Page 1

RELATÓRIO ACTIVIDADES Make-A-Wish® Portugal

2013


MENSAGEM

Make-A-Wish® Portugal

Dedicação, qualidade e determinação são algumas das palavras de ordem na Make-AWish® Portugal. Todo o trabalho é feito sobre estes mesmos valores, para que no final consigamos transmitir uma mensagem positiva e de força a crianças e jovens que necessitam recuperar a alegria e a esperança para continuar a lutar contra a sua doença. Na Make-A-Wish sabemos que não é impossível que uma criança se esqueça de ser criança, mas também sabemos que é possível relembrá-la disso. Sabemos que é possível esquecer a doença por um momento e abraçar a família por pura felicidade e não por medo do que vai acontecer. Conhecemos esta força e sabemos que este impacto existe. Não são apenas os objetivos delineados que nos movem, mas sim a força que um desejo Make-A-Wish® pode ter numa criança. Nenhum desafio ou obstáculo é mais forte do que o resultado final, nenhum nos faz desistir de prosseguir com a nossa missão pois acreditamos que o resultado vai fazer a diferença na vida de uma criança. Quando falo em “nós” não incluo apenas a equipa Make-A-Wish®, mas também todos os que abraçam a nossa missão como se fosse deles. Todos os parceiros, todos os voluntários, todos os individuos que se envolvem com a nossa missão e que juntos fazem a verdadeira equipa Make-A-Wish®. Todos aqueles que diariamente levam força, alegria e esperança a crianças gravemente doentes. É com muito orgulho e contentamento que anunciamos o presente relatório de actividades do ano 2013 repleto de conquistas e de objetivos superados. Números e estratégias que transmitem esperança e otimismo para o futuro próximo. É um enorme privilégio saber que podemos contar com tamanha generosidade vinda de tantas partes, trabalhar diariamente lado a lado com pessoas fabulosas que se movem pela missão Make-A-Wish®. Com efeito, momentos especiais só podem ser fruto do trabalho de pessoas especiais, incansáveis e determinadas a fazer a diferença. Em jeito de conclusão e de agradecimento, dedicamos este relatório, este ano repleto de magia, a todos aqueles que o tornaram possível…a todos aqueles que são as verdadeiras estrelas Make-A-Wish®. Obrigado Mariana Carreira Diretora Executiva Make-A-Wish® Portugal


Introdução

“Ao inicio nunca pensei que a Make-A-Wish conseguisse realizar o meu desejo.”, Andreia

Introdução O maior desejo de uma criança doente tem o poder de lhe levar força e esperança. A Fundação Make- A -Wish Portugal®, afiliada portuguesa da Fundação Make-A-Wish Internacional, reconhecida como IPSS, tem como missão realizar os desejos de crianças gravemente doentes, levando-lhes um momento de força, alegria e esperança. No sexto ano de atividade em Por tugal, a Make- A -Wish® estabeleceu novos objetivos baseados na experiência do ano anterior.

RESULTADOS:

2013

Em 2012, foram realizados 100 desejos e angariados cerca de 170 mil €. Com base nestes resultados apresentados acima, a Make-AWish® delineou objetivos mais ambiciosos no que respeita a angariação de fundos, visibilidade, desejos concretizados/angariados, equilíbrio de contas entre outras novidades que constituiriam também uma mais-valia para a Instituição. Cada um destes objetivos foi alcançado com sucesso através da dinamização de diversas atividades e estratégias que serão detalhadas ao longo do presente relatório. Estratégias que apenas foram possíveis graças a muitos apoios que nos permitiram prosseguir a

missão Make-A-Wish® com sucesso e realizar os desejos de crianças gravemente doentes, superando expectativas e levando o impossível, a força, a esperança e a alegria a quem mais precisa.

Índice: Desejos__________________4 Angariação de fundos______6 Comunicação_____________9 Como ajudar_____________11

Desejos realizados: 127 Angariação de fundos: 200 mil € Eventos: Mais de 40 eventos Voluntários: Contámos com uma equipa de 227 voluntários Cobertura nacional: Alcançámos praticamente a cobertura nacional, faltando os 3distritos do interior do país. Comunicação: 607 presenças nos media (TV,imprensa,rádio,web)


Ferhoncus de plub Omare foremne Lemacord Promwn

O desejo da Andreia era ir às compras de limousine.

“Passou um ano e ainda hoje não consigo dizer o que senti no dia em que a Make a wish realizou o meu desejo. A Cláudia nem tenho palavras nem sei que lhe dizer obrigada por ajudares a que este dia se torna-se ainda mais especial por me teres feito esquecer que estava doente, por teres dito que era linda e nunca me vou esquecer da tua frase " Eu tenho um orgulho enorme em ti guerreira", Liliana obrigada por teres estado presente por me teres feito sorrir acredita são pequenos gestos como aquele que tu fizes te que podem fazer diferença na vida de alguém obrigada mesmo! E a Make a Wish que é sem dúvida uma fonte de alegria coragem para todas as crianças que estão doentes, cabe a todos nós ajudar esta causa e trazer alegria e vontade de viver a todas as crianças que neste momento estão a passar um mau bocado, que estão em hospitais enquanto deviam era estar a brincar e a aproveitar a sua infância, por isso se todos nós contribuirmos para esta causa o mundo irá ficar mais repleto daquilo que tem de melhor que é sem dúvida o sorriso de uma criança, MAKE A WISH”


DESEJOS&VOLUNTÁRIOS Desejos Realizados Em 2012 a Make-A-Wish Portugal realizou um total de 95 desejos. O objetivo do ano 2013 era realizar 120 desejos, objetivo esse que foi alcançado terminando o ano 2013 com 127 desejos realizados.

Desejos Angariados A Make-A-Wish Portugal atualmente trabalha com vários hospitais de Norte a Sul do país que diariamente reencaminham candidaturas de desejos para a Make-A-Wish Portugal. Em 2013, foram 137 desejos angariados.

Voluntários A equipa Make- A -Wish é essencialmente voluntária. Todos os momentos mágicos, devemse à fantástica equipa de mais de 227 voluntár ios, dividida entre as seguintes delegações: Lisboa, Coimbra, Porto, Viseu, Braga, Torres Novas, Algarve, Évora, Funchal, Ilha Terceira.

Estatisticas Quem pede mais desejos? Meninas ou menos? Meninos!

Feminino! Masculino!

Voluntários Empresariais A Make-A-Wish® conta com 90 voluntários empresariais que ajudam na realização de desejos por todo o país. Empresas como: Sonae Sierra, Banco Barclays, Banco Montepio, Cofina, Tivoli Hotels, Pestana Hotels, Galp e Innowave.

Que tipo de desejos pedem? 90! 80! 70! 60!

Hospitais parceiros

50! 40! 30! 20!

O contacto e colaboração dos hospitais é essencial para o sucesso da missão Make-AWish. Atualmente, a Make-A-Wish Portugal trabalha lado a lado com todos os Hospitais da Zona Metropolitana de Lisboa e Porto, Hospital de Torres Novas, Hospital Pediátrico de Coimbra, Hospital de Viseu, Hospital de Portimão, Hospital de Faro, Hospital de Setubal, Hospital de Évora,Hospital de Angra do Heroismo, Hospital do Funchal e Hospital de Braga. Os hospitais são o principal veiculo de envio de candidaturas a desejos.

10! 0! Gostava de ter...!

Gostava de ser...!

Gostava de ir...!

Gostava de conhecer...!

De onde são? Açores! Algarve! Coimbra! Lisboa! Madeira! Porto! Viseu! Torres Novas! Guimarães!

“Eu gostava de conhecer os jogadores da Seleção Nacional.”, Miguel


“Eu gostava de ir à Disneyland Paris.”, Joana

Ferhoncus de plub Omare foremne Lemacord Promwn

"Todos conseguiram com que vivesse num grande mundo de fantasia, onde a dor e a incerteza não entram e onde foi a rainha de todas as atenções. A alegria estampada no seu rosto é impagável e inexplicável, pois ela viveu um sonho acordada e divertiu-se imenso e tudo graças à vossa instituição.", pai da Joana


FUNDRAISING

Angariação de fundos

A Make-A-Wish® enquanto IPSS prossegue a sua missão graças ao apoio de vários particulares, coletivos e dinâmicas de angariação de fundos. Em 2013 foram angariados 200 mil euros, permitindo a sustentabilidade e a realização de mais desejos no passado ano. A estratégia de angariação de fundos está estruturada contemplando parcerias comerciais, eventos de

Parcerias

As parcerias comerciais são um apoio essencial para a realização de desejos. Em 2013, a Make-A-Wish® contou com vários parceiros institucionais regulares no apoio da realização de desejos e com parcerias comerciais pontuais que foram essenciais para angariações de fundos mais massivas e com grande visibilidade associada.

angariação de fundos, dinâmicas empresariais, donativos regulares e individuais/online.

100% dos fundos angariados em 2013 reverteram na totalidade para a realização de desejos.

Todas as rest ant es despesas indirect ament e relacionada com a realização de desejos foram totalmente suportadas por um doador individual.

- Agrupamento Escolas CastroDaire - Oeiras International School - Colégio D. Leonor - Carlucci Internacional School - Entre outras...

Eventos&Comunidades Os eventos de angariação de fundos permitem um envolvimento da população em geral com a Make-A-Wish® bem como a um aumento de visibilidade da instituição. Foram realizados no total 40 eventos por todo o território nacional e angariados cerca de 50 mil euros. Um dos grandes objetivos de 2013 era envolver os voluntários e a própria comunidade na organização destes eventos solidários, sendo que foi também concretizado com sucesso.

Donativos Dinâmicas empresariais A relação da Make-A-Wish® com as empresas não se baseia apenas em parcerias comerciais ou institucionais. Muitas empresas acabam por colaborar através do voluntariado empresarial, apadrinhamento directo de desejos, dinamização de actividades intraempresariais, ou mesmo através de dinâmicas de teambuilding/ responsabilidade social em parceria com a Make-A-Wish com o objectivo de realizar um desejo. Em 2013 foi também adaptado o plano Business Challenge que tem como principal objectivo a formação intensiva para realizadores de desejos. A implementação deste plano em algumas empresas está previsto para 2014.

Escolas O programa “Make-A-Wish vai à Escola” deu os primeiros passos em 2013, criando uma sinergia entre a educação para a responsabilidade social e o envolvimento imediato numa obra social através de angariação de fundos com escolas. O programa foi acolhido com sucesso e dedicação pelas seguintes escolas:

Os donativos são a principal fonte de financiamento da Make-A-Wish® sendo que é apenas com o contributo de cada um que a Make-A-Wish® consegue levar momentos de força, alegria e esperança a crianças gravemente doentes: Donativos individuais: A angariação a t ra vé s d e d o n a t i vo s p a r t i c u l a re s efectuados directamente através de transferência bancária para NIB,através da Loja Online ou da consignação do IRS são as formas de apadrinhamentos desejos mais frequente de ano para ano.

- Loja Online: A loja Online foi uma grande fonte de angariação de fundos, disponibilizando uma ferramente de fácil utilização e acesso para ef ectuar donativos pontuais ou com pra de merchandise institucional. A Loja Online é uma ferramenta disponibilizada pela HiPay e presente no Facebook e no Site da Make-A-Wish Portugal. Donativos Regulares: No ano de 2013 verificámos um aumento de doadores regulares. Os donativos regulares são um apoio fixo essencial e que pode ser feito através do formulário da easypay disponível no site (www.makeawish.pt).

Eventos realizados: Organizados por MAW: • Maior Estrela Humana, Lisboa (Abril) • Jantar Porto, Porto (Maio) • Futebol Por Uma Causa, Lisboa (Outubro) • Cycle-A-Wish, Lisboa (Outubro) • HRC – Concerto Filipe Pinto, Lisboa (Abril) • Concer to Mário Laginha, Lisboa (Abril) • Caminhada Sintra, Lisboa (Junho) • Wish Dish • Entre outros...

Organizados Voluntário e Comunidade: • 33 eventos durante o mês de Abril em celebração ao WWD, todo o país; • Flashmob, Lisboa (Junho) • Baile da Planície, Cuba (Outubro) • Boavista Golf Resort – Torneio Solidário, Lagos (Junho) • Jantar Hairstudio – Por to (Maio) • Caminhada Abrantes (Dezembro) • Entre outros...

Eventos a que a Make-A-Wish se associou: • Intermarché, Meo SW (Agosto) • Vda Champions League, Porto (Junho) • SOLIDAREA, Lisboa (Junho) • Ensaio Geral Solidár io – Bailado Cinderela, Lisboa (Novembro) • M o m e n t o s d e Pa r t i l h a – Barrigas&Companhia (Julho) • Entre outros...


PARCERIAS 2013 A: ADF; Água Hotels; Artsoft; Anouim hotels; Air France; Aucham; Aull; B: Barclays; Banco popular; BDO; BES; Best Doctors; Bilhares Carrinho; BenSaúde; C: CAC; Canon; Cartrack; Central Cervejas; Central Models; Cetelem; CGI; Cisco; CMLisboa; CMSintra; CMCuba; Companhia Nacional de Bailado; Cofina; Continente; Compra

D: Deloitte; Disney store; Dom E: Eduardo Sá; Essilor; Eugénio Campos; Euroatlantico; El Corte Inglés; NYE Euronext; F: Fontana Solidária; CP; CMTV; Cision digital;

LaRedoute; Lemon; Lift Consulting; Logic; L’oreal; Luís

M: M80; Mango; Maria Joao Bahia; Masemba; Mo; Montepio; MOP; O: Oceanário de Lisboa; Oriflame; A Ovelha Perdida; P: Pepsi Co; Pestana Hotels and Resorts; Philips; Pontos T - TMN; Q: Quinta da Balaia Resort; R: Robbialac; RTP; Rufel; S: Salesforce; Salta Simões;

Pocinhas; Salsa; SATA; Sapo; Second Hand Second Love; Sheraton hotels; Schenker DB; Sogrape; Sonae; Sónia Joaquim; STC; Sumol&Compal;

T: TAP; Táxis à Porta; TMN;

Park Hotel; Fundação Millennium; Fundação PT;

Tivoli hotels; TLC; Tranquilidade; Travel Store; Tupperware;

G: Galp; Geostar; Glam; Glintt; Goody; H: Hot Club; Hoteis D.Pedro; Hoteis Real; I: Imperial; Intermarche; IPAM; Itravel; J: Jardim Zoológico de Lisboa; K: Kanto Kusta; Kidzania; KLM; L: Lanidor;

TVI; U: Unicer; United Airlines; Universidade Lusófona; V: Villa gale; Virgin Active; Voluntarios com asas; Voluntarios

Fundação SCP; Fundação SLB;

Parceiros Os nossos parceiros é que são as verdadeiras estrelas que nos ajudam a partilhar magia. Saiba com quem colaborámos este ano 2013.

W: Wells; Wewood; X: Xerox; Xuz, Y: Young&Rubicam; Z: Zoomarine, Zoo da Maia, empresariais;

Zurich...entre outros.

Apoio directo realização de desejos

Apoio Media/ Comunicação / Eventos

Parcerias Comercial

Zurich; Montepio; TAP; SATA; GLINTT; Hotel Real; Hotel Tivoli; ITravel; Voluntários; Empresariais (Cofina, Galp, Sonae, Barclays, Montepio) Fundação SCP; Fundação SLB; Água Hotels;

Media &Comunicação:

Oriflame; Eugénio Campos; Wells; MO; Maria João Bahia; Intermarché; TMN - Pontos T; Tupperware; Banco Popular; João Faria; Eduardo Sá; BES Crowdfunding;

Masemba; Cofina; TVI; Young&Rubicam; Lift Consulting; Compra Solidária; Start Cision; SAPO; Salesforce; Dom Digital; Xerox; Eventos: Central Cervejas; Unicer; Sogrape; Sumol&Compal; Zurich; CP; PMP; Pormenor; Hot Club; Glam; Central Models;


Ferhoncus de plub Omare foremne Lemacord Promwn

“Eu gostava de ir fazer um Safari.”, Cristiana

" A magia do desejo dela foi vivida de uma forma preciosa ... e não tenho palavras para descrever a nossa gratidão perante todos os esforços envolvidos na realização do desejo da Cristiana. Ficaremos eternamente gratos ... e acredite que a força do desejo ficou gravado no espírito dela e de todos nós. ", palavras da mãe da Cristiana que realizou o seu desejo de ir até um Safari em Àfrica no país Natal da mãe. “, mãe da Cristiana


COMUNICAÇÃO2013 1 . FACEBOOK:

COMUNICAÇÃO

O Facebook tem sido uma ótima ferramenta de visibilidade. O objetivo de 2013 era atingir os 20 000 fãs. O ano terminou com mais 27 000 fãs. www.facebook.pt/makeawish.pt

2. SITE O site é o principal meio de candidatura a voluntários, a desejos e agora também o meio onde podem ser apadrinhados desejos. www.makeawish.pt

3. SPOT Rádio Em 2013 a Make-A-Wish desenvolveu dois spots de rádio com o apoio da Y&R e da Pix Mix. Oiça aqui

4. SPOT VIDEO Institucional Em 2013 foram iniciadas as gravações para o primeiro SPOT de video Institucional. Disponivel revemente!

5. Nova Campanha Institucional Em 2013 com o apoio da Y&R a Make-A-Wish desenvolveu uma nova campanha institucional com Wish Childs: a Mara e o Diogo.

6. Campanha IRS O IRS é uma das formas de ajudar a realizar desejos. Com o apoio da Y&R divulgámos como o IRS pode ser coisa de criança.

7.Eventos&Campanhas Os eventos e campanhas que a Make-A-Wish promove ou associa-se trazem também um enorme valor acrescentado à visibilidade da Instituição. Ex: Maior Estrela Humana, IRS, Wells, MO

8. Primeira campanha MUPIS Na época do Natal, a Make-A-Wish desenvolveu com o apoio da MOP a primeira campanha de MUPIS.

Em 2012 a Make-A-Wish® Portugal começou a ganhar alguma visibilidade. O aumento da visibilidade permite chegar a mais crianças elegíveis, envolver mais portugueses com a nossa missão e surgir como uma marca social de referência junto de empresas e potenciais doadores. O objetivo de 2013 era trazer o sucesso, a referência e confiança da marca MakeA-Wish® nos restantes afiliados internacionais para Portugal e consequentemente conseguir realizar mais desejos envolvendo mais comunidades, empresas e obviamente crianças. A comunicação Make-A-Wish® passa sempre por uma mensagem positiva, de magia e esperança. Em 2013, com o apoio da agência Young&Rubicam foi desenvolvida uma nova campanha institucional cujo o mote é “No dia em que for princesa, a doença fica no hospital” passando uma mensagem de força, alegria e magia. O dia em que a Make-AWish® surge na vida destas crianças é o dia em que o impossível se torna possível e em que a doença fica para segundo plano por uns momentos. Como principais meios de comunicação institucionais, devemos considerar os seguintes: - Facebook - Site - TV - Rádio - Imprensa escrita/online Em 2013, podemos verificar três momentos principais na comunicação Make-A-Wish: - Fevereiro/Março: Campanha IRS - Abril: WWD - Mês Make-A-Wish/33 eventos/Estrela Humana - Novembro/Dezembro: Natal

Embaixadores: Os embaixadores Make-A-Wis® são um importante apoio para visibilidade da Instituição. Este ano contámos com o apoio de 3 novos embaixadores: Cláudia Vieira, Pedro Lima, Maria Cerqueira Gomes e o ex-futebolista Dani.


CLIPPING A visibilidade Make-A-Wish é o principal veiculo para que

seguida da imprensa escrita com 227, 66 presenças na TV

mais portugueses se envolvam e tenham conhecimento da

e 3 na rádio.

Make-A-Wish. Durante o ano 2013, a Make-A-Wish esteve

Os principais momentos de comunicação Make-A-Wish

presente em todos os media sendo que teve uma

Portugal são Abril como mês internacional Make-A-Wish e

comunicação mais forte a nivel online com 311 aparições,

no Natal. Momentos evidentemente mais fortes nos mapas abaixo.

Valor Espaço nos Media

Totais Presença nos Media 2013

Toda a comunicação Make-A-Wish é

227 311 66

Imprensa

desenvolvida sem qualquer custo ou

Rádio

investimento. No entanto,

TV

conseguimos medir o valor da

Web

visibilidade alcançada este ano e

3

retirar um balanço bastante positivo do ano 2013.

Valor Media 70

75,434! 924,947!

60

Imprensa

Imprensa Radio

50

7,067! Rádio

3,784,891!

TV

TV

40

Web

Web

30 20 10

1,800,000 1,600,000 1,400,000 1,200,000

Press

1,000,000

Rádio

800,000

TV

600,000

Web

400,000 200,000

Ju l A go Se t O ut N ov D ez

-

Ja n Fe v M ar A br M ai Ju n

0

2,000,000

z ut Nov De go Set O A l Ju n ai Ju ar Abr M Jan Fev M


Ferhoncus de plub Omare foremne Lemacord Promwn

ESTRELA HUMANA - 28.04.2013 Evento de celebração do World Wish Day 2013, dia em que a Make-A-Wish Internacional realizou o seu primeiro desejo foi em grande em Portugal. A Make-A-Wish celebrou este dia tão especial com mais de 800 pessoas que formaram a maior estrela humana de sempre.


AJUDE A REALIZAR DESEJOS! Faça um donativo Seja parte de um desejo e ajude a realizar desejos de crianças gravemente doentes através de um donativo directo. Para doar para a Make-A-Wish basta efetuar uma transferência bancária para: ou através da loja online disponivel no site w w w. m a ke a w i s h . p t o u n o Fa c e b o o k www.facebook.com/makeawish.pt

Torne-se um amigo Make-A-Wish Faça a diferença todos os meses. Um pequeno valor pode valer momentos inesqueciveis a uma criança gravemente doente. Para se tornar amigo regular da Make- A -Wish basta ir ao site

Organize um evento Envolva a sua comunidade e organize um evento solidário a favor da realização de mais desejos.

Torne-se voluntário É apenas graças ao apoio dos nossos voluntários que conseguimos prosseguir com a nossa missão. Torne-se um realizador de desejos! Candidate-se no site www.makeawish.pt.

Torne-se fã do nosso Facebook! Partilhe e envolva-se com a Make-A-Wish através das redes sociais.

Consignação IRS - 0,5% Ao preencher o Quadro 9 do Anexo H com o NIF Make-A-Wish: 509 196 853 está a contribuir com 0,5% do seu IRS que revertem para a realização de mais desejos.


Equipa Make-A-Wish

Mariana Carreira Diretora Executiva

Portugal

Inês Seco Coordenadora de desejos

Make-A-Wish Portugal® Fundação Realizar Um Desejo Av. Fontes Pereira de Melo, nº6 - 3º Esq. 1050 - 121 Lisboa Portugal

Sofia Pascoal Comunicação

Email: info@makeawish.pt Telefone: 21 356 20 82 NIF: 509 196 853

Relatório de Actividades 2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you