Revista Eletrolar News ed85

Page 82

IN S ID E

INDÚSTRIA REVÊ

PRODUÇÃO COM FIM DO IPI

A

indústria já começou a colocar o pé no freio da produção com a perspectiva do fim do benefício de corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca. Sondagem da Indústria de Transformação da Fundação Getulio Vargas (FGV) revela que a produção prevista das fábricas para três meses, isto é, entre novembro de 2012 e janeiro de 2013, caiu 3% em relação a outubro, descontado o comportamento típico desse período, que embute arrefecimento. De outubro para novembro, aumentou o número de empresas que pretendem reduzir a produção, de 9,5% para 15,5%. Em contrapartida, a parcela de indústrias que planejam aumentar a produção passou de 40,3% para 42,4% em igual período. A pesquisa consultou 1.244 indústrias entre os dias 1º e 23 de novembro. Juntas, essas empresas faturam R$ 729,7 bilhões por ano. Outro dado da sondagem que reforça a interpretação de que a retração na produção prevista advém do fim do corte do IPI é que os estoques das fábricas, na média, estão praticamente ajustados.

CANYON CHEGA AO BRASIL

A

marca holandesa Canyon desembarca no Brasil trazendo acessórios de informática como fones de ouvido, mouses, webcams e adesivos para notebooks, entre outros produtos. Focada no público jovem, a empresa está há mais de 10 anos no mercado e atua em 90 países. O responsável pela marca no Brasil, Jaime Paez, ressalta o momento econômico do mercado local. “O País está entre as principais economias emergentes do mundo, e a Canyon não poderia ficar de fora. Além disso, os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos tecnológicos.”

IPAD PERDE PARA

O ANDROID NO 3º TRIMESTRE

A

82

eletrolarnews

ENTRE OS BRICS,

BRASIL CRESCE MENOS

R

elatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica que a economia brasileira fechará o ano com crescimento de, no máximo, 1,5%. É o menor percentual entre os países que compõem o bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A maior previsão de crescimento é a da China, 7,5%, vindo a seguir a Índia (4,4%), a Rússia (3,4%) e a África do Sul (2,6%). Pelas projeções para o próximo ano e 2014, a China e a Índia continuarão na liderança, com crescimento superior a 6,5%. O Brasil deverá crescer 4% no ano que vem e 4,1% em 2014. As economias da Rússia e da África do Sul terão expansão de 3% a 4%. Segundo o relatório, há indicadores de confiança e projeções de queda no desemprego, mas é preciso mais investimentos nas exportações.

LOFRA INAUGURA NOVA SEDE E FÁBRICA NA ITÁLIA

U

m importante momento na história da empresa tem início com a inauguração da sua nova sede e fábrica em novembro, na cidade de Torreglia, região do Vêneto, na Itália. As novas instalações, com 33.000 m² de área construída, oferecem tecnologias de ponta para impulsionar o crescimento da empresa nos mercados onde está presente. Desde 1956, a marca Lofra é a mais renomada representante da alta qualidade oferecida pelos fogões fabricados na Itália. No Brasil, a empresa atua desde 1999 por meio de sua filial Lofra Sud America Ltda., que também é importadora e distribuidora exclusiva das marcas Liebherr, Tecno, Elica e Bertazzoni.

ESTUDO VALORIZA

GANHOS SOCIAIS DO PAÍS

O

Apple continua firme na liderança do mercado de tablets, tem 55% de participação, mas essa é a menor percentagem registrada pela empresa desde o lançamento do iPad, em 2010, segundo dados da pesquisa ABI Research, divulgada no final de novembro. No trimestre passado, o produto tinha 69% de participação.

Brasil foi o país que melhor utilizou o aumento de sua riqueza nos últimos cinco anos, segundo estudo da consultoria Boston Consulting Group (BCG) com 150 nações. Entre 2006 e 2011, o PIB brasileiro teve alta de 5,1%, porém os ganhos sociais obtidos nos cinco anos foram equivalentes aos de um país que tivesse crescido 13%.

O motivo da queda é atribuído às ascensão das vendas de tablets que rodam o sistema operacional do Google. O Android está hoje presente em 44% dos dispositivos vendidos. O segundo lugar, por exemplo, está nas mãos Samsung, o terceiro é ocupado pela Amazon e no quarto está a Asus, que fabrica os tablets Nexus, vendidos pelo Google.

No estudo, foram levados em consideração indicadores de renda, emprego, desigualdade social, estabilidade econômica, saúde, qualidade da educação, governança, meio ambiente, infraestrutura e sociedade civil. Um dos fatores de maior peso na avaliação foi a redução da desigualdade social no período, quando o número de cidadãos na extrema pobreza caiu pela metade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.