Page 1

Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade janeiro – dezembro 2017


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2017 |2

Índice

Notas Introdutórias ............................................................................................................................ Página 3 A AMPMV ............................................................................................................................................. Página 5 Beneficiários AMPMV ......................................................................................................................... Página 6 Atividades desenvolvidas ................................................................................................................... Página 7 Diminuição do impacto da Solidão e Isolamento.................................................................... Página 8 Promoção da Saúde e Bem-estar ..............................................................................................Página 13 Qualidade de vida ao domicílio .................................................................................................Página 15 AMPMV na Sociedade Civil ……….………………………..………………......…….......Página 17 AMPMV nos Media………………...………………………..………………...………......Página 21 Sustentabilidade e Financiamento ……….……..…………..………………...……...........Página 23 Balanço e Demonstração de Resultados………………………………………………...Página 24 Receitas e Angariação de fundos………….….………………………..……...……..........Página 26 Em 2018………………………………………………………………………………….Página 33


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2017 |3

Notas Introdutórias No Questionário de Avaliação1 aplicado aos Beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV), em dezembro de 2017, foi avaliado o nível de satisfação geral com o acompanhamento e atividades AMPMV. De um modo geral, o feedback recebido por parte dos Beneficiários AMPMV foi bastante positivo; 100% dos inquiridos afirmou sentir-se digno e respeitado no acompanhamento AMPMV, 86,2% considerou as atividades AMPMV como benéficas e adequadas. 75% dos inquiridos classificaram como Excelente (5/5) a qualidade do acompanhamento AMPMV no campo da saúde e bem-estar. Os Beneficiários AMPMV mostraram-se igualmente Muito Satisfeitos com o acompanhamento prestado pelos Voluntários AMPMV, com 69% de avaliações no nível máximo de satisfação. Estes resultados refletem o esforço feito ao longo do ano de 2017, no desenvolvimento de novas atividades e projetos, em conjunto com um conjunto cada vez maior e mais diversificado de parceiros. Assim, através da operacionalização de projetos, como “Prevenir para Não Remediar”, do desenvolvimento de ações de sensibilização em escolas e universidade ou de atividades no âmbito do Voluntariado Académico e do Voluntariado Empresarial, foi possível cumprir o segundo objetivo que está na base da intervenção AMPMV: sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para a realidade de alguns dos nossos concidadãos que vivem sós e isolados. Com isso, acreditamos contribuir também para uma melhor preparação para os desafios do envelhecimento. O Programa de Voluntariado AMPMV foi outra das grandes apostas de 2017, através da formação contínua, do recrutamento de novos voluntários e da criação de uma nova modalidade de voluntariado - Voluntariado de Acompanhamento – com o objetivo de reforçar o acompanhamento AMPMV na área da Saúde. O maior envolvimento de parceiros e de voluntários na concretização de projetos e atividades AMPMV permitiu desenvolver iniciativas mais exigentes e inclusivas, com um maior número de participantes e um programa mais ambicioso. Exemplos são o Aniversário e a Festa de Natal AMPMV, onde puderam participar beneficiários com mobilidade mais reduzida ou o lançamento do livro “Conversas à Mesa”, a 22 de novembro de 2017. Este maior envolvimento verificou-se também ao nível de investidores sociais, contribuindo para uma maior estabilidade financeira e sustentabilidade, a médio e longo prazo.

1

Questionário no âmbito de projeto de investigação – em desenvolvimento


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2017 |4

Procurámos, assim, dar uma resposta adequada às necessidades dos nossos Beneficiários mas também ao desafio de mobilização da sociedade, colocado, logo em fevereiro, pelo Senhor Presidente da República, na sua visita a algumas das pessoas que seguimos e residentes na Baixa de Lisboa e Mouraria. Partilhamos agora alguns dos resultados alcançados em 2017, para os quais foi fundamental o apoio de parceiros e associados AMPMV, reforçando o nosso compromisso e a nossa motivação nesta missão de combate à Solidão e à Exclusão Social!

Direção e Equipa Técnica AMPMV na visita do Senhor Presidente da República


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2017 |5

A AMPMV A Associação Mais Proximidade Melhor Vida é construída pelos Órgãos Sociais e Equipa Técnica AMPMV, cuja estrutura se apresenta, em baixo.

Assembleia Geral Presidente José Veiga de Macedo Secretários Gonçalo Botelho de Sousa Paulo Galiano Tavares

Direção Presidente Maria de Lourdes Miguel Vogais Ângela Valença Mafalda Ferreira

Conselho Fiscal Presidente Tiago Lavrador Secretários José Morais Barbosa Inês Carneiro

Órgãos Sociais AMPMV

Coordenação Assistência Técnica Ana Marques

Mafalda Ferreira Susana Rito

Comunicação Ana Gago

Gestão de Casos

Leonor Morais Barbosa Maria João Xavier

Equipa Técnica AMPMV


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2017 |6

Beneficiários AMPMV Durante o período em análise, a AMPMV apoiou diretamente um total de 144 pessoas. Contabilizando óbitos e 30 novas integrações, ainda a decorrer, o número atual de beneficiários AMPMV é de 128. Os três principais critérios para integração de novos beneficiários, mantiveram-se os seguintes: 1. Ter idade igual ou superior a 65 anos; 2. Residir na área geográfica da Baixa de Lisboa e Mouraria; 3. Encontrar-se em situação de solidão e/ou isolamento. Ao nível da sua caracterização sociodemográfica, a grande maioria dos beneficiários AMPMV é do sexo feminino, tem mais de 80 anos de idade, é viúvo(a) (64%), vive sozinho(a) ou com mais 1 membro no seu agregado familiar, também idoso e mora entre o 3.º e o 6.º andar, com limitadas condições de acessibilidade.

Média de 83

anos de

idade 67% mora sozinho 92% dos membros do agregado com + de 65 anos de idade 35% sem outro apoio institucional 54% mora acima

andar

do 3.º

82% vive com acesso exclusivo por escadas

O sistema de categorização AMPMV resulta então, atualmente, em 4 perfis, aos quais é atribuída uma cor - Verde, Amarelo, Laranja e Vermelho – correspondendo a um crescendo entre menor e maior necessidade de intervenção. A estas categorias, acrescenta-se a Lilás, que corresponde a beneficiários que mudaram de residência ou que, por outros motivos, viram a sua necessidade de intervenção reduzida a contactos telefónicos e visitas ocasionais.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2017 |7

Distribuição de beneficiários AMPMV por perfil – dezembro 2017

Do conjunto de 128 beneficiários acompanhados, em dezembro de 2017, pela AMPMV, 26 deles encontravam-se num nível Verde, 37 no Amarelo, 15 no Laranja, 28 no Vermelho e 10 Lilás. A estes junta-se um conjunto de 12 beneficiários ainda em fase de diagnósticos e categorização.

Atividades desenvolvidas Objetivos Estratégicos AMPMV Em 2017, mantiveram-se como objetivos estratégicos da AMPMV: 1. Promover o bem-estar físico, psicológico e emocional dos seus beneficiários 2. Diminuir o impacto da Solidão 3. Promover a Inclusão Social 4. Sensibilizar a Sociedade para a existência de nossos concidadãos em situação de solidão e isolamento 5. Garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo da Associação Mantiveram-se igualmente as 3 áreas gerais de intervenção, com objetivos específicos, sobre os quais é estruturado o planeamento de atividades e iniciativas AMPMV.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2017 |8

1 - Diminuição do impacto da

Solidão e Isolamento

2 - Promoção da

Saúde e Bem Estar

3 - Aumento da

Qualidade de Vida ao Domicílio

•Promoção da autoestima e valorização pessoal •Promoção da intergeracionalidade •Garantia da Informação e Inclusão Social •Facilitação do acesso a serviços, medicamentos e outros bens de saúde •Alívio do burnout físico e emocional de cuidadores/ familiares •Prestação de serviços personalizados aos beneficiários •Melhoria das condições de habitabilidade dos beneficiários

Diminuição do impacto da Solidão e Isolamento

Visitas Domiciliárias e Contactos Telefónicos Ao longo do ano de 2017, a Equipa Técnica AMPMV realizou um total de 1402 visitas ao domicílio2 e um total de 4110 telefonemas. A estes números, juntam-se as visitas realizadas pelos Voluntários Visitadores AMPMV, num total de 667 visitas e 317 telefonemas, realizados, na sua grande maioria, no âmbito do projeto de Voluntariado Empresarial “Está Lá! Está Bem?”, da Fundação PT.

As visitas mantiveram-se durante períodos de internamento em Hospital, tendo sido contabilizadas visitas a hospitais e a outros serviços de saúde. 2


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2017 |9

Durante este período, registaram-se ainda 187 conversas informais entre Equipa Técnica AMPMV e beneficiários.

“Para quem está só, uma palavra pequena faz bem, quanto mais uma conversa.” Beneficiária AMPMV Passeios e atividades culturais Em 2017, 81 beneficiários AMPMV, usufruíram de passeios personalizados ou em grupo.3 Ao nível das atividades desenvolvidas, destacam-se, por exemplo, uma Visita guiada ao Palácio de São Bento e Assembleia da República, uma Visita guiada ao Teatro Municipal São Luiz e as comemorações do 3.º Aniversário AMPMV, na Sala Bernardo Sassetti (Teatro Municipal São Luiz). O aniversário reuniu um conjunto de mais de 112 pessoas, entre Beneficiários, Voluntários, Associados e Parceiros AMPMV, numa tarde de reflexão e celebração, contando com a participação do Grupo de Teatro Lupa e do projeto intergeracional Chapitô, “Estamx Todx Aqui”. O lanche teve o patrocínio Nestlé Portugal, DanCake, supermercados Amanhecer e pastelaria A Telha do Pão. A AMPMV contou ainda com o apoio de Voluntários Montepio no transporte e acompanhamento de beneficiários.

“O Aniversário AMPMV é uma oportunidade para reunir todos os membros da família AMPMV e de, em conjunto, afirmar a sua missão de combate à Solidão e Isolamento. Neste 3.º aniversário, todos foram chamados a conviver e a refletir sobre temas como o da exclusão social e da convivência intergeracional, como espetadores ou mesmo como participantes dos espetáculos, trazidos a palco pelos nossos parceiros.” 3

Direção AMPMV

Esta atividade engloba desde uma simples deslocação à rua, até à realização de um pequeno sonho.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 10

Por fim, salientam-se as atividades desenvolvidas em parceria com outras entidades no terreno. São exemplos a participação, em junho, na Festa da Família, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e, em outubro, na atividade “Lisboa em Rodinhas”, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Também a título de exemplo, destaca-se a atividade desenvolvida em parceria com a empresa Mercer Portugal. Nesta atividade, beneficiários AMPMV, alguns dos quais com sérias limitações ao nível de mobilidade, foram num passeio de barco pelo Tejo, num momento único de lazer e de convívio, com os colaboradores desta empresa.

“Sinto-me digna e respeitada na AMPMV, no bom sentido. Sinto-me mais útil, diferente!” Beneficiária AMPMV Sinalização de aniversários e datas festivas Durante este período, procedeu-se à sinalização de 66 aniversários de beneficiários AMPMV. A sinalização foi feita através de visita ou passeio, complementado pela entrega de bolo de aniversário, no âmbito da parceria estabelecida com A Padaria Portuguesa. Alguns puderam igualmente usufruir da recente parceria com a Portugália Restauração que oferece o almoço de aniversário ao beneficiário e a alguém que o acompanhe. De forma a assinalar a quadra natalícia, reunindo Beneficiários, Voluntários, Associados e alguns Parceiros AMPMV reuniram-se na Festa de Natal AMPMV, que teve lugar no Salão Nobre do Palácio da Independência, disponibilizado pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal. O programa foi composto pela atuação do Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e pela leitura de um conto por parte de Elsa Serra, do projeto parceiro Na Rua Com Histórias.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 11

Um conjunto de 10 alunos do Mestrado em Psicologia, da Universidade Autónoma de Lisboa, participou na entrega de uma lembrança de Natal – uma flor - e de outros presentes, oferecidos também pelo coletivo Sorriso na Rua, a 60 Beneficiários, que não puderam participar na Festa de Natal AMPMV. Os estudantes cantaram músicas de Natal e a atividade foi coberta pelos meios de comunicação próprios da Universidade. Estas atividades resultaram do esforço organizativo de Associados e Voluntários AMPMV e do apoio a título individual ou coletivo, de parceiros e amigos AMPMV. 2017 foi também o ano em que, na noite da consoada, duas voluntárias, disponibilizaram parte do seu tempo para fazer companhia a uma Beneficiária AMPMV, recém-viúva que demonstrou muita tristeza por passar esta quadra sozinha.

“Sendo o Natal, uma época de especial significado, mas que, infelizmente, potencia o sentimento de solidão para algumas das pessoas que acompanhamos, tentamos também assinalá-la de forma particular. Este ano, quisemos proporcionar um momento único a todos os beneficiários AMPMV, com a leitura de um conto e a atuação da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, promovendo também o convívio com Voluntários e Associados.” Direção AMPMV


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 12

Grupo de Encontros AMPMV Em 2017, assinalou-se tanto o encerramento da edição anterior do Grupo de Encontros AMPMV4, em junho, como o lançamento de uma nova edição, em setembro. No total, realizaram-se 19 sessões da tertúlia, que reúne atualmente 38 beneficiários, distribuídos em dois grupos. Da edição 2016-2017, resultou a publicação do Manifesto AMPMV, que reúne as sugestões dos participantes AMPMV, para a melhoria da qualidade de vida na cidade de Lisboa, em áreas-chave como a da acessibilidade, mobilidade e segurança. Neste ano, 2017-2018, temos como objetivo refletir sobre o modo como foram experienciadas as grandes mudanças dos últimos séculos, com impacto a nível nacional. São exemplo as inovações tecnológicas, como a máquina de lavar loiça, máquina fotográfica, o carro e outros, assim como acontecimentos da história recente, como a construção da ponte Salazar ou os atentados de 11 de setembro. Paralelamente, manteve-se a parceria com o “Projeto 8 e 80”, dinamizado por alunos da Faculdade de Direito. É neste âmbito que, mensalmente, se reúne um grupo de beneficiários para discussão questões relacionadas com o Direito e a participação cívica. Em 2017 realizaram-se 5 sessões do projeto, que contabilizaram um total de 8 participantes. As sessões realizam-se em espaço cedido pela Associação Renovar a Mouraria.

“No Grupo, aprendo muito e gosto muito de lá estar. Estou sempre ansiosa pelas explicações e pelas respostas!” Beneficiária AMPMV

4

Tertúlia mensal que reúne um conjunto de beneficiários AMPMV, num momento de partilha de memórias e experiência de vida, em torno de temas anuais.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 13

Promoção da Saúde e Bem-estar Marcação e acompanhamento a consultas e exames médicos No âmbito da promoção da Saúde e Bem-Estar dos seus beneficiários, a Equipa Técnica AMPMV procedeu, durante o período em análise, a 100 marcações e 164 acompanhamentos a consultas, exames médicos e/ou sessões de reabilitação física. Contabilizaram-se ainda 42 sessões de apoio psicológico ao domicílio, realizadas pela Psicóloga AMPMV, em colaboração com uma Voluntária. Paralelamente, a AMPMV interveio em 188 outras atividades de saúde, onde se incluem, por exemplo, o levantamento de credenciais ou a marcação de transporte de ambulância, através do Serviço Nacional de Saúde. Destaca-se, por fim, a prestação de alguns serviços ao domicílio, como a medição e registo de valores de tensão arterial, num total de 58 situações, ao longo deste período.

"O apoio psicológico tem sido uma ajuda muito grande. Nunca pensei ser capaz de dormir sozinha em casa, tinha muito medo e agora já sou capaz. Tenho conseguido ultrapassar os medos, graças à vossa ajuda!" Beneficiária AMPMV


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 14

Contato com outras instituições e profissionais de saúde A AMPMV baseia-se no estabelecimento de uma relação próxima com os profissionais de saúde e os de outras instituições, numa lógica de intervenção concertada e complementar, tendo em vista a manutenção do bem-estar físico, psicológico e emocional dos seus beneficiários. Assim, durante o período em análise, registaram-se 227 contatos, por parte da Equipa Técnica AMPMV com profissionais de saúde e 562 contatos com profissionais de outras instituições. A AMPMV acompanhou ainda 20 visitas ao domicílio por parte de profissionais de saúde (enfermagem, podologia ou outros, mediante as necessidades apresentadas), onde se incluem Voluntários da Associação VOXLisboa. Neste domínio, destacamos igualmente o papel da AMPMV no acompanhamento de situações de hospitalização e/ou internamento hospital e de intermediação para a agilização de processos de alta social. Assim, do conjunto de 27 de beneficiários AMPMV que, em 2017, se recorreram aos serviços de urgência e/ou foram internados, fizeram-no com acompanhamento da AMPMV, quer direto (deslocação aos serviços de urgência), quer indireto (em articulação com familiares, cuidadores ou profissionais de saúde/emergência médica). A AMPMV prestou ainda acompanhamento no pós-alta e, quando necessário, interveio diretamente na operacionalização de processos de alta social (12), através da articulação com profissionais de saúde e serviços sociais do hospital, serviços e outras instituições na comunidade e/ou familiares, cuidadores ou rede de vizinhança, permitindo-se assim acelerar o regresso a casa ou, em menor número de casos, a integração em lar.

Doação e aquisição de bens de saúde No período em análise, a Equipa AMPMV apoiou os beneficiários com maiores limitações de mobilidade e, portanto, de acesso a bens e serviços, na aquisição de fármacos e/outros bens de saúde, num total de 79 situações. Registaram-se ainda 13 doações desta tipologia de bens, como medicamentos, fraldas, resguardos, cremes e pomadas, posteriormente distribuídos pelos beneficiários AMPMV, com essa necessidade.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 15

Qualidade de Vida ao Domicílio

Aquisição e doação de bens /ajudas técnicas Em 2017, registaram-se 6 empréstimos de ajudas técnicas, como por exemplo, uma cadeira de banho e 13 doações de outro tipo de bens, onde se inclui um micro-ondas, doado pelo grupo de voluntários Sorriso na Rua. Deu-se igualmente resposta a 122 pedidos de aquisição e entrega de bens. Neste sentido, destaca-se a colaboração com a plataforma MUBU que, se desenrolou em duas vertentes: o desafio à escrita de cartas, dirigidas aos Beneficiários AMPMV, no âmbito da comemoração do Dia dos Avós e a distribuição de alguns mimos, nomeadamente perfumes e produtos de cosmética.

Transporte especializado No âmbito da parceria com a empresa Círculo Divinal Ambulâncias, foi providenciado transporte em ambulância, a beneficiários com sérias limitações ao nível de mobilidade, em 73 situações, maioritariamente para acesso a serviços de saúde mas também no âmbito da realização de atividades culturais ou de lazer.

Obras e Reparações Durante o período em análise, a AMPMV acompanhou a realização de 40 pequenas obras e reparações, na habitação dos beneficiários. As intervenções foram realizadas em parceria com o projeto Ferro de Soldar, da Fundação São João de Deus e ao abrigo do programa “Junta Resolve”, promovido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. De destacar igualmente as intervenções desenvolvidas em 3 habitações no âmbito do Dia do Voluntariado Montepio, pelos colaboradores da instituição.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 16

Neste âmbito, destaca-se, por fim, o desenvolvimento da primeira fase do projeto Prevenir para Não Remediar, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Um conjunto de 30 alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Civil visitaram o domicílio de 26 beneficiários, para fazer uma avaliação dos riscos de construção de cada edifício, no âmbito da disciplina Reabilitação de Edifícios. Posteriormente foram apresentados relatórios com propostas de reabilitação e respetivos orçamentos.

Informação e apoio jurídico Em 2017, tendo em vista a promoção da inclusão dos seus beneficiários, pela garantia do acesso à informação, a Equipa Técnica AMPMV, procedeu à procura de informações gerais5 em 463 situações. De registar igualmente a prestação de apoio jurídico em 7 situações. Em maio de 2017, a AMPMV promoveu uma sessão de esclarecimento sobre Demência, em que participaram Beneficiários AMPMV, familiares e cuidadores, Polícia de Proximidade e outros. Iniciamos igualmente um processo junto do Ministério Público a fim de conseguir proteção legal para duas pessoas que acompanhamos

Contacto com familiares e cuidadores A Equipa Técnica AMPMV procura, sempre que possível, envolver e apoiar a rede de suporte do beneficiário na intervenção que é realizada junto do mesmo. Assim, em 2017, registaram-se 733 contatos entre Equipa Técnica AMPMV, cuidadores ou familiares dos Beneficiários. A AMPMV esteve igualmente envolvida na resposta a 39 situações de emergência, resultando no acompanhamento da situação ou no seu encaminhamento para as autoridades competentes. De salientar que, ao abrigo de protocolo com a Fundação PT e mediante a identificação dessa necessidade, os beneficiários AMPMV poderão usufruir do equipamento de teleassistência PT Emergência.

5

Procura de informações gerais são buscas de informação que a gestora de caso realiza mediante as necessidades detetadas ou expressas pelo beneficiário. A título de exemplo: Procura de preços de eletrodomésticos, transportes e serviços, agendamento de renovação de documentos, contratualização de serviços, etc.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 17

“Vocês deram à minha Mãe uma velhice digna. Não tenho palavras para agradecer a vossa dedicação. Nunca me esquecerei do V/ apoio” Familiar de Beneficiária AMPMV

A AMPMV na Sociedade Civil

Programa de Voluntariado AMPMV Em maio de 2017, foi lançada mais uma fase de formação e recrutamento de Voluntários AMPMV para visitas ao domicílio e contactos telefónicos. A formação foi constituída por 3 sessões, tendo resultado na pré-seleção de 12 novos voluntários. Durante este período, foram integrados 8 voluntários, recrutados em edições anteriores. Em setembro/outubro foi dinamizada uma fase de formação e recrutamento para uma nova modalidade de Voluntariado: Voluntários de Acompanhamento. Esta formação foi constituída igualmente por 3 sessões, tendo resultado na pré-seleção de 2 novos voluntários que irão dar apoio à Equipa Técnica da AMPMV. O objetivo é que estes dois voluntários possam dar apoio à Equipa Técnica da AMPMV no acompanhamento dos beneficiários ao longo de deslocações importantes, como por exemplo, a ida a consultas ou exames médicos. Para além destas formações relacionadas com o recrutamento, ao longo de 2017 contamos com 2 sessões de formação temáticas. Assim, em março os Voluntários foram convidados a participar na sessão de “Lidar com a Demência”, focada no reconhecimento de sintomas e desenvolvimento de estratégias para facilitar o relacionamento com pessoas em estados demenciais; e em julho a formação direcionouse para os "Primeiros Socorros", com o apoio da Associação VOXLisboa.

Atualmente a AMPMV conta com o apoio de 41 Voluntários regulares, entre Voluntários Visitadores, de Contactos Telefónicos, Apoio à


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 18

Comunicação e de Acompanhamento. A estes juntam-se 5 Voluntários de apoio pontual aos Beneficiários e Equipa Técnica AMPMV, em áreas distintas, desde as da Psicologia, Veterinária, Informática, Apoio Jurídico e outros serviços de consultoria.

VOLUNTÁRIOS AMPMV (% DE VOLUNTÁRIOS POR MODALIDADE DE VOLUNTARIADO) 4% 11%

21%

61%

Visitadores

Contactos Telefónicos

Apoio Técnico / Comunicação

Acompanhamentos

A média de idades dos Voluntários AMPMV é de 41 anos, sendo que a maioria, 78% é do sexo feminino.

78 % Percentagem de Voluntários AMPMV do Sexo Feminino

No último trimestre do ano, realizou-se uma avaliação ao Programa de Voluntariado da AMPMV, tendo sido aplicado um questionário, quer aos Voluntários de Proximidade, quer aos beneficiários de visitas e contactos telefónicos neste âmbito. Destacamos, assim alguns dos resultados já apurados, relativamente aos Voluntários:


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 19

1. A totalidade (100%) dos Voluntários consideram que o seu papel é importante para o desenvolvimento da intervenção AMPMV; 2. A totalidade (100%) dos Voluntários consideram-se acompanhados pela AMPMV no desenvolvimento dos seus objetivos, sendo que 88% classificam como Excelente o apoio e supervisão prestado pela Equipa Técnica AMPMV; 3. 80% dos Voluntários considera-se Muito Satisfeito com as ações de formação promovidas no âmbito do Programa de Voluntariado AMPMV.

"Ser voluntária é gratificante mas neste projeto sinto-me particularmente bem porque sou valorizada e porque cada utente é valorizado." Voluntária AMPMV Questionário de Avaliação – Programa de Voluntariado AMPMV

Colaboração com escolas e universidades A colaboração com a comunidade escolar e académica integra a estratégia AMPMV de mobilização da Sociedade Civil e passa pelo estabelecimento de parcerias, para a integração de estágio, desenvolvimento de projetos de investigação e de atividades. A registar, durante o primeiro semestre de 2017, a orientação de 1 estágio em Comunicação (Escola Profissional Bento Jesus Caraça). O estágio resultou, por exemplo, no desenvolvimento do Manifesto AMPMV – Por uma Cidade de Sonho. Em março de 2017, decorrente da parceria com a Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, foi produzido um vídeo promocional, no âmbito da campanha realizada, para o apelo à consignação de IRS à missão AMPMV. A destacar igualmente as atividades desenvolvidas em colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e com a Universidade Autónoma de Lisboa. Neste âmbito, foi desenvolvida uma atividade de Praxe Solidária, envolvendo 80 alunos da Universidade Nova de Lisboa, que fizeram serenatas, entregaram presentes personalizados e flores a 9 beneficiários AMPMV. Paralelamente, 4 alunos de enfermagem fizeram medição dos valores de tensão arterial e diabetes e foram realizadas pequenas intervenções no


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 20

domicílio, como a mudança de lâmpadas. A atividade foi noticiada, contando com a participação de figuras públicas. Encontra-se, por fim, em fase piloto, um projeto destinado à sensibilização de alunos do ensino secundário e superior, à promoção da intergeracionalidade e desconstrução do idadismo. Em 2017, realizaram-se 3 sessões de sensibilização em Escolas no Barreiro e em Lisboa, em que participaram 155 alunos, do ensino básico e secundário, para falar sobre os "Mitos e Verdades" relacionados com o envelhecimento.

Participação em Congressos, formações e eventos da especialidade A Coordenadora Técnica AMPMV, Susana Rito, participou na 3.ª Conferência Internacional do Fórum para a Governação Integrada – “Colaborar: Missão impossível?”, que decorreu no dia 18 de janeiro. A Coordenadora de Equipa AMPMV, Mafalda Ferreira, participou, no dia 21 de março, na formação Stone Soup Academy, em torno da Angariação de Fundos e Sustentabilidade Financeira. No dia 20 de abril, a Gestora de Caso AMPMV, Maria João Xavier, participou no 3.º Laboratório do Voluntariado – “Desafios do Voluntariado: Ética e comunicação na gestão de parcerias”, promovido pela confederação Portuguesa para o Voluntariado. Durante o mês de fevereiro, a Técnica de Comunicação AMPMV, Ana Gago, participou na ação de formação, promovida em parceria pela rede CLIP e Fundação Aga Khan Portugal, em torno da questão Avaliação de Impacto Social. A Gestora de Caso AMPMV, Leonor Morais Barbosa, participou no programa de formação I.D.E.I.A.S, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, com o objetivo de apoias instituições do setor social, no desenvolvimento de projetos e ideias de negócio social. A Técnica de Comunicação AMPMV, Ana Gago, apresentou a metodologia de sustentabilidade e financiamento AMPMV, no âmbito do evento “Makesense Room – Ageing Better”, realizado no dia 5 de abril, na Associação Renovar a Mouraria. A Gestora de Caso e Psicóloga AMPMV, Maria João Xavier, participou na formação CLIP “A Pessoa Certa no Lugar Certo - Técnicas de recrutamento e seleção”, no dia 20 julho.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 21

No dia 13 de setembro, a Coordenadora Técnica AMPMV, Susana Rito, participou no workshop “Construção de Parcerias e Trabalho em Rede”, promovido pela Rede Social de Lisboa. A Coordenadora Técnica AMPMV, Susana Rito, participou no Festival Lisboa Idade, nos dias 6 e 7 de outubro, onde se debateram soluções para os desafios da criação de uma cidade para todas as idades.

Participação e trabalho em rede Em 2017, a AMPMV manteve a participação em redes locais, numa numa lógica de complementaridade na definição e execução de estratégias e de respostas. Destaca-se a participação na Rede Social de Lisboa, em particular no Grupo de Trabalho para os Idosos, resultando no planeamento de atividades a desenvolver durante o próximo ano. A AMPMV é também, por exemplo, membro da rede DLBC de Lisboa e da plataforma CLIP.

AMPMV nos Media Minuto Solidário Observador A AMPMV esteve em destaque na rubrica “Uma Causa Um Minuto”, da edição online do jornal Observador. Veja o vídeo em: http://observador.pt/videos/uma-causa-um-minuto/umacausa-um-minuto-mais-proximidade-melhor-vida/ Participação no programa Juntos à Tarde No dia 3 de abril, a AMPMV participou numa homenagem comovente proporcionada a uma Voluntária AMPMV, no programa Juntos à Tarde, da SIC, em que participou também uma Beneficiária AMPMV. Veja o vídeo em: http://sic.sapo.pt/Programas/juntos-a-tarde/e-para-si/201704-03-E-para-si---3-de-Abril


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 22

Reportagem TVE A AMPMV esteve em destaque em dois noticiários da TVE Internacional, com uma reportagem, que acompanhou a visita a dois beneficiários AMPMV. Veja um dos vídeos em: http://www.rtve.es/alacarta/videos/telediario/centrolisboa-hay-ancianos-apenas-pisan-calle/4009007/

Lisboa à Janela em Destaque A exposição “Lisboa à Janela”, que reuniu algumas das fotografias da linha de postais AMPMV, foi capa do jornal Destak, foi comunicada na revista Sábado e foi igualmente objeto de uma reportagem RTP, para o programa Portugal em Direto. Link para artigo: http://www.sabado.pt/gps/palco-plateia/artes-plasticas/detalhe/lisboa-ajanela-uma-exposicao-para-combater-a-solidao Link para artigo: http://www.destak.pt/artigo/294602 Veja o vídeo da reportagem em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/lisboa-a-janela-mostraidosos-a-viver-isolados-em-pleno-coracao-da-capital_v988085 Praxe Solidária A colaboração AMPMV na realização das Praxes Solidárias da Universidade Autónoma de Lisboa, esteve em destaque numa reportagem do programa Portugal em Direto, para além dos meios próprios da Universidade. Veja o vídeo da reportagem UAL em: https://www.facebook.com/ualmedia/videos/1598213870245256/


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 23

Sustentabilidade e Financiamento Em 2017, foi atingido um maior equilíbrio financeiro, que resultou no fecho de ano com um saldo positivo, que será agora alocado ao desenvolvimento de projetos mas também à manutenção da sustentabilidade AMPMV a médio e longo prazo. Para estes resultados, contribuíram a diversificação das fontes de financiamento, em particular no setor privado. A entrada de novos parceiros e investidores sociais, prendeu-se essencialmente com a procura de financiamento a projetos nas diferentes áreas de intervenção AMPMV, como por exemplo: Conversas à Mesa e Prevenir para Não Remediar.

FONTES DE FINANCIAMENTO AMPMV (DISTRIBUIÇÃO DE FINANCIAMENTO POR SETOR DE ORIGEM)

13%

51%

16%

Setor Privado

Setor Público

Receitas próprias / Angariação de fundos

De destacar igualmente o esforço aplicado na obtenção de receitas próprias e na angariação de fundos. Estes resultados foram obtidos quer através da venda de produtos - livros Pequenos Contos Grandes Vidas e Conversas à Mesa e postais Lisboa à Janela -, mas também da realização de campanhas de angariação de fundos, em baixo descritas.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 24

Balanço e Demonstração de Resultados


Relatรณrio Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 25


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 26

Receitas e angariação de fundos Em 2017, manteve-se a aposta na criação de receitas próprias, através da formalização de parcerias para o desenvolvimento de produtos, como a linha de postais “Lisboa à Janela” e a publicação “Conversas à Mesa”. Estes produtos inserem-se igualmente no Objetivo Estratégico AMPMV de sensibilizar a Sociedade Civil para a problemática da exclusão social e como valorização da história de vida dos beneficiários AMPMV. Paralelamente, foram desenvolvidas campanhas com fim à angariação de fundos, com destaque para o apelo à consignação de IRS, assim como outras ações, que englobam, por exemplo, a abordagem às autoridades competentes para receção de valores inerentes a processos criminais. O resultado total de algumas destas iniciativas apenas será, contudo, apurado durante o próximo ano, como é exemplo o apelo realizado para a consignação de IRS. Do mesmo modo, a publicação “Conversas à Mesa” encontra-se ainda numa fase inicial ao nível de vendas, não sendo possível avançar com uma previsão definitiva ao nível de resultados. De destacar o envolvimento de Doadores individuais, cujo contributo correspondeu a 56% do valor de receitas AMPMV.

FONTES DE RECEITA AMPMV (DISTRIBUIÇÃO DE FINANCIAMENTO POR TIPOLOGIA)

15%

56%

19%

8% Donativos

Angariação

Angariação direta

de

Vendas

Outros

fundos


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 27

Lisboa à Janela Algumas das fotografias que compõem a linha de postais AMPMV6 estiverem patentes em exposição, no 5.º piso dos Armazéns do Chiado, entre os dias 24 de fevereiro e 17 de março. Na inauguração da exposição estiveram presentes alguns parceiros AMPMV, como o Senhor Presidente da Junta de Freguesia Santa Maria Maior, a responsável pelos Armazéns do Chiado, a fotógrafa Ana Parreira e beneficiários participantes no projeto. Atualmente, para além de se manterem à venda no balcão de informação dos Armazéns do Chiado, os postais AMPMV estão, desde junho, também à venda no Posto de Turismo da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, localizado na Praça do Martim Moniz.

Parceria com Farmácia Internacional Foi formalizada uma parceria com a Farmácia Internacional, que compreende a atribuição de descontos a associados e beneficiários AMPMV, assim como a cedência de uma parte do valor dessas vendas para o desenvolvimento da atividade AMPMV.

Colaboração com Miss Kale A blogger Miss Kale, Francisca Guimarães, juntou-se à missão AMPMV, revertendo 5% do valor das inscrições na série de workshops “Anti-aging e Longevidade”, dinamizados pela própria, nas cidades de Lisboa, Porto e Guimarães.

6

A linha de postais AMPMV foi desenvolvida em parceria com a fotógrafa Ana Parreira, Estúdio Nó Design e Armazéns do Chiado, que patrocinou a impressão dos mesmos. Os postais apresentam perspetivas únicas sobre a cidade, as dos beneficiários AMPMV, tendo como objetivo sensibilizar para a problemática da Solidão e Isolamento dos mais idosos, para além de contribuir para a estratégia de angariação de fundos AMPMV junto de turistas e visitantes da Baixa de Lisboa e Mouraria.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 28

Apelo à consignação de IRS A AMPMV integrou, pela primeira vez a lista de entidades que podem beneficiar da consignação de IRS por particulares. Foi feito um apelo à consignação, através de uma campanha com enfoque no digital (e-mail e redes sociais), anúncios de imprensa e produção de um vídeo promocional, em parceria com a Restart. Os resultados da campanha serão conhecidos durante o próximo ano.

Conversas à Mesa No dia 22 de novembro, a Portugália da Avenida Almirante Reis, acolheu o lançamento oficial da publicação “Conversas à Mesa”. À apresentação do livro, por Maria de Lourdes Modesto, autora do prefácio, seguiu-se um showcooking pelo Chef Nuno Barros e a degustação de algumas das receitas que o compõem, com o patrocínio Bosch. Mais uma vez, a AMPMV pode contar com o apoio dos Voluntários Montepio, no transporte e acompanhamento de beneficiários. Na impossibilidade de estar presente, Sua Excelência, o Presidente da República, endereçou uma mensagem de apoio, incluída posteriormente na publicação. Esta foi igualmente apresentada na Fnac Chiado, com a participação dos beneficiários, incluídos no projeto. “Conversas à Mesa” reúne a história de vida, as memórias e as curiosidades partilhadas pelos beneficiários AMPMV, já anteriormente recolhidas no âmbito da minissérie documental Lisboa à Mesa: http://lisboamesa.mpmv.pt É uma viagem, ilustrada por Maria do Rosário Morais Barbosa à Lisboa dos mercados e pregões, dos lugares e das tabernas, dos petiscos e das receitas do dia-a-dia, de outros tempos. A publicação, com edição Coisas de Ler, encontra-se à venda através do website AMPMV, nas lojas Fnac, livrarias Bertrand e plataforma WOOK. O livro esteve igualmente em destaque no “Mercado Solidário”, organizado igualmente estabelecidas parcerias com empresas, para a aquisição do livro, nomeadamente a Groundforce Portugal, Montepio e Banco de Portugal.


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 29

“Este projeto, para além de contribuir para a sustentabilidade AMPMV, teve como objetivo materializar e, deste modo, valorizar a experiência de vida, as memórias e a história viva das pessoas que acompanhamos e com quem tanto aprendemos. Regozijamo-nos, assim pelo envolvimento dos vários parceiros que tornaram possível a edição e lançamento desta publicação e a sua divulgação, sendo a missão de combate à exclusão social, uma missão de toda a sociedade civil.” Direção AMPMV

Lista de Parcerias e Apoios AMPMV

Financiamento das comunicações e serviço de internet Aparelhos “PT Emergência” Programa de Voluntariado Empresarial “Está Lá? Está Bem? Fundação Montepio Apoio financeiro Participação e convite para várias ações de formação e promoção Colaboração no âmbito do Dia do Voluntariado Montepio Apoio logístico na realização de atividades e eventos AMPMV Apoio financeiro Apoio logístico

Apoio financeiro

Apoio financeiro


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 30 Apoio financeiro Parceria informal com a equipa de apoio a idosos da SCML, SAD e Centro de Dia, para a sinalização e encaminhamento de casos Apoio financeiro

Apoio financeiro, através de cobertura de seguros de colaboradores

Apoio financeiro – Programa de Voluntariado AMPMV

Apoio financeiro – Via PDCSMM Cedência de espaço para a realização de várias atividades AMPMV Parceria informal com DIC e GES

Apoio financeiro

Apoio financeiro – projeto “Prevenir para Não Remediar”

Apoio financeiro – projeto “Prevenir para Não Remediar”

Apoio financeiro

Apoio financeiro e logístico – projeto “Conversas à Mesa”

Apoio logístico, através da doação de equipamento e consumíveis

Apoio logístico, impressão de documentos e material de comunicação Cedência de espaço para realização de eventos AMPMV Apoio financeiro e logístico Apoio à realização de campanhas e ações de angariação de fundos

Apoio à realização de campanhas e ações de angariação de fundos Cedência de espaço para realização de eventos e atividades AMPMV


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 31 Apoio logístico, impressão de documentos e material de comunicação

Transporte gratuito para beneficiários com maiores dificuldades motoras

Realização de pequenos arranjos e obras em casa de beneficiários AMPMV, através do Projeto Ferro de Soldar

Oferta de bolos para sinalização de aniversários de beneficiários e outras atividades AMPMV

Oferta de almoço de aniversário a beneficiários e acompanhantes Apoio logístico para realização de eventos e atividades AMPMV

Descontos na prestação de serviços e aquisição de fármacos para beneficiários e associados AMPMV

Publicação gratuita de anúncios e editais

Publicação gratuita de anúncios e editais

Publicação gratuita de anúncios e editais

Oferta de serviços de consultoria e apoio jurídico Colaboração no âmbito de atividades de voluntariado empresarial

Consultoria/supervisão e referenciação de casos.

Parceria informal para a prestação de serviços, realização de atividades conjuntas, apoio logístico e sinalização de casos

Parceria no âmbito do projeto Trupe Sénior Participação em atividades e eventos AMPMV

Sinalização de casos e partilha de informação


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 32 Sinalização de casos e troca de informação com a 2.ª e 4.ª Esquadra do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e articulação com o serviço de Polícia de Proximidade

Parceria informal para a sinalização de casos e realização de atividades

Parceria para a integração de estágios na área do Marketing e Relações Públicas

Parceria para integração de estágios na área do audiovisual e fotografia

Parceria para a realização de eventos formativos e atividades de Voluntariado Parceria para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação UAL Media – Apoio logístico através do desenvolvimento de vídeos institucionais Parceria informal para a integração de estágios e projetos de trabalho Apoio logístico através do desenvolvimento de vídeos institucionais

Parceria informal para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação.

Parceria para a realização de eventos formativos, integração de estágios e desenvolvimento de projetos de investigação.

Parceria informal para a realização de eventos formativos, ações de sensibilização e angariação de fundos

Divulgação do Livro Pequenos Contos Grandes Vida

Parceria para o desenvolvimento de atividades tendo em vista a promoção da saúde e bem-estar dos beneficiários AMPMV Formação

Parceria para formação de Voluntários de Proximidade / Voluntários para leitura ao domicílio


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 33

Em 2018… Findo um ano bastante preenchido ao nível de atividade, novas parcerias e projetos, talvez as expetativas sejam agora mais elevadas. Queremos, contudo, que 2018 seja um ano de consolidação ao nível de intervenção, sobretudo no campo da sensibilização para a problemática da exclusão social. Assim, estão em desenvolvimento projetos envolvendo a comunidade escolar e académica, empresas e outros parceiros. São exemplos o conjunto de ações que estão a ser realizadas em escolas e universidades ou um programa de atividades culturais e parcerias, que envolverá Beneficiários AMPMV e colaboradores da sociedade de advogados Uría Menéndez. Pretendemos igualmente trazer à discussão e contribuir para o esclarecimento de questões fundamentais como a da interdição, à luz das recentes alterações trazidas pelo Regime de Adultos Acompanhados. É necessário mobilizar toda a sociedade para a salvaguarda da autonomia e da qualidade de vida, em todas as fases da vida. Contamos, portanto, com o apoio de todos para Levar Mais Proximidade e Melhor Vida!


Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV 2 0 1 7 | 34

Ficha Técnica Redação e Conceção Associação Mais Proximidade Melhor Vida

Direção AMPMV Maria de Lourdes Pereira Miguel Ângela Valença

Equipa Técnica AMPMV Mafalda Ferreira [Assistente Social] Susana Nobre Rito [Gerontóloga] Maria João Xavier [Psicóloga] Leonor Morais Barbosa [Assistente Social] Ana Gago [Técnica de Comunicação] Ana Rita Marques [Assistente Técnica]

Contatos AMPMV

Rua do Ouro 165 1.º Dto. 1100-061 Lisboa 213 425 268 geral@mpmv.pt www.mpmv.pt www.facebook.com/MaisProximidadeMelhorVida www.instagram.com/maisproximidademelhorvida lisboaamesa.mpmv.pt

Profile for maisproximidade melhorvida

Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV_2017  

Relatório Anual de Atividade e Sustentabilidade AMPMV_2017  

Advertisement