Page 1

Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade janeiro – junho 2018


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Índice

Notas Introdutórias ............................................................................................................................ Página 3 A AMPMV ............................................................................................................................................. Página 4 Beneficiários AMPMV ......................................................................................................................... Página 5 Atividades desenvolvidas ................................................................................................................... Página 6 AMPMV nos Media………………...………………………..………………...………...... Página 15 Sustentabilidade e Financiamento ……….……..…………..………………...……........... Página 16 Balanço e Demonstração de Resultados………………………………………………... Página 19 Próximos Desafios ………………………………………………...……………………. Página 25

2


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Notas Introdutórias 2018 está a ser marcado pelo estabelecimento de novas parcerias e um envolvimento cada vez maior da comunidade, de novas instituições e empresas, na missão da Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV) de combate à solidão e ao isolamento. A título exemplificativo, em Maio de 2018, a atividade Dança para Todos, reuniu beneficiários AMPMV num workshop de dança, dirigido pela Escola Superior de Dança e Teatro Musical e resultante da parceria entre a AMPMV e a Associação Entre Idades. São também vários os exemplos de colaborações com empresas, para o desenvolvimento de ações específicas ou mesmo de projetos, em particular no âmbito do Programa de Voluntariado AMPMV. Destes destacamos as intervenções realizadas no domicílio de 4 beneficiários AMPMV, decorrentes da sinalização do Dia do Voluntariado Montepio ou o projeto Dar + Vida, em execução, que envolve a dinamização de vários passeios e atividades culturais, individuais e em grupo, juntando beneficiários AMPMV e colaboradores da sociedade Uría Menéndez – Proença de Carvalho. Já a rota (re)Viver Lisboa, desenvolvida em parceria com a operadora turística Fora da Rota, no âmbito da participação no Programa Coordenadas para a Cidadania Global e lançada oficialmente neste Verão, junta-se à lista de projetos que, simultaneamente, contribuem para o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade civil – e para a sustentabilidade da própria intervenção AMPMV. Procurando intervir numa lógica de rede, em conjunto com outras entidades ou no âmbito de projetos locais, como por exemplo e respetivamente, a Rede social de Lisboa ou o Grupo de Trabalho da USF Baixa para a Prescrição Social, procuramos criar respostas e sensibilizar as autoridades municipais, quer para as necessidades da população que acompanhamos, quer para as problemáticas do setor social, em particular no domínio da sustentabilidade. Queremos partilhar boas práticas e contribuir para modelos de resposta social de proximidade, mais flexíveis e adaptados às necessidades, assim como às potencialidades individuais, de cada um de nós.

3


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

A AMPMV No primeiro semestre de 2018, a Associação Mais Proximidade Melhor Vida apresentou a seguinte constituição, ao nível dos Órgãos Sociais que a compõem e da Equipa Técnica:

Assembleia Geral Presidente José Veiga de Macedo Secretários Gonçalo Botelho de Sousa Paulo Galiano Tavares

Direção Presidente Maria de Lourdes Miguel Vogais Ângela Valença Mafalda Ferreira

Conselho Fiscal Presidente Tiago Lavrador Secretários José Morais Barbosa Inês Carneiro

Órgãos Sociais AMPMV

Coordenação

Assistência Técnica

Mafalda Ferreira Susana Rito

Renata Serrano

Gestão de Casos

Comunicação Ana Gago

Leonor Morais Barbosa Maria João Xavier Ana Marques

Equipa Técnica AMPMV

4


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Beneficiários AMPMV Durante o período em análise, a AMPMV apoiou diretamente um total de 126 pessoas. Contabilizando-se 5 óbitos, sem integração de novos beneficiários AMPMV, o número atual é, assim, de 121. Os três principais critérios para integração de novos beneficiários, mantiveram-se os seguintes: 1. Ter idade igual ou superior a 65 anos; 2. Residir na área geográfica da Baixa de Lisboa e Mouraria; 3. Encontrar-se em situação de solidão e/ou isolamento. Ao nível da sua caracterização sociodemográfica, de um modo geral, a grande maioria dos beneficiários AMPMV é do sexo feminino (84%), tem mais de 80 anos de idade, é viúvo(a) (66%), vive sozinho(a) ou com mais 1 membro no seu agregado familiar, também idoso e mora entre o 3.º e o 6.º andar, com limitadas condições de acessibilidade.

Média de 83 anos de idade 68% mora sozinho Média do agregado familiar é de 79 anos de idade 36% sem outro apoio institucional 59% mora acima do 3.º andar 80% vive com acesso limitado a escadas

O sistema de categorização AMPMV resulta então, atualmente, em 4 perfis, aos quais é atribuída uma cor - Verde, Amarelo, Laranja e Vermelho – correspondendo a um crescendo entre menor e maior necessidade de intervenção. A estas categorias, acrescenta-se a Lilás, que corresponde a beneficiários que mudaram de residência ou que, por outros motivos, viram a sua necessidade de intervenção reduzida (contactos telefónicos e visitas ocasionais).

5


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Distribuição de beneficiários AMPMV por perfil – Junho 2018

Do conjunto de 121 beneficiários acompanhados, em Junho de 2018, pela AMPMV, 33 deles encontravam-se num nível Verde, 38 no Amarelo, 16 no Laranja, 21 no Vermelho e 11 Lilás. A estes junta-se um conjunto de 2 beneficiários ainda em fase de diagnósticos e categorização.

Atividades desenvolvidas

Objetivos Estratégicos AMPMV

Em 2018, mantiveram-se como objetivos estratégicos da AMPMV, em baixo enumerados: 1. Promover o bem-estar físico, psicológico e emocional dos seus beneficiários 2. Diminuir o impacto da Solidão da população mais idosa 3. Promover a Inclusão Social 4. Sensibilizar a Sociedade para o papel das pessoas mais velhas 5. Garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo da Associação

6


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Mantiveram-se igualmente as 3 áreas gerais de intervenção, com objetivos específicos, sobre os quais é estruturado o planeamento de atividades e iniciativas AMPMV.

1 - Diminuição do impacto da

Solidão e Isolamento

2 - Promoção da

Saúde e Bem Estar

3 - Aumento da

Qualidade de Vida ao Domicílio

•Promoção da autoestima e valorização pessoal •Promoção da intergeracionalidade •Garantia da Informação e Inclusão Social •Facilitação do acesso a serviços, medicamentos e outros bens de saúde •Alívio do burnout físico e emocional de cuidadores/ familiares •Prestação de serviços personalizados aos beneficiários •Melhoria das condições de habitabilidade dos beneficiários

Diminuição do impacto da Solidão e Isolamento

Visitas Domiciliárias e Contactos Telefónicos Ao longo do primeiro semestre de 2018, a Equipa Técnica AMPMV realizou um total de 1054 visitas ao domicílio1 e um total de 2277 contactos telefónicos. Destes números fazem parte as visitas realizadas pelos Voluntários Visitadores AMPMV, num

As visitas mantiveram-se durante períodos de internamento por motivos de saúde, tendo sido contabilizadas visitas a hospitais e a outros serviços de saúde. 1

7


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

total de 160 visitas e os 103 contactos telefónicos, realizados, na sua grande maioria, no âmbito do projeto de Voluntariado Empresarial “Está Lá! Está Bem?”, da Fundação PT. Durante este período, registaram-se ainda 90 conversas informais entre Equipa Técnica AMPMV e Beneficiários.

Passeios e atividades culturais Durante o período em análise, a AMPMV promoveu a realização de um total de 55 passeios personalizados ou em grupo.2 Ao nível das atividades desenvolvidas, destacam-se a atividade “Dança para Todos” e os passeios realizados em parceria com a Fundacíon Profesor Uría, no âmbito do projeto “Dar + Vida”.

Atividade desenvolvida em parceria com a Associação Entre Idades, em Abril de 2018, resultou numa tarde de “Dança pata Todos”, de animação e boa disposição, dirigida pela Escola Superior de Dança e Teatro Musical de Lisboa.

O projeto “Dar + Vida”, desenvolvido com o apoio da Fundacíon Profesor Uría, arrancou no dia 23 de Fevereiro, com uma primeira atividade de grupo, que reuniu beneficiários AMPMV e colaboradores da Uría Menéndez – Proença de Carvalho. Do programa da atividade fizeram parte um Cruzeiro no Tejo, um espetáculo de magia, lanche e convívio. Ao longo do ano serão também realizados 7 passeios individuais, com o objetivo de concretizar sonhos mais específicos dos beneficiários AMPMV com maiores limitações ao nível de mobilidade. Realizar-se-á, por fim, uma outra atividade de grupo, no Natal, assinalando o encerramento do ano de atividades.

2

Esta atividade engloba desde uma simples deslocação à rua, até à realização de um pequeno sonho.

8


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Sinalização de aniversários e datas festivas Durante este período, procedeu-se à sinalização de 48 aniversários de beneficiários AMPMV. A sinalização foi feita através de visita ou passeio, complementado pela entrega de bolo de aniversário, no âmbito da parceria estabelecida com A Padaria Portuguesa. Alguns beneficiários puderam igualmente usufruir da oferta de um almoço alargado, quando desejado, a familiares, cuidadores ou Voluntários AMPMV, no âmbito da parceria com a Portugália Restauração.

De destacar, por fim, a ação realizada com alunos da Associação de Estudantes de Medicina Dentária, para sinalização da Páscoa, que consistiu na visita a beneficiários AMPMV, para entrega de lembrança e de produtos de higiene dentária.

Grupo de Encontros AMPMV Em junho de 2018, assinalou-se o encerramento da edição anterior do Grupo de Encontros AMPMV3, dedicada a memórias sobre acontecimentos e mudanças do quotidiano, na história contemporânea do país e da cidade de Lisboa. São exemplo as inovações tecnológicas, ou a construção da ponte 25 de Abril. No total, realizaram-se 10 sessões da tertúlia, que reúne atualmente 38 beneficiários, distribuídos em dois grupos. A edição, a decorrer, tem como objetivo discutir e refletir sobre notícias e temas da atualidade.

3

Tertúlia mensal que reúne um conjunto de beneficiários AMPMV, num momento de partilha de memórias e experiência de vida, em torno de temas anuais.

9


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Paralelamente, manteve-se a parceria com o “Projeto 8 e 80”, dinamizado por alunos da Faculdade de Direito. É neste âmbito que, mensalmente, se reúne um grupo de beneficiários para discussão de temas jurídicos, questões relacionadas com o Direito e a participação cívica. Entre janeiro e junho de 2018, realizaram-se 5 sessões do projeto, que contabilizaram um total de 8 beneficiários inscritos na atividade. As sessões realizam-se em espaço cedido pela Associação Renovar a Mouraria.

Promoção da Saúde e Bem-estar

Marcação e acompanhamento a consultas e exames médicos No âmbito da promoção da Saúde e Bem-Estar dos seus beneficiários, a Equipa Técnica AMPMV procedeu, durante o período em análise, a 68 marcações e 123 acompanhamentos a consultas, exames médicos e/ou sessões de reabilitação física. Contabilizaram-se ainda 21 sessões de apoio psicológico ao domicílio, realizadas pela Psicóloga AMPMV. Paralelamente, a AMPMV interveio em 129 outras atividades de saúde, onde se incluem, por exemplo, o levantamento de credenciais ou a marcação de transporte de ambulância, através do Serviço Nacional de Saúde. Destaca-se, por fim, a prestação de alguns serviços ao domicílio, como a medição e registo de valores de tensão arterial, num total de 58 situações, ao longo deste período.

Contato com outras instituições e profissionais de saúde A AMPMV baseia a sua intervenção neste domínio, no estabelecimento de uma relação próxima com os profissionais de saúde e de outras instituições, numa lógica de intervenção concertada e complementar, tendo em vista a manutenção do bem-estar físico, psicológico e emocional dos seus beneficiários.

10


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Assim, durante o período em análise, registaram-se 148 contatos, por parte da Equipa Técnica AMPMV com profissionais de saúde e 316 contatos com profissionais de outras instituições, resultando em 27 encaminhamentos. A AMPMV acompanhou ainda 15 visitas ao domicílio por parte de profissionais de saúde (enfermagem, podologia ou outros, mediante as necessidades apresentadas), onde se incluem Voluntários da Associação VOXLisboa.

Doação e aquisição de bens de saúde No período em análise, a Equipa AMPMV apoiou os beneficiários com maiores limitações de mobilidade e, portanto, de acesso a bens e serviços, na aquisição de fármacos e/outros bens de saúde, num total de 60 situações. Registaram-se ainda 31 doações desta tipologia de bens, como medicamentos, fraldas, resguardos, cremes e pomadas, posteriormente distribuídos pelos beneficiários AMPMV, com essa necessidade.

Qualidade de Vida ao Domicílio

Aquisição e doação de bens /ajudas técnicas Entre janeiro e junho de 2018, registaram-se 5 empréstimos de ajudas técnicas. Deu-se igualmente resposta a 134 pedidos de aquisição e entrega de bens.

Transporte especializado No âmbito da parceria com a empresa Círculo Divinal Ambulâncias, foi providenciado transporte em ambulância, a beneficiários com sérias limitações ao nível de mobilidade, em 11 situações, maioritariamente para acesso a serviços de saúde mas também no âmbito da realização de atividades culturais ou de lazer.

11


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Obras e Reparações Durante o período em análise, a AMPMV acompanhou a realização de 11 obras e reparações, na habitação dos beneficiários. As intervenções foram realizadas em parceria com o projeto Ferro de Soldar, da Fundação São João de Deus, com a Associação Just a Change e ao abrigo do programa “Junta Resolve”, promovido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. De destacar igualmente as intervenções desenvolvidas em 4 habitações no âmbito do Dia do Voluntariado Montepio, pelos colaboradores da instituição.

Informação e apoio jurídico Tendo em vista a promoção da inclusão dos seus beneficiários, pela garantia do acesso à informação, a Equipa Técnica AMPMV, procedeu à procura de informações gerais4 em 241 situações. De registar igualmente a prestação de apoio jurídico em 10 situações.

Contacto com familiares e cuidadores A Equipa Técnica AMPMV procura, sempre que possível, envolver e apoiar a rede de suporte do beneficiário na intervenção que é realizada junto do mesmo. Assim, em 2017, registaram-se 315 contatos entre Equipa Técnica AMPMV, cuidadores ou familiares dos Beneficiários. A AMPMV esteve igualmente envolvida na resposta a 29 situações de emergência, resultando no acompanhamento da situação ou no seu encaminhamento para as autoridades competentes. De salientar que, ao abrigo de protocolo com a Fundação PT e mediante a identificação dessa necessidade, os beneficiários AMPMV poderão usufruir do equipamento de teleassistência PT Emergência.

4

Procura de informações gerais são buscas de informação que a gestora de caso realiza mediante as necessidades detetadas ou expressas pelo beneficiário. A título de exemplo: Procura de preços de eletrodomésticos, transportes e serviços, agendamento de renovação de documentos, contratualização de serviços, etc.

12


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

“ Aproveito para reforçar que todo o interesse, atenção

e

carinho que dedicou ao pai e à mãe, resultou em momentos de alegria, bem-estar e harmonia. ” Familiar de Beneficiária AMPMV

Colaboração com escolas e universidades A colaboração com a comunidade escolar e académica integra a estratégia AMPMV de mobilização da Sociedade Civil e passa pelo estabelecimento de parcerias, para a dinamização de ações de sensibilização, integração de estágios, desenvolvimento de projetos de investigação e de voluntariado. Neste aspeto, destaca-se o projeto destinado à sensibilização de alunos do ensino secundário e superior, à promoção da intergeracionalidade e desconstrução do idadismo. Entre janeiro de junho de 2018, realizaram-se 5 sessões de sensibilização em Escolas no Barreiro e em Lisboa, em que participaram 147 alunos, do ensino básico e secundário, para falar sobre os "Mitos e Verdades" relacionados com o envelhecimento. Esta dinâmica foi complementada coma realização de uma sessão, envolvendo Beneficiários e 21 alunos do Ensino Secundário, em torno das memórias e história do 25 de Abril. Noutra abordagem, regista-se a sessão direcionada a alunos de Economia e Gestão, ISEG – Boost Your Talent, focada no empreendorismo social. A registar igualmente a colaboração com alunos da Escola Superior de Comunicação Social, que resultou na realização de um vídeo institucional AMPMV e a orientação de estágio, nomeadamente: 1 estágio em Comunicação (Escola Profissional Bento Jesus Caraça), de 1 estágio em Psicologia (Universidade Autónoma de Lisboa) e de um estágio em Serviço Social (Universidade Católica de Lisboa), este último ainda a decorrer. A destacar, por fim, as atividades desenvolvidas em colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, já referidas, assim como a parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Exemplo desta última parceria é o trabalho desenvolvido – adaptação de tablet e software – com os alunos de licenciatura em Biomedicina, projeto que pretende vir a ser desenvolvido e alargado a vários beneficiários AMPMV.

13


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Participação em Congressos, formações e eventos da especialidade A Coordenadora Psicóloga AMPMV, Maria João Xavier participou na formação “Demências: o psicólogo no rastreio, avaliação e intervenção”, promovida pela Ordem dos Psicólogos, durante os dias 8, 9 e 17 de Março. A Coordenadora Técnica AMPMV, Susana Rito, participou, no dia 13 de Março, na formação “Trânsito Condicionado - Barómetro de Pessoas em Situação Vulnerável – Fase III”, promovida pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza. No dia 15 de Maio, a Técnica de Comunicação AMPMV, Ana Gago, participou na formação “Como obter Financiamento Europeu?”, promovida pela CLIP e Fundação Aga Khan. Em 17 de Maio, a AMPMV assistiu à sessão de esclarecimento “O impacto do RGPD nas Organizações”, promovida pela AERLIS. Também neste domínio, a AMPMV requisitou os serviços de consultoria e acompanhamento da GPA Advogados, tendo participado na conferência: “Data Protection and Security in a Digital World”, em 18 de julho.

Participação e trabalho em rede Em 2018, a AMPMV manteve a participação em redes locais, numa numa lógica de complementaridade na definição e execução de estratégias e de respostas. Destaca-se a participação na Rede Social de Lisboa, em particular no Grupo de Trabalho para os Idosos, resultando no planeamento e realização de atividades conjuntas. A AMPMV é também, por exemplo, membro da rede DLBC de Lisboa e da plataforma CLIP. Neste domínio, destaca-se a participação, a 16 de Maio, na conferência, “Ageing in Place - Boas práticas em Portugal”, onde foi apresentada a publicação homónima, em que a AMPMV é apontada como exemplo de boas práticas na área de intervenção. O Guia é da autoria do Professor António Fonseca, com o apoio da Universidade Católica Portuguesa e da Fundação Calouste Gulbenkian.

14


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

AMPMV nos Media Reportagem TV Record A AMPMV esteve em destaque na reportagem “Velha Solidão”, da Record TV. Veja o vídeo em: https://www.facebook.com/falaportugal/videos/1902726153079975/

Rota (re)Viver Lisboa em destaque A rota (re)Viver Lisboa foi referida por vários órgãos de comunicação social. Destaca-se a participação em estúdio no programa “Tarde da Renascença” e a reportagem RTP, para o programa “Portugal em Direto.” Oiça a emissão Renascença em: http://rr.sapo.pt/noticia/122900/venha-reviverlisboa Veja a reportagem em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/reviver-lisboa-paracontrariar-a-solidao_v1093561

15


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Sustentabilidade e Financiamento No primeiro semestre de 2018, atingiram-se valores recordes ao nível da angariação de receitas próprias, atingindo-se, assim um maior equilíbrio ao nível da origem das fontes de financiamento.

Fontes de Financiamento AMPMV (Distribuição de financiamento por setor de origem)

Receitas Próprias 44%

Setor Privado 47%

Setor Público 9% Privados

Publico

Receitas Próprias

16


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Estes resultados refletem essencialmente o esforço, realizado no ano anterior, no apelo à consignação de IRS, mas também as dinâmicas de promoção e venda de produtos - livros Pequenos Contos Grandes Vidas e Conversas à Mesa e postais Lisboa à Janela. Foi durante os primeiros meses do ano, que entrou em vigor o sistema de pagamento de quotas para Associados AMPMV, com resultados ainda irrelevantes.

Doadores a titulo individual 3%

Receitas Próprias (Distribuição por tipologia)

Quotas 1%

Consignação de IRS 2017 27%

Angariação de fundos 69% Angariação de fundos

Consignação de IRS 2017

Doadores a titulo individual

Apelo à consignação de IRS Em 2018, a AMPMV repetiu o apelo à consignação de IRS, através de uma campanha com enfoque no digital (email e redes sociais). Os resultados da campanha serão conhecidos durante o próximo ano.

Quotas

17


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Conversas à Mesa Dureante o primeiro semestre de 2018, foram estabelecidas novas parcerias para a promoção do livro Conversas à Mesa. Assim, o mesmo encontra-se atualmente à venda na slojas FNAC, Bertrand, WOOK e também na Fundação Calouste Gulbenkian e nos hipermercados Pingo Doce. A AMPMV participou igualmente numa ação de divulgação, no âmbito da Feira do Livro de Lisboa, que contou com a presença da autora do prefácio, Maria de Lourdes Modesto.

Rota (re)Viver Lisboa O desenvolvimento da rota turística solidária (re)Viver Lisboa resultou da participação no Programa Coordenadas para a Cidadania Global, coordenado pela Associação PAR, Instituto Marquês de Valle Flor e Associação Renovar a Mouraria. O lançamento oficial teve lugar no dia 14 de julho, com lotação esgotada. O percurso, com uma duração de cerca de 2 horas e meia, foi contruído em parceria com operadora Fora da Rota e percorrerá a zona da Mouraria, Baixa de Lisboa e Chiado, tendo como base as memórias e curiosidades partilhadas pelos beneficiários AMPMV, participantes no projeto. Nesta verdadeira viagem pela história recente da cidade de Lisboa, recordam-se os mercados, lugares e ofícios das décadas de 50, 60 e 70, voltam a escutar-se os pregões e as vozes do fado vadio da Mouraria. A rota manter-se-á na oferta da operadora, mediante marcação, sendo que 50% do valor da inscrição reverterá para o desenvolvimento da atividade AMPMV.

Parceria com Clínica de São Cristóvão e São Lourenço Foi formalizada uma parceria com a Associação de Socorros Mútuos, que compreende a atribuição de descontos a associados e beneficiários AMPMV, na marcação de consultas, exames e tratamentos médicos na Clínica de São Cristóvão e São Lourenço. A Clínica junta-se à Farmácia Internacional, na lista de parceiros na comunidade, lista esta que se pretende vir a alargar, como parte da estratégia de captação de novos associados AMPMV.

18


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Balanço e Demonstração de Resultados

19


Relatรณrio Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

20


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Lista de Parcerias e Apoios AMPMV Janeiro – junho 2018

Financiamento das comunicações e serviço de internet Aparelhos “PT Emergência” Programa de Voluntariado Empresarial “Está Lá? Está Bem? Fundação Montepio Apoio financeiro Participação e convite para várias ações de formação e promoção Colaboração no âmbito do Dia do Voluntariado Montepio Apoio logístico na realização de atividades e eventos AMPMV Apoio financeiro Apoio logístico

Apoio financeiro

Apoio financeiro

Apoio financeiro Parceria informal com a equipa de apoio a idosos da SCML, SAD e Centro de Dia, para a sinalização e encaminhamento de casos Apoio financeiro

Apoio financeiro, através de cobertura de seguros de colaboradores

Apoio financeiro

Apoio financeiro – Via PDCSMM Cedência de espaço para a realização de várias atividades AMPMV Parceria informal com DIC e GES

Apoio financeiro – via RAAML

21


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Apoio financeiro – projeto “Prevenir para Não Remediar”

Apoio logístico, através da doação de equipamento e consumíveis

Apoio logístico, impressão de documentos e material de comunicação Cedência de espaço para realização de eventos AMPMV Apoio financeiro e logístico Apoio à realização de campanhas e ações de angariação de fundos

Apoio à realização de campanhas e ações de angariação de fundos Cedência de espaço para realização de eventos e atividades AMPMV

Apoio logístico, impressão de documentos e material de comunicação

Transporte gratuito para beneficiários com maiores dificuldades motoras

Realização de pequenos arranjos e obras em casa de beneficiários AMPMV, através do Projeto Ferro de Soldar

Oferta de bolos para sinalização de aniversários de beneficiários e outras atividades AMPMV

Oferta de almoço de aniversário a beneficiários e acompanhantes Apoio logístico para realização de eventos e atividades AMPMV

Descontos na prestação de serviços e aquisição de fármacos para beneficiários e associados AMPMV

Descontos na prestação de serviços, consultas, exames e tratamentos médicos, para beneficiários e associados AMPMV

Publicação gratuita de anúncios e editais

Publicação gratuita de anúncios e editais

22


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Publicação gratuita de anúncios e editais

Oferta de serviços de consultoria e apoio jurídico Colaboração no âmbito de atividades de voluntariado empresarial

Consultoria/supervisão e referenciação de casos.

Parceria informal para a prestação de serviços, realização de atividades conjuntas, apoio logístico e sinalização de casos

Sinalização de casos e partilha de informação Participação no projeto Prescrição Social Sinalização de casos e troca de informação com a 2.ª e 4.ª Esquadra do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e articulação com o serviço de Polícia de Proximidade

Parceria informal para a sinalização de casos e realização de atividades

Parceria para a integração de estágios na área do Marketing e Relações Públicas

Parceria para a realização de eventos formativos e atividades de Voluntariado Parceria para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação e desenvolvimento de ações de voluntariado

Parceria informal para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação.

Parceria para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação.

Divulgação de projetos e produtos AMPMV

Parceria para o desenvolvimento de atividades tendo em vista a promoção da saúde e bem-estar dos beneficiários AMPMV

23


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Parceria para formação de Voluntários de Proximidade / Voluntários para leitura ao domicílio

Parceria para operacionalização da rota (re)Viver Lisboa, dinamização de atividades de grupo e passeios

24


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Próximos desafios…

Segundo dados, apresentados na Infografia 01/2018, publicada pelo Observatório Luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa, o peso da população dependente, na cidade, tem vindo a aumentar. Assim, em 1981, a percentagem desta tipologia de população era de 49, 8%, tendo, em 2016, aumentado para 78,5%. Num momento em que o apoio público aos cuidadores informais está ainda dependente de dotação orçamental é necessário unir esforços para capacitar e apoiar, como for possível, aqueles que são muitas vezes os familiares, vizinhos e amigos das pessoas que acompanhamos. Assim, no âmbito da parceria com a Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, está prevista a realização de num novo ciclo de conferências, em torno de temas fundamentais como, por exemplo, as alterações trazidas pelo novo Regime do Maior Acompanhado. A AMPMV pretende igualmente desenvolver um programa específico de formação, aberto à comunidade, destinado a cuidadores informais e a técnicos de outras instituições parceiras. De um modo geral, queremos desenvolver a metodologia de intervenção de proximidade e partilhar as boas práticas que lhe são reconhecidas, mais recentemente pela inclusão no Guia Ageing in Place – Boas Práticas em Portugal (FONSECA, António, 2018). É necessário mobilizar toda a sociedade para a salvaguarda da autonomia e da qualidade de vida, em todas as fases da vida. Contamos, portanto, com o apoio de todos para Levar Mais Proximidade e Melhor Vida!

25


Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMV janeiro-junho 2018

Ficha Técnica Redação e Conceção Associação Mais Proximidade Melhor Vida

Direção AMPMV Maria de Lourdes Pereira Miguel Ângela Valença Mafalda Ferreira

Equipa Técnica AMPMV Mafalda Ferreira [Assistente Social] Susana Nobre Rito [Gerontóloga] Maria João Xavier [Psicóloga] Leonor Morais Barbosa [Assistente Social] Ana Rita [Socióloga] Ana Gago [Técnica de Comunicação] Renata Serrano [Assistente Técnica]

Contatos AMPMV

Rua do Ouro 165 1.º Dto. 1100-061 Lisboa 213 425 268 geral@mpmv.pt www.mpmv.pt www.facebook.com/MaisProximidadeMelhorVida www.instagram.com/maisproximidademelhorvida lisboaamesa.mpmv.pt

26

Profile for maisproximidade melhorvida

Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMMV  

janeiro - junho 2018

Relatório Semestral de Atividade e Sustentabilidade AMPMMV  

janeiro - junho 2018

Advertisement