Page 1


Sertões premia campeões em 19 categorias, além das gerais

O Rally Internacional dos Sertões terminou no último dia 20 em Fortaleza (CE), mais precisamente no Beach Park. Foram cerca de 4.500 quilômetros percorridos em dez dias, entre Goiânia (GO) e a capital cearense. Largaram 155 veículos, entre motos, quadriciclos, carros e caminhões. Destes, 112 chegaram ao destino final da 18ª edição da segunda maior prova fora-de-estrada do planeta. Apenas alguns, entretanto, foram os campeões de suas respectivas categorias. Além dos vencedores gerais - Marc Coma (motos); Rafal Sonik (quadris); Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (carros); e Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (caminhões) -, outras 19 categorias foram premiadas. Motos e carros foram os veículos com maior número de subdivisões.


Mais sete campeões nas motos e três nos quadris Bicampeão do Dakar, Coma faturou sua primeira vitória na maior aventura brasileira sobre rodas entre todos que disputaram em duas rodas e também na categoria Super Production Over - válida pelo mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para motos com mais de 450 cm³ de cilindrada até 1300cc. Com o quarto lugar no Sertões, o francês David Casteu venceu a etapa do campeonato mundial de cross country na categoria Super Production 450 motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250 até 450 cm³ de cilindrada - e, de quebra, conquistou seu primeiro título mundial. Segundo colocado na geral, o mineiro Felipe Zanol foi o campeão na Production 450 -válida pelo mundial da FIM para motocicletas de série até 450cc, dois e quatro tempos. Laurent Lazard, na Production Over - para motos de 450cc até 700cc. Pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Sport motocicletas com motorização dois tempos até 380cc ou motorização quatro tempos até 700cc -, que valeu pontos pelo nacional da modalidade, o vencedor foi Guto Klaumann; assim como Marcos Finato, na Super Production - motos e protótipos a partir de 250cc até 1300cc com preparo livre -; Felipe Zanol, na Production - motos até 450 cm³ de cilindrada, de dois e quatro tempos, seguindo normas FIM, e motos off-road produzidas no Brasil de até 700cc. Pela categoria Brasil até 450cc - motos até 450cc, de dois e quatro tempos, produzidas no país com preparo livre - o campeão foi Dautim Cimetta.


Carros e caminhões: seis campeões em quatro rodas e dois nos peso-pesados Ao conquistar o tricampeonato do Rally dos Sertões, o primeiro ao lado do navegador Youssef Haddad, Guilherme Spinelli também faturou o título na categoria Protótipo T1 - veículos com produção nacional e pelos menos mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos. Os vice-campeões deste ano, Klever Kolberg e Flavio França, ganharam a prova na Protótipo T1 Etanol. Ao completar o maior rali nacional em terceiro lugar, Paulo Nobre "Palmeirinha" e Luiz Carlos Palu foram os campeões pela T1 FIA - protótipos homologados de acordo com o anexo J da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Luiz Facco e Silvio Deusdará levaram a melhor na Super Production - participam veículos com menos de mil unidades produzidas -; como Sven Fischer e João Luiz Stal, na T2 FIA - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos homologados pela FIA para competições de rali cross country-; e Victor Valente e Daniel Simon, na Production T2 - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas, tendo como comercialização inicial de veículo normal de rua (picapes, sport utilitys ou utilitários) e posteriormente adaptados e adequados ao uso em competições ou rallys. Com apenas duas categorias, os caminhões se dividiram em veículos leves - mínimo de 3.500kg e pesados - peso mínimo de 4.800kg. O trio formado por Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca, vencedores do rali no geral dos pesospesados, sagraram-se campeões entre os caminhões leves, enquanto Ulysses Marinzeck, Cesar Botas e Adriano Silva, trio quinto colocado entre os dez caminhões, faturou o título entre os pesados.


Confira a tabela com todos os campeões do 18º Rally Internacional dos Sertões: Motos Geral - Marc Coma (ESP) - KTM 690 Mundial FIM Super Production Over - Marc Coma (ESP) - KTM 690 Mundial FIM Super Production 450 - David Casteu (FRA) - Sherco 450 Mundial FIM Production Over - Laurent Lazard (URU) - KTM 690 Mundial FIM Production 450 - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450 Campeonato Brasileiro Sport - Guto Klaumann (BRA) - Yamaha 450 Campeonato Brasileiro Super Production - Marcos Finato (BRA) - KTM 525 Campeonato Brasileiro Production - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450 Campeonato Brasileiro Brasil até 450cc - Dautim Cimetta (BRA) - Honda 300 Quadris Geral - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900 Mundial FIM Quads - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900 Campeonato Brasileiro Quadris Extreme - Francinei Costa (BRA) - Yamaha 700 Campeonato Brasileiro Quadris 450 - Tom Rosa (BRA) - Yamaha 450 Carros Geral - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SR Protótipo T1 - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SR Protótipo T1 - Etanol - Klever Kolberg/Flavio França (BRA) - Protom T1 FIA - Paulo Nobre "Palmeirinha"/Luiz Carlos Palu - BMW X3 T2 FIA - Sven Fischer/João Luiz Stal - Mitsubishi Pajero Super Production - Luiz Facco/Silvio Deusdará - Mitsubishi L200 Production T2 - Victor Valente/Daniel Simon - Toyota Hilux Caminhões Geral - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000 Caminhões Leves - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000 Caminhões Pesados - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (BRA) - Ford Cargo 1722


Mitsubishi L200 Triton é o primeiro carro etanol da História a vencer um rally internacional MATERIA EM 24 DE AGOSTO NO MAIS RALLY

Foram precisos 4.281km para a Mitsubishi L200 Triton, com motor flex V6 3.5 litros, entrar para a história do automobilismo internacional como primeiro veículo movido a etanol a ser campeão na geral. O piloto Guilherme Spinelli, ao lado de Youssef Haddad, também fez história ao conquistar o inédito tricampeonato na geral da categoria carros no Rally do Sertões. A Mitsubishi Triton SR estreou em grande estilo nos ralis. No primeiro desafio off-road, o veículo foi o mais rápido do segundo maior rali do mundo. Leandro de Almeida, chefe da equipe Old Boys e responsável pelo projeto e pela fabricação da Triton SR, veículo com o qual Spinelli/Haddad ganhou o Sertões comemorou o sucesso do projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de um ano. “O resultado foi o melhor possível. E logo na estreia da Triton SR em ralis, ela já entrou para a história como o primeiro carro a ganhar com etanol. O carro provou mais uma vez sua enorme resistência e sua excelente performance”, explicou Leandro. A primeira participação de Guiga Spinelli no Sertões foi em 1999 com a conquista do título na categoria diesel e a quinta colocação na geral. Depois foram dois vice-campeonatos (2000 e 2001) e dois títulos consecutivos (2003 e 2004) no mais importante rali off-road do país. Após dois anos afastados, Guiga retornou este ano ao Sertões, conquistando o inédito tricampeonato. O bicampeão brasileiro de Rally Cross Crountry Youssef Haddad participou oito vezes da segunda maior aventura fora de estrada do planeta: quatro vezes como engenheiro e quatro como navegador. Em 2003 e 2004 foi campeão como engenheiro do carro de Spinelli, em 2007 foi vice também como engenheiro e no ano passado foi o melhor brasileiro nos carros, dessa vez como navegador, conquistando a terceira colocação na geral e ganhando a categoria Protótipos.


Em 2010, Youssef assegurou o seu primeiro título na geral dos carros. “Foi muito prazeroso voltar a correr no Sertões. Superamos todas as nossas expectativas, o conjunto foi perfeito. O desempenho da Triton SR foi maravilhoso, o carro é fácil de pilotar, rápido e extremamente resistente. Youssef sempre foi nosso engenheiro e como navegador fez um trabalho fantástico e superou qualquer expectativa que eu poderia ter. Não cometemos nenhum erro e para fechar o pacote primeiro tricampeonato da categoria”, festejou Spinelli. “Foram os 100km mais longos da minha vida. Essa vitória é do carro e de toda a equipe, tivemos pouquíssimo tempo para treinar e o trabalho que foi feito na Triton SR foi maravilhoso. Acreditamos o tempo todo no potencial do veículo e o resultado veio para coroar esse trabalho fantástico. Agora é só comemorar”, festejou Haddad. A última etapa foi a mais rápida do Sertões 2010. Estradas com ótimo piso proporcionaram altas velocidades. A etapa passou por algumas cidades e vilas cearenses ficando mais travada do meio para o final além de estradas de cascalho, e areia. O deslocamento final passou por algumas dunas, com trajeto da praia de Cumbuco antes da chegada ao Beach Park. Amanhã (21/08) os grandes vencedores do Sertões receberão a taça de campeão, às 19h, no pódio, que será montado no Beach Park Resort.


Fotos: Expedição Santo Amaro Jipe Clube De São Luis


2° Motocross Papa Léguas Reunirá pilotos de vários estados MATERIA EM 30 DE AGOSTO NO MAIS RALLY

Será realizado nos próximos dias 04 e 05 de setembro, no município de Altos, a 40 Km de Teresina, a 1ª etapa do Campeonato Piauiense de MotoCross. A prova acontecerá no Parque Papa Léguas, na BR 343. Com supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí – FMP, o campeonato será composto de três etapas. As demais provas ainda serão definidas pela Federação, que é presidida por Ernani Pires. A supervisão da prova será feita pelo Diretor de Motocross da FMP, Cássio Murilo, que também é o responsável pela organização do Campeonato Piauiense de Motocross. A organização desta terá parceria com o responsável II Motocross Papa Léguas, o Jucelino. “Com a implantação do Campeonato Piauiense de Motocross, damos o primeiro passo para estruturar o esporte no Estado, assim como já foi feito com o enduro de regularidade. Esperamos dentro de pouco tempo conseguirmos ter um Motocross forte e organizado e, brevemente, também com outras modalidades do motociclismo”, considera Ernani Pires. Cássio Murilo informou que a pista onde acontecerá a 1ª etapa do campeonato é considerada de média dificuldade, com mil metros de comprimento, sete metros de largura, duas mesas com 25 metros de extensão cada, curvas acentuadas e piso de muita areia, um salto duplo e dois lançantes. A organização está confiante de atingir boa participação e competitividade, uma vez que competidores de alto nível já confirmaram presença para a disputa, como pilotos do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão e do Piauí.


Brasileiro de rally 4x4 2010 – Começa a disputa MATERIA EM 13 DE SETEMBRO NO MAIS RALLY

Poeira e a adrenalina tomaram conta das três primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4 que aconteceram nos últimos dias 3, 4 e 5 de Setembro em João Pessoa na Paraíba. Com um total de 10 etapas , o Campeonato Brasileiro de Rally é disputado em 4 cidades diferentes , e reúne os principais pilotos de 4×4 do Brasil .A capital São Luis está na disputa para trazer uma das etapas ainda este ano.


O único representante do Maranhão que esteve nestas 03 primeiras etapas do campeonato brasileiro foi o atual campeão maranhense Rafael Pflueger , que trouxe em sua bagagem , depois de muita correria , 03 troféus para o Maranhão. O piloto chegou em segundo lugar nas três etapas que disputou, que proporcionou a posição de favorito ao título 2010. O piloto Rafael Pflueger da equipe RDR rally team iniciou em competições nacionais em 2009 quando participou do Campeonato Brasileiro de Rally na categoria production, categoria de acesso para novos pilotos na competição nacional. Já em seu primeiro ano surpreendeu com o vice campeonato da competição e para 2010 resolveu mudar de categoria, passando a principal categoria da competição a de carros protótipos, onde os carros tem tecnologia ilimitada e onde os melhores pilotos do Brasil se encontram.


A estréia do carro 2010, que está sendo preparado desde o início do ano na cidade de Fortaleza – CE, ficará para a próxima etapa , em outubro de 2010, que será na cidade de Cururipe / Alagoas. “Até a próxima etapa esperamos contar com o apoio das empresas locais para cobrir custos logísticos e finalizações técnicas do carro.A garantia é o retorno da imagem da empresa em todo Brasil, nos carros, no site www.maisrally.com.br e materiais de apoio nos eventos. O favoritismo conquistado nestas primeiras etapas credenciam a equipe RDR a ser uma representante de sucesso do Maranhão em todo Brasil” Conclui o piloto Rafael Pflueger


Fotos Curiosas Mais Rally

RED BULL TE DA AAAASAS!!!!!!!


Campeonato Amapes de motocross: confira os resultados da 4° etapa realizada na cidade de Cantanhede – MA MATERIA EM 05 DE OUTUBRO NO MAIS RALLY

CATEGORIAS: 125cc 1º- Ary Show (São Mateus do Maranhão-Ma) 2º- Fuguetão (Bahia-Ba) 3º- Katharine (São Luis-Ma) 4º- Guilherme (Coroatá-Ma) 5º- Bruno (Coroatá-Ma) 150cc a 200cc 1º- Maguinho (Terezina-Pi) 2º- Fuguetão (Bahia-Ba) 3º- Mariel (Sobral-Ce) 4º- Junior (Sant Ines-Ma) 5º- Calanguinho (São Luis-Ma 230cc

1º- Raul (São Luis-Ma) 2º- Gaucho (Fortaleza-Ce) 3º- Tatu (Parana-Pr) 4º- Japan (Bacabal-Ma) 5º- Marcelo Rangel (Sant Ines-Ma) 250cc 1º- Maguin (Terezina-Pi) 2º- Fuguetão (Bahia-Ba) 3º- Gaucho (Fortaleza-Ce) 4º- Rangel (Coroatá-Ma) Força Livre Importada 1º- Gaucho (Fortaleza-Ce) 2º- Albert (Terezina-Pi) 3º- Raul (São Luis-Ma) 4º- Niel (São Luis-Ma 5º- Mariel (Sobral-Ce)


Equipe técnica do rally piocerá está em solo maranhense para levantamento do percurso da prova de motos MATERIA EM 07 DE OUTUBRO NO MAIS RALLY

Com programação e roteiro definidos, a equipe técnica da 24ª edição do maior rally de regularidade da América Latina, o Rally Piocerá, começa a levantar cada trecho do percurso para desenhar o mapa da prova. No último final de semana, o diretor geral, Ehrlich Cordão, e os coordenadores de prova viajaram para o primeiro levantamento da prova de motos. Nestes dois dias, a equipe desvenda belas trilhas em alguns municípios do Maranhão, já que a prova tem pernoite na cidade de Barreirinhas. Eles saíram de Teresina, ponto de partida da competição, e terminarão o levantamento em uma semana até Jericoacoara, no Ceará. No mês passado, foi concluído o levantamento da prova de carro 4×4 (Regularidade). O Rally Piocerá 2011 está marcado para os dias 23 a 29 de janeiro. As vistorias, Prólogo, Briefings e Largada Promocional acontecem em Teresina nos dias 23 e 24. No dia 25, o ronco dos motores seráo ouvidos logo pela manhã quando os competidores começaram as disputas pelos troféus de 1º ao 5º lugares em suas respectivas categorias.


A previsão é que os pilotos de moto realizem um percurso de mil a 1.200 Km durante quatro dias de competição. Os dois primeiros dias de prova – TeresinaPI a Barreirinhas-MA e de Barreirinhas a Parnaíba-PI -, prometem trechos técnicos de muita navegação e também devendo exigir muita habilidade e preparo físico, afinal areia, típico de dunas, formam o piso na maior parte da prova nestas duas etapas iniciais. O terceiro dia, entre Parnaíba-PI e Ubajara-CE será marcado por clima mais amenos e trechos serranos, dentro do circuito Serras Nordeste (roteiro turístico entre Piauí e Ceará). O quatro e último dia, velocidade e técnica, com pouca areia deverá marcar o percurso do trecho entre Ubajara e Jijoca/Jericoacoara. A prova terminará no município de Jijoca e de lá a prova segue em comboio, não valendo mais pontos, até Jericoacoara, cerca de 22 Km. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento www.piocera.com.br. Lá, podem ser visualizadas as últimas notícias, o regulamento, as tabelas de valores de inscrição, mural de recados, a história do evento, os campeões de todas as edições, galerias e muito mais.


PROGRAMAÇÃO DO RALLY PIOCERÁ 2011 – 24 ANOS 1º DIA – 23/01/2011 – TERESINA-PI Vistorias Técnica e Médica (todos os participantes) Local: a definir 2º DIA – 24/01/2011 – TERESINA-PI Vistorias Técnica e Médica – 8h às 13h (todos os participantes) Briefing – às 13h – Cross Country – Velocidade – VeloPiocerá Prólogo – às 15h – Cross Country – Velocidade – VeloPiocerá Briefing – Regularidade (Carro 4×4 – Motos – Bikes) Largada Promocional – às 20h (todos os participantes) Local: a definir MOTO – REGULARIDADE 3º DIA – 25/01/2011 – TERESINA-PI A BARREIRINHAS-MA 4º DIA – 26/01/2011 – BARREIRINHASMA A PARNAÍBA-PI 5º DIA – 27/01/2011 – PARNAÍBA-PI A UBAJARA-CE 6º DIA – 28/01/2011 – UBAJARA-CE A JERICOACOARA-CE 7º DIA – 29/01/2011 – JERICOACOARACE Festa de Premiação – às 22 horas


Piloto Destaque Mais Rally : Katherine de Souza

Piloto Destaque do Mês de Julho : Katherine de Souza Não é de hoje que as mulheres vêm assumindo posições importantes no cenário mundial e conquistando ainda mais espaço, mostrando suas habilidades em diversos tipos de ações. Não seria diferente com o esporte, onde elas vêm dando uma cara nova às competições de motociclismo, quebrando barreiras e ditando novas regras em um cenário antes predominantemente masculino. Katherine de Souza, 18 anos, maranhense, é uma delas, já sendo considerada a radical das pistas de MotoCross por muitos marmanjos que praticam o esporte no Maranhão. Ela ingressou no esporte aos 13 anos de idade por incentivo involuntário do pai, o Titino, que há 23 anos promove e participa de corridas e reuniões de MotoCross em seu sítio, na Vila Maranhão em São Luís-MA. Logo que começou, quando da sua primeira corrida, em Itapecuru-MA, apesar de ter tido várias avarias em sua moto, já obteve resultado significativo: foi a primeira colocada atuando ao lado de outros competidores do sexo masculino.


E claro, como todo começo, encontrou várias dificuldades, principalmente em se tratando de equipamentos de proteção e de reposição, que na época custavam muito caro e até hoje encontra tal empecilho. Depois de algum tempo, Katherine conseguiu, através do “paitrocínio”, comprar uma moto melhor e mais moderna, porque no começo, com as dificuldades, tinha que agüentar as árduas competições com equipamentos velhos e enferrujados, mas que ainda funcionavam. O treinamento ainda é escasso. Katherine tem como objetivo treinar três vezes na semana, mas atualmente só tem treinado duas vezes ao mês, uma vez que só pode praticar o MotoCross na presença do seu pai (regra esta inquebrável), que também é seu treinador, o qual dispõe de pouco tempo para acompanhá-la em razão de suas outras atividades. Mesmo sem treinar como quer, a nossa motoqueira radical tem em seu currículo mais de 12 competições regionais completadas e em quase todas subiu ao pódio, desbancando assim diversos outros adversários que ficam indignados com tal feito. “Homem nunca quer perder pra mulher”, afirma a maranhense. “Preconceito ainda existe, mas está mudando”, garante


. Com sua MOTO TORNADO XR 250, Katherine pretende participar de várias outras competições aqui mesmo no Maranhão, para depois, quem sabe, ganhar o mundo. Ela ainda considera o MotoCross no estado muito fraco, e só quem promove alguns eventos na ilha é o seu próprio pai, na pista construída em seu sítio. “Acho que deveria existir campeonatos regionais, e que cada região tivesse sua pista, onde a cada etapa fosse acumulando pontos, e no final tudo se integralizaria”, comenta Titino. Não obstante todas as dificuldades que o esporte enfrenta no Maranhão, Katherine afirma acreditar no seu crescimento e luta para o seu fomento. “O esporte tá crescendo” afirma ela em relação ao MotoCross. Mas é necessário que haja um esforço muito maior para apoiar competidoras do nível dela, apoio este que se dá através de patrocínios sérios, de empresas sérias, que estejam comprometidas não só com o MotoCross, mas com o esporte como um todo e a importância dele na evolução sócio-educativa do ser humano. Texto: Rafael Carvalho Fotos: Rafael Pflueger , arquivo pessoal Katherine


CALENDÁRIO 2010 Copa Troller Nordeste 29 mai 10 - Natal – RN 28 ago 10 – Salvador -BA 16 out 10 – Recife –PE 04 dez 10 – Fortaleza CE Copa Troller Sudeste 20 mar 10 – Itupeva – SP 17 abr – 10 – Poços de Caudas – MG 15 mai 10 – Curitiba (PR) 31 jul 10 - A definir (SC) 18 set 10 – A definir (RJ) 20 nov 10 – Campinas (SP) Mitsubishi Cup Nordeste 31 jul 10 – Salvador (BA) 11 set 10 – Fortaleza (CE) 16 out 10 – João Pessoa (PB) 13 nov 10 – Natal (RN) Mitusubishi Cup Sudeste 17 abr 10 – São Carlos (SP) 15 mai 10 – Londrina (PR) 12 jun 10 – A definir (SC) 03 jul 10 – Jaguariúna (SP) 28 ago 10 – A definir (MG) 25 set 10 – A definir (SP) 27 nov 10 – Ribeirão Preto (SP) Mitsubishi Motorsports Nordeste 31 jul 10 – Salvador (BA) 11 set 10 – Fortaleza (CE) 16 out 10 – João Pessoa (PB) 13 nov 10 – Natal (RN)

Mitsubishi Motorsports Sudeste 10 abr 10 – São Pedro (SP) 01 mai 10 – Uberlândia (MG) 29 mai 10 – Blumenau (SC) 26 jun 10 – Londrina (PR) 28 ago 10 – A definir (MG) 25 set 10 – A definir (RJ) 27 nov 10 – Ribeirão Preto (SP) Brasileiro de Rally 4×4 03 set 10 – João Pessoa (PB) 31 out 10 – Coruripe (AL) 21 nov 10 – Feliz Bezerro (AL) 05 dez 10 – Teotônio Vilela (AL) Brasileiro de Rally Cross Country Velocidade 14 mar 10 – Barretos (SP) 04 abr 10 – RN 1500, Natal (RN) 30 mai 10 – Avaré (SP) 08 ago 10 – Rally dos Sertões 10 out 10 – Taubaté (SP) 07 nov 10 – A definir 12 dez 10 – A definir (SP) Brasileiro de Rally de Velocidade 07 mar 10 – Curitiba (PR) 02 mai 10 – Erechim (RS) 18 jul 10 – Pomerode (SC) 19 set 10 – Ouro Branco (MG) 24 out 10 – A definir 21 nov 10 – A definir Campeonato Brasileiro de Regularidade 17 e 18 jul 10 – São Luis (MA) – Rally Pirão


��������������������������������������������������������������������������� ��������������������������������������������������������������������������������� �����������������������������������������������������

Revista online mais rally  

Tudo sobre o Rally do Norte e nordeste