Page 1

Soluções Renováveis Climatização 1


+energia Consciente de que as Energias Renováveis são o futuro, um futuro que depende de cada um de nós, a +energia oferece-lhe uma variada gama de produtos e serviços, procurando para si e para a sua casa as melhores Soluções Renováveis.

A FILITÉRMICA é a empresa à frente deste projecto, com vários anos de experiência na área das Energias Renováveis. Tem dedicado grande parte do seu trabalho às nesta área e aos sistemas que trabalhem com elas. Composta por uma equipa jovem, de espírito forte e determinado, a FILITÉRMICA aposta desde sempre na qualidade dos seus produtos, das suas marcas e dos profissionais que lhe dão nome. Sempre rodeada dos melhores parceiros de negócios, tem acompanhado o crescimento e desenvolvimento das novas soluções em climatização.

As actividades de negócio +energia

Fotovoltaico Ar condicionado

Biomassa

.

Recuperadore s de Calor

Solar Termico

Piso Radiante

Bombas de Calor

2


Num país em que o Sol brilha o ano inteiro, porque não aproveitar a energia que ele nos dá. Temos ao seu dispor as melhores gamas de painéis solares para Aquecimento de Águas, convertendo a energia solar em energia térmica permitindo-lhe o máximo conforto e rentabilidade ao desfrutar de uma energia gratuita, limpa e inesgotável.

Apoio ao Aquecimento /

Colector Solar Plano Sol 250 Baxiroca

Colector solar de tubos de vácuo

Sistema em Termossifão

Colector Solar Plano Sol 200 Baxiroca

Solar Easy AQS

Solar Easy AQS Eco

3


Apoio ao Aquecimento / Aquecimento de Piscinas Os sistemas SOLAR EASY AQS E AQUECIMENTO, são compostos por todos os elementos necessários para realizar uma instalação solar de AQS e de apoio ao aquecimento.

Os sistemas SOLAR EASY AQS, AQUECIMENTO E PISCINA, são compostos por todos os elementos necessários para realizar uma instalação solar de AQS,com apoio ao aquecimento e/ou piscina. Incorpora o permutador de placas e a regulação necessária para o aquecimento da piscina.

O conjunto dispõe de um acumulador "tank-in-tank", ou seja, um acumulador duplo,onde a parte inferior utiliza-se como depósito de inércia para o aquecimento e o depósito superior utiliza-se para a produção de AQS.

A central solar controla todos os elementos da instalação, tanto o circulador do circuito solar, como a válvula de zona do circuito de aquecimento. Não é necessário instalar nenhum sistema para a libertação de excedentes de calor. Sistema de recirculação nocturna pré-programado na central solar e vaso de expansão sobredimensionado.

Sistema anti-gelo e anti-sobreaquecimento pré-programados na central solar. Gama formada por 4 a 6 colectores planos PS2.0 com acumulador ASC 800/200-E ou por 8 colectores planos PS2. 0 com acumulador ASC 1000/250-E. Garantia: 10 anos para Colectores Solares, 5 anos para Depósito Acumulador e 2 anos para Componentes Hidráulicos

4


Colector solar de tubos de vácuo Descrição:

Design e prestações para zonas de baixa radiação A nova gama de colectores AR é a melhor solução para zonas de radiações solares baixa e aplicações de elevada temperatura. Possuidor de um desenho vanguardista de dimensões reduzidas e de peso, convertem a nova gama AR em colectores mais atractivos, eficientes e cómodos. A versátil configuração da sua gama de suportes permite uma perfeita adaptação a qualquer cobertura incluindo fachadas de edifícios (possibilidade de instalação de 0º a 90º).

Características principais - Captador composto por 20 e 30 tubos de vácuo. - Os tubos foram submetidos durante o seu processo de fabricação a um vácuo interno que minimiza as perdas energéticas por convecção e condução para conseguir a máxima poupança energética. - Absorvedor plano altamente selectivo - Desenhados para zonas de baixa radiação solar e aplicações de água quente a uma temperatura elevada e frio solar. - Os tubos estão unidos pela sua parte superior a um colector coaxial de cobre devidamente isolado e cober to por uma carcaça de alumínio. - Possibilidade de instalação vertical integrada na fachada (90º) ou horizontal, sobre a cobertura do edifício (0º). - Os tubos do colector podem ser facilmente ajustáveis, para assegurar uma óptima orientação de modo permitir o máximo aproveitamento da radiação solar incidente. - Facilidade na substituição individual dos tubos, em caso de necessidade. - A gama de colectores AR, junta às excelentes prestações o aspecto vanguardista e tecnológico .

5


Descrição: Os sistemas SOLAR EASY AQS integram no mínimo espaço possível grupo hidráulico, vaso de expansão e central de regulação, totalmente ligados e cablados. A gama está composta por 12 sistemas diferentes combinando os acumuladores de 200, 300, 400 e 500 litros, com os colectores PS2.0 e PS2.4. Características principais: - Novo e revolucionário conceito de "plug&play". - Sem limitações de altura, nem comprimento de tubagem horizontal e vertical. - Sem precauções adicionais na inclinação das tubagens. - Não é necessário instalar nenhum sistema para a libertação de excedentes de calor. Sistema de recirculação nocturna pré-programado na central. Além disso o vaso de expansão está dimensionado correctamente para a grande maioria das instalações. Garantia: 10 anos para Colectores Solares, 5 anos para Depósito Acumulador e 2 anos para Componentes Hidráulicos.

Central Solar O depósito acumulador solar incorpora uma central solar de fácil manuseamento e já ligada, unicamente é necessário ligar a sonda dos colectores solares. Características: - Possibilidade de ligar 4 sondas. - 2 saídas de relé disponíveis. - Controlo e regulação do funcionamento do circulador solar. - Protecção anti-sobreaquecimento e anti-gelo. - Recirculação nocturna para a libertação de excedentes de calor. - Controlo até 9 sistemas hidráulicos diferentes.

6


Descrição: O Sistema em Termossifão é um sistema compacto formado por 1 ou 2 colectores solares, 1 depósito acumulador e todos os componentes necessários para dispor de água quente sanitária. Um sistema rápido, cómodo e eficaz para dispor de água aquecida por acção do Sol. Uma energia limpa, inesgotável e gratuita.

Características principais - O seu funcionamento baseia-se no princípio do termossifão. - A versão para cobertura plana está fixada a 40º de inclinação. - Modelos disponíveis: com depósito acumulador de 150, 200 e 300 litros. - Disponível para instalação sobre cobertura plana e telhado inclinado. - Ensaiado por Fraunhofer Institut. - GARANTIA DE 10 ANOS (*). (*) Excepto depósito acumulador.

7


Descrição:

Formados pela combinação de 1 ou 2 colectores planos PS2.0 ou 1 colector plano PS2.4, um depósito acumulador de 150 ou 200 litros e todos os componentes hidráulicos, de regulação e segurança necessários para a realização da sua instalação de água quente sanitária com energia solar. Componentes hidráulicos: - Solar Hydraulic 10 Simple - Purgador automático Flexvent Super 1/2” - Separador de ar Flamcovent 22 - Misturador termostático MT 3/4” Componentes de regulação: - Central solar CS-1 Componentes de segurança: - Vasoflex solar 18 l Garantia: 10 anos para Colectores Solares, 5 anos para Depósito Acumulador e 2 anos para Componentes Hidráulicos.

8


Num país em que o Sol brilha o ano inteiro, porque não aproveitar a energia que ele nos dá. Temos ao seu dispor as melhores gamas de painéis solares para Aquecimento de Águas, convertendo a energia solar em energia térmica permitindo-lhe o máximo conforto e rentabilidade ao desfrutar de uma energia gratuita, limpa e inesgotável.

SONNENKRAFT COMFORT

SONNENKRAFT COMFORT plus

SONNENKRAFT COMPACT

9


Descrição: Sistema de água quente/aquecimento COMFORT Aquecimento solar COMFORT. A solução COMFORT da SONNENKRAFT é a solução ideal para aqueles que procuram uma instalação solar potente e compacta, para apoio ao aquecimento: Cobertura solar em casas bem isoladas: aquecimento até 40 %, água quente até 80 % Água quente sanitária limpa e higiénica, através do aquecimento instantâneo de água (módulo de água quente) Tempos de montagem reduzidos Unidade compacta para instalação na sala de máquinas.

Descrição: Sistema de água quente/aquecimento COMFORT plus Aquecimento solar COMFORT plus O sistema COMFORT plus da SONNENKRAFT optimiza potência e consumo, tornando-se com isso o equipamento ideal para aqueles que exigem o mais alto grau de qualidade: Grau de cobertura solar em casas bem isoladas: aquecimento até 50 %, água quente até 80 % Produção instantânea de água quente sanitária, através do módulo de água quente sanitária para até 3 moradias Tempos de montagem reduzidos Óptimo rendimento do sistema através do sistema de carga por estratificação (módulo de carga por estratificação)

10


Descrição: Sistema de água quente COMPACT Instalação solar COMPACT O sistema COMPACT da SONNENKRAFT optimiza potência e consumo, tornando-se a opção ideal, para aproveitar a energia solar de forma eficiente: Garante 80 % das necessidades de A.Q.S. Tempos de montagem reduzidos, pronto a funcionar na maioria dos casos Adaptação técnica perfeita de todos os componentes Funcionamento simples e fiável Adaptado a todo o tipo de casas.

11


O aquecimento por piso radiante permite total liberdade arquitectónica e torna possível configurar a casa de acordo como os desejos de cada um. Os móveis podem ser dispostos livremente e não se perdem superfícies, nem existem interferências de radiadores incómodos ou aparelhos inestéticos. O aquecimento por piso radiante é uma tecnologia utilizada hoje em dia em grande número de instalações novas de aquecimento, sendo extremamente divulgado em toda a Europa. O princípio essencial é transformar o chão numa grande superfície radiador a uma temperatura morna, permitindo aquecer espaços de uma forma suave, uniforme e com níveis inigualáveis de conforto térmico.

Funcionamento O sistema de aquecimento por chão radiante baseia-se no princípio da ascenção do ar quente em relação ao ar frio. Ao aquecer o chão, aquecerá o ar de baixo e com a sua elevação levará o calor para todo o espaço da divisão de um modo suave e homogéneo. O sistema incorpora directamente uma tubagem no chão, entre a placa de suporte e o revestimento. A temperatura da água encontra-se pouco mais quente que o ambiente pois o aquecimento é distribuído por toda a área.

Quanto à selecção do revestimento do piso não há praticamente nenhuma limitação. O aquecimento por piso radiante é compatível com parquete, soalho, mármore, tijoleira e granito, sendo particularmente mais eficiente se for pavimentado com uma cerâmica de baixa resistência térmica.

Comparação térmica Uma das grandes vantagens do chão radiante em relação aos outros sistemas existentes é a ocupação da sua zona de conforto térmico (espaço aonde é agradável a diferença térmica entre o corpo e o ar). Um espaço térmico maior e mais homogéneo trará níveis de conforto superiores entre outras vantagens.

12


Vantagens Redução da suspensão do pó O movimento ascendente do ar quente é a distribuição numa área de aquecimento maior, reduz assim a sua intensidade, minimizando a suspensão do pó, com evidentes vantagens na qualidade do ar interior, em especial para quem sofre de asma ou alergias.

Curva térmica favorável Curva térmica favorável (variação da temperatura com a altura), em que a temperatura diminui de baixo para cima, sendo eliminadas as bolsas térmicas (principalmente junto ao tecto) e que constituem energia perdida. Conseguem-se importantes poupanças energética, em especial nos espaços com elevado pé-direito (tecto alto).

Económico e ecológico Devido a baixa temperatura da água nos circuitos (entre 30ºC e 55ºC) é o sistema de aquecimento ideal para funcionar com as modernas caldeiras de condensação (de elevadíssimo rendimento) ou mesmo com os ecológicos painés solares.

Baixo consumo de energia Com um nível de calor maior pode-se reduzir a temperatura ambiente (cada redução de 1º representa uma poupança de energia de até 6%). A baixa temperatura da água nos circuitos conduz também a um baixo consumo de energia pois as perdas térmicas são inferiores em relação a sistemas com circuitos de temperaturas elevadas, como é o caso dos radiadores.

Ambiente agradável Uma sensação de ambiente agradável e com uma temperatura homogénea reduzirá os choques térmicos e os problemas de saúde que podem trazer. O chão encontrará numa temperatura agradável ao tacto ideal para as crianças e confortável para os pés desprovidos de calçado.

Sem ruído e sem manutenção Devido às suas características sem peças mecânicas o sistema de aquecimento por chão radiante é totalmente silencioso e sem manutenção em desgastes.

Garantia Uponor de 10 anos Garantia Uponor de 10 anos com € 500.000 de apólice

13


Informação técnica O aquecimento com piso radiante utiliza placas específicas, que permitem criar uma camada de isolamento que minimiza a transmissão térmica e acústica para andares inferiores minimizando a inércia térmica. O sistema necessita de uma altura de cerca de 10cm, excluindo o revestimento do pavimento.

No sistema com argamassa os tubos de aquecimento são colocados sobre o isolamento e ficam embebidos directamente no cimento. Desta forma, a camada de argamassa serve como distribuidor de calor.

14


Sistema Uponor mini para renovação O Uponor Mini é um sistema radiante que utiliza água a temperaturas moderadas para a climatizaçâo de edificios residenciais e não residenciais. É integrado na estrutura do chão, sobre o pavimento já existente e coberto com uma argamassa autonivelante de alto rendimento. 

Design extra-plano: apenas "um centímetro" de altura.

Peso reduzido.

Especialmente desenhado para a reabilitação de edificios antigos.

Fácil colocaçâo do painel porta-tubos sobre o pavimento existente.

A solução ideal para renovações em moradias unifamiliares e apartamentos.

Maior comodidade na instalação Redução do tempo de secagem. A altura dos elementos e da espessura da capa autonivelante são mínimas. Instalação rápida e limpa. Os paineis porta-tubos Uponor Mini são muito estáveis e podem ser pisados, pelo que é necessário apenas uma pessoa para a sua colocação. Os tubos Uponor evalPEX, graças à dua flexibilidade, podem ser colocados em ângulos de 90° e 45° sem dificuldade. Fixam-se de uma forma rápida e simples ao painel Uponor Mini

15


Capacidade de adaptação ao formato da divisão Fácil de ampliar, fácil de substituir A reduzida espessura dos elementos (apenas 1 cm) e a possibilidade de complementar ou substituir o sistema de aquecimento antigo, oferecem a máxima liberdade criativa. Altura mínima, conforto máximo. 0 Sistema Uponor Mini gaba-se de conseguir levar o conforto da Climatização Invisível a todas as moradias, graças à sua reduzida altura. A argamassa autoniveladora é aplicada sobre o painel porta-tubos até à cobertura dos pitões, de forma a que altura da instalação seja somente de 15 mm. Depois deu um pequeno período de secagem, o pavimento desejado pode ser colocado em definitivo. Face à proximidade entre o tubo e o revestimento, o tempo para o aquecimento/refrigeração da zona é muito curto, o que permite urna rápida regulação com temperaturas de água moderadas, poupando assim tempo e dinheiro.

Características do Sistema Mini

Apenas " 1 cm " de altura

Permite trabalhar a frio ou a calor

Possibilidade de ligação directa a sistemas já existentes

É aplicado directamente sobre o pavimento existente

Rápido arranque do sistema

 

Rápida resposta da regulação de temperatura por zonas Poupança energética

16


Depósito de quente sanitária - Altherma EKSWW

Permutador de calor interior (hydro-box) EKHBH / EKHBX

Sistemas de controlo

Unidade exterior Altherma ERYQ

Bomba de calor – Sistema ALTHERMA -DAIKIN O que é uma bomba de calor?

Uma bomba de calor (heat pump) extrai a energia da temperatura baixa do ambiente e aumenta a sua temperatura para finalidades de aquecimento. As eficiências da bomba de calor são indicadas normalmente como o coeficiente do desempenho do sistema, estas estão tipicamente na escala 3 a 5. Ou seja extrair o calor de fontes renováveis requer apenas 1kW de energia eléctrica a fim gerar 3kW a 5kW da saída para aquecimento. Os sistemas de bomba do calor, são consequentemente 3 a 5 vezes mais eficientes do que caldeiras do combustível fóssil e são mais do que capazes de aquecer uma casa completamente, mesmo durante as temperaturas mais baixas do Inverno. A popularidade crescente destes sistemas de aquecimento é reflectida pela sua utilização bem sucedida nos climas frios de Escandinávia.

17


AQUECIMENTO DE BAIXA TEMPERATURA UMA COMBINAÇÃO DE VANTAGENS O rápido progresso na tecnologia de aquecimento e um melhor isolamento térmico dos edifícios permite que temperaturas da água de 55ºC ou menos sejam suficientes para aquecer totalmente uma casa, mesmo a temperaturas exteriores muito baixas. Podem assim ser obtidos altos níveis de conforto, com a vantagem acrescida de um menor consumo de energia, devido à diferença mais pequena de temperatura entre o emissor de calor e a própria divisão. A maior parte dos sistemas de aquecimento baseados em água funcionam a baixas temperaturas, fornecendo calor através de radiadores ou sistemas de aquecimento por pavimento radiante, individualmente ou combinados.

Permutador de calor interior (hydro-box) EKHBH / EKHBX Descrição: O permutador de calor interior (hydro-box) transfere o calor do refrigerante para a água a circular nos radiadores, no pavimento radiante e para depósitos de água quente sanitária. Na versão combinada, de aquecimento e arrefecimento, o arrefecimento obtémse ao reduzir a temperatura da água para os 4ºC e fazendo-a circular pelos ventilo-convectores. O sistema fornece também arrefecimento controlado pelo sistema de pavimento radiante ou radiadores ao limitar o valor mínimo da temperatura da água. A preparação de água quente sanitária consegue-se ao mudar o sistema de arrefecimento ou aquecimento para modo sanitário.

18


As novas Caldeiras de Condensação têm como princípio de funcionamento a conversão dos vapores originados na combustão em água líquida que é aproveitada para o aquecimento. Esta conversão permite uma grande poupança energética, assim como um aumento na eficiência da combustão e diminuição de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. Assim, ao optar por uma caldeira de condensação, terá ao seu dispor um equipamento de baixo consumo e alto rendimento, criando a perfeita simbiose entre conforto e eficiência energética.

Caldeiras Chão Roca Gama Power

Caldeiras Mural Roca Gama Platinum Max

Caldeiras Mural Roca Gama Bios 45 a 102 kw

Caldeiras Mural Roca Gama Novanox Platinum

Caldeiras Roca Gama Platinum Combi

19


A Biomassa, maioritariamente associada aos Pellets - um granulado de madeira, derivado dos resíduos florestais e dos desperdícios da indústria da transformação da madeira, é uma das fontes de energia renovável ao dispor de todos nós para a produção de calor de uma forma ecológica e económica.

Caldeiras de Fundição Roca P30 pellets

Caldeiras de Biomassa em Aço Roca Multiheat

Caldeiras de Biomassa em Aço Roca Multiheat Descrição: A gama Multiheat aumenta as possibilidades de utilização de combustíveis de biomassa, amigos do meio ambiente,

como

os

pellets,

os

cereais

ou

as

estilhas

de

madeira.

São construídas em aço de alta qualidade e vêm equipadas com um completo quadro de controlo o que lhes confere um funcionamento totalmente automático. Também dispõem de um contentor integrado para o combustível com capacidade de 360 ou 600 litros que lhes proporcionam uma grande autonomia. Com a gama Multiheat poderá retirar o máximo partido da nova geração de biocombustíveis sólidos que constituem uma crescente alternativa aos combustíveis fósseis tradicionais, como o gás e o gasóleo. Características: Potências de 25 e 43K Câmara de combustão em Aço Inox com revestimento em material cerâmico Contentor de 360 ou 600L Opção de controlo de combustão por meio de Sonda

20


Caldeiras de Fundição Roca P30 pellets

Descrição: A caldeira P30 pellets, situa-se na vanguarda do emergente mundo da biomassa com um combustível derivado da madeira, natural, abundante e respeitoso para com o meio ambiente: o pellet. Equipada com um queimador de última tecnologia, o conjunto apresenta-se com um contentor para o combustível de 120 L de capacidade e um sistema automático de alimentação para dispor de um funcionamento totalmente silencioso, fiável e eficiente. Com uma potência útil de 16 KW e o seu corpo de 5 elementos em fundição, a caldeira P30 Pellets supõe um novo conceito de aquecimento ecológico ao serviço da eficiência energética do nosso tempo.

Caldeira a lenha, com 3 circuitos de fumos, antes de chegar à câmara de combustão dos produtos, os fumos percorrem um labirinto formado por três segmentos. Primeiro segmento: a oxidação de produtos de combustão, graças á emissão de ar secundário; Segundo segmento de combustão permuta de calor para a água do sistema através das alhetas pertinentes, Terceiro segmento: os produtos de combustão submetidos a introdução de ar superior, para uma maior redução de emissões para o meio ambiente. Grande autonomia, estrutura de ferro fundido anti-corrosão, termómetro e regulador de calor. Equipado com permutador de calor e válvula de segurança para instalação de vaso expansão fechado. Grande autonomia, estrutura de ferro fundido anti-corrosão, termómetro e regulador de calor. Baixo nível de emissões de poluentes e alta eficiência de combustão. Energia disponível em quatro modelos: 21, 26, 30 e 34 kW.

21


Salamandra Edilkamin Alba

Salamandra Edilkamin Ecoidro

Salamandra Edilkamin Evolution Charme

Salamandra Edilkamin Evolution Feeling

Salamandra Edilkamin Evolution Karma

Salamandra Edilkamin Iris

Salamandra Edilkamin Iris Plus

Salamandra Edilkamin Polaris

Salamandra Edilkamin Rose

22


Ar Condicionado Sanyo Gama Inverter Mini Shiki Sai Kan

Art cool Gallerya

Ar Condicionado Daikin Gama Inverter Emura

Ar Condicionado Sanyo Gama Inverter Shiki Sai

ArtCool Mirror

Cassete de 1 a 3 vias

Ar Condicionado Daikin Gama Inverter Ururu Sarara

23


As novas Caldeiras de Condensação têm como princípio de funcionamento a conversão dos vapores originados na combustão em água líquida que é aproveitada para o aquecimento. Esta conversão permite uma grande poupança energética, assim como um aumento na eficiência da combustão e diminuição de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. Assim, ao optar por uma caldeira de condensação, terá ao seu dispor um equipamento de baixo consumo e alto rendimento, criando a perfeita simbiose entre conforto e eficiência energética.

Caldeiras Chão Roca Gama Power

Caldeiras Mural Roca Gama Platinum Max

Caldeiras Mural Roca Gama Bios 45 a 102 kw

Caldeiras Mural Roca Gama Novanox Platinum

Caldeiras Roca Gama Platinum Combi

24


InserĂ­veis

Recuperador Calor Edilkamin Luce 54 - 62 Curvo

Recuperador Calor Edilkamin Luce 54 - 62 Plano

Recuperador Calor Edilkamin Luce 54 - 62 PrismĂĄtico

Recuperador Calor Edilkamin Screen 100

Recuperador Calor Edilkamin Screen 80

Recuperador Calor Lenha Solzaima Orion

Recuperador Calor Lenha Solzaima Rialto

25


Monoblocos

Recuperador Calor Edilkamin Cristal 45

Recuperador Calor Edilkamin Cristal 76

Recuperador Calor Edilkamin Cristal 90

Recuperador Calor Duplo Edilkamin

Recuperador Calor Edilkamin Apartamento 100/120

Recuperador Calor Lenha TREVI 1100

Recuperador Calor Lenha TREVI 850

26


Salamandras

Salamandra Edilkamin Klima

Salamandra Edilkamin Warm

Agua

ACQUA

Recuperador Calor Edilkamin Acquatondo Curvo 22/29

Recuperador Calor Edilkamin Acquatondo Lado Aberto 22/29

Recuperador Calor Edilkamin Acquatondo Plano 22/29

Recuperador Calor Edilkamin Acquatondo Prismรกtico 22/29

Recuperador Calor Edilkamin Idro 50

27


A Actividade de Microprodução Designa-se por actividade de microprodução a produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis, para uma potência de ligação inferior a 3,68kW na maioria das instalações, com excepção dos condomínios, onde a potencia de ligação pode atingir os 11,04kW Alguns dos recursos renováveis: Solar, Eólica, Hídrica Biomassa

Características do Equipamento 2

e de em

calibr

a

4

multicrist 

de

x

a com

de

x

a

elemen

a

x na

28


Características do Equipamento

an an *Aplicam-se

a a an

a xg

Enquadramento Legal 

Decreto-Lei nº 118-A/2010, de 25 de Outubro de 2010;

No regime bonificado, a tarifa da venda de electricidade (solar) é de 0,38€/kWh nos primeiros 8 anos mais o ano 0 (zero) e de 0,22€/kWh nos 7 anos seguintes. A partir do 16º ano, inclusive, a tarifa de venda deixa de ser bonificada, passando a ser idêntica à tarifa de compra. No entanto mantém-se a obrigatoriedade de compra por parte do distribuidor até ao final de vida útil dos equipamentos;

Existência de contrato de consumo de energia em baixa tensão;

29


Acesso ao Regime Bonificado As exigências para o acesso ao Regime

bonificado são:

 Existência de contrato de consumo de energia em Baixa Tensão;

Operacionalização do processo 

Candidatura no portal www.renovaveisnahora.pt – Sistema de Registo de Microprodução (SRM);

Análise do pedido por parte do distribuidor de energia, para avaliação das condições técnicas necessárias à ligação;

 

Pagamento de taxa, através de multibanco ou homebanking;

Inspecção da instalação por parte da entidade certificadora, CERTIEL, para emissão de certificado de exploração; Realização de contrato de venda de energia com o distribuidor

Execução da instalação de microgeração e auditoria energética no prazo de 120 dias;

30

catalogo  

catalogo +energia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you