Page 1


A semente é um óvulo já fecundado que se desenvolve na terra. A terra é uma fonte armazenadora de nutrientes e uma fonte receptora de energia. Energia essa, proveniente tanto do sol como do centro do planeta. Durante a pré-história e Antiguidade o planeta Terra era simbolizado com características de uma Mãe, espaço acolhedor e passível de gerar inúmeras espécies. Era visto como a semente da vida, a origem de tudo. Nossos antepassados índios o chamavam de SY, que no Tupi antigo significa Semente | Mãe | Origem.


Nos dias atuais, usamos a terra em diversos níveis do conhecimento humano, a exemplo do fio terra, que a utiliza como local de descarga energética. Já o jargão “De onde viemos, para onde vamos” faz referência ao nascimento e a morte. A exemplo da teoria de Lacan, o ser humano tende a criar símbolos para externar seus sentimentos. Quem nunca tirou os sapatos para pisar na grama pensando em recarregar a energia do corpo?


Nossa coleção tem o intuito de fazer uma reflexão sobre como os seres vivos que habitam o planeta se utilizam da terra, a começar pelas plantas. Essas utilizam a terra como um útero. Em primeira instância, encontra-se o vazio, o buraco negro do desconhecido. As sementes são depositadas nesse útero para serem germinadas com o amor acolhedor de uma ‘mãe’. Depois de nascidas acompanhamos seu crescimento embaladas pelo vento como um canto de ninar.


Alguns dos animais terrestres criam suas tocas cavando buracos na terra que, além de servirem como um refúgio seguro e intocável, utilizam-no como espaço de descanso, onde se alimentam e se aquecem.


As peças dessa coleção, fazem uma imersão nesse mundo materno fazendo as pessoas refletirem e sentirem que fazem parte desse ‘SY’. Hoje, com a velocidade com que o mundo funciona, mal temos tempo de cuidar de nós mesmos. Por conta disso, cada dia nos

ouro amarelo

ouro branco

ouro vermelho

prata oxidada

prata polida

prata escovada

tornamos mais individualistas, nos esquecendo de zelar pelos que coabitam o nosso planeta. A intenção de criar um anel sementeira é fazer as pessoas a participarem a germinação de um ser vivo acompanhando passo a passo seu processo embrionário. Assim, criamos um vinculo afetivo e aprendemos a zelar pela vida que está no seu entorno.

3,5 X 3,5 X 3,0 cm


Como tudo que é vivo, a planta cresce e tem que ser transplantada para um ambiente maior. Com esse propósito, criamos o “Vaso Berço”, onde conseguimos manter o vínculo emocional com sua planta ninando-a assim como o vento nina com sua brisa no seu habitat natural e acompanhar seu crescimento.

35 X 35 X 32 cm Aço Inox | Cerâmica


Quando falamos em amar e zelar o próximo, sabemos que antes de amarmos o outro, precisamos amar a nós mesmos. Por esse motivo, criamos o Balanço Berço, com o intuito de sentir o afago materno fazendo parte desse SY. O acabamento em grama sintética foi escolhido por nós, podendo ser alterado de acordo com a vontade de cada desejo sensorial.

2,10 x 2,10 x 0,40 m Aço carbono | Alumínio| Espuma | Grama sintética


www.mameluca.com.br +55 21 3559 1082 info@mameluca.com.br Rua Teresa GuimarĂŁes, 35 Botafogo | Rio de Janeiro | RJ 22280-050

Catalogo SY - português  

Coleção SY 2017

Catalogo SY - português  

Coleção SY 2017

Advertisement