Page 1

vinhos e azeites 22 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2015


“ Quem ouve esquece, quem vê lembra, quem faz aprende.” 2


ÍNDICE O que é o CASO SETORIAL INTERNACIONAL On-The-Road?

4-5

Quais as Vantagens

6-7

Quem pode participar

8-9

Step by Step

10-11

Programa Geral de Viagem à Europa

12-13

Preço e Condições

14

Responsáveis pelo Programa

15

3


O que é o CASO SETORIAL INTERNACIONAL On-The-Road? É um Programa de 3 semanas, realizado no Brasil e na Europa, que desenvolve competências profissionais e pessoais, num ambiente Multicultural. Empresas portuguesas de referência no Setor, com presença internacional.

Instituições do Setor

Uma Universidade Portuguesa

Um Grupo de Trabalho.

Um Desafio relacionado com o Setor.

Um Orientador Académico (Universidade) Um Orientador Empresarial (WIND)

Uma solução.

4


Os participantes serão desafiados a trabalhar um tema relacionado com o mercado dos Vinhos e dos Azeites.

Para o efeito, serão construídos Grupos de Trabalho que, numa primeira fase, recolherão informação no Brasil, supervisionados pelo Orientador Académico na Universidade e com apoio do Orientador Empresarial (a partir de Portugal).

Concluída esta fase, os participantes e o Orientador Académico embarcarão numa Viagem a Portugal. Aqui terão oportunidade de realizar Workshops numa Universidade de referência, conhecer empresas e outras instituições ligadas ao Setor, dialogar com os seus representantes, efetuar visitas e executar atividades.

No último dia do Programa, irá realizar-se a Sessão Plenária para apresentação e discussão dos trabalhos.

Uma viagem a Portugal.

5


Quais as vantagens? Participar da resolução de um problema empresarial real; Conhecer uma Multinacional portuguesa, os seus Headquarters, os seus dirigentes e a sua estratégia, com foco no eixo Portugal-Brasil; Beneficiar do cruzamento de uma Orientação Académica e Empresarial, num Modelo de Aprendizagem de elevado valor; Visitar instituições portuguesas de relevo no panorama internacional dos negócios e do ensino; Vivenciar uma Experiência Internacional intensa ao longo de 3 semanas; Desenvolver o Networking internacional; Conhecer o Porto, classificado como “Património Cultural da Humanidade” e “Melhor Destino Europeu 2012 e 2014”; (Associação dos Consumidores Europeus) Aprender fazendo;

6


7


Quem pode participar? Alunos e Ex-Alunos de: MBA Extensão Especialização Mestrado Profissional Pós-Graduação Outros interessados* *(alvo de análise pela organização do Programa)

8

Áreas relacionadas com a Administração de Empresas.


Este Programa foi especialmente desenhado para graduados de áreas do conhecimento relacionadas com a Administração, que ocupam ou pretendam assumir posições de gestão em empresas, e que ambicionam ocupar cargos de média ou alta gerência.

9


s

step by BRASIL DIA 1

DIA 10

Apresentação do desafio.

Sessão Skype. Apresentação dos Responsáveis do Programa.

10

Actividade de Grupo.

Viagem para o Porto.


step PORTUGAL DIA 20

Programa de visitas.

Sessão conclusões.

Workshops Universidade.

DIA 21

Regresso Brasil

Trabalho no terreno com Empresas e Instituições do setor “Vinhos e Azeites”

11


Programa Geral de Viagem Ă Europa

12


Sábado

Domingo

31.01.2015 01.02.2015 Viagem S. Paulo > Porto > Acolhimento no aeroporto, por representante da WIND. > Transporte para o Hotel, acompanhado por representante da WIND.

Segunda

02.02.2015

“O Mapa do Vinho e Azeite em Portugal” > SESSÃO: O setor do vinho e azeite em Portugal > ATIVIDADE 1: Mapa das empresas do setor > VISITAS: Espaços de distribuição de vinhos e azeites em Portugal

Terça

03.02.2015

“À descoberta da Universidade e da Escola de Negócios” > WORKSHOP 1: Marketing internacional e modelos de internacionalização das empresas portuguesas > WORKSHOP 2: As marcas e o comportamento de consumo em Portugal > WORKSHOP 3: Relações comerciais de Portugal com o exterior > VISITA à Universidade

Quarta

04.02.2015

“Conhecer as Empresas por dentro – Empresa 1” ” > VISITA : Empresa 1 > SESSÃO: A história e estratégia por um Gestor de Topo > DEBATE: Q&A com dirigentes

Quinta

05.02.2015

“Conhecer as Empresas por dentro – Empresa 2” > VISITA : Empresa 2 > SESSÃO: A história e estratégia por um Gestor de Topo > DEBATE: Q&A com dirigentes

Sexta

06.02.2015

“Conhecer as Instituições do Setor” > VISITA: Instituição 1 > SESSÃO: Apresentação da Instituição 1 > DEBATE: Q&A

Sábado

Domingo

07.02.2015 “Hands-On”

08.02.2015 Dia livre

> TRABALHO GRUPO > ATIVIDADE 2

Segunda

09.02.2015

“Hands-On” > TRABALHO GRUPO > ATIVIDADE 3 > PASSEIO: As vinhas do Douro

Terça

10.02.2015

“Encerramento” > > > >

TRABALHO GRUPO SESSÃO: Apresentação de Conclusões e debate JANTAR-convívio

Quarta

11.02.2015

Regresso a São Paulo Solicite Programa Detalhado: formacao@wind.pt

13


Preço e Condições O Preço do Programa inclui: > > > > > > > >

Viagem São Paulo/ Porto/ São Paulo Organização do Programa e acompanhamento em Portugal Workshops na Universidade – Católica Business School Deslocações em Portugal necessárias para o Programa Alojamento com Café da Manhã Jantar-convívio Certificados Seguro de viagem

Condições de Pagamento: > O pagamento do Programa é parcelado e estão disponíveis duas opções: 6 parcelas mensais ou 4 parcelas mensais. > O Preço está disponível na Ficha de Inscrição.

Consulte a documentação: www.wind.pt Envie um email com as suas questões para: cristina.miguens@wind.pt

14


Responsáveis pelo Programa Orientador Empresarial (PT) Cristina Miguens (WIND)

Orientador Académico (BR) Nome a definir (Universidade)

Diretora Geral da WIND, Consultora e Formadora em Internacionalização e Docente de Negócios Internacionais e Estratégia na Universidade de Aveiro Pós-graduações e Mestrados.

Professor da Universidade, com ampla experiência académica na área da Administração / Estratégia Corporativa.

Durante 10 anos trabalhou na AICEP, o organismo de Estado responsável pela internacionalização das empresas e pela captação de investimento estrangeiro. Nesta entidade, foi responsável pelo acompanhamento dos processos de internacionalização das PME’s portuguesas e na captação de Investimento Direto Estrangeiro de grandes empresas do norte da Europa. Foi Diretora de uma unidade de negócio numa empresa Consultora de Negócios Internacionais e Docente no ISPAB e IESF. É licenciada em Gestão e mestre em Ciências Empresarias pela Faculdade de Economia do Porto e Doutoranda em Marketing e Estratégia.

15


Brochura csi final 2