Issuu on Google+

Fazendo linhas Bom, nesse tutorial vou tentar ensinar como eu faço as linhas dos meus desenhos. Aqui eu vou mostrar a idéia básica, o how to. Para isso eu vou usar a pen tool. Quem tem tablet não precisa usar essa ferramenta porque pode desenhar a mão livre e a tela é sensível ao toque, sendo capaz de aumentar ou diminuir a espessura do traço de acordo com a pressão feita com a caneta. Mas... quem não tem tablet precisa usar o mouse e a pen tool. Antes de tentar seguir esse tutorial, é preciso que você tenha conhecimento e alguma habilidade com a pen tool. Caso você ainda não saiba usar essa ferramenta, tem dois tutoriais aqui muito bons que ensinam como usar. recomendo olhar esses tutos primeiro, praticar um pouco e depois seguir adiante. http://www.tutoriaisphotoshop.net/2007/09/como-usar-pen-tool-ou-ferramenta-caneta.html http://www.tecmundo.com.br/imagem/2554-photoshop-domine-a-pen-tool-e-faca-curvas-elaboradas-.htm Caso você já saiba usar bem a pen tool, vamos continuar. Primeiro, vamos precisar do rascunho. Pode ser algo feito a mão e escaneado. Nesse caso específico, eu estou usando um desenho do próprio mangá mesmo. Essa imagem foi tirada da Ed. 34:

No Photoshop eu trabalho usando camadas, que deixa tudo bem separado. Coloque o desenho em uma camada e nomeie como rascunho. Depois crie uma camada por cima e coloque o nome de linhas. Se quer uma sugestão, na hora de fazer as linhas eu separo cada tipo em uma camada diferente. Tipo assim: uma camada para as linhas


da pele, outra para a blusa, outra para a saia, etc. Depois junto tudo. Por que isso? É porque se eu misturar as linhas da pele com as da blusa, caso eu erre em algum ponto vai comprometer todo o conjunto. Às vezes sobra uns pedaços da linha que eu preciso apagar e isso pode ficar difícil se as linhas ficarem todas misturadas. Então eu as separo em camada. Então, acima da camada rascunho, crie a camada Pele. É para ficar assim:

Selecione a camada pele e vamos começar. Primeiro, temos que especificar o brush a ser usado e suas configurações. Dependendo do tamanho do desenho, a espessura pode aumentar ou diminuir. Aliás, dependendo do detalhe do desenho, será preciso mudar a espessura do brush. Para algumas partes, terá que ser mais grosso, em outras mais fino. Partes maiores, brush mais grosso. Partes menores e mais delicadas, brush mais fino. Como meus desenhos são grandes, eu trabalho com o tamanho inicial de 4 ou cinco. Nesse caso, como o desenho é bem grande, eu começo com brush de tamanho 5. E uma coisa que eu uso muito é o recurso “simulate preassure”. Esse recurso permite simular a pressão que a gente exerceria caso estivesse desenhando a mão. Dá um acabamento mais refinado no desenho. Vamos começar. Primeiro, pegue a pen tool e faça as linhas por cima do rascunho. É basicamente assim:


Eu fiz o contorno ao redor do rosto e orelha. Para ficar direito, é preciso alguma pratica com a pen tool para poder fazer as curvas bem feitas. Agora vamos fazer o seguinte: selecione as linhas do rosto e da parte externa da orelha. Para selecionar os paths feitos com a pen tool, usa-se a ferramenta “direct selection tool”. Com os dois paths selecionados, clique no botão direito do mouse e selecione “stroke path”. Marque a caixinha “simulate preassure”, certifique-se de que a opção brush esteja selecionada e clique em ok. Uma dica: na hora de trabalhar com os paths, eu oculto a camada com o rascunho, assim fica mais fácil de ver o resultado. O resultado deve ficar assim:


Como pode ver, eu não mexi ainda com a parte interna da orelha. A linha do rosto foi feita simulando a pressão do lápis, mas ainda está incompleta. Então vamos completar essa linha. A parte que fica próxima a orelha precisa terminar de forma suave, então vamos criar mais anchor points nos locais especificados. Então delete o ponto do meio. Também diminua a espessura do brush de 5 para 4.

Agora aplique de novo o stroke path com o simulate preassure. Isso vai melhorar o traço perto da orelha. Deve ficar algo assim:

Agora delete a parte que foi marcada em vermelho, deixando a outra que está na região da bochecha e testa:


Selecione o pedaço que sobrar e aplique stroke path nele, só que dessa vez desmarcando a opção “simulate preassure”. Isso é para completar a linha do rosto. Vai ficar assim:

Agora vamos melhorar a orelha. Pegue o traço de fora, selecione e delete alguns anchor points. Caso precise, crie um e depois delete. Deve ficar assim:


Então diminua o tamanho do brush para 3 e aplique stroke path com simulate preassure. Isso dará um acabamento melhor a orelha. Agora tem a parte interna. Com o brush ainda no tamanho 3, a aplique stroke path com simulate preassure. Se for preciso, delete alguns anchor points internos e aplique o stroke path novamente. Vai ficar assim:

Torne visível novamente a camada rascunho e vamos acrescentar outros paths para o pescoço, nariz e aquelas linhas acima dos olhos:


No caso do nariz, para simular a narina eu fiz um pequeno circulo achatado. Oculte o rascunho e vamos começar. Selecione as duas linhas acima dos olhos e aplique stroke path com o brush no tamanho 3 e com simulate preassure. Se for preciso, repita a operação para a linha ficar mais nítida. Então delete essas duas linhas. Todas as vezes que eu completo a linha, apago o path que não serve mais.


Agora vamos trabalhar o nariz. No caso da narina, clique sobre ela com o botão direito do mouse e escolha “fill path”. Preencha com a cor preta e apague esse path. No outro path do nariz, use stroke path com o brush no tamanho 4 e simulate preassure.

Falta as linhas do pescoço. Aumente o tamanho do brush para 5 e aplique o stroke path com simulate preassure. Vai ficar assim:


S贸 que as linhas ficaram incompletas, ent茫o temos que completar. Coloque um anchor point no local indicado e apague a extremidade inferior das duas linhas.

Nas linhas que sobrarem, aplique stroke path com brush no tamanho 4 e sem o simulate preassure.


O resultado vai ser esse:

É bom lembrar de que isso não é uma ciência exata. É algo que a gente vai aprendendo com a prática e cada desenho pode precisar de estratégias diferentes. O que eu estou tentando passar aqui são os princípios que eu uso para fazer as linhas dos desenhos. Olhando a figura acima, a gente pode ver que em determinados locais, a linha termina de forma suave. Em outros, quando duas linhas se encontram como no caso da linha do pescoço e do rosto, os pontos onde elas se emendam devem ser bem definidos. Para fixar melhor, vou fazer mais algumas linhas. Torne a camada rascunho visível e use a pen tool para fazer as linhas do braço:


Repare na dobra do braรงo. Como essa parte tem que terminar de forma mais suave, eu coloquei o path um pouco mais comprido. Com o brush no tamanho 5, aplique stroke path com simulate preassure:

Agora crie um anchor point no local indicado e delete a parte marcada:

Diminua o tamanho do brush para 4 e aplique stroke path sem o simulate preassure:


Isso vai terminar de desenhar o braço. As partes que se encontram com a roupa e ficam atrás do cabeço não precisam terminar de forma suave, devem ficar retas e firmes. Em seguida, vou fazer um pedaço da roupa só para mostrar como é. Como eu falei antes, é bom criar camadas separadas para cada item. Nesse caso, vou criar uma camada chamada blusa, que vai ficar acima da camada pele:

E vamos fazer o traço em cima da blusa, começando pela gola:


Nesse caso, reparem que eu fiz as linhas alĂŠm do fim da gola porque nesse caso o final vai ser mais suave. Com o brush no tamanho 5, aplique stroke path com simulate preassure:

Crie anchor points nos locais indicados e delete o restante:


Diminua o tamanho do brush para 4 e aplique stroke path sem o simulate preassure:

A parte onde a gola termina fica mais suave, enquanto que as outras que se encontram com o rosto e pescoรงo tem o traรงo firme. Agora vamos fazer uma das mangas:


No caso das mangas, vamos usar brushes de tamanhos diferentes. Nas partes externas, colocar o brush no tamanho 5 e aplicar stroke path com simulate preassure:

Na parte interna que sobrou, diminua o brush para 4 e aplique stroke path com simulate preassure:


Vamos voltar as partes externas. Nelas vamos aplicar strok path com brush 4 e sem o simulate preassure. Note que na parte da manga ao redor do braço e na parte interna ainda não mexemos. Vai ficar assim:

Agora pegue os paths que sobraram, diminua o tamanho do brush para 3 e aplique o stroke path sem simulate preassure:


Se reparar, vai ver que sobrou um pedacinho de pele que a gente vai ter que apagar. É por isso que eu falo para usar camadas separadas para cada item.

Selecione a camada onde estĂĄ a pele e apague os pedacinhos que estiverem sobrando. O resultado final serĂĄ esse:


A princípio esse tutorial pode parecer complicado, mas com o tempo e prática a gente acaba pegando o jeito. o que pode complicar um pouco é que vamos sempre ter que mudar a espessura do brush e alguns pontos tem que usar simulate preassure e em outros não. Aí vai depender de cada parte do desenho. Por que usar o simulate preassure? Bem, isso dá um acabamento melhor a imagem e simula um pouco o traço feito a mão. Sem esse recurso, o desenho ficaria meio tosco. Só para dar uma idéia, vejam esse desenho feito sem o simulate preassure. Ficou meio grotesco e mal acabado. A dobra do braço não termina de forma suave, o nariz ficou meio esquisito e as linhas acima dos olhos também não ficaram legais. Nesse caso, o acabamento da imagem ficou bem pior.


Então é isso, pessoal. Espero que tenha dado para captar o princípio básico que eu uso para fazer as linhas. No resto, é praticar bastante até pegar o jeito.


Fazendo linhas