Issuu on Google+

Maria José de Araújo Pereira (org)

VOTORANTIM pela luz dos olhos

e-book


Universidade Federal de São João Del Rei UAB/ Pólo Votorantim Curso Especialização em Mídias na Educação

“Votorantim: na luz dos olhos” Aluno: Maria José de Araújo Pereira Orientadora: Danielle Rodrigues


DA MINHA CIDADE A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de Botu-rati/Boturantim, cujo étimo em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e posteriormente ao município. Em 01 de dezembro de 1963 foi realizado o plebiscito desmembrando Votorantim de Sorocaba.

p. 03

UM POUCO

A primeira eleição municipal realizada em Votorantim ocorreu em 07 de março de 1.965, elegendo Sr. Pedro Augusto Rangel como primeiro prefeito de Votorantim. A instalação do município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando a posse de sua primeira administração autônoma. A cidade comemora seu aniversário em 08 de dezembro, data consagrada à Nossa Senhora da Conceição e que encerra as atividades alusivas à Semana da Emancipação, sempre iniciada em 01 de dezembro. ( Fonte: http://www2.votorantim.sp.gov.br)


p. 04

principais

PONTOS TURÍSTICOS


p. 05


Fonte: http://culturavotorantim.com.br

CACHOEIRA DA CHAVE

p. 06

A Cachoeira da Chave é o local onde se originou o nome da cidade, Vuturaty que em tupiguarani significa Cascata Branca. Está localizada no Bairro da Chave e conta-se que a cachoeira era de tal beleza, pelo volume de água e recantos naturais, que teria motivado a vinda do imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, para apreciar a região.


Fonte: http://www.sorocababureau.com.br/admin/conv /25f6083314.JPG

CRECHE CASTELO DOS SONHOS

p. 07

A creche da entidade AVAM está sediada em um dos prédios mais antigos da cidade. De arquitetura no estilo inglês, foi construído pelo Grupo Votorantim no final do século XIX


Autor: Profª Cláudia Corazza Mome

Situada na Vila Olimpia, a barragem capta o represamento das águas da Prainha e da Usina da Light. É responsável pela produção de energia para consumo Industrial

ITUPARARANGA

p. 08

REPRESA


Autor: Profª Cláudia Corazza Mome

CAPELA DA PENHA

p. 09

A capela é a mais antiga igreja que permanece edificada na região. Segundo historiadores, foi construída na metade do século XVII.


Autor: http://mw2.google.com/mwpanoramio/photos/medium/30205888.jpg

CACHOEIRA SÃO FRANCISCO

p. 10

Localizada na Vila da Light, a cachoeira é pouco visitada, sendo opção de lazer em especial, para as famílias do bairro operário.


Autor: http://mw2.google.com/mwpanoramio/photos/medium/8745859.jpg

IGREJA SANTA HELENA

p. 11

Uma das igrejas mais antigas da cidade foi construída para atender fiéis das vilas operárias no entorno da fábrica Votoran.


Autor: http://www.sorocababureau.com.br/admin/conv/ceee2c8f64.jpg

p.12

PRAÇA DE EVENTOS LECY BRANDÃO

Avenida 31 de Março, s/nº Centro (Entrada do Município) Capacidade: 45.000 pessoas (estimativa Policia Militar) Finalidade: sediar grandes festas populares, como Festa Junina e o Praçambar


p. 13

depoimentos, desenhos e textos produzidos pelos alunos


p. 14

Usina Itupararanga


p. 15

Capela da Penha


p. 16

Cachoeira da Chave


COLABORADORES Alunos do 5º ano da Rede Municipal de Votorantim/SP Daniele de Oliveira Tutora Presencial do Curso de Mídias na Educação Polo Votorantim

Profª Cláudia Corazza Profª Adriana Moureira


“Votorantim na luz dos olhos”