Revista Eletrolar News - Ed 69

Page 68

M AT É R I A E S P E C I A L - P O R TÁT E I S

>>

Batedeira é destaque na cozinha gourmet Com o crescimento da cozinha gourmet e o aumento do poder de compra do consumidor, a batedeira ganha o status de produto especial.

V

alorizada como item básico dentro das cozinhas brasileiras, a batedeira tem- se sobressaído no mercado de eletrodomésticos como um dos utensílios mais utilizados por aqueles que gostam de cozinhar. Mais prática e com moderno design, sai do armário para ocupar espaços exclusivos para objetos de decoração nas cozinhas gourmets –forte tendência nos últimos anos. Para alguns profissionais que atuam nessa área, a batedeira é, sim, um aparelho de extrema funcionalidade e beleza. “Ela é essencial, principalmente para aqueles que estão sempre inventando novas receitas, como eu”, diz a quituteira Marina Blandino. “Ao comprar esse produto, sempre analiso fatores como fácil manuseio, preço, marca, potência e beleza.”Está dada a ideia para o varejo conhecer melhor o consumidor. Com o crescente interesse pela gastronomia, a expansão da cozinha gourmet foi questão de tempo. De acordo com a arquiteta Hermínia Lopes, esse tipo de espaço é mais do que uma tendência, virou estilo de vida. “Para apartamentos menores, é ainda melhor, porque amplia os cômodos. Muitas vezes são os homens que requisitam uma cozinha diferenciada, mas também recebo pedidos de recém-casados e pessoas que moram sozinhas”, explica. A ideia da cozinha gourmet é permitir que cozinheiros e convidados interajam, estendendo a festa para além da hora de servir a comida. O balcão também confere sensação de amplitude à sala, além de fornecer mais espaço para trabalhar na cozinha. Tudo deve estar à mão. Panelas e utensílios podem ficar na parede, por exemplo, o que amplia o leque de ofertas dos varejistas. As batedeiras têm contribuído para o desempenho do setor de eletromésticos, hoje um dos mais promissores no Brasil. De acordo com a pesquisa mensal do comércio, do IBGE, de setembro de 2009 a setembro de 2010, todas as oito atividades do varejo obtiveram aumento no volume de vendas, mas a de móveis e eletrodomésticos foi o terceiro maior item, com crescimento de 14,4%. NOVIDADES Preocupadas em abocanhar esse mercado, algumas empresas modificaram as versões dos produtos já existentes e produziram edições inéditas. É o caso da Mallory e da Mondial. Ambas têm investido em batedeiras que atendam às necessidades de boleiras e cozinheiros que desenvolvem suas receitas em ambientes totalmente integrados à sala de estar.

68

Luís Sancho, diretor de produtos da Mallory.

Giovanni Marins, diretor comercial da Mondial.

Luís Sancho, diretor de produtos da Mallory, diz que esse é um dos segmentos mais importantes para a companhia, porque é um dos produtos mais vendidos. “Na Mallory, é duplamente importante o segmento de batedeiras, justamente por ser um produto fabricado no Brasil. Como o desenvolvimento é local, gera emprego e renda para a comunidade na qual a empresa está inserida”, acrescenta o executivo. Na Mallory, a linha de batedeiras corresponde ao terceiro lugar no faturamento e fica atrás, apenas, dos ventiladores e liquidificadores. Na Mondial, o cenário não é diferente. O produto é o quarto em volume de mercado da linha de cozinha da empresa e o nono em quantidade no setor de eletroportáteis. “Esse setor é central para a categoria de portáteis, principalmente no caso da linha produtos para a cozinha”, ressalta Giovanni Marins, diretor comercial da Mondial. A companhia fez dois lançamentos de batedeiras em novembro e prepara mais três grandes novidades, ainda guardadas a sete chaves, para o início de 2011. Com isso, totalizará sete modelos que atenderão a todas às fatias de mercado, do básico ao mais sofisticado.

eletrolarnews


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.