Page 1

Maria José de Araújo Pereira (org)

VOTORANTIM pela luz dos olhos

e-book


Universidade Federal de São João Del Rei UAB/ Pólo Votorantim Curso Especialização em Mídias na Educação

“Votorantim: na luz dos olhos” Aluno: Maria José de Araújo Pereira Orientadora: Danielle Rodrigues


DA MINHA CIDADE A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de Botu-rati/Boturantim, cujo étimo em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e posteriormente ao município. Em 01 de dezembro de 1963 foi realizado o plebiscito desmembrando Votorantim de Sorocaba.

p. 03

UM POUCO

A primeira eleição municipal realizada em Votorantim ocorreu em 07 de março de 1.965, elegendo Sr. Pedro Augusto Rangel como primeiro prefeito de Votorantim. A instalação do município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando a posse de sua primeira administração autônoma. A cidade comemora seu aniversário em 08 de dezembro, data consagrada à Nossa Senhora da Conceição e que encerra as atividades alusivas à Semana da Emancipação, sempre iniciada em 01 de dezembro. ( Fonte: http://www2.votorantim.sp.gov.br)


p. 04

principais

PONTOS TURÍSTICOS


p. 05


Fonte: http://culturavotorantim.com.br

CACHOEIRA DA CHAVE

p. 06

A Cachoeira da Chave é o local onde se originou o nome da cidade, Vuturaty que em tupiguarani significa Cascata Branca. Está localizada no Bairro da Chave e conta-se que a cachoeira era de tal beleza, pelo volume de água e recantos naturais, que teria motivado a vinda do imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, para apreciar a região.


Fonte: http://www.sorocababureau.com.br/admin/conv /25f6083314.JPG

CRECHE CASTELO DOS SONHOS

p. 07

A creche da entidade AVAM está sediada em um dos prédios mais antigos da cidade. De arquitetura no estilo inglês, foi construído pelo Grupo Votorantim no final do século XIX


Autor: Profª Cláudia Corazza Mome

Situada na Vila Olimpia, a barragem capta o represamento das águas da Prainha e da Usina da Light. É responsável pela produção de energia para consumo Industrial

ITUPARARANGA

p. 08

REPRESA


Autor: Profª Cláudia Corazza Mome

CAPELA DA PENHA

p. 09

A capela é a mais antiga igreja que permanece edificada na região. Segundo historiadores, foi construída na metade do século XVII.


Autor: http://mw2.google.com/mwpanoramio/photos/medium/30205888.jpg

CACHOEIRA SÃO FRANCISCO

p. 10

Localizada na Vila da Light, a cachoeira é pouco visitada, sendo opção de lazer em especial, para as famílias do bairro operário.


Autor: http://mw2.google.com/mwpanoramio/photos/medium/8745859.jpg

IGREJA SANTA HELENA

p. 11

Uma das igrejas mais antigas da cidade foi construída para atender fiéis das vilas operárias no entorno da fábrica Votoran.


Autor: http://www.sorocababureau.com.br/admin/conv/ceee2c8f64.jpg

p.12

PRAÇA DE EVENTOS LECY BRANDÃO

Avenida 31 de Março, s/nº Centro (Entrada do Município) Capacidade: 45.000 pessoas (estimativa Policia Militar) Finalidade: sediar grandes festas populares, como Festa Junina e o Praçambar


p. 13

depoimentos, desenhos e textos produzidos pelos alunos


p. 14

Usina Itupararanga


p. 15

Capela da Penha


p. 16

Cachoeira da Chave


COLABORADORES Alunos do 5º ano da Rede Municipal de Votorantim/SP Daniele de Oliveira Tutora Presencial do Curso de Mídias na Educação Polo Votorantim

Profª Cláudia Corazza Profª Adriana Moureira

“Votorantim na luz dos olhos”  

Trabalho Final do Curso de Especialização em Mídias na Educação da UFSJ/Polo Votorantim.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you