Issuu on Google+

[CPOVO: CORREIO_DO_POVO-MAIS_PREZA-MATERIAS <MAISPREZA> [EDITORIAL] ... 28/12/12]

T

odo fim de semestre é aquela mesma história: começam a voar convites exigindo traje social chique para as almejadas e superestimadas formaturas. Depois de uma vida inteira de estudos, colégio, cursinho, faculdade, receber, enfim, o aguardado diploma com todos os melhores amigos e família assistindo é o sonho... ou seria um pesadelo? Por mais felizes que possamos estar, ficar durante longas 4 horas assistindo a uma cerimônia com discursos sem fim, músicas batidas e outros momentos constrangedores pode ser uma tortura. Mas há uma luz no fim do túnel para mudar esse estigma. Aliás, uma não, há muuuitas luzes, LED e tudo o mais que a tecnologia — e a criatividade da comissão de formatura — permitirem. Telão de LED e show de luzes laser, o mesmo utilizado nos parques da Disney que fazem qualquer evento parecer um espetáculo de rock, são algumas das últimas novidades no mundo das graduações, conta Rogério Gross, dono de uma produtora de Porto Alegre. Inovação essa que também inclui transmissão ao vivo da cerimônia pela Internet, para aquele seu irmão que está fazendo intercâmbio na Austrália não perder nada. Tudo isso, claro, muito bem estudado e estabelecido cerca de um ano antes, entre a comissão de formatura e a produtora escolhida. Mas apesar da pirotecnia e da tecnologia, por se tratar de uma solenidade, as próprias faculdades acabam exigindo uma certa formalidade na hora da colação de grau. “As instituições têm o seu padrão e não permitem que seja alterado. Todos devem seguir o mesmo formato”, conta Romilson de Oliveira Prado, também proprietário de uma produtora na Capital. “Inovação só em

Author:PVELOSO

Date:28/12/12

Cinema desde o princípio

Andy Warhol em exposição

■ A gente pode nem notar, mas a ciência e o cinema têm uma relação

■ Olha que bacana! Uma exposição inédita das obras lindonas de Andy

estreita, sabia? E é isso que a exposição “Ciência no Set”, que rola no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681) até domingo, se propõe a apresentar. O longa-metragem “Menos que Nada”, do Carlos Gerbase, vai servir de pano de fundo para ensinar a galera como o avanço científico e tecnológico contribuiu para o cinema que a gente conhece hoje. O ingresso é só R$ 15,00. Foi?

Warhol estará te esperando de 8 de janeiro a 8 de fevereiro ali no Café do Porto (Padre Chagas, 239). E o melhor: é de graça. Serão noves serigrafias expostas, entre elas, os clássicos retratos de Marilyn Monroe, Mao Tsé Tung e da lata de sopa Campbell. Te liga nos horários que tu pode pintar lá: de segunda a quarta, das 8h às 23h; quinta a sábado, das 8h à meia-noite; domingos e feriados, das 10h às 23h.

festas. Teve uma formatura em que, depois do baile tradicional, os formandos foram levados para a beira da praia para ver o nascer do sol, por exemplo” revela Romilson. A trilha — Se tem alguém que está sempre nas formaturas, além dos alunos, paraninfos e familiares, é o Toni Garrido do Cidade Negra. “Você não sabe o quanto eu caminheeeei” é um dos hinos dos formandos. Mas, se depender de Henrique Casagranda, 24 anos, formando de Relações Públicas da Ufrgs, pelo menos até sua cerimônia, que deve acontecer em janeiro, a tal caminhada de Toni está com os dias contados. “A gente proibiu algumas músicas de entrada”, afirma, e aí incluam essa do Toni Garrido, hits de Gonzaguinha, Jota Quest, Zeca Pagodinho, entre outras já tão batidas. Tudo em prol da novidade e para sair do padrão que já tá todo mundo careca de saber. Só que não é fácil tomar esse tipo de decisão, ainda mais quando se está falando de 50, 60 pessoas com opiniões distintas. É preciso ter muita paciência e comprimidos para dor de cabeça à mão. “Eu acho que o mais difícil é compilar todas as ideias, porque cada um diz uma coisa diferente e ninguém entende que a gente só pode escolher uma coisa”, diz Henrique. Para o convite e a “temática” eles pensaram em algo que respeite a formalidade, mas também que dê para se divertir. “Vamos fazer o Lado A e o Lado B dos formandos, que será estampado nos convites, na decoração... O primeiro é isso de ser “profissional”, “quadrado” e o diferente foi a gente liberar o lado B, divertido, despojado, descompromissado”, conta o guri. Pelo jeito, nessa festa ao menos, Toni Garrido e sua turma não vão deixar saudades.

Formatura 2.0

POA PRODUÇÕES / DIVULGAÇÃO / CP

O up grade nas formaturas: na foto, uma turma da PUCRS homenageia de forma inusitada os convidados

Te programa DIOGO GUIMARÃES / DIVULGAÇÃO / CP

Gabinete — A antiformatura ■ Se nem com todas as luzes de laser do mundo você ainda não se convenceu, dá para fazer como o Luiz Roberto Galetto, 25 anos, que optou por receber o diploma em Gabinete, quando se formou em Publicidade, em 2010. “Como eu estava juntando dinheiro para viajar, resolvi economizar uma grana e poupar meus amigos e eu disso tudo”, conta Luiz que, nem por isso, deixou de comemorar com os brothers. “Outra vantagem de ter me formado em Gabinete foi poder escolher a data em que comemorei com os amigos, sem precisar brigar com nenhum colega por convidados em comum.” Para se formar em Gabinete é muito simples: você deve entrar em contato com a faculdade para solicitar um agendamento com os coordenadores do seu curso. Não precisa ir de traje de gala, a cerimônia dura pouquíssimos minutos, e sim, sua mãe pode ir se quiser.

Time:14:19

■ Eles voltaram! 30 anos depois, uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional retorna aos palcos para uma turnê curta, porém, cheia de sucessos e nostalgia. O Barão Vermelho traz +1Dose a Porto Alegre para a nossa alegria no dia 2 de março no Pepsi on Stage (rua Severo Dullius, 1995). Se você tá pensando que vai desembolsar seu rico dinheirinho para ouvir hits do grupo está redondamente certo. No repertório, 27 canções, dentre elas “Pense e Dance”, “Bete Balanço” e “Pro Dia Nascer Feliz”. E aproveita que os ingressos já estão à venda na pista, na pista VIP e no mezanino, com valores de primeiro lote já disponíveis. DAVID DACKS / DIVULGAÇÃO / CP

■ O filho do mestre do reggae, Ziggy Marley, está com data marcada para se apresentar na capital gaúcha: dia 12 de abril. Ziggy vai divulgar seu mais recente álbum, “In Concert”, mas traz um show que também preserva sucessos do pai, Bob Marley. A apresentação rola no Pepsi on Stage (rua Severo Dullius, 1995) e os ingressos já estão sendo vendidos - pista, mezanino e pista Vip -, todos com valores de primeiro lote. TRAGA SEU SHOW / DIVULGAÇÃO / CP

Preza ■ Adeuuuussss 2012, foi bom enquanto du-

rouuu..... foi? Foi mesmo? Você lembra de tudo que rolou durante esse ano, das decisões que tomou na faculdade, na carreira, naquele estágio novo??? Pois a gente não quer esquecer das coisas boas que 2012 nos proporcionou e, pra te pilhar a refletir, convidamos algumas pessoas legais pra responder como foi esse ano e dizer o que esperam de 2013 que tá aí batendo na porta. Digita maispreza.com.br agora e espia lá no blog!

REPRODUÇÃO / CP

#drops

■ A bonita aí da foto é a cantora e compositora Céu, uma das boas e jovens revelações da música popular brasileira. Ela é a mais nova aposta do financiamento coletivo Traga Seu Show, que quer trazer a cantora a Porto Alegre. Só que para isso todo mundo tem que se mobilizar até o dia 9 de janeiro e arrecadar a grana necessária para viabilizar o show. O valor mínimo é de R$ 30 (que já garante tua presença, claro). Há outros valores que também incluem recompensas como CD e camiseta exclusiva. Se rolar, o show acontece dia 24 de janeiro, no Opinião. Tem mais informações lá no blog (maispreza.com.br)!

■ Chamada

dá uma confer


MAIS PREZA - 28-12-12