Issuu on Google+

JULHO E AGOSTO DE 2015 – ANO II – Nº 5

Dr. Laércio Sandes questiona o superintendente da EDP Bandeirante, Marcos Escarpa durante encontro na Câmara Municipal

Lista de espera do sistema público de saúde deverá ser divulgada

O

projeto de Lei de autoria do vereador Dr. Laércio Sandes que obriga a divulgação de listagens de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública guarulhense só aguarda o aval do prefeito para entrar em vigor. Considerado pelos parlamentares como um serviço importante de utilidade pública, o projeto foi aprovado na Câmara Municipal nas duas votações às quais foi submetido. A lista seria divulgada por meio eletrônico a partir do número do cartão SUS e ficaria sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde, respeitando a ordem de inscrição, salvo em procedimentos emergenciais.

Comissão do Consumidor abre agenda de acompanhamento dos trabalhos da

EDP Bandeirante na cidade

U

ma reunião convocada pela Comissão de Defesa do Consumidor, que tem o vereador Dr. Laércio Sandes como presidente, deu início a uma agenda de acompanhamento dos trabalhos da EDP Bandeirante na cidade. O objetivo é cobrar soluções para o problema de cabos soltos, emaranhados de fios e o não cumprimento da Lei municipal que obriga a substituição de postes de madeira por concreto. O superintendente da EDP Bandeirante, Marcos Scar-

pa, falou sobre o plano de trabalho que realiza em parceria com as empresas compartilhantes e apresentou números dessas ações. O vereador Dr. Laércio questionou que embora as intenções sejam boas, na prática essa realidade não é observada. “Além de poluição visual, esses fios também são um risco eminente às pessoas e aos imóveis. Caso não haja solução mesmo com nosso acompanhamento, vamos recorrer ao Ministério Público”, finalizou o Dr. Laércio.

Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência em ação

A

isenção tarifária nos transportes públicos às pessoas com deficiência física e intelectual que esbarrava em uma divergência entre uma Lei Municipal e um decreto finalmente chegará ao fim. Após as negociações conduzidas pela Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, da qual o vereador Dr. Laércio Sandes é integrante, a Prefeitura enviou à Câmara um projeto que acaba com essa divergência. O projeto será analisado pelas comissões especiais e em seguida segue para votação. “Nossa expectativa é que até o mês de setembro ele já esteja em vigor e melhorando a acessibilidade de quem dele necessita”, disse o Dr. Laércio Sandes.


Mais uma minirreforma previdenciária se inicia para aperfeiçoar as regras da aposentadoria

O

MANDA ANDATO

JULHO E AGOSTO DE 2015

2

sistema previdenciário brasileiro que, des- mulheres a contribuição de 35 e 30 anos, respecde a promulgação da Constituição Federal tivamente, para se aposentarem. O governo ainda de 1988, vem passando por mudanças, sofreu uma derrota ao ver rejeitada pelo Congresacaba de ser novamente aperfeiçoado. Desta vez, so Nacional a exigência de idade mínima além do uma Medida Provisória que tende a se transformar tempo de contribuição para a aposentação. Até em Lei, surge como uma alternativa, permitindo ao que em 1999, o governo conseguiu a aprovação do trabalhador a aposentadoria integral sem o efeito Fator Previdenciário. Nesta tabela de cálculo, quanredutor do fator previdenciário. to menor a idade, maior o redutor Até 1998, a aposentadoria se e consequentemente, menor o vadava por tempo de serviço, senlor da aposentadoria. A nova fórmula do de forma integral aos homens O fator previdenciário não foi com 35 anos de contribuição, ou considera a soma aceito de forma tranquila, tanto proporcional entre 30 a 34 anos que já houve diversas tentativas do tempo de contribuição; e de forma intepara sua eliminação. Diante da de contribuição pressão da classe trabalhadora gral para mulheres com 30 anos de contribuição e proporcional entre aliada ao movimento das forças mais a idade 25 a 29 anos de contribuição. Mas sindicais, o governo então buscou do segurado as aposentadorias precoces, antes uma saída negociada e publicou mesmo dos 40 anos de idade, se no dia 17 de junho a MP que cria o transfor maFator 95/85. Nesta fórmula, o seguram em problema, já que a rado terá direito a aposentadoria integral quando a Previdência não teria como soma entre idade e tempo de contribuição chegar arcar com benefícios por a 85, para as mulheres, e 95, aos homens. longos anos tendo em O modelo parece razoável e vai de encontro aos vista a expectativa média anseios dos trabalhadores que optarem pelo recede vida na época, em torno bimento de seu benefício integral, sem o desconto de 70 anos. imposto pelo fator previdenciário. Mas para isto, teEntão a partir de rão que continuar na ativa e adiar um pouco mais 1998 foi eliminada para buscar sua aposentadoria, recebendo-a no vaa aposentadoria lor de 100% merecidamente. proporcional, passando a O Dr. Laércio Sandes é advogado e atualmente ser exigiestá vereador na Câmara Municipal, pelo PMN, da a hoocupando também a função de 1º Vice-presidente mens da Mesa Diretora. e E-mail: drlaercio@camaraguarulhos.sp.gov.br

Avenida Guariba recebe manutenção

A

pós uma visita feita aos moradores da Avenida Guariba, na Chácara Cabuçu, onde eles relataram ao vereador Dr. Laércio Sandes a dificuldade que enfrentam há anos devido à erosão e a falta de asfalto, a via recebeu uma obra de manutenção a pedido do parlamentar. “Esta foi uma ação emergencial para a rua se tornar transitável. Mas agora vamos brigar por uma pavimentação adequada para colocar um fim definitivo neste problema”, disse o vereador Dr. Laércio.

Dr. Laércio atende chamado de moradores da Vila União

C

ansados de falsas promessas feitas ao longo dos anos, os moradores das ruas São Francisco e Servidão, na Vila União, recorreram ao vereador Dr. Laércio Sandes. Em um encontro realizado em março, os moradores relataram os problemas que enfrentam no dia a dia devido à falta de pavimentação e de CEP nessas vias. O Dr. Laércio se comprometeu a fazer o levantamento da situação jurídica deste loteamento e, com tais informações, buscar uma solução junto à Prefeitura.


O

s moradores de duas ruas do Jardim Santa Inês, que enfrentavam problemas específicos devido à falta de sinalização viária, tiveram suas reivindicações atendidas a partir de pedidos do vereador Dr. Laércio Sandes. Enquanto a Rua São Sebastião d’Oeste recebeu manutenção na sinalização de solo, a Rua Inhambu foi contemplada com placas de proibido estacionar. As melhorias colocaram um fim aos transtornos que os moradores lidavam diariamente, seja com a insegurança dos pedestres, tendo em vista a presença de uma escola infantil na Rua Inhambu, seja com a dificuldade de acessarem suas garagens na Rua São Sebastião D’Oeste.

Córrego dos Cavalos no Jardim Dourado é desratizado

A

tendendo aos anseios dos moradores do Jardim Dourado que estão próximos à extensão do Córrego dos Cavalos, o vereador Dr. Laércio Sandes conseguiu que fosse feita a desratização do mesmo. O pedido à Secretaria de Saúde, responsável pela desratização através do Centro de Controle de Zoonoses, foi feito logo após uma vistoria que o parlamentar realizou neste trecho do córrego no mês de março.

Córrego no Jardim Fátima recebe limpeza

A Rua Hideo Sinzato é atendida com corte de mato

Quadra do Taboão passa por revitalização

A

A

tendendo ao pedido do vereador Dr. Laércio Sandes, foi realizada a limpeza e corte de mato no trecho entre as ruas Hideo Sinzato e Hélio Roberto de Paiva Simões, no Parque Mikail. A limpeza, solicitada pelos moradores, e constantemente cobrada pelo Dr. Laércio à Prefeitura, ganhou caráter de urgência no mês de janeiro, devido à proliferação de roedores e insetos, inclusive do mosquito da dengue. Além disso, a calçada já havia sido tomada pelo mato, obrigando os pedestres a andarem pela rua, colocando em risco a própria vida.

praça que divide as ruas Cândido de Abreu e Nova América da Colina, no Taboão, que já havia sido beneficiada com a instalação de uma estação de academia popular no final do ano passado, no início de abril foi contemplada com mais uma melhoria. Dessa vez, o local recebeu a revitalização da quadra, anexa à praça, além da poda das árvores do seu entorno. Assim como a instalação da academia popular, a revitalização também foi realizada em atendimento ao pedido feito pelo vereador Dr. Laércio Sandes.

tendendo ao pedido do vereador Dr. Laércio Sandes, uma equipe da Proguaru realizou a limpeza do córrego existente na Rua Antônio Mestriner, no Jardim Fátima, região de Bonsucesso. Além de comprometer a segurança dos pedestres que utilizam a ponte como acesso ao Jardim Fátima, a falta de corte do mato estava contribuindo para o acumulo de lixo e proliferação de ratos e insetos peçonhentos.

Dr. Laércio questiona feira do rolo do Taboão

A

feira do rolo realizada todos os sábados na Praça 8 de Dezembro, no Taboão, voltou a ser alvo de questionamento do vereador Dr. Laércio Sandes durante a reunião ordinária da regional Taboão do Conseg – Conselho de Segurança Comunitária de Guarulhos realizada em julho. O tema vem sendo constantemente cobrado pelo parlamentar em suas falas na tribuna da Câmara Municipal, além de ser alvo de diversos requerimentos em que cobra fiscalização da Prefeitura, sempre sem resposta.

3 JULHO E AGOSTO DE 2015

tendendo ao pedido do vereador Dr. Laércio Sandes, foi realizada a limpeza do córrego existente em paralelo com a Rua dos Cataguazes, no Jardim Santa Rita, em março. Realizado de forma manual e, considerando a extensão do córrego, que se estende até próximo ao 9º Distrito Policial, no Jardim Paraíso, o trecho levou vários dias para que fosse totalmente limpo.

Ruas do Jardim Santa Inês recebem sinalização viária a pedido do Dr. Laércio

MANDATO

A

Córrego no Jardim Santa Rita recebe limpeza após pedido


C

omo já acontece há oito anos, no dia 9 de maio, véspera do Dia das Mães, as mães do Jardim Santa Rita foram homenageadas com uma singela flor, entregue pessoalmente a cada uma delas, com muito carinho.

N

o dia 1º de maio, Dia do Trabalho, foi realizado o 1º Campeonato de Futebol de Redinha do Jardim Santa Rita. O torneio reuniu centenas de pessoas para torcer e vibrar junto com os 30 times que entraram em campo.

MANDATO

JULHO E AGOSTO DE 2015

4

Jornalista responsável: Crislaine Tomaz – MTB: 43.319/SP Diagramação e Projeto Gráfico: Najla Bunduki Tiragem: 50.000

MANDATO CONTATOS R. Benedito Faustino de Moraes, 169 Centro - Guarulhos/SP Tels: (11) 4378-7866 4378-7867

Rua Nova Odessa, 175 Jd. Santa Rita - Guarulhos/SP Tel: (11) 2771-3299 www.drlaerciosandes.com.br Facebook.com/Dr. Laércio Sandes contato@drlaerciosandes.com.br


Mandato em dia