Page 1

DUA’A ASSAF / DIVULGAÇÃO / CP

[CPOVO: CORREIO_DO_POVO-MAIS_PREZA-MATERIAS <MAISPREZA> [EDITORIAL] ... 18/07/14]

sborges@correiodopovo.com.br Editora: Susi Borges

Author:SBORGES

Date:18/07/14

MODA CIENTÍFICA ■ De 30 de agosto a 3 de setembro, vai rolar o 10˚ Colóquio

de Moda, na UCS, em Caxias do Sul. Além de ser o maior congresso científico da área no Brasil, com foco em apresentação de trabalhos e mesas de debate, também tem espaço para quem quiser realizar minicursos com uma visão mais prática. As inscrições vão até dia 20 de agosto e dá pra conferir mais detalhes lá no blog, claro: maispreza.com.br.

BRUNA PASSOS AMARAL / DIVULGAÇÃO / CP

Há 11 anos a Bruna sabe o que é a vida de intercambista e há 11 anos ela economiza muito para viajar

GUARDEI, TÔ INDO! A

pesar desses quilos e quilos de malas que você vê aí na foto com a Bruna (não são todas dela, ok?), nós não vamos falar em como acomodar melhor sua bagagem para viajar. Nossa intenção é que você aprenda a acomodar melhor o dinheiro na sua conta e, daí sim, reunir as bugigangas e cair nesse mundão. A Bruna Passos Amaral, que tem só 27 anos e já fez sete intercâmbios — dois para os EUA e cinco para a Alemanha —, garante que isso não é coisa de milionário. A jornalista teve o suporte da família, o que não foi motivo para ela desistir de economizar e a se organizar em função das viagens. “Meus

pais sempre me ajudaram com o que eu precisei, mas também corri atrás. Consegui bolsas e economizei tudo que pude antes, durante e depois de viajar”, conta. Atualmente morando na Alemanha, onde está fazendo mestrado, a guria, que sempre se considerou uma pessoa econômica, compartilha toda a sua experiência no Partiu Intercâmbio, um blog que criou para ajudar a galera com as inúmeras dúvidas que surgem antes de arrumar a mochila e sair desbravando o mundo. E claro que dicas sobre como cuidar das finanças de alguém tão experiente são sempre bem-vindas. Então, papel e caneta na mão e espicha o olho para o box ao lado.

■ PLANEJE Para o economista e professor da PUCRS Alfredo Meneghetti, o essencial para a realização de um intercâmbio é traçar um planejamento financeiro. É preciso estabelecer uma meta, com datas, locais e valores, e se organizar a partir disso. E, claro, uma maior antecedência proporciona encontrar as melhores ofertas de passagens e hospedagens. Já a estratégia de planejamento da Bruna é um pouco diferente. Ela prefere guardar dinheiro ininterruptamente, para quando uma viagem chegar, já estar preparada. “Na minha vida, tudo sempre aconteceu meio de uma hora para outra. Não teve nada que eu tenha planejado por anos, mas desde que comecei a trabalhar sempre guardei dinheiro”, conta. ■ USE OS AMIGOS Use e abuse dos amigos viajados. Pergunte os detalhes, desde o valor do cartão de transporte até o restaurante mais barato. Lembre-se: todo e qualquer lugar no mundo tem o supermercado mais caro e o mais “em conta”. A hora é de viajar e não de ficar com vergonha de pechinchar. ■ COMPRE UM COFRINHO Sabe aqueles R$ 2,50 que sobraram do almoço? Os R$ 0,50 de troco do táxi? Manda ver no cofrinho. Parece uma dica besta, mas o economista garante que se você levar a sério, ela dá resultados, afinal, ali não tem taxas. Aquela velha história, de grão em grão... (Dica: compre o cofrinho de quebrar.) ■ FUJA DOS BANCOS Nem sempre bancos ajudam a economizar. Na maioria das vezes, pagamse várias taxas por um rendimento baixíssimo, como no caso dos títulos de capitalização, tããão oferecidos a universitários. De acordo com Meneghetti, esse tipo de investimento não é uma opção considerável, pois os lucros são pequenos e os valores ficam parados por muito tempo. Portan-

TE programa

#drops ■ Que a imagem ao lado é

BARBARA MATTIVY / DIVULGAÇÃO / CP

■ Lembram desses sapatinhos veganos estilosos que falamos esses tempos por aqui? Pois a ideia criativa e melhor amiga do meio ambiente, que antes era só virtual, agora ganhou um cantinho físico. A Insecta Shoes será uma das várias marcas que estarão abrigadas no Aldeia, em Porto Alegre. O espaço inaugura amanhã com a proposta de reunir tudo o que tenha a criatividade como elemento principal. Também vamos ouvir falar de projetos culturais e sociais por lá relacionados a moda, música, literatura, cinema, dança, teatro, fotografia e até astrologia. Bem legal, né? O Aldeia fica na Santana, 252, e a função de estreia começa a partir das 18h. Bora, é só chegar!

to, depois do cofrinho, a melhor alternativa é a tradicional poupança, mas desde que seja vinculada a uma conta corrente. Isso evita que os bancos tentem incluir a ela diversos produtos financeiros como seguros, que geram mais taxas a pagar. ■ REDUZA OS CUSTOS Parece blá-blá-blá eterno, mas o maior gasto quando se está morando fora é com a alimentação. “É essencial começar a cuidar esse tipo de gasto antes de sair do país, mesmo que aqui sejam os pais que paguem as compras. Vá junto, descubra quanto custa o leite, o queijo e a carne porque você vai precisar pesquisar e encontrar os melhores preços lá fora”, alerta o economista. Mas, para você não ficar só no miojo, uma boa sugestão da Bruna: economizar tudo que der antes para justamente poder aproveitar 100% da viagem, inclusive sair para jantar de vez em quando. “O importante é estabelecer prioridades e concentrar os gastos nelas.” ■ LIVRE-SE DO REAL Trocar as moedas, um grande dilema, deve ser algo gradual: junte uma graninha e já troque. O problema de esperar o melhor momento é que ele pode não chegar, já que às vezes as variações não levam a uma queda significativa no valor da moeda. Para ficar por dentro das cotações, vale procurar na Internet como estão os índices e ver os prognósticos a longo prazo. Segundo Meneghetti, os indicativos mostram que não deve haver grandes variações no dólar até fevereiro de 2015, por isso, quem vai viajar antes disso pode já ir agilizando suas trocas. Ainda tem muito o que falar sobre esse assunto! Por isso, o Alfredo Meneghetti, que nos deu essas diquinhas valiosas, vai estar na Padre Chagas, 80, nesta terça para trocar uma ideia com quem estiver por lá! É só chegar, a partir das 19h.

@maispreza

FERNANDO LEONE / DIVULGAÇÃO / CP

■ Amanhã é o dia de ver mais um “Abraçaço” de Caetano Veloso na Capital, no Teatro do Sesi (Assis Brasil, 8787). A última vez que o cantor e a Banda Cê andaram por aqui foi no ano passado, marcado por um show lotado. Vamos lá? Ainda dá tempo! MARCOS HERMES / DIVULGAÇÃO / CP

■ Um show não é suficiente para a Apanhador Só em Porto Alegre. A apresentação no Theatro São Pedro, dia 27, tá esgotada, e deu espaço para uma sessão extra, no mesmo dia, às 21h. Contamos mais lá no blog!

/ maispreza ■ Para os fãs — e os nem tão fãs assim — que estavam com saudades da pegada roqueira da Pitty, eis um motivo para comemorar: ela voltou! Depois de um tempo longe dos palcos, a cantora retorna com o novo disco, “Setevidas”, do qual é responsável pela composição de todas as faixas. Para ver esse trabalho de perto é fácil, só se programar: Pitty e banda vão apresentar a novidade aqui em Porto Alegre no dia 21 de agosto, no Opinião. Ah, e pode ir esperando também hits como “Me Adora”, “Equalize” e “Na Sua Estante”.

Time:13


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.