de 1984? Como foi o crescimento dessas mobilizações populares em número de participantes ao longo daqueles meses de 1983 e 1984? 3. Pesquisem também como foi a cobertura da mídia, principalmente da televisão, dessas manifestações ao longo do tempo, em termos de “tempo de antena”. 4. Depois, escolham os tipos de gráficos que poderão ilustrar de modo mais adequado a importância dessas manifestações. Lembrem-se de que vocês poderão também fazer infográficos, ou seja, gráficos com imagens que ilustrem os temas enfocados. 5. A seguir, façam um mural com esses gráficos (físico ou virtual). O importante é que seus interlocutores, ou seja, os leitores do mural, percebam o quadro geral do movimento Diretas Já e suas dimensões em uma rápida análise desse mural. 6. A seguir, pensando nos mesmos dados que coletaram na pesquisa, escolham os tipos de gráficos que induziriam o leitor a minimizar a importância do movimento Diretas Já. Lembrem-se do exemplo dos dois gráficos da seção “O tema e você”. 7. Você podem usar não exatamente os mesmos dados, e podem fazer também comparações diferentes. Por exemplo, em um gráfico de linhas, mudar o recorte temporal; em um gráfico de setores, mudar o universo (os 100% do gráfico), de acordo com a impressão que querem causar nos seus interlocutores. O importante é que todos os dados estejam corretos. 8. Confeccionem então esses gráficos e façam um novo mural. Apresentem-nos a outras pessoas e comparem os resultados.

Mande bem na redação Atos públicos e manifestações populares em geral sempre acontecem em torno de temas que afligem a população. Para entender essa realidade, bem como o modo como a mídia por vezes representa essa realidade, saber ler e analisar informações sob a forma de gráficos é bastante importante.

13


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

Mande bem de novo Números - aula Interpretação de gráficos e tabelas.

Números

QR CODE

Descrição da aula. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare.

https://bitly.com/comunicacao_aula01

Outros olhares Livros

Divulgação.

Jornalismo e política democrática no Brasil. Carolina Matos. São Paulo: Publifolha, 2008.O livro analisa a atuação da imprensa no Brasil durante o período de redemocratização, após a ditadura militar, até a eleição de Luís Inácio Lula da Silva, passando pelo movimento das Diretas Já e o impechemeant do presidente Collor de Mello.

Internet Este artigo do site Âmbito Jurídico relembra de modo muito resumido os direitos conquistados ou reconquistados pelos brasileiros no período de redemocratização pós-ditadura militar, cujo marco jurídico-legal é a Constituição democrática de 1988. http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_ leitura&artigo_id=6239

14


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

DVD

Divulgação.

Uma mente brilhante. Direção: Ron Howard. EUA, 2002. Russell Crowe é um

brilhante matemático, que na década de 1950 é chamado para trabalhar com criptografia para o governo americano no auge da guerra fria, período em que desenvolve esquizofrenia, o que acaba com seu casamento. o filme foi acusado de deturpar a vida do personagem real, mas foi um grande sucesso e ganhou quatro Oscars, de melhor filme, diretor, roteiro e atriz coadjuvante para a bela Jennifer Connelly.

Bibliografia utilizada Livro

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1997. LOPES, C.A.E. Literacia estatística e INAF 2002. In: FONSECA,.C.F.R. (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. MACHADO, N.J. Ensaios transversais: cidadania e educação. São Paulo: Escrituras, 1997. SKOVSMOSE, O. Towards a philosophy of critical mathematical education. Dordrecht: Kluwer, 1994.

15


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

Conheça a equipe que está por trás de todo o conteúdo MandeBem

Veja quem faz acontecer!

NOME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

NOME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

NOME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

NOME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

FOTO

SOBRENOME

FOTO

SOBRENOME

FOTO

SOBRENOME

FOTO

SOBRENOME

NOME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

NOME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

NOME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

NOME

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor. Maecenas condimentum tristique quam et ornare. Curabitur leo elit, imperdiet ut mauris sit amet, aliquam varius tortor.

FOTO

SOBRENOME

FOTO

SOBRENOME

FOTO

SOBRENOME

FOTO

SOBRENOME

Nossos patrocinadores

16


Leitura e Interpretação  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you