Page 1

Escola E.B. 2/3 Cego do Maio Ano: 2012/2013

Tipo de ficha Disciplina Ano/turma Período Avaliação Matemática 9º_ 1º Professora Armanda Matos

Nome:_______________________________________________________________________________________________________ _

L Leia atentamente todas as questões. Registe todos os cálculos que tiver que efectuar e dê respostas completas. Deverá usar caneta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretores.

“A diferença entre o fracasso e o sucesso está numa tentativa a mais.” 1. Considere a experiência de rodar uma vez este pião, e anotar o número da face que fica encostada à mesa depois do pião parar. 1.1. A experiência é determinista ou aleatória ? Justifique.

1.2. Indique os casos possíveis; 1.3. Identifique o conjunto associado a cada um dos seguintes acontecimentos e em seguida classifique-os: a) “sair letra E”; b)“sair consoante”. 1.4. Indique: a) Um acontecimento certo; b) Um acontecimento impossível. 2. Utilizando os termos “impossível” , “pouco provável” , “muito provável” e “certo” classifique os

acontecimentos indicados. 2.1. lançar um dado e sair face 2; 2.2. o mês de Outubro tem 31 dias ; 2.3. uma pessoa ganhar um sorteio, tendo comprado 80 das 100 rifas; 2.4. ganhar o euro milhões sem jogar. 3. Num parque de estacionamento estão 40 carros: 12 japoneses e os restantes europeus. A

probabilidade de o primeiro carro que sair do parque ser europeu é: (A) 0

(B) 0,4

(C) 60%

(D)

1

4. Num banco trabalham 600 funcionários, alguns dos quais são licenciados, outros não, como se

indica na tabela. Sabendo que saiu um funcionário do Banco, indique, na forma de fração, a probabilidade desse funcionário: 4.1. ser mulher; 4.2. ser homem e não ser licenciado;

Licenciados Não licenciados

Homens 220 90

Mulheres 260 30

5. Uma urna contém 4 bolas amarelas, 5 brancas e 3 azuis. Uma bola é tirada aleatoriamente.

A probabilidade de não sair bola azul é:


(B)

(B)

(C)

(D)

1

6. Num saco há bolas de 3 cores: vermelhas, amarelas e azuis. Tirando uma bola ao acaso a

probabilidade de sair verde é

e de sair azul é

1 . 3

Há 15 bolas amarelas. Quantas bolas há no saco?

7. As letras da palavra LISBOA foram distribuídas por 6 bolas como é indicado na figua. A Lisa

introduziu as 6 bolas num saco e vai retirar, ao acaso, uma bola. Considere os acontecimentos: A: “A letra da bola retirada é uma vogal” B: “A letra da bola retirada faz parte da palavra LISA” 7.1. Os acontecimentos A e B são disjuntos? 7.2. Determine:

a) P(A)

b) P( )

c) P (A B)

8. Um pacote contém 15 ursinhos cor de laranja, 13 amarelos e 12 verdes. 8.1. Retirando ao acaso um dos ursinhos, qual é a probabilidade de:

a) sair laranja? b) sair laranja ou verde? 8.2. Supõe que a Rita retirou dois ursinhos verdes e os comeu.

Qual a probabilidade de ela retirar um terceiro ursinho ao acaso e ser: a) Amarelo?

b) Verde? 9. Num grupo de 30 alunos,16 frequentam aulas de dança e 18 frequentam aulas de informática. Um jovem é escolhido, ao acaso, qual a probabilidade dele frequentar apenas aulas de informática? Desenhe um diagrama de Venn. 10. A Maria tem duas calças de ganga: uma azul e outra preta. A Alexandra tem três calças de ganga: uma azul, uma preta e uma verde. Certo dia, cada uma veste uma destas calças de ganga, ao acaso, a probabilidade de aparecerem vestidas da mesma cor é: (A)

(B)

(C)

(D) 0

11. O Miguel tem dois dados, um branco e um preto, ambos equilibrados e com a forma de um cubo. As faces do dado branco estão numeradas de 1 a 6, e as do dado preto estão numeradas de 6 a 1. O Miguel lançou uma vez os dois dados e adicionou os valores registados nas faces que ficaram voltadas para cima. Qual a probabilidade de essa soma ser um número negativo? Apresente o resultado na forma de fracção.

Bom trabalho

Teste probabilidade 1  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you