Revista Mais Conteúdo - Edição 9

Page 10

Por Isabella Veiga

Elzinha: política por herança familiar

A força de Elza da Silva Carlos é inquestionável. Professora e política, ela tem sua trajetória conhecida principalmente por “brigar com unhas e dentes” pelas causas que acredita. O que poucas pessoas sabem, é que essa potência vem de berço. Sua família sempre foi muito politizada e introduziu naturalmente a ainda pequena menina no mundo das lutas sociais. A história de Elzinha começa de maneira tocante quando ainda estava na barriga de sua mãe. Seu pai, vítima de um AVC, faleceu sem saber que sua esposa estava grávida. Por tanto, a pequena já nasceu sem a figura do protetor. “Minhas irmãs Ritinha, Ercília, Lourdes, Maria e Conceição participaram fortemente da minha educação e, junto com minha mãe, nunca me deixaram faltar nada”, conta. A família da professora é grande. Caçula de 11 irmãos, sempre foi orientada a lutar por seus ideais. “Na escola quando acontecia um problema, eu me envolvia, tomava partido e buscava a solução”, explica. Ainda sobre os tempos de estudante, ela conta um episódio que mostra como sua personalidade já era forte. Aconteceria um desfile em sua escola e Elzinha já se animou toda e começou

10

a “se ver” em cima do carro alegórico. Acontece que o tema do desfile era “família real”, quando soube que uma criança seria pintada de negro para representar um escravo, se manifestou para participar. Todos olharam espantados e responderam que não tinha sentido uma garota negra querer representar alguém da aristocracia. Sem pestanejar e disposta a desfilar no carro de qualquer maneira, respondeu: “Eu vou de escrava”. A resposta surpreendeu a todos e assim de fato aconteceu. “Nunca tive problema com a minha cor, pelo contrário, me orgulho dela e me parecia um absurdo pintar uma criança. No fim desfilei feliz e onde eu queria”, narra de maneira bem humorada. Foi também na juventude que a professora foi introduzida na política. Ela conta que chegou a conhecer outros partidos, mas acabou seguindo a militância familiar do PT (Partido dos Trabalhadores). Dali para frente, nunca mais parou. O estofo intelectual adquirido na vida, atribui ao que aprendeu como membro da JOC (Juventude Operária Católica), foi lá que conheceu as obras e histórias de Karl Marx, Leon Trotski, Rosa Luxemburgo, Lênin e Martin Luther King, entre outros pensadores. Começava a se construir uma política completa, com mais consciência de sua potência. A intelectualidade foi fortalecida com sua formação acadêmica. Estudou história e passou a lecionar nos colégios estaduais, logo se filiou ao APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e naturalmente se estabeleceu como liderança política daquele grupo. Por conta disso foi convidada a se candidatar pelo PT. Foi bem votada na primeira tentativa, logo na segunda, em 2000, foi eleita e na gestão de 2004 teve seu trabalho reconhecido com sua reeleição. Em seu mandato, conseguiu que muitos dos seus projetos fossem aprovados. Entre eles: Criação do Conselho Municipal de Combate, Tratamento e Prevenção da Dependência Química, diminuição do número de alunos nas salas de aula das Escolas Municipais, instituição do Feriado Municipal de 20 de novembro “Dia da Consciência Negra” e projeto pelo fim do nepotismo. Além das enumeras ações políticas, como ser representante do Brasil no Fórum Afro América 21 em Cali na Colômbia e realizar o primeiro semanário da juventude. Muitas são as propostas para o novo mandato. Exigir dos órgãos competentes a implementação da Delegacia da Mulher, cobrar do poder público a instituição de programas que viabilizem o acesso da juventude ao primeiro emprego, apoiar as legítimas manifestações da sociedade civil, construir em parceria com os sindicatos propostas de ações que viabilizem a formação e valorização dos professores e profissionais de Educação, são algumas das propostas da plataforma política da candidata do PT.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.